Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Queda_livre
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 18, 2008 11:49 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Queda_livre »

djgh Escreveu:caro amigo queda_livre,
achei interessante o seu post, e até dou-lhe toda a razão, quando aparente você nos quer transmitir a ideia de que existem afirmações que devem ser devidamente fundamentadas ou provadas. é óbvio. não se mandam “postas de pescada” sem saber o que se está a dizer, e sendo este um espaço de trocas de ideias e de conhecimentos, sempre que se “arrota” uma normalmente aparece alguém que questiona ou esclarece, porque existem por cá vários users que até estão dentro da matéria. o problema é que quando acabei de ler o seu post fiquei sem saber o que realmente nos queria transmitir com ele.
será que têm alguma dúvida que gostaria que alguém o esclarecesse, e já viu respostas discordantes? ou será que já viu afirmações das quais não concorda, ou então lhe carecem de credibilidade?
é simples caro queda_livre, ponha de uma forma clara a questão, a dúvida ou a desconfiança, e quase de certeza que alguém o elucidará.
caro djgh

dúvidas de per si, por enquanto ainda não posso afirmar que as tenha. estou naquele pé em que leio para me inteirar, porque tudo ainda é um pouco desconhecido para mim. as dúvidas virão por certo e, nessa altura, com toda a certeza as hei-de colocar aqui.
como não sou muito de "falar" , faço-o apenas quando acho que é necessário. dizem que quem muito fala pouco acerta. creio que será verdade.
no post, que o meu caro amigo fez o favor de comentar, apenas quis chamar um pouco a atenção para as "alfinetadas"... já passei os olhos por umas quantas e achei-as desagradáveis porque disvirtuam os assuntos. penso que se pode e deve discordar. muitas vezes a razão assiste a dois pontos de vista bem diferentes. há então que defender, com argumentos convincentes. e para defender, não é preciso ser a "atacar" o outro ponto de vista.
bom, mas também posso não estar a ver bem....será?
ah! já agora, aqui vai uma pergunta: passou uma pequena peça nas notícias da noite, da rtp1, aí há uma semana, sobre umas pequenas instalações solares na zona de sintra. alguém sabe dizer-me o(s) sítio(s)? numa das voltinhas de domingo com a família, quem sabe, se não dava para passar por perto e vêr melhor.

bom fim de semana

queda_livre

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

a reportagem a que se refere é esta?

o site é:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... s&escolha=

aos 7 minutos e 15 segundos.

jf


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por rui l castro »

ribascop1972 Escreveu:
rui l castro Escreveu:
posso informar que da 1ª instalação já assinei contrato e estou à espera da ligação à rede.
da 2ª instalação, houve um pequeno atrazo, mas estará pronta dentro de semanas para depois pedir certificado à certiel.


rui

podes dizer quanto tempo demorou a edp a enviar o contrato, depois da aprovação da certiel?

julgo que seja assim o seguinte passo.
posso informar que a certiel aprovou a 1ª instalação a 23 setembro e eu recebi o contrato a 29 ou 30 de setembro. o contrato estava datado de 25 de setembro.

foi tudo bastante rápido.

posso acrescentar que o que foi talvez mais demorado teve a ver com decisões minhas e com o instalador referentes nomeadamente:

- local objectivo de colocação dos painéis, sua oreintação e angulo, de maneira a ficar estéticamente agradável ( nem sempre os telhados estão com a orientação que queremos. não foi o caso pois foi fácil chegar a um bom compromisso.

- localização do inversor e dos quadros ( devo lembrar que a vacaria está ligeiramente afastada do edificio principal. felizmante que , quando construí a vacaria deixie um negativo que agora me serviu para trazer o cabo até ao edifício principal.

- localização do contador. no princípio fui informado que teria que ficar ao pé do contador da casa ( isto para a 1ª instalação ). ora isso era muito difícil pois ele está embutido na parede e tem uma tampa que o cobre. não havia espaço para mais outro e eu não queria que ficasse à vista. conseguimos que ficasse à vista, no exterior da casa e ao pé do portão da quinta.

- o que aconteceu foi que a edp já veio à quinta para fazer a ligação ( 14 de outubro ), ou melhor, veio testar o envio da informação do contador fotovoltaico, e não foi possível. verificou-se que faltava fazer a ligação de injecção na rede.
após várias trocas de informação apurou-se que era a edp que teria que a fazer. a principio pensou-se que deveria ser o instalador, mas, neste caso pelo menos, vai ser a edp que faz essa ligação.

- estamos a 27 de outubro e ainda não tenho o sol a produzir energia eléctrica. . . . mas penso que estará para breve a execução dessa ligação.

- até hoje, foi somente esse pequeno hiato que aconteceu em todo este processo.

darei notícias assim que tiver mais algo de interessante a informar
espero sinceramente durante o mês de novembro arrancar com a efectiva venda de energia à edp. informo também que esta instalação foi registada na 1ª fase e que paguei o registo a 24.04.2008.

até lá
rui

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

queda_livre Escreveu: ah! já agora, aqui vai uma pergunta: passou uma pequena peça nas notícias da noite, da rtp1, aí há uma semana, sobre umas pequenas instalações solares na zona de sintra. alguém sabe dizer-me o(s) sítio(s)? numa das voltinhas de domingo com a família, quem sabe, se não dava para passar por perto e vêr melhor.
eu neste momento só conheço 6 instalações, 3 na zona do belas clube de campo, uma na ramada (odivelas) e mais duas entre alcobaça e batalha. mas diga por onde costuma passear, que irão aparecer quem diga onde existam mais, penso eu.

quanto às "alfinetadas" é natural que aconteçam, mas também normalmente terminam com o melhor conhecimento mutuo, depois de mais uns posts. os casos mais graves, e que possam implicar abusos e atitudes ofensivas ou impróprias, a moderação está de olho , e se tal justificar "modera" a discussão , repondo a normalidade conforme as regras do fórum .
DJGH


Queda_livre
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 18, 2008 11:49 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Queda_livre »

joana freitas Escreveu:a reportagem a que se refere é esta?

o site é:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php? ... s&escolha=

aos 7 minutos e 15 segundos.

jf

dª joana
muito obrigado. é esta a peça que vi, embora a tenha visto num jornal da noite ( estava a acabar de jantar ). fiquei no entanto sem saber a localização. apenas sintra.
pode ser que mais alguma informação surja, entretanto
cumprimentos

queda_livre


Queda_livre
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 18, 2008 11:49 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Queda_livre »

djgh Escreveu:
queda_livre Escreveu: ah! já agora, aqui vai uma pergunta: passou uma pequena peça nas notícias da noite, da rtp1, aí há uma semana, sobre umas pequenas instalações solares na zona de sintra. alguém sabe dizer-me o(s) sítio(s)? numa das voltinhas de domingo com a família, quem sabe, se não dava para passar por perto e vêr melhor.
eu neste momento só conheço 6 instalações, 3 na zona do belas clube de campo, uma na ramada (odivelas) e mais duas entre alcobaça e batalha. mas diga por onde costuma passear, que irão aparecer quem diga onde existam mais, penso eu.

quanto às "alfinetadas" é natural que aconteçam, mas também normalmente terminam com o melhor conhecimento mutuo, depois de mais uns posts. os casos mais graves, e que possam implicar abusos e atitudes ofensivas ou impróprias, a moderação está de olho , e se tal justificar "modera" a discussão , repondo a normalidade conforme as regras do fórum .
caro djgh
pois os passeios vão ao sabor do vento, embora neste caso, passasse a ser, ao sabor do sol
moro em lisboa, e os comensais lá de casa, gostam de vagar um pouco por sítios amplos, de onde se possa vislumbrar horizonte.
vou aproveitar próximamente as suas sugestões e tentar localizar as instalações de que fala.
obrigado.

queda_livre


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por rui l castro »

rui l castro Escreveu:
ribascop1972 Escreveu:
rui l castro Escreveu:

darei notícias assim que tiver mais algo de interessante a informar
espero sinceramente durante o mês de novembro arrancar com a efectiva venda de energia à edp. informo também que esta instalação foi registada na 1ª fase e que paguei o registo a 24.04.2008.

até lá
rui
comecei finalmente a produzir energia eléctrica. a ligação foi efectuada no dia 20 de novembro e até hoje já tinha produzido 46 kwh. a média diária anda nos 15kwh.

penso que para o mês que é, novembro, não estará muito mal.

a vistoria para a 2ª instalação está marcada para o dia 25 de novembro.

saudações

rui

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Fendel »

parabéns rui... que maravilha.
aqui no brasil isso só é possivel clandestinamente, ou seja, vc tem que ter maior consumo do que geração... senão a concessionária coloca uma trava no relógio na melhor das hipóteses... e na pior, ela te desliga da rede.
que ciúmes tenho nessa questão do dito primeiro mundo...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por serges »

rui l castro Escreveu:

darei notícias assim que tiver mais algo de interessante a informar
espero sinceramente durante o mês de novembro arrancar com a efectiva venda de energia à edp. informo também que esta instalação foi registada na 1ª fase e que paguei o registo a 24.04.2008.

até lá
rui
[/quote][/quote]

comecei finalmente a produzir energia eléctrica. a ligação foi efectuada no dia 20 de novembro e até hoje já tinha produzido 46 kwh. a média diária anda nos 15kwh.

penso que para o mês que é, novembro, não estará muito mal.

a vistoria para a 2ª instalação está marcada para o dia 25 de novembro.

saudações

rui[/quote]

boas, parabéns antes de mais, mas já deveria abrir um novo tópico a contar a sua aventura!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por afarinha »

consegui inscrever-me para microprodutor atravez de energia solar no dia 27 de novembro.
no meu caso nem foi assim tão dificil, só com um computador com ligação a internet por kanguru 3g às 12,20h (as inscrições abriram às 12,00h) já tinha conseguido o registo.
ontem dia 16 de dezembro recebi o sms a dizer que estav tudo ok e procedi a confirmação agora é só pagar os 280,00€ e proceder a instalação.
à medida que o processo for evoluindo vou dando noticias.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Valter Silva »

ontem, dia 21 de janeiro fui a 38º micro-produtor de 2009 a conseguir registo.... eram 12h10m....
estou agora à espera de orçamentos..... tenho um de 31000€ que está obviamente fora de questão!

vou tentar ser rápido para conseguir o máximo do ano 0 !!

para quem diz que vê poucas micro-produções..... eu conheço uma empresa que já montou 5 e está prestes a montar mais 3 (meu, se der o orçamento que diz que vai dar e mais 2 ).

cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

tens empresas que já instalaram bem mais que isso

mas continua a ser difícil na mesma...

compras isso por 21000€

jf


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Valter Silva »

joana,


podias dizer-me onde arranjo por esse preço?
não tenho nenhum orçamento tão baixo.
obrigado

valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

não posso fazer publicidade!!
:s
jf

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Luciano Kaefer »

joana freitas Escreveu:não posso fazer publicidade!!
:s
jf
artigo 4º do regulamento do forum.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jbaptista »

boas.

muita atenção aos orçamentos sem visita aos locais. por vezes podem haver surpresas bem desagradáveis, tipo no orçamento não estar incluído trabalhos de construção civil e etc... vai-se ver e pumba... agora chamem um pedreiro com maquinaria e não sei q pq tê de abrir uma vala ou chumbar um quadro á parede ou etc.
peçam cotações de empresas perto da vossa área de residência e tirem tudinho a limpo.

desculpem lá, não quero desencorajar ninguém, mas por vezes orçamentos muito baixos podem dar maus resultados.

abraço a todos e boa sorte com vossos futuros sistemas!

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

concordo plenamente consigo...
mas os kits chave na mão incluem isso...
esses imprevistos que acontecem, acabam por ser responsabilidade da empresa...até pq se a certiel ou a edp à última da hora decidem uma coisa diferente não é o cliente que tem culpa...
ossos do ofício...

posso garantir que as empresas que apostaram no início na microgeração e quem têm uma boa % de instalações podem nesta altura fazer preços mais aliciantes...

pesquisem bem...

jf


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jbaptista »

bem! essas da certiel e edp então.... eheheh acho q são os piores, cada dia inventam uma....

vá, n vamos ser mauzinhos. mas cuidado ppl!

abrassss


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por RJSC »

isto poderia ser uma boa coisa mas infelizmente continua a política de preços artificiais na venda.
isto não é sustentável assim!
é uma tentativa de greenwashing!
é ilusório! não é correcto!

ficava contente se simplesmente ligasse os painéis na minha instalação, consumisse o que preciso e apenas o excedente saísse para a rede ao preço real!

e o mais importante de tudo, ter a liberdade de meter um comutador no quadro eléctrico à semelhança do que se faz os geradores de combustão, que permita que quando há uma falha de energia na rede pública eu possa utilizar a energia da minha própria produção para não ter que ter um gerador de combustão a mais ou uma ups enorme ligada à rede pública.

este último ponto chega a ser ridículo não se poder fazer.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jbaptista »

caro rjsc... é verdade, tem toda a razão no que diz. não é sustentável. mas sabe porque é que isso acontece? muitas das vezes é importante olharmos para onde estamos (pt).
não vou começar aqui a dissertar sobre a crise e o estado do país e etc. isto é uma questão meramente comercial. sou instalador destes sistemas e a minha pergunta será;

porque é que estes sistemas têm este preço? ao que respondo: têm este preço pq antes do consumidor final há pelo menos 5 intermediários, se o sistema vier de espanha (pex). se vier da alemanha tem 10... ora bem, um inversor de 3500w(pex) custa fabricado, testado e embalado 600€ em espanha. quando eu o for montar vai custar ao consumidor final 3000€. só que eu não o compro á fábrica pq não posso. compro-o ao representante português, que por sua vez já o comprou a 2000€ ao distribuidor espanhol, e assim sucessivamente...

tanto com os inversores, como o resto dos sistemas. temos é que tirar o chapéu ao facto da energia que vendemos nos ser paga a 65c, conseguimos ir sacar o investimento a 6 anos. o que não é mau.

o facto de não produzirmos absolutamente nada, é que estraga a equação.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”