Página 30 de 34

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda jan 05, 2009 7:26 pm
por Luciano Kaefer
enviei esses arquivos para o nosso amigo mistura-fina, que mora na alemanha, o daniel, brasileiro como muitos.
podem contar que em breve vem tudo traduzido by mentor da biosocial.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: terça jan 06, 2009 3:20 pm
por Mistura-Fina
olá pessoal,

como nao sou mecanico desconheco alguns termos ou sua exata traducao p/ portugues. segue entao uma rápida traducao a pedido do luciano. depois é só os interessados juntarem texto+figuras.

traducao grosseira das legendas das figuras publicadas na pág. 29 deste posting:

figura 01:
Zeichnung 2.jpg
Zeichnung 2.jpg (0 Bytes) Visto 14210 vezes
01. mangueira do vapor
02. atarrachamento - cônico
03. válvula "esférica" - cônica com bolinha
04. cabeca do cilindro
05. cilindro
06. "bracadeira" (talvez a trad. melhor fosse "retentor"?)
07. riscado, que p/ mim quer dizer "irrelevante". trad.: anel p/ lubrificacao
08. eixo do pistao
09. pistao
10. orifício com rosca
11. contra-porca com rosca
12. anel em "o" (arruela?)

figura 1a:

13. engrenagem/roda dentada
14. árvore de cames

figura 02 - sem legendas numeradas, traducao de alto p/ baixo:
Zeichnung.jpg
Zeichnung.jpg (0 Bytes) Visto 14212 vezes
dampfzuleitung = mangueira do vapor

"ot", nota do tradutor: na figura vemos as abreviacoes "ot" e "ut". "o" e "u" parecem ser as abreviacoes p/ "obere" e "untere" que talvez signifique o ponto mais alto (ot) e o pto mais baixo (ut) do ciclo de subida e descida do pistao. nao pude confirmar junto ao autor mas talvez o fendel, katzilla ou outra pessoa saibam elucidar melhor.

3mm nach ot einspritzende = fim da injecao 3mm depois do ot

einspritzbeginn ~3mm vor ot = inicio da injecao cerca de 3mm antes do ot

"av" schließt 6mm vor ot = válvula de escape fecha 6mm antes do ot

av - auslaßventil öffnet ~3mm vor ut = valvula de escape abre ~3mm antes do ut

fim


um bom dia a todos!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta jan 08, 2009 5:03 pm
por sandro_ventania
que bonito...heim!! todo mundo só esperando o josenir voltar de ferias, né?!!
pseudonimus, estou esperando o seu comentario sobre meu ultimo post.
luciano, como vai as coisas? está se preparando pra por a mão na massa tambem?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta jan 08, 2009 5:26 pm
por Luciano Kaefer
sandro_ventania Escreveu:que bonito...heim!! todo mundo só esperando o josenir voltar de ferias, né?!!
pseudonimus, estou esperando o seu comentario sobre meu ultimo post.
luciano, como vai as coisas? está se preparando pra por a mão na massa tambem?
...inclusive o autor do post anterior ao meu...

atualmente estou botando a mão no arroz.. tratos culturais. o motor não será para essa safra, já que falta somente 50 dias de água pela frente.

pena não entender de mecânica, senão ajudava mais. fiz o que pude. abri o documento do fendel que no formato postado não abria. e consegui uma tradução ( não juramentada ) do daniel.

mas estou por aqui, atento aos movimentos.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda jan 12, 2009 2:29 am
por Josenir
olá, pessoal,

me aguardem, que eu já estou voltando ! aquilo que eu chamo de férias, para outras pessoas pode ser entendido como apenas uns dias de descanço.

até breve.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta jan 15, 2009 9:09 am
por José Luís Cabete
faltou o (motor) de marca (josenir) e o tópico desacelerou.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta jan 15, 2009 9:43 am
por Luciano Kaefer
é, tem gente que sai de férias e não volta nunca.

volta josenir!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta jan 15, 2009 2:14 pm
por Josenir
na verdade eu já cheguei, mas como ainda não estou com a solução para aquele problema da abertura simultânea das válvulas do motor de fusca e não estou querendo arriscar montar e ter que desmontar mais uma vez o "dito cujo", estou esticando um pouco para pôr em dia vários projetos que estavam atrasados. enquanto isso, vou pensando na solução, e já estou quase chegando lá. quando estiver com idéia bem amadurecida em um dia eu faço a nova alteração e monto.
estou terminando uma turbina de eixo vertical para instalar na propriedade rural de um amigo. eu já tinha prometido para ele há alguns meses atrás, e promessa é dívida. quem quiser ver, dê uma passada na seção eólica/experiências, protocolos e projectos:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=9102

mas já dando continuidade aos trabalhos: alguém teria uma idéia para evitar a abertura simultânea das válvulas de admissão e de escape no pms, usando os cames duplos e sem ter que usar um defasamento de 90º entre eles ?

vamos pôr esses neurônios de vocês a serviço de uma vida melhor para todos e, quem sabe, de quebra ainda se ganha mais alguma coisinha... nem que seja o nobel de mecânica !

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta jan 16, 2009 3:40 pm
por sandro_ventania
olá josenir,

a solução combinada, não tinha sido voce estreitar os cames?
estreite os cames o suficiente para acabar com o cruzamento e deixe-os alto o suficiente para uma boa vazão de ar.
para dimiuir o esforço do comando em abrir as valvulas com cames tão altos eu diria para voce retirar as molas internas ou externas das valvulas...pois pelas experiencias elas tem pressão mais que suficiente para manter fechada a valvula.
a valvula de escape fechar antes do pms é menos prejudicial que a de admissão abrir antes do pms...e voce ainda recicla um pouquinho do ar fazendo uma leve compressão(involuntaria )...essa pressão residual irá ser somada com a nova injeção de ar...é como se a valvula abrisse antes do pms.
ahhh...pra se usar esse efeito, creio que aí sim o peso do volante faz diferença.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta jan 16, 2009 5:06 pm
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:olá josenir,
a solução combinada, não tinha sido voce estreitar os cames?
estreite os cames o suficiente para acabar com o cruzamento e deixe-os alto o suficiente para uma boa vazão de ar.
para dimiuir o esforço do comando em abrir as valvulas com cames tão altos eu diria para voce retirar as molas internas ou externas das valvulas...pois pelas experiencias elas tem pressão mais que suficiente para manter fechada a valvula.
a valvula de escape fechar antes do pms é menos prejudicial que a de admissão abrir antes do pms...e voce ainda recicla um pouquinho do ar fazendo uma leve compressão(involuntaria )...essa pressão residual irá ser somada com a nova injeção de ar...é como se a valvula abrisse antes do pms.
ahhh...pra se usar esse efeito, creio que aí sim o peso do volante faz diferença.
não é tão simples como se pensa estreitar a base do came. eu não tenho aqui ferramenta apropriada para esse trabalho. para fazer mau feito é melhor não fazer. e ainda tem o fato de que esta técnica não estaria acessível a todos.
o motor de fusca possui apenas uma mola em cada válvula.
sobre o volante, eu penso que para o motor continuar com o compromisso de simplicidade é necessário que ele seja mantido original como era no motor a combustão. não é tão simples fazer um novo volante, devido ao encaixe no virabrequin e ao balanceamento.
eu ando pensando uma outra forma, depois que estiver com as idéias mais organizadas eu informo. enquanto isso, o espaço está aberto para mais sugestões.

agradeço.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta jan 16, 2009 6:49 pm
por sandro_ventania
não tem duas molas?...humm então só os ap tem...
de qualquer forma voce pode trocar essas e por uma dessas, creio que uma unica dessas duplas seja mais fraca que essa unica sua.
pegue no ferro-velho por que novas é uma grana, veja:
http://www.aerotetic.com/molas_especias ... tegoria=25

josenir agora eu não entendi...voce simplesmente não solda um pedaço de aço no eixo e faz o came?
e outra...essa técnica esta longe de qualquer pessoa comum mesmo, fica claro que a solda de um segundo came tem que ser feita por pessoas capacitadas, então de qualquer forma teria que se pagar alguem para fazer o serviço. tem que levar pra uma tornearia...não tem jeito, came simples ou dificil,.... então não se prenda por isso!
fora essa solução, tem a possibilidade de retirar os cames das valvulas de escape e por as valvulas para abrirem e fecharem com solenoids eletromecanicos...não precisa nem molas nas valvulas, pois a abertura e fechamento é feito pela inversão de fase da bobina.
valvula de escape não trabalha com alta pressão...a força das molas é somente pra que elas se fechem com velocidade...o que não é nosso caso.
aliás isso é para o motor do pseudonimus, que tá sumido daqui...ihh!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta jan 16, 2009 11:31 pm
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:josenir agora eu não entendi...voce simplesmente não solda um pedaço de aço no eixo e faz o came?
e outra...essa técnica esta longe de qualquer pessoa comum mesmo, fica claro que a solda de um segundo came tem que ser feita por pessoas capacitadas, então de qualquer forma teria que se pagar alguem para fazer o serviço. tem que levar pra uma tornearia...não tem jeito, came simples ou dificil,.... então não se prenda por isso !
o que eu quiz dizer é que fazer um came convencional, cuja base tem a largura do eixo de comando, é simples e acessível a qualquer torneiro. tudo o que precisa ser feito é marcar uma rampa tomando como base o eixo e terminando no ponto mais alto do came, e fazer o desbaste do excesso de solda, e repetir o mesmo do outro lado de cada came.
mas quando se pretende fazer um came com a base mais estreita, aí fica-se sem um ponto de referência para o desbaste do excesso de solda e pode ficar torto, mau acabado e até desbastar o proprio eixo e deixá-lo com muitos defeitos. talvez uma fresa consiga fazer, mas com um certo trabalho, coisa que eu pretendo evitar.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo jan 18, 2009 7:25 pm
por sandro_ventania
se voce toma como base o proprio eixo...basta voce fazer os cames, admissão e escape defasados exatos 90° que eles não deveriam se cruzar, certo?
estou dizendo isso olhando pra um desenho rabiscado aqui...posso estar errado.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo jan 18, 2009 8:55 pm
por pseudominus
boas pessoal.

sandro

quanto aos seus bólides, gostei de ver, mas nada surpreendido, pois não referem consumos nem autonomias, logo não se podem tirar conclusões. podiam até gerar vapor até com pólvora!!!
se fossem realmente bons teriam vingado nem que fosse em competição.
o tempo, e nem só o “poder”, vai revelando o que de facto tem pernas para andar.
muito do que se faz são tentativas, e do que agora se faz nesta onda da moda, as renováveis também o é.
a tecnologia do motor a vapor está muito limitada, e o desenvolvimento de tecnologia que permitiria esta tecnologia melhorar muito, é o mesmo desenvolvimento que permitiria outras tecnologias mais eficazes, tornarem-se mais eficazes também, anulando as vantagens conseguidas nos motores a vapor.
logo não espere demasiado de motores a vapor.
dos que falam mais por aqui, pior só ar comprimido, pior não, muito pior.


luciano

o esboço de um princípio de motor que colocou, está incompleto ou mal desenhado. se tem cames onde estão as válvulas?
è um motor para brincar, especialmente com aquele principio de abrir uma válvula de vapor com um contacto com a cabeça do pistão.
esse motor do desenho só entendo que funcione se tiver uma janela de escape no cilindro á semelhança dos motores a dois tempos, terá de ser embalado e será um motor que pouco mais pode fazer do que movimenta-se a si próprio.


josenir

se quiser a minha ajuda para os cames preciso que me dê alguns dados já solicitados. com esses dados posso desenhar à escala novos cames que pode aproveitar dos velhos. não vai precisar de fresadora, mas sim de construir um “molde”, e utilizar uma esmeriladora.
os dados pedidos são: diâmetro da base das touches, o diâmetro de base dos cames e altura do came/abertura da válvula que pretende.


tenho andado por aqui, em vários tópicos sem postar, porque sou uma pedra na corrente, e preciso de pausas.
tenho de pedir desculpas aos forenses deste tópico, pois tou a dever o desenho/esboço da válvula de gaveta quando desenhar coloco.
em relação ao motor que quero transformar, não tenho nenhum em estado "dispensável" dentro do que eu quero. para agravar “evaporaram-se” motores “menos guardados” no exterior da oficina. nos últimos seis meses por três vezes os amigos do alheio carregaram metais, a última este mês, enfim sinais da crise.
posso sempre ir á sucata mas aí pago e mais dia menos dia irá sobrar um na oficina.
como estou com pouco tempo vou esperar mais um pouco para ver se aparece algum que se enquadre nos requisitos.
para mais, só vou fazer como passatempo, não é para eu utilizar, e este passatempo é para mim é quase trabalho, pois é próximo do meu dia-a-dia.
caldeira para testes já tenho uma na fábrica, vaporax de 10 bar.
este motor não é o “meu projecto“, é mais um projecto na calha, tenho eliminar outros senão “perco-me”.


cumpts




outro problema que estou a ter, é o facto desta crise começar a bater forte nas empresas, e na empresa onde exerço actividade principal também.
em semelhança a outras crises, é nestas que aumenta a criatividade e aparecem produtos novos.
na empresa onde trabalho, além de manutenção e produção, ocupo a i&d.
estou a desenvolver já à vários meses vários produtos novos de forma mais intensa, que foram propostos e entrei na fase de materialização, o que me obriga a preparar partes de linhas ou projectar/construir integralmente partes/equipamentos para as mesmas.
é uma fase de criatividade, e é do que eu gosto. uma ideia leva a outra e todos os dias surgem ideias interessantes. este é o meu passatempo profissional.

o que quero dizer com isto tudo é que estou a ficar com pouco tempo para mim e para a família.

só depois vêm os passatempos “trabalhosos”. o do motor a vapor tb há-de chegar em força a seu tempo e depois colocarei tudo aqui. se for tendo novidades tb colocarei em tempo real.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo jan 18, 2009 9:25 pm
por Luciano Kaefer
caro pseudominus

luciano

o esboço de um princípio de motor que colocou, está incompleto ou mal desenhado. se tem cames onde estão as válvulas?
è um motor para brincar, especialmente com aquele principio de abrir uma válvula de vapor com um contacto com a cabeça do pistão.
esse motor do desenho só entendo que funcione se tiver uma janela de escape no cilindro á semelhança dos motores a dois tempos, terá de ser embalado e será um motor que pouco mais pode fazer do que movimenta-se a si próprio.


o esboço é apenas o desenho que um amigo do fendel vendeu ao pessoal desse tópico, especialmente o fendel, sandro_ventania e o josenir, que se cotizaram para comprar.
como o desenho foi publicado no formato .tif (não abre no forum), tratei de passa-lo para o formato .jpg para poder mostrar à todos.

para lhe poupar pesquisa: sabemos das limitações do motor à vapor. entretanto, sabemos que em comunidades rurais, onde inexiste energia elétrica, ou redes que possam mover motores maiores ( muitas redes são monofásicas ), o desenvolvimento desse motor à vapor vai mudar radicalmente a vida das pessoas mais simples. por isso a obstinação em desenvolver algo barato, que qualquer pessoa possa fazer. na sequencia, podemos acrescer alguma tecnologia para extrair maior rendimento.

ao mover motores à vapor, onde a biomassa sólida é abundante, deixamos de consumir petróleo e gases menos nocivos são lançados à atmosfera.

ficamos gratos por unir-se à esse projeto. todos sairão ganhando com o desenvolvimento, até mesmo de forma indireta.

o video abaixo representa a interligação que existe em todos nossos atos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=je2p3x12 ... re=related[/youtube]

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo jan 18, 2009 11:34 pm
por Josenir
sandro_ventania Escreveu:se voce toma como base o proprio eixo...basta voce fazer os cames, admissão e escape defasados exatos 90° que eles não deveriam se cruzar, certo?
estou dizendo isso olhando pra um desenho rabiscado aqui...posso estar errado.
com certeza, com defasamento de 90º não vai ocorrer o problema da abertura e fechamento simultâneo da válvulas, mas com 90º não serve.
não serve porque existem dois cruzamentos de válvulas, um no pms (admissão) e outro no pmi (escape) e é necessário que o primeiro seja breve e o segundo seja bem mais longo.
na admissão, quando a válvula de escape fecha, imediatamente a de admissão abre, logo um período o mais curto possível. já no escape, é necessário que tenha decorrido pelo menos 50% do curso do pistão para que a válvula de admissão feche e que se passem os próximos 50% do curso (expansão) para que a válvula de escape abra, sendo este período mais longo.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sábado jan 24, 2009 3:33 am
por Josenir
eureka !!!!

esse negócio de fazer catavento faz muito bem para a mente mesmo ! só foi eu tirar uma folga para terminar um catavento que a mente se abriu e eu comecei a enxergar o "dito cujo" de outra forma !

já matei a charada ! vou diminuir o diâmetro da cabeça dos tuchos do motor de de fusca. já fiz todas as contas. atualmente o dìâmtero deles é de 29mm. diminuindo o diâmetro da cabeça deles para aproximadamente 24mm, o tucho encaixa entre os dois cames e não ocorrerá a abertura simultânea indesejável. e também não preciso mudar nada no eixo de comando.

só que eu preciso de mais uns dias para instalar o meu novo catavento. me aguardem.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo jan 25, 2009 12:36 am
por lobão
então grandes idéias virão???

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda jan 26, 2009 12:28 pm
por Ronald
josenir, não entendi muito bem a sua solução mas cuidado para não fazer um "degrau" na quina do tucho, onde o ressalto do comando pode trancar.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda jan 26, 2009 5:33 pm
por Josenir
ronald Escreveu:josenir, não entendi muito bem a sua solução mas cuidado para não fazer um "degrau" na quina do tucho, onde o ressalto do comando pode trancar.
não vejo como isso possa acontecer. mas adianto que além de diminuir o diâmetro dos tuchos ainda vou tratar de arredondar as quinas para fazer com que os cames deslizem melhor.