Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
ronald Escreveu:muito bom voltarmos, quanto a sugestões, a minha é: faça uma caldeira aquatubular, ou seja: ao invés de uma "panela de pressão", um longo cano todo curvado ou enrolado dentro por exemplo de um tonel de 200lts que seria a fornalha com fogo embaixo (mas dentro) e uma chaminé encima. seria necessária uma bombinha dagua p. injetar no começo da serpentina, e a mesma talvez deva ir aumentando de diametro tipo começa com 10mm e termina com 30mm ou + .
não é tão fácil de fazer mas não explode.
desde que se enveredou pelo desenvolvimento duma caldeira..enquanto o motor está quedado em "banho-maria" apenas tenho acompanhado o topico pela perspectiva de espectador..

mas o que realçei a vermelho suscita-me uma dúvida..notem que não entendo de caldeiras..qual a razão para o aumento de diametro quando o objectivo é criar pressão ?

quanto ao restante sugerido estou plenamente de acordo já que haverá uma maior homogeneização do calor em todos os sectores do tubo levando a uma elevação exponencial da temperatura do que por ele circula..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

bom ver este tópico reaberto novamente.
josenir: vou procurar um desenho técnico de caldeiras.
antes disso, gostaria de chamar a atenção de todos para o cuidado à tomar com esse tipo de equipamento.

uma caldeira, tem o mesmo principio de funcionamento de uma panela de pressão. existem panelas de pressão de 3 litros, 4,5 litros, 10 litros e maiores. cada uma delas, possui um material mais resistente e apropriado à pressão que vai ser submetida.

é uma pena o fendel ter abandonado o forum depois de ter sido moderado por algumas insinuações jocosas. mas assim é o forum. possui regras e elas tem que ser cumpridas. mesmo as "autoridades" no assunto, não possuem salvo conduto para gozar dos outros usuários.

por isso, quando tratar-se de caldeiras, temos que copiar. não dá pra sair inventando algo da cabeça e ver se funciona.

caldeira explode, e mata quem estiver perto. com muita sorte, fica apenas com queimaduras de 3º grau, o suficiente para desfigurar tecidos.

portanto, gostaria que quem estiver lendo esse tópico, atente para os riscos que essa construção de caldeira envolve.

não gostaríamos de ver por aqui, um relato de alguém que se feriu tentando fazer uma experiência.

assim que eu tiver materiais, ( penso que logo ), publico por aqui.

sds

luciano


e.t. a divulgação de projetos está condicionado à um mínimo de segurança. em outro tópico, um user ensinava como fazer dinamite. foi moderado por questões de segurança.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Ronald
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ronald »

assino embaixo no quesito segurança, sugestões de experts deverão ser consideradas.
quanto ao diametro do tubo ir aumentando, acho que é o ideal, pois a medida que a agua vira vapor, ocupa um espaço muitissimo maior, e um tubo fino "estrangularia" a passagem do mesmo. mas quanto ao dimensional sou leigo.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
ronald Escreveu:assino embaixo no quesito segurança, sugestões de experts deverão ser consideradas.
quanto ao diametro do tubo ir aumentando, acho que é o ideal, pois a medida que a agua vira vapor, ocupa um espaço muitissimo maior, e um tubo fino "estrangularia" a passagem do mesmo. mas quanto ao dimensional sou leigo.
claro ronald..quando a agua num recipiente fechado se transforma em vapor..pelo aumento de volume cria-se um proporcional aumento da pressão..é o fenomeno que verificamos numa panela de pressão..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

olá amigos, fico feliz em ver esse tópico ainda ativo.

quanto ao tipo de caldeira, estou de acordo na escolha, apesar de ser um modelo mais dificil de contruir.
tambem não há necessidade de aumentar o diametro do tubo...todas as caldeiras, tanto estaticas como de carros, não aumentavam o diametro...pois quanto maior o diametro, menor é a resistencia da caldeira e portanto menor pressão.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

ótimo, mas eu queria mesmo era ver um desenho de algo prático para se construir. tínhamos um amigo que prometeu pesquisar e pôr aqui algum desenho, mas ele não deu mais notícia.

esta semana comecei a fazer algumas medidas no eixo de comando do motor vw 1500, e estou conseguindo um tempinho para rever o que falta nele. o que me segura mais é a falta da caldeira.

se surgir alguma novidade, eu estou na expectativa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

olá pessoal,

pra quem pensa que o assunto tá morto...olhem essa!

http://videosespetaculares.com/carro-a- ... velocidade

quando li...pensei logo...pô josenir não avisou ninguem!!! he he he!!!
Nós somos a consequência do que pensamos.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Wilson »

bluesky Escreveu:perfeito disparate, nao é só uma teoria mas sim uma grosseira tentativa de conspiraçao (manipulaçao). comparar um carro a vapor com um carro a gasolina, como se ele tivesse as vantagens de um carro electrico ou algo parecido, é atirar areia aos olhos. só serve aos cegos pois é clara a vantagem dos carros a combustão sobre os a vapor, que a combustão também são, ou já esqueçeram da caldeira? absurdo, claro. comentar mais é perder tempo. fico por aqui #

carros a vapor só precisam de espaço, no inicio do século passado esses carros tinham seu lugar certo nas corridas , eram muito velozes e atingiam velocidades superiores a 120 km, .

navios nem até meados do século foram os melhores e ainda são, isso sem falar dos submarinos.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Wilson »

sandro_ventania Escreveu:o motor a vapor


"fonte desconhecida"
já li isso em algum lugar e não me lembro aonde, talvez seja em quatro rodas, mecânica popular ou seleções não sei não.


saulo.nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mai 17, 2010 6:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por saulo.nunes »

boa tarde. achei interessante o tópico, por isso me registrei. tenho algumas ideias sobre o assunto. gosto muito de mecânica e conserto eu mesmo os motores dos meus carros. quanto ao motor a vapor, tenho uma sugestão simples, que acho que funcionaria. usando o motor de um fusca por exemplo, seriam desativadas as válvulas de admissão e o vapor entraria pelo orifíco das velas. dessa forma, seria aproveitado o sincronismo do motor. o vapor entraria continuamente e só sofreria a pressão, os pistões que estivessem com a valvula de escape fechada. não seria preciso adaptar quase nada no motor. quanto a caldeira, deveria ser fabricada por empresas especializadas, com válvula de segurança e tal. serveria também pra ar comprimido.

valeu!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

olá saulo,

veja nos tópicos anteriores, que o josenir já conseguiu adaptar o motor de um fusca para funcionar a vapor...está agora desenvolvendo a caldeira.
quanto a sua ideia...eu creoi que manter o vapor direto não dá...por ele impediria que o pistão subisse no tempo de compressão...onde a valvula de escape estaria fechada e haveria escape da pressão da caldeira quando a valvula de escape abrisse.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Olicheski »

olá pessoal, sou novo por aqui, mas encontrei este espaço, o qual nem era oque eu procurava. procurava algo sobre aero geradores, mas, sempre fui maluco por motores a vapor e locomotivas em geral.

bom, ainda não li todo o topico, pois ele se tornou bem grande, mas acredito que ainda continua em desenvolvimento deste gerador, na minha opinião, seria interesante poder contruir algo assim em casa, movido a vapor, estou atualmente querendo produzir eletricidade com células fotovoltaicas e eólica, mas isto é para outro forum.

bom, não sei bem o nome, mas se ainda não debateram aqui, vi varias reportagens na tv e li alguma coisa tambem em revistas, sobre um carro que durante a 2º guerra mundial era movido a lenha, "devido ao esforço de guerra, o petróleo era economizado" nem imagino como seria o nome deste, mas, se consegue mover um carro, porque não moveria uma pequena turbina para captar agua ou um motor para gerar eletricidade???

vi algumas pessoas falando sobre nikola tesla, ja li muito sobre ele, e pelo que lembro, tesla inventou a turbina para gerar eletricidade com as aguas de um rio, agora não lembro o nome, essa turbina não serviria apenas para liquidos mais densos e não para vapores??? por favor!!! me corrigam se estiver errado em algo.

descobri sobre tesla, lendo sobre como criar diamantes em laboratorio, ate hoje fico intrigado em como não podemos reverter o processo e assim gerar eletricidade, ja que para "fazer" diamantes, precisa de muita energia elétrica.

e uma das ideias de tesla, seria a captação da energia dos raios, e uma das ideias que tive a respeito disto, vem das primeiras memorias de computador, usando-se um longo tubo de mercúrio.

bobagem ou não... as grandes invenções surgiram assim, basta ler julio verne

abraço a todos, espero ver surgir uma grande evolução/revolução neste motor.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

bah, olicheski! tu aí em charqueadas e eu aqui em triunfo!

este tópico esteve ativo muito tempo. eu tenho um especial interesse nele. mas é pela vontades como a tua, que ele renasce e pega fogo novamente.
leia todo ele, opine, pergunte. quem sabe firmamos um protocolo sobre o motor à vapor, que muito vai beneficiar os agricultores.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Bluesky »

Imagem

interessante chassis para um electrico solar, sim senhor. eu nunca disse que nao seria possivel contruir um veiculo a vapor super-rapido, mas posso garantir que esta tecnologia nao tem o minimo futuro e é uma perda de tempo atendendo a factores de natureza prática. nada é impossivel, meus amigos, mas de certeza que existem ideias muito melhores como por exemplo os veiculos electricos. estou a falar de eficiencia e execução tecnica simplificada. como hobbie pode ser muito interessante se fizerem carros a vapor de turbina a jacto ou outra palermice semelhante.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Olicheski »

fala ai camarada luciano legal saber que tem alguem perto, assim sempre as coisas ficam mais faceis, eu ainda nao tive a oportunidade de ler todo o topico, mas vou indo, devagar vou ver o que ja foi contruido. ai na sua casa tem muitas coisas assim, voltada a energia alternativa???

bom, pelo que percebi, o amigo bluesky e eu temos a mesma ideia, ou a mesma linha de pensamento.

motores a vapor, são bons para trabalhos estacionários, como a se tornou a ideia do topico, puxar agua para irrigação, ja para movimento de um automovel, acredito que motores eletricos sao muito melhores, seja pela praticidade ou pela tecnologia que temos hoje, motores a vapor, somente para trens, que andam sobre trilhos e não tem o 'anda e para' da cidade.

mas antes de criar um carro, não sei se o forum ja pensou nisso... seria interesante... o bom seria estudar as baterias, as de chumbo/acido não sao eficientes para isso, pelo menos ao meu ver, são muito pesadas.

não sou de um todo adpeto as novas energias, tanto que tenho uma caminhoneta com motor v6 a gasolina e não me desfaço dela por nada, e desde que comprei ela, nunca mais quero carro 1000. no entanto, todos sabemos, e quem ainda não se tocou, logo logo vai ver, o seculo 21 vai ser o seculo onde varios meios de produção de energia terao de andar juntos, não teremos mais, como foi no passado e tem sido ate agora, uma energia em destaque, petróleo ou carvão.

abraço a todos.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

certamente que os motores à vapor tem mais razoabilidade em motores estacionários, pois carregar lenha não é uma idéia t]ao boa assim.

em triunfo, trabalho na fazenda, perto do polo petroquimico, mas além do biodiesel de banha de porco ( que não tenho mais por falta de porcos ), não tenho nada inventivo assim. minha tentativa tinha sido nesse tópico, aberto pelo sandro ventania, ajudado por muitos outros.

esperamos que você, ou outra pessoa curiosa, debruce-se sobre esse assunto, pois com uma caldeira a coisa fica mais fácil.

sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Olicheski »

fala ai pessoal!!!
apesar de o tópico estar "meio morto", eu me dei ao trabalho de ler todo ele, e diga-se, fazia tempo que não encontrava algo assim na internet para me "divertir" e colocar a cabeça pensante a trabalhar...

não sei como que esta o pessoal, mas este tópico foi bem complicado... brigas... amizades... enfim... algo dificil de encontrar por ai em um forum... só pela união... todos ja estão de parabenz. principalmente ao josenir por ter colocado a "mão na massa" e construido um motor... mesmo que em principio a ar comprimido.

bom... primeiramente quero chingar todo mundo que faz manutenção do site.... cade as fotos???
sei que eu cheguei bem "atrazado" mas muita coisa boa eu perdi, inclusive os detalhes do tal alemão que vocês compraram."sou contra isso... se ele descobriu.. somos plenamente capazes de fazer isto tambem".
se alguem tiver elas ainda por ai e poder postar... ou me enviar via e-mail... agradeço desde ja.

bom... agora acredito que posso falar com mais clareza sobre o assunto.. diferentemente das outras mensagens.
devo concordar com nosso "antigo amigo" espero que ele volte. fendel (pelo que eu percebi, ele ficou 'putinho' por ter sido cortado em algumas mens. e não participou mais do forum)... no entanto ele não estava de um todo errado quando falava que talvez não desse certo... eu não diria não vai dar certo, mas é lindo ver o motorzinho 'fumegando' com ar comprimido... agora outra coisa é fazer ele rodar com vapor.... principalmente a parte que tange a caldeira... isso é algo muito... muito serio... tanto que em empresas sempre há vistorias e tal... nada melhor que ele para explicar isto, visto que pelo que eu li, ele ja perdeu alguns amigos com isso, e se... o cara da fazenda (principal alvo do motor popular) não faz manutenção no seu tratorzinho véio... vai fazer em uma caldeira???

visto esse detalhe... tenho que concordar com ele nesse aspecto e faço um chamamento a todos... que tal o alcool e o gasogenio??? não tinha muita ideia do gasogenio, mas nos ultimos dias andei pesquisando sobre ele, e achei bem promisor... claro que não podemos esquecer que queremos fazer o motor a vapor rodar com sobras da produção... eu mesmo sou um entusiasta desse motor do josenir mas no que tange a caldeira... vou seguir com meus planos do alcool agora ampliado com o gasogenio... so para lembrar....
meus caros...
há mais de 30 anos... fiz um gasogênio à lenha picada, num carro com motor de 200 cavalos...
ainda acredito num gasogênio veicular tocado a briquete de carvão vegetal... condicionados em pacotes de papel...
desculpem meus baldes de água gelada...
bom.. uma coisa ja posso garantir... este motor ja esta indo longe... e como josenir queria... ele esta bem popular... pois o pessoal esta buscando adequar ele ao seu pais.... brasileiros com motores a gasolina e portugueses com motores a diesel.

Código: Selecionar todos

quanto ao motor diesel, aqui em portugal estamos muito “dieselizados”, logo não é difícil de adquirir um motor de 1.4d. no brasil será outra realidade, logo terá de lutar com outras armas.
teria inumeras outras coisas para citar, mas vou deixar tudu por aqui acho, e rumar a algo mais factivel...aaaa....
mais uma coisa que li....
um vizinho meu, que tem um ferro velho, que já está há quase um ano tentanto vender um motor de 6 cilindros de crevrolet c-10, é um medonho. ele garante que está funcionando perfeito e é apenas r$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais). se fosse a diesel valia pelo menos uns r$ 5.000,00 e vendia na mesma hora, mas a gasolina, ninguém quer
porque que todo o brasileiro tem medo de carro v6??? mas no entanto quando vê um, vem logo 'babar' em volta???

bom... agora sim...
alguem ai falou... "infelismente não anotei a pagina" que tem certos materiais que geram eletricidade atravez do calor, e que sua eficiencia fica em torno de 5%... não seria mais facil fazer uma especie de fogão e em volta dele colocar esse equipamento de geração de energia eletrica, ja que o motor de josenir, a eficiencia gira em torno disso? ou revestir esse motor do josenir com esse material?

e a essa altura a quantos anda a caldeira???

essa vai para o camarada luciano kaefer ja que mora bem perto da minha cidade... ate a mesma se comparada a distancia dos outros mas responde quem souber...
onde posso conseguir um motor velho desses para mim fazer umas "experiencias"??? de preferencia um pequeno de um cilindro, asim o aprendizado fica mais facil.

desde ja agradeço a todos e boa sorte nessa empreitada... esqueceram tesla ein.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro olicheski

muitas fotos são colocadas em servidores externos. à pouco tempo, as fotos são alojadas em nosso servidor. por isso, basta alguém apagar suas fotos no servidor externo, para elimina-las no forum.

o fendel foi eu quem o convidou para participar e tive de ser eu à suspende-lo por 7 dias por desrespeito ao regulamento, ofendendo usuários. além disso, arrecadou alguns euros de nosso amigos para supostamente "comprar" um projeto de um amigo, e nada resultou.
antes que isso se concretizasse, fui contra o processo, mas fui voto vencido entre os que resolveram pagar para ver. pagaram e nada receberam. artigo 171 diria-se aqui no brasil.
lamentavelmente, após os 7 dias de suspensão, não mais retornou para postar, apenas para espiar. mas como ele considera-se um homem de verdade absoluta, que fique no pedestal onde está, estagnado na sua onipotência.

paciência, isso é assim mesmo. mas nosso forum é organizado e possui regulamentos que todos devem cumprir, do usuário ao fundador.

o josenir foi o que mais se aproximou dos resultados. ainda acredito nessa viabilidade. precisamos aqui mais do que incentivadores, precisamos de gente que tenha acesso aos materiais e possa tornar isso de forma prática.
não tenho dúvida que funciona. mas precisa de testes e constância.

se quiser dar um pulo aqui na fazenda me avise. 30 km de triunfo, próximo polo petroquimico.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Olicheski »

opa... convite pra ir ai... to dento

mas deixa em suspenso por momento... ando numas correrias aqui...
é uma pena mesmo ele ter sido moderado e por fim não terr voltado mais... mas e o josenir sera que desistiu?

bom, hoje vi um filme baixado do youtube, por este topico aqui mesmo, onde uns garotos fizeram um carrinho a vapor, com rodas de bicicleta e tal, ficou bem legal ate, e se eles fizeram, pq a gent não pode fazer tambem???

bom, uma coisa ja bolei, não sei se funciona, para retornar um pouco que seja do vapor para a caldeira, ja venho com essa ideia a dias, vou ageitar ela mais e colocar no forum, mas se funcionar sera bem simples.

camarada luciano kaefer da uma olhada nesse topico aqui, derrepente vc me ajude.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 16#p135216
abraço a todos...
ate a proxima.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por lobão »

olicheski Escreveu:bom, não sei bem o nome, mas se ainda não debateram aqui, vi varias reportagens na tv e li alguma coisa tambem em revistas, sobre um carro que durante a 2º guerra mundial era movido a lenha, "devido ao esforço de guerra, o petróleo era economizado" nem imagino como seria o nome deste, mas, se consegue mover um carro, porque não moveria uma pequena turbina para captar agua ou um motor para gerar eletricidade???
só para esclarecer, durante a 2ª guerra os carros rodavam com gasogenio,
mas eram os mesmos motores movidos a gasolina!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”