Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1639
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
vivam ...
antes de mais..alguem me pode traduzir (ou mostrar imagens) do que é um "saveiro" ?..
o locomovel creio..por mera intuição..ser uma especie de carrinho de vai-vem limitado a um sentido e de percurso curto..é isso ?..
depois eu volto..ou retorno..ou venho outra vez..
abraços
[***************]
antes de mais..alguem me pode traduzir (ou mostrar imagens) do que é um "saveiro" ?..
o locomovel creio..por mera intuição..ser uma especie de carrinho de vai-vem limitado a um sentido e de percurso curto..é isso ?..
depois eu volto..ou retorno..ou venho outra vez..
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
eis as imagens:
- Anexos
-
- saveiro.jpg (0 Bytes) Visto 6226 vezes
-
- locomovel.jpg (0 Bytes) Visto 6227 vezes
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 780
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
saveiro vem de sav?
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
eu me referí ao carro da foto abaixo, aqui é vendido como saveiro, um dos melhores utilitários da volkswagem. este da foto é o modelo mais novo. o meu é modelo antigo, mas pense num carro ótimo ! não vendo, não troco e nem dou. não sei se sabem, mas no brasil este carro só sai de fábrica com motor a gasolina, álcool ou flex(álcool/gasolina), mas no meu eu adaptei um motor ap 1.6 diesel. faz 23 km com um litro.mnunespt Escreveu:saveiro vem de sav?
-
- Membro Silver
- Mensagens: 207
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
- Localização: Rio Negro PR BR
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
vc conseguiu regularizar tua saveiro no detran?... ou no doc continua gasolina?
energias descentralizadas e definitivas.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
mais uma sugestão: nao seria possivel utilizar um circuito paralelo - uma bomba de calor - que por uma fracçao em energia electrica torne a recuperar o calor da turbina e ambiente para voltar a produzir mais vapor, ou seja, que funcione como um recuperador de calor?
questão: porque estão a fugir à turbina de tesla quando ja constataram a sua eficiencia????
questão: porque estão a fugir à turbina de tesla quando ja constataram a sua eficiencia????
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
não, continua como a gasolina. mas em outras épocas já paguei algumas multas. nos ultimos cinco anos não recebí nenhuma mais. a polícia daqui tem tido muito o que fazer e nem dá conta de outras infrações muito mais na vista e prejudiciais, como o uso de álcool. aqui ainda andam sem cinto e não tem polícia que dê jeito. o meu problema maior, eu nem gosto de falar, é o aborrecimento nos postos de gasolina para abastecer. procuro abastecer sempre em postos onde conheço, mas não tem jeito. não se passam quinze dias sem aparecer um frentista novo que insiste em tentar me convencer que o diesel vai prejudicar o motor do carro. alguns dizem assim: "eu vou abastecer, mas não me responsabilizo". haja paciência...fendel Escreveu:vc conseguiu regularizar tua saveiro no detran?... ou no doc continua gasolina?
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
na verdade ninguém ainda conseguiu constatar através de experimento prático que a turbina de tesla seja eficiente o bastante para competir com as máquinas já existentes. o que se tem feito é apenas constatar que ela funciona mas tem rendimetno muito limitado para uso prático. ela realmente é um invento admirável, não há a menor dúvida. apenas como máquina para produzir trabalho útil ela, a meu ver, não serve. se tesla em quarenta anos não conseguiu tirar dela trabalho útil, quem somos nós, simples mortais para fazê-lo ? ademais eu não tenho fugido dela, a minha está aqui na sala, na mesa de centro e tem servido bastante.bluesky Escreveu:questão: porque estão a fugir à turbina de tesla quando ja constataram a sua eficiencia????
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 163
- Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
josenir Escreveu:na verdade ninguém ainda conseguiu constatar através de experimento prático que a turbina de tesla seja eficiente o bastante para competir com as máquinas já existentes. o que se tem feito é apenas constatar que ela funciona mas tem rendimetno muito limitado para uso prático. ela realmente é um invento admirável, não há a menor dúvida. apenas como máquina para produzir trabalho útil ela, a meu ver, não serve. se tesla em quarenta anos não conseguiu tirar dela trabalho útil, quem somos nós, simples mortais para fazê-lo ? ademais eu não tenho fugido dela, a minha está aqui na sala, na mesa de centro e tem servido bastante.bluesky Escreveu:questão: porque estão a fugir à turbina de tesla quando ja constataram a sua eficiencia????
josenir...se é verdade ou não, eu não sei. mas, a historia relata que o tesla conseguiu tirar muito trabalho da sua turbina, ele fez uma que segundo está escrito, rendeu quase 700hp de potencia!!!! essa turbina foi instalada em uma usina para geração de energia eletrica, só não vingou por que o aço que ele dispunha na epoca(inicio de 1900), não resistiu a imensa rotação e empenou os discos.
se tudo o que está registrado nas patentes, etc, é verdade, eu não sei. mas na mão de tesla ela apresentou problemas de materiais e não de rendimento.
depois disso caiu no esquecimento e só a pouco tempo voltou a aparecer...talvez tesla tenha levado com ele o segredo de sua turbina.
Nós somos a consequência do que pensamos.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
os relatos realmente existem. um outro pormenor que talvez esteja passando em branco:
entre o período em que surgiram materiais mais resistentes, que fariam a turbina à vapor decolar, surgiu o petróleo e suas máquinas. a turbina de tesla, por usar vapor, estaria condenada ao fracasso.
nas universidades, de onde vem os atuais protótipos, são voltadas à tecnologias de ponta, os protótipos mostrados, são meramente acadêmicos. para muitos, voltar ao vapor é apenas uma nostalgia do passado e um retrocesso.
em lugares onde a energia elétrica não chegou, onde os rios e córregos são insuficientes para mover uma turbina, o vapor fornecido por uma caldeira compacta, transportada junto com a turbina, podem mover uma propriedade rural. podem tocar uma bomba d'agua ( do luciano ), podem mover um motor ou qualquer coisa que precise transferência de energia mecânica. ( do josenir e todos os outros que estão lendo esse tópico )
aqui o que está em pauta não é o projeto do luciano. é o movimento das cabeças de todos que partilham das mesmas idéias, que possuem a mesma veia investigativa e desejamos obter soluções fáceis de executar e eficientes. todos saem ganhando com a re-descoberta da turbina de tesla, ou mesmo quaisquer outra solução usando o vapor como fonte de energia.
avancemos.
entre o período em que surgiram materiais mais resistentes, que fariam a turbina à vapor decolar, surgiu o petróleo e suas máquinas. a turbina de tesla, por usar vapor, estaria condenada ao fracasso.
nas universidades, de onde vem os atuais protótipos, são voltadas à tecnologias de ponta, os protótipos mostrados, são meramente acadêmicos. para muitos, voltar ao vapor é apenas uma nostalgia do passado e um retrocesso.
em lugares onde a energia elétrica não chegou, onde os rios e córregos são insuficientes para mover uma turbina, o vapor fornecido por uma caldeira compacta, transportada junto com a turbina, podem mover uma propriedade rural. podem tocar uma bomba d'agua ( do luciano ), podem mover um motor ou qualquer coisa que precise transferência de energia mecânica. ( do josenir e todos os outros que estão lendo esse tópico )
aqui o que está em pauta não é o projeto do luciano. é o movimento das cabeças de todos que partilham das mesmas idéias, que possuem a mesma veia investigativa e desejamos obter soluções fáceis de executar e eficientes. todos saem ganhando com a re-descoberta da turbina de tesla, ou mesmo quaisquer outra solução usando o vapor como fonte de energia.
avancemos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
na central solar termica em espanha, onde os espelhos concentram a luz solar num foco da torre, produz-se vapor que é turbinado produzindo-se electricidade. logo as turbinas a vapor (ou ar comprimido) nao estao ultrapassadas, eu nao sei é se usam a de tesla, a espiralada, a quasiturbina ou outra... existe ai alguem especializado sobre a matéria?
esta é a quasiturbine...
http://quasiturbine.promci.qc.ca/eindex.htm
esta é a quasiturbine...
http://quasiturbine.promci.qc.ca/eindex.htm
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
ele pode ter levado consigo sim foi a vontade de fazer a turbina funcionar. claro que se ele tivese algum segredo para fazê-la funcionar teria tratado de pôr em prática, não guardaria para levar para o túmulo. ademais você "acha" que ela não teve problemas de rendimento. uma vez que ela pouco funcionou, acredito que nem se chegou a avaliar o seu rendimento real, mas eu arrisco dizer que um motor a vapor comum da época teria produzido muito mais do que esses 700hp que dizes, com o mesmo gasto de vapor, imagine um motor a vapor de hoje.sandro_ventania Escreveu: josenir...se é verdade ou não, eu não sei. mas, a historia relata que o tesla conseguiu tirar muito trabalho da sua turbina, ele fez uma que segundo está escrito, rendeu quase 700hp de potencia!!!! essa turbina foi instalada em uma usina para geração de energia eletrica, só não vingou por que o aço que ele dispunha na epoca(inicio de 1900), não resistiu a imensa rotação e empenou os discos.
se tudo o que está registrado nas patentes, etc, é verdade, eu não sei. mas na mão de tesla ela apresentou problemas de materiais e não de rendimento.
depois disso caiu no esquecimento e só a pouco tempo voltou a aparecer...talvez tesla tenha levado com ele o segredo de sua turbina.
é sabido que a turbina de tesla precisa de material resistente e de ótimo acabamento para poder funcionar. mesmo o aço da melhor qualidade que exista hoje ou venha a existir, dependendo do diâmetro e da espessura dos discos não vai resistir nesta turbina, logo o que temos é sim uma construção que não possui boa resistência para trabalhos pesados, é pouco prática e possui construção muito delicada (usinagem de precisão, etc...) logo possui muito mais defeitos do que vantagens. mas vocês que acreditam nela, sigam em frente, dou o meu total apoio, mas apenas apoio moral, pois meus recursos materiais no momento estão voltados para uma solução mais calcada na realidade e no curto e médio prazo. me desculpem mas não tenho os próximos 40 anos livres para este trabalho, mas desejo muito boa sorte a vocês.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1639
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
vivam ...
josenir..melhor que esse carreto da distribuição da saveiro..ao o substituires não viraste os olhos para o dissipador de calor (ventilador) do alternador ?...
isso sim..menos massa..menos arrasto..
tomara eu ter tempo...mas já ficou a ideia..
abraços
[***************]
josenir..melhor que esse carreto da distribuição da saveiro..ao o substituires não viraste os olhos para o dissipador de calor (ventilador) do alternador ?...
isso sim..menos massa..menos arrasto..
tomara eu ter tempo...mas já ficou a ideia..
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
eu estava a pensar em eficiencia, nao em trabalhos pesados que exijam muitos cavalo-força. mesmo assim nao vejo razao porque a turbina de tesla nao possa ser reforçada para trabalhos pesados. mas para força bruta penso que a melhor soluçao fosse motores do tipo radial. como estes...
Link
Link
Link
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Mensagens: 780
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
[***************] Escreveu:vivam ...
josenir..melhor que esse carreto da distribuição da saveiro..ao o substituires não viraste os olhos para o dissipador de calor (ventilador) do alternador ?...
isso sim..menos massa..menos arrasto..
tomara eu ter tempo...mas já ficou a ideia..
abraços
[***************]
era exactamente isto que eu referia quando disse que a turbina proposta iria ter pouca eficiencia.
já pensaram aplicar os novos prototipos de motores a ar comprimido para usarem vapor? pnso que deve fazer o mesmo efeito ou ainda melhor com o uso de vapor.
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
pessoal, a minha nova turbina não funcionou legal. nas fotos que eu enviei anteriormente faltava fazer apenas a tampa. feita a tampa, injetei ar comprimido e ela não girou muito bem, ficou prendendo o rotor, o que me levou a aumentar a folga entre o rotor e o corpo da turbina, o que piorou ainda mais porque passou a vazar muito ar.
mas acho que já localizei o problema. a questão é que eu pensei em usar apenas um rolamento para simplificar e economizar, mas um só rolamento não é suficiente para manter o rotor bem alinhado na sua posição, aí ele encosta nas paredes da turbina. vou fazer um novo rotor com dois rolamentos no eixo.
mas acho que já localizei o problema. a questão é que eu pensei em usar apenas um rolamento para simplificar e economizar, mas um só rolamento não é suficiente para manter o rotor bem alinhado na sua posição, aí ele encosta nas paredes da turbina. vou fazer um novo rotor com dois rolamentos no eixo.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 207
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
- Localização: Rio Negro PR BR
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
sem jogar areia no teu rotor... mas... mesmo a mais refinada turbina, não chega no rendimento de um simples e desprezado motor a pistão...
energias descentralizadas e definitivas.
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
mas é claro que eu sei disso. o problema é que ninguém aparece com um projeto decente de motor a vapor. num motor a vapor, o vapor só escapa se levar o pistão junto, salvo vazamentos insignificantes. nas turbinas, qualquer uma pode ter o seu rotor travado que o vapor continuar a ir embora sem que ela se movimente.
a idéia de fazer uma turbina é pela facilidade de construção e baixo custo. no caso desta que estou tentando, observe que o rotor possui pequenos dentes, logo a quantidade de vapor que vai passar por ela é pouca, e estando bem ajustada é possível que venha a dar um rendimento mínimo aceitável. se der alguma coisa útil, imediatamente já passo a fazer uma com a polia dentada do comando de válvulas da saveiro, que possui os mesmos dentes mas com um diâmetro bem maior. isso vai dar um percurso maior para o vapor circular antes de ser jogado fora e ainda vai ter um efeito "alavanca", gerando mais força que este rotor menor.
sobre essses projetos de motor a vapor que parecem piada, vejam este aí. tenho certeza absoluta que quem publica um desenho deste sabe o que é um motor a vapor de verdade e publica isso como forma de difusão da desinformação.
a idéia de fazer uma turbina é pela facilidade de construção e baixo custo. no caso desta que estou tentando, observe que o rotor possui pequenos dentes, logo a quantidade de vapor que vai passar por ela é pouca, e estando bem ajustada é possível que venha a dar um rendimento mínimo aceitável. se der alguma coisa útil, imediatamente já passo a fazer uma com a polia dentada do comando de válvulas da saveiro, que possui os mesmos dentes mas com um diâmetro bem maior. isso vai dar um percurso maior para o vapor circular antes de ser jogado fora e ainda vai ter um efeito "alavanca", gerando mais força que este rotor menor.
sobre essses projetos de motor a vapor que parecem piada, vejam este aí. tenho certeza absoluta que quem publica um desenho deste sabe o que é um motor a vapor de verdade e publica isso como forma de difusão da desinformação.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1639
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
vivam ...
quando mais atrás te perguntei se tinhas visto o ventilador do alternador este á esquerda na foto foi a melhor foto que consegui para teres uma ideia já que existem completamente fechados no lado onde as pás fazem o angulo de 90º..
creio que se for aplicado um jacto direccionado ao angulo obterás uma melhor muito melhor performance..
hoje com um alternador deste tipo e com a pistola de ar comprimido que uso para soprar/secar peças consegui com apenas cerca de 6kgf fazer com que o alternador rodasse muito bem..
fica a ideia..
abraços
[***************]
se traduzires o que realçei a vermelho por rotor possui dentes baixos e com muito pouca superficie ficarás mais perto de ficares a saber a razão da sua..na minha opinião..diminuta eficacia..(josenir) no caso desta que estou tentando, observe que o rotor possui pequenos dentes, logo a quantidade de vapor que vai passar por ela é pouca, e estando bem ajustada é possível que venha a dar um rendimento mínimo aceitável
quando mais atrás te perguntei se tinhas visto o ventilador do alternador este á esquerda na foto foi a melhor foto que consegui para teres uma ideia já que existem completamente fechados no lado onde as pás fazem o angulo de 90º..
creio que se for aplicado um jacto direccionado ao angulo obterás uma melhor muito melhor performance..
hoje com um alternador deste tipo e com a pistola de ar comprimido que uso para soprar/secar peças consegui com apenas cerca de 6kgf fazer com que o alternador rodasse muito bem..
fica a ideia..
abraços
[***************]
-
- Colaborador
- Mensagens: 1473
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
- Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil
Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!
fendel,
você poderia me informar qual a potência do motor a vapor que poderia ser movido com uma caldeira de 500 kgv/h (quantos cv) ? quantos kg de carvão se gastaria por hora ? quanto custa uma caldeira desta e quais as suas dimensões e peso ?
desde já agradeço.
você poderia me informar qual a potência do motor a vapor que poderia ser movido com uma caldeira de 500 kgv/h (quantos cv) ? quantos kg de carvão se gastaria por hora ? quanto custa uma caldeira desta e quais as suas dimensões e peso ?
desde já agradeço.