Tensão alta da rede????

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

OLá a todos, estou em guerra com a EDP, por causa da rede que serve a minha casa, como já referi anteriormente a minha rede é de linha nuas e muito antiga, mais de 30 anos. eu e os meus vizinhos FIZEMOS UMA RECLAMÇÃO (carta feita por um antigo engenheiro da EDP muito meu amigo e que sabe o que se passa na zona) para o ministério da Economia porque para a EDP já não valia a pena, então a EDP tornou a instalar os registadores de tensão nas casas das pessoas que reclamaram, e a cantiga é sempre a mesma (os valores estão de acordo com a Norma europeia EN 50160). de dia ou quando não há consumo está entre os 245 e 255voltes, quando se liga alguns eletródomésticos em casa, a tensão passa facilmente para os 180/ 190 voltes sem o quadro desarmar....e os eletrodomésticos começam a "queixar-se". Segundo apurei isto deve-se as tais linhas antigas....no perido em que esteve o aparelho a fazer os registos de tensão parei a minha micro produção porque a tensão era elevada até aos 275 voltes e segundo o técnico da EDP aconcelho-me a parála para esses valores não ficarem registados o que poderia ser responsabilizado por essa tensão ir para a rede. tirado o aparelho estou á espera de novas informações da EDP.... A EDP subiu a tensão no PT para fazer face ás quebras durante o periodo de maior consumo(geralmente é a noite das 19H ate ás 23), só que não resulta, porque nas horas de maior consumo continua a faltar e nas horas de menor consumo a tensão está demasiado alta o que cria dificuldades á micropdudução, o que tive de alterar as defenições do inversor solarMax 4200s para parar só aos 275 voltes.....o que leva a que em minha casa já tenham queimados alguns eletrodomésticos. estou a ficar Fulo com a situação, alguem têm alguam eideia que me possa ajudar....Obrigado a todos..
Bruno Paiva
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por PaulOL »

brunopaiva Escreveu:....no perido em que esteve o aparelho a fazer os registos de tensão parei a minha micro produção porque a tensão era elevada até aos 275 voltes e segundo o técnico da EDP aconcelho-me a parála para esses valores não ficarem registados o que poderia ser responsabilizado por essa tensão ir para a rede. tirado o aparelho estou á espera de novas informações da EDP.... A EDP subiu a tensão no PT
Bruno Paiva

Boas,

Parece-me que os tipos da EDP cantaram-lhe a canção do vigário... :(

Pessoalmente NÃO desligava a micro, por várias razões!!
- Primeiramente, a micro está certificada!...daqui se depreende que respeita todas as normas para produção de energia!
- Tem um contrato de fornecimento com a EDP…pelo que, está autorizado a injectar na rede!
- A responsabilidade das linhas, depois do contador de produção é da exclusiva responsabilidade do operador da rede!

Ao ceder aos argumentos do funcionário da EDP, acabou por FALSEAR os resultados das medições, muito provavelmente agiu de encontro às pretensões da EDP, acabou por muito "simpáticamente" prejudicar a sua reclamação, tanto mais que a EDP ainda subiu a tensão na PT... :twisted:

Estes casos são extremamente difíceis de resolver, pelos vários testemunhos postados, e principalmente pela má vontade do operador da rede em solucionar o problema de forma definitiva :evil: para bem dos consumidores e produtor! :mrgreen:

Cpts.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por visitante1 »

O grande problema é que pode virer-se o "feitiço contra o feiticeiro", infelizmente é assim. Se eles apanham a rede com voltagem superior aos 253Vac continuados vão investigar e responsabiliza-lo pelos possiveis danos causados.
Os inversores são certificados para uma tensão maxima que ronda esse valor (aprox 10% acima da tensão da rede) acima disso devem desligar-se.
É evidente que em muitos locais se estivessem conforme nunca produziam nada, por isso é que são reprogramados para trabalhar acima dese valor.
Já existe um topico cá onde tem dicas para tentar resolver a situação, uma delas é chamar o piquete e á frente deles fazer um teste a linha eletrica com uma carga resistiva aí de 5Kw, vai ver que essa linha vai ter uma queda violenta para os tais 180Vac.
Mesmo depois disso vai ser preciso muita paciencia...
Falo por experiencia propria
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

PaulOL Escreveu:
brunopaiva Escreveu:....no perido em que esteve o aparelho a fazer os registos de tensão parei a minha micro produção porque a tensão era elevada até aos 275 voltes e segundo o técnico da EDP aconcelho-me a parála para esses valores não ficarem registados o que poderia ser responsabilizado por essa tensão ir para a rede. tirado o aparelho estou á espera de novas informações da EDP.... A EDP subiu a tensão no PT
Bruno Paiva

Boas,

Parece-me que os tipos da EDP cantaram-lhe a canção do vigário... :(

Pessoalmente NÃO desligava a micro, por várias razões!!
- Primeiramente, a micro está certificada!...daqui se depreende que respeita todas as normas para produção de energia!
- Tem um contrato de fornecimento com a EDP…pelo que, está autorizado a injectar na rede!
- A responsabilidade das linhas, depois do contador de produção é da exclusiva responsabilidade do operador da rede!

Ao ceder aos argumentos do funcionário da EDP, acabou por FALSEAR os resultados das medições, muito provavelmente agiu de encontro às pretensões da EDP, acabou por muito "simpáticamente" prejudicar a sua reclamação, tanto mais que a EDP ainda subiu a tensão na PT... :twisted:

Estes casos são extremamente difíceis de resolver, pelos vários testemunhos postados, e principalmente pela má vontade do operador da rede em solucionar o problema de forma definitiva :evil: para bem dos consumidores e produtor! :mrgreen:

Cpts.
Obrigado pela ajuda vou dando noticias, Um abraço.
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por jmal »

Porque não chamar a TVI-SIC e etc, resulta e são mais rápidos a solucionar o problema.
Lembram-se dos contadores bi-horários com meia hora de atraso, a favor deles, 2 dias antes de mostrarem essa reportagem tinha passado por minha casa o sr que faz as verificações de contagem, e é regular passarem de 3 em 3 meses, nunca nenhum viu se a hora estava certa, nem eu sabia ver, no dia seguinte à reportagem, aparecerem 2 senhores da EDP com aparelho de contagem e outro para acertar a hora.

Incrível........
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:O grande problema é que pode virer-se o "feitiço contra o feiticeiro", infelizmente é assim. Se eles apanham a rede com voltagem superior aos 253Vac continuados vão investigar e responsabiliza-lo pelos possiveis danos causados.
Os inversores são certificados para uma tensão maxima que ronda esse valor (aprox 10% acima da tensão da rede) acima disso devem desligar-se.
É evidente que em muitos locais se estivessem conforme nunca produziam nada, por isso é que são reprogramados para trabalhar acima dese valor.
Já existe um topico cá onde tem dicas para tentar resolver a situação, uma delas é chamar o piquete e á frente deles fazer um teste a linha eletrica com uma carga resistiva aí de 5Kw, vai ver que essa linha vai ter uma queda violenta para os tais 180Vac.
Mesmo depois disso vai ser preciso muita paciencia...
Falo por experiencia propria

Boas!

Pois é…esse pormenor (275Vac) :( estava-me a escapar e faz a diferença entre o cumprir e o não cumprir as regras, entre o que é legal e não legal!
Temos a tendência de desenrascar…ou seja, ultrapassar as barreiras com certas habilidades, neste caso alterando os parâmetros do inversor para o máximo que permite para que não esteja constantemente a desligar-se, só que é um risco muito grande e como o “pnunes “diz “pode-se virar o feitiço contra o feiticeiro”… :twisted:

Mesmo assim julgo que devia manter a micro ligada (na altura do teste), mas com inversor a desligar nos 253Vac, juntamente com o teste da tensão da EDP, juntar algo com registo do funcionamento do inversor, onde consta-se os disparos todos… e com muita paciência, tentar sensibilizar os responsáveis da EDP para o transtorno dessa situação.

E também, chamar o piquete e fazer o teste conforme aconselha o “pnunes”, quanto mais situações demonstrativas do problema melhor…digo eu!

Cpts.


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

PaulOL Escreveu:
pnunes Escreveu:O grande problema é que pode virer-se o "feitiço contra o feiticeiro", infelizmente é assim. Se eles apanham a rede com voltagem superior aos 253Vac continuados vão investigar e responsabiliza-lo pelos possiveis danos causados.
Os inversores são certificados para uma tensão maxima que ronda esse valor (aprox 10% acima da tensão da rede) acima disso devem desligar-se.
É evidente que em muitos locais se estivessem conforme nunca produziam nada, por isso é que são reprogramados para trabalhar acima dese valor.
Já existe um topico cá onde tem dicas para tentar resolver a situação, uma delas é chamar o piquete e á frente deles fazer um teste a linha eletrica com uma carga resistiva aí de 5Kw, vai ver que essa linha vai ter uma queda violenta para os tais 180Vac.
Mesmo depois disso vai ser preciso muita paciencia...
Falo por experiencia propria

Boas!

Pois é…esse pormenor (275Vac) :( estava-me a escapar e faz a diferença entre o cumprir e o não cumprir as regras, entre o que é legal e não legal!
Temos a tendência de desenrascar…ou seja, ultrapassar as barreiras com certas habilidades, neste caso alterando os parâmetros do inversor para o máximo que permite para que não esteja constantemente a desligar-se, só que é um risco muito grande e como o “pnunes “diz “pode-se virar o feitiço contra o feiticeiro”… :twisted:

Mesmo assim julgo que devia manter a micro ligada (na altura do teste), mas com inversor a desligar nos 253Vac, juntamente com o teste da tensão da EDP, juntar algo com registo do funcionamento do inversor, onde consta-se os disparos todos… e com muita paciência, tentar sensibilizar os responsáveis da EDP para o transtorno dessa situação.

E também, chamar o piquete e fazer o teste conforme aconselha o “pnunes”, quanto mais situações demonstrativas do problema melhor…digo eu!

Cpts.
Boas vou começar a ligar ao pikect todos os dias e se for preciso várias vezes ao dia, eu e os meus vizinhos , sempre que a tensão estiver a cima dos 250 voltes, (não sendo na fase da micro produção) ou abaixo do 207voltes, acho que o picket vai dormir na minha rua :lol:. Mas ainda há outra situação eu estou a 500 metros do PT e tenhop estes problemas á os que estão mais longe 900 m, e os que estão mais perto, estes devem ter a tensão a 260 ou mais. Vou de ter a começar a falar com esses para recelamrem por excesso de tensão, i ai a EDP volta a baixar a tensão para que a esses fique bem, então voltamos a reclamar. È como diz ter paciência. Obrigado a todos.
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

brunopaiva Escreveu:
PaulOL Escreveu:
pnunes Escreveu:O grande problema é que pode virer-se o "feitiço contra o feiticeiro", infelizmente é assim. Se eles apanham a rede com voltagem superior aos 253Vac continuados vão investigar e responsabiliza-lo pelos possiveis danos causados.
Os inversores são certificados para uma tensão maxima que ronda esse valor (aprox 10% acima da tensão da rede) acima disso devem desligar-se.
É evidente que em muitos locais se estivessem conforme nunca produziam nada, por isso é que são reprogramados para trabalhar acima dese valor.
Já existe um topico cá onde tem dicas para tentar resolver a situação, uma delas é chamar o piquete e á frente deles fazer um teste a linha eletrica com uma carga resistiva aí de 5Kw, vai ver que essa linha vai ter uma queda violenta para os tais 180Vac.
Mesmo depois disso vai ser preciso muita paciencia...
Falo por experiencia propria

Boas!

Pois é…esse pormenor (275Vac) :( estava-me a escapar e faz a diferença entre o cumprir e o não cumprir as regras, entre o que é legal e não legal!
Temos a tendência de desenrascar…ou seja, ultrapassar as barreiras com certas habilidades, neste caso alterando os parâmetros do inversor para o máximo que permite para que não esteja constantemente a desligar-se, só que é um risco muito grande e como o “pnunes “diz “pode-se virar o feitiço contra o feiticeiro”… :twisted:

Mesmo assim julgo que devia manter a micro ligada (na altura do teste), mas com inversor a desligar nos 253Vac, juntamente com o teste da tensão da EDP, juntar algo com registo do funcionamento do inversor, onde consta-se os disparos todos… e com muita paciência, tentar sensibilizar os responsáveis da EDP para o transtorno dessa situação.

E também, chamar o piquete e fazer o teste conforme aconselha o “pnunes”, quanto mais situações demonstrativas do problema melhor…digo eu!

Cpts.
Boas vou começar a ligar ao pikect todos os dias e se for preciso várias vezes ao dia, eu e os meus vizinhos , sempre que a tensão estiver a cima dos 250 voltes, (não sendo na fase da micro produção) ou abaixo do 207voltes, acho que o picket vai dormir na minha rua :lol:. Mas ainda há outra situação eu estou a 500 metros do PT e tenhop estes problemas á os que estão mais longe 900 m, e os que estão mais perto, estes devem ter a tensão a 260 ou mais. Vou de ter a começar a falar com esses para recelamrem por excesso de tensão, i ai a EDP volta a baixar a tensão para que a esses fique bem, então voltamos a reclamar. È como diz ter paciência. Obrigado a todos.


:D :D :D :D :lol: 8-) :) :D boa tarde a todos tenho o meu problema da tensão resolvida, finalmente consegui levar a melhor sobre a EDP mas quase que tive de andar a "chapada" com o engenheiro da EDP que superviziona a rede da minha localidade....começei por falar com todos os meus vizinhos se aceitavam fazer uma reclamação para o ministério da economia, todos concordaram, depois falei com um engenheiro amigo (reformado da edp da minha localidade) para ir ao local e fazer medições e estudar a situação, quando ele estava ainda estava no ativo já tinha recomendado aos superiores dele na edp para a remodelação da rede já em 1999, mas nada fizeram.....então escreveu uma carta, entreguei a todos os meus vizinhos eles meteram os dados deles e enviamos todos para o ministerio da economia de Coimbra sede do meu destrito......passados 20 dias a EDP a perguntar quando é que poderia ir por em minha casa a peça que faz os registos da tensão (já era a 5 vez que essa peça estava em minha casa, já reclamava antes de ser Microprodutor) é então que as coisas azedam com o engenheiro da EDP, o senhor disse que estava tudo bem e que a peça era só para perder tempo....então pedi-lhe para ir buscar um voltimetro e medir a tensão com tudo desligado, microprodução tambem....255v e quando ligava o forno e a placa elétrica a tensão vinha para os 175V, quando ligava as aspiração central 160v....o gajo nem queria acreditar o que estava a acontecer....mas voltou com a conversa que estava tudo bem.......foi então que eu lhe disse que ia pedir a uma empresa certeficada para colocar tambem um peça para medir a tensão e depois comparar, ficou bruto.......passado oito dias veio levantar a peça e já vinha com outras conversas a dizer que tinha de se fazer a remodelação da linha etc etc etc.....retiraram as linhas nuas e colocaram um cabo como deve ser!! baixaram a tensão no PT.....ficou 5 estrelas.......se algume tiver o mesmo problema posso enviar por mail a carta (maravilha). Quando andavam a remodelar a linha falei com o engenheiro dessa empresa e pedi para me tirar uma duvida. Se não houver consumo na minha fase o que acontece?? ele explicou-me que a energia produzida ia até ao PT e depois era distribuida para as outras saidas para ser comsumida, não volta para a média tensão...........Um abraço a todos os que me deram ideias e ajudaram.....Bruno Paiva
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Volt »

Bem, grande aventura...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por RJSC »

brunopaiva Escreveu: ele explicou-me que a energia produzida ia até ao PT e depois era distribuida para as outras saidas para ser comsumida, não volta para a média tensão...........Um abraço a todos os que me deram ideias e ajudaram...
Com conversa desta, deve ser um engenheiro de top... Não admira que para ele estivesse tudo bem antes.
Um Transformador é um dispositivo bi-direcional!
Claro que se o posto de transformação tem outras linhas em paralelo com a que segue para a tua rua, vai para essas, que são as que em princípio apresentam menor impedância.

Aliás, na visita à barragem que fiz, eles tem um transformador 10kV para 220 kV na sub-estação e explicaram a toda a gente que o transformador tanto dá para elevar os 10 kV que os seus alternadores produzem para entregar à rede, como para quando não estão a produzir, baixar a tensão da rede de 220kW para eles terem as luzes a funcionar operarem comportas, etc.


jmdoic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 16, 2014 7:58 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por jmdoic »

Boa tarde caro Bruno Paiva.
Tenho um problema semelhante ao seu pois a rede termina no meu poste quer para a direita quer para a esquerda. Tenho um PT a 150 m. Quando o inversor injecta corrente na rede, esta eleva-se de tal maneira que aos 263v o inversor desliga e isto a cada 4-5 min consoante haja mais ou menos sol.
O que eu gostava que me indicasse era de onde o sr é pois também resido no distrito de Coimbra, mais concretamente perto da Praia de Mira. Caso possa deixe-me o seu contacto para eu poder esclarecer algumas dúvidas directamente consigo.


njop
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 14, 2013 6:23 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por njop »

Olá, boa tarde,

eu também me parece que vou ter de iniciar as hostilidades com a EDP por causa das tensões altas...

Bruno, se me pudesse enviar a carta agradecia.

jmdoic, se também conseguiu resolver o seu problema, por favor partilhe a experiência.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Patalhetas »

Boa tarde a todos, (deixa lá desemferrujar o meu nick :) )

Eu ainda antes de ser micro, tinha o mesmo problema com tensão em excesso, pois moro a 50m do PT.... já podem imaginar, na altura e já vão 4 anos, depois de muito bla bla pelos telefones email etc, uma reclamação no livro de reclamações na EDP, 3 dias depois o loguer, 15 dias mais tarde, baixaram "um ponto" no PT e eis que a minha tensão veio para os 245, 250V, antes andava na casa dos 270 e muitos.

não custa nada tentar o livrinho das maravilhas :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

strooan
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 18, 2010 8:53 pm
Localização: Condeixa-a-Nova

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por strooan »

:D :D :D :D :lol: 8-) :) :D boa tarde a todos tenho o meu problema da tensão resolvida, finalmente consegui levar a melhor sobre a EDP mas quase que tive de andar a "chapada" com o engenheiro da EDP que superviziona a rede da minha localidade....começei por falar com todos os meus vizinhos se aceitavam fazer uma reclamação para o ministério da economia, todos concordaram, depois falei com um engenheiro amigo (reformado da edp da minha localidade) para ir ao local e fazer medições e estudar a situação, quando ele estava ainda estava no ativo já tinha recomendado aos superiores dele na edp para a remodelação da rede já em 1999, mas nada fizeram.....então escreveu uma carta, entreguei a todos os meus vizinhos eles meteram os dados deles e enviamos todos para o ministerio da economia de Coimbra sede do meu destrito......passados 20 dias a EDP a perguntar quando é que poderia ir por em minha casa a peça que faz os registos da tensão (já era a 5 vez que essa peça estava em minha casa, já reclamava antes de ser Microprodutor) é então que as coisas azedam com o engenheiro da EDP, o senhor disse que estava tudo bem e que a peça era só para perder tempo....então pedi-lhe para ir buscar um voltimetro e medir a tensão com tudo desligado, microprodução tambem....255v e quando ligava o forno e a placa elétrica a tensão vinha para os 175V, quando ligava as aspiração central 160v....o gajo nem queria acreditar o que estava a acontecer....mas voltou com a conversa que estava tudo bem.......foi então que eu lhe disse que ia pedir a uma empresa certeficada para colocar tambem um peça para medir a tensão e depois comparar, ficou bruto.......passado oito dias veio levantar a peça e já vinha com outras conversas a dizer que tinha de se fazer a remodelação da linha etc etc etc.....retiraram as linhas nuas e colocaram um cabo como deve ser!! baixaram a tensão no PT.....ficou 5 estrelas.......se algume tiver o mesmo problema posso enviar por mail a carta (maravilha). Quando andavam a remodelar a linha falei com o engenheiro dessa empresa e pedi para me tirar uma duvida. Se não houver consumo na minha fase o que acontece?? ele explicou-me que a energia produzida ia até ao PT e depois era distribuida para as outras saidas para ser comsumida, não volta para a média tensão...........Um abraço a todos os que me deram ideias e ajudaram.....Bruno Paiva[/quote]

Mesmíssimo problema desde 2010, a 253V desliga desde as 9:30 até às 18:00... :x please, please Bruno preciso mesmo dessa carta maravilha!
strOOan


novato123
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 14, 2017 2:55 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por novato123 »

Ola,
Bom andava a procura de informações deste género, e ainda bem que deparei com este forum...
já tenho microprodução faz alguns anos... e faz 2 anos o meu inversor sunnyboy, estourou. aqui em casa, é tipico as lampadas de led irem rapidamente á vida, (nao o led em si, mas o transformador), assim como as box da tvcabo, sempre que existe uma trovoada, o hdmi deixa de dar... ainda só vou na 6ª trocada...
o inversor que foi colocado desta vez, foi um KOSTAL PIKO MP3.6... ao qual liguei na rede de casa via rj45.
detetei entao que tenho periodos de alta voltagem, após conversa com um colega de engenharia eletronica, ele falou-me na flutuação de algumas fases e coisas assim... que nao percebo mto...
resumindo, na altura que o inversor estourou, mandei o pedido para o site da edp, a relatar o ocorrido, e recebi passado uns dias, que a edp nao tem nada a ver com isso, que o problema não é deles, e descartaram-se do problema...
este ano o kostal, ainda dentro do periodo de garantia tb queimou... a garantia nao cobriu e apos analise do fabricante, a avaria deveu-se a um excesso de corrente, que danificou internamente. logo a garantia exclui-se... venderam-me outro igual a preço mais em conta.
junto anexo alguns dos elementos que o meu inversor me mostra.
assim como o grafico no momento atual.
digam a vossa opiniao.
Anexos
settings.jpg
settings.jpg (33.8 KiB) Visto 12190 vezes
live.jpg
events log.jpg
events log.jpg (210.14 KiB) Visto 12190 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por carioca »

Bom dia recentemente instalei um sistema fotovoltaico e estou a ter problemas com a tensão elevada cerca de 250v.preciso reclamar tb para a edp
Pode inviar a a minuta da carta que enviou à edp.
Agradeço desde já

Responder

Voltar para “Micro-Produção”