Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

o motor a vapor

veículos com motor á vapor foram fabricados por 300 anos, em grande quantidade e diversidade de tipos e modelos. fabricados em maior quantidade foram: automóveis, caminhões, tratores e locomotivas.

dos mais de 900 fabricantes de automóveis a vapor que existiram, ainda resta um, onde é possível por u$ 22.000,00 sob encomenda se obter um automóvel modelo esportivo, cupê conversível com motor a vapor de três cilindros e 120 cavalos. das centenas de fabricas de locomotivas á vapor, restou uma na china que ainda fabrica locomotivas a vapor.

atualmente ainda são fabricados, grandes motores á vapor, por não existir outro tipo de motor que tenha 350 000 hp, potencia necessária para levar gigantescos submarinos e porta-aviões a altas velocidades. estes motores são turbinas a vapor com aquecimento por queima de óleo, ou nuclear (combustível que dura vários anos, sem reabastecer).

do vapor, foi isso que restou....

vale lembrar que antes de 1885 não existia outro tipo de motor que não fosse movido a vapor. todos os veículos eram movidos por motores de combustão externa (*), ou seja motores á vapor.
(*) motor de combustão externa são os motores onde a queima do combustível ocorre fora do motor.

em 1885 surgem os motores de combustão interna (motor a gasolina), na fase inicial do motor a gasolina de 1885 até 1910, este motor tinha sérios problemas para entrar em funcionamento. pela manhã com o motor frio, era necessário primeiro se avançar (por tentativa) o magneto, depois (por tentativa), tinha de se acertar a mistura ar/combustível (gotejador), acertar a abertura das borboletas e girar a manivela. ritual que com uma boa dose de sorte levava horas para funcionar. no inverno estes motores não pegavam devido estar muito frio. quando muito quentes paravam de funcionar e era necessário esperar esfriar. quando em funcionamento, sofriam muitas panes e defeitos, paravam de funcionar repentinamente, e isso significava mais horas e horas de tentativas. para complicar ainda mais a qualidade da gasolina na época variava muito, e cada uma tinha um ajuste diferente da outra.
a gasolina na época era um produto de alto custo, vendida em latas de um galão (3,75 l).

neste mesmo período os automóveis a vapor após 20 minutos de aquecimento da caldeira eram colocados em movimento sem qualquer problema. e passavam a funcionar perfeitamente durante o resto do dia. alguns proprietários deixavam a chama piloto ligada durante a noite assim de manhã após 5 minutos de aquecimento (mesmo no inverno) o veículo era colocado em movimento.
portanto até 1910 os automóveis a vapor eram muito superiores (todos os aspectos), e funcionavam muito melhor que os automóveis á gasolina. o melhor testemunho deste fato é que todas as ambulâncias eram movidas a vapor não existiam ambulâncias com motor a gasolina, por não serem veículos confiáveis.

de 1910 a 1920 os automóveis a gasolina evoluíram muito, surge a partida elétrica, carburador, e a gasolina passa a ter qualidade constante. agora para se colocar o motor em movimento, basta apertar um botão, e o motor entra em funcionamento, e bastam apenas alguns minutos para aquece-lo. o automóvel a vapor ainda necessita de 15 minutos de aquecimento, o que virou uma eternidade para o usuário, passou a ser um tempo que não podia ser perdido. pois em 15 minutos muitos já haviam chegado ao seu destino.
o automóvel a gasolina é barulhento, mas os usuários gostavam do barulho. virou uma espécie de status andar com veículos a gasolina. demonstrava conhecimento e capacidade, saber ligar este motor, ecolocar o automovel em movimento. coisa para poucos e motivo de muito orgulho.

o automóvel a vapor perdeu muitos adeptos. mas ainda tinha muitas vantagens sobre o automóvel a gasolina: não tem pedal de embreagem, não tem caixa de cambio, não é necessário trocar marchas. o veículo é automático, como se fosse um hidramático, muito fácil de dirigir, não necessita de experiência ou treinamento para ser dirigido. queima combustíveis mais baratos (óleo, querosene, carvão etc) o custo do quilometro rodado é muito mais baixo que a gasolina. os automóveis a vapor tem motores mais possantes, tem melhor desempenho em aceleração, arrancada, velocidade máxima e subida de montanha. o consumo de combustível em 1920 é igual para o s motores a vapor e gasolina, 12 a 16 milhas por galão (de 5 a 7 km/l.) mas o óleo ou querosene é muito mais barato que a gasolina.

de 1920 a 1930 0corre o declínio do automóvel a vapor, embora o mesmo continuasse com motores mais possantes de 80 a 100 hp, (o motor a gasolina atinge isso somente depois de 1930)..
o automóvel a vapor tem uma durabilidade muito mais alta, não tem vibrações, em velocidade máxima seu motor gira apenas 1200 rpm, quando o carro para, o motor para. o motor tem menos péças, menos desgaste, menos manutenção. o motor a vapor é silencioso, nos veículos com condensador um litro de água é suficiente para rodar 200 quilômetros. consome um litro de óleo lubrificante a cada 3000 quilômetros. consome um litro de combustível a cada 12 km. em 1930 automóveis á vapor doble, eram colocados em movimento após um aquecimento de 30 segundos em pleno inverno. os automóveis a vapor eram mais velozes, silenciosos, econômicos e confortáveis. apresentavam melhor qualidade mecânica.

mas quem venceu o automovel a vapor foi o custo dos materiais, exemplo uma caldeira com 260 metros de tubos de aço inoxidável ou e cobre custava muito caro para ser produzida com a solda artesanal feita manualmente por um artesão. em um determinado momento o automovel a gasolina passou a ser fabricado em linhas de montagens e o seu preço caiu pela metade do preço do automovel a vapor . a diferença era muito grande, e os automóveis a vapor foram se acabando.

no final da década de 60 descobre-se que os níveis de poluição gerados pelo motor a gasolina, são cancerígenos, descobre-se que a poluição estava destruindo a camada de ozônio, estava destruindo as florestas, estava destruindo o planeta.
surgem as leis antipoluição que impõem níveis máximos de emissão de poluentes para automóveis. em 1970, o motor a gasolina não consegue reduzir seus níveis de poluição para os niveis exigidos.
antigos automoveis a vapor são testados, e se descobre que apresentam uma emissão dez vezes menor que os níveis permitidos. os gigantes: general motors, lear, mitsubishi, mercedes, volkswagem, morris, mcculloch, honda, começam a pesquisar e constroem automóveis com motores a vapor, os quais apresentam ótimos resultados, com niveis de poluição proximos a zero.

em seguida descobre-se que a utilização de catalisadores nos sistemas de escapamento, associados a eletrônica no gerenciamento da injeção de combustível reduzem os níveis de emissão do motor a gasolina, para valores um pouco acima aos estabelecidos.

nos bastidores murmura-se, que poderosas organizações não querem a volta do automovel a vapor.
os comentarios apontam que o mesmo independe do petróleo, queima qualquer coisa, e consome
menos combustivel e lubrificantes. seu motor usa uma vela de ignição por toda sua vida útil que é de um milhão de quilometros. não tem carburador, distribuidor, motor de partida, embreagem caixa de cambio etc. ou seja tem poucas péças e uma altissima vida útil., e isto seria o fim da industria de auto péças.

o fato é que o automóvel a vapor é guardado novamente, e não se fala mais no assunto.


"fonte desconhecida"
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por serges »

uma história bonita e como o eléctrico algo esquecida mas no entanto no eléctrico já existe alguns protótipos a demonstrar a boa vontade dos construtores, agora o de vapor!...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sergiomms »

sandro_ventania Escreveu: ..."fonte desconhecida"
mais umas boas palavras para alimentar as teorias de conspiração!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Bluesky »

perfeito disparate, nao é só uma teoria mas sim uma grosseira tentativa de conspiraçao (manipulaçao). comparar um carro a vapor com um carro a gasolina, como se ele tivesse as vantagens de um carro electrico ou algo parecido, é atirar areia aos olhos. só serve aos cegos pois é clara a vantagem dos carros a combustão sobre os a vapor, que a combustão também são, ou já esqueçeram da caldeira? absurdo, claro. comentar mais é perder tempo. fico por aqui #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
bluesky Escreveu:perfeito disparate, nao é só uma teoria mas sim uma grosseira tentativa de conspiraçao (manipulaçao). comparar um carro a vapor com um carro a gasolina, como se ele tivesse as vantagens de um carro electrico ou algo parecido, é atirar areia aos olhos. só serve aos cegos pois é clara a vantagem dos carros a combustão sobre os a vapor, que a combustão também são, ou já esqueçeram da caldeira? absurdo, claro. comentar mais é perder tempo. fico por aqui #
sandro_ventania Escreveu:o motor a vapor

...nos veículos com condensador um litro de água é suficiente para rodar 200 quilômetros. consome um litro de óleo lubrificante a cada 3000 quilômetros.
não sendo propriamente um especialista em motores a vapor..apenas sou um provavel interessado..

considerando das intervenções feitas até ao momento enfoquei nos dois sublinhados a vermelho para fundamentar esta intervenção..

com aquecimento electrico (com a energia obtida através de painel solar e/ou bateria) não é possivel aquecer o suficiente uma quantidade de agua tão pequena como um litro rapidamente ?..recorrendo á energia solar/bateria não seria possivel que o aquecimento fosse programado para se iniciar antes da hora prevista de utilização da maquina ?

abraços
[***************]


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por RJSC »

para isso usava-se um motor eléctrico directamente.
aquecer água com a electricidade e usar o vapor é incrivelmente ineficiente.

já agora repararam nos consumos que aí fala?
1l para 12km... dá quase 9l aos 100km onde é que ia parar o aquecimento global com tanto co2 emitido

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Bluesky »

exactamente rjsc. falar em "motor a vapor" é na verdade falar num "motor a carvão", pois é essa a fonte energetica basica. e a combustão do carvao alem de libertar carbono emite uma quantidade apreciável de fuligem ... enfim, poluição no seu melhor! #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:para isso usava-se um motor eléctrico directamente.
aquecer água com a electricidade e usar o vapor é incrivelmente ineficiente.

já agora repararam nos consumos que aí fala?
1l para 12km... dá quase 9l aos 100km onde é que ia parar o aquecimento global com tanto co2 emitido
então mas esse é o consumo normal da maioria das pessoas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


fbfelipe
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta set 11, 2008 7:09 am
Localização: Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por fbfelipe »

fico imaginando a maravilha que deve ser o silencio num congestionamento, ja que o motor para junto com o carro

mas realmente, queimar carvao é complicado...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ferra »

ora um assunto que me interessa
a realidade é que o motor de ci é mais eficiente que o de ce devido a este ultimo ter mais perdas termicas. isto se fizer-mos uma viagem longa. mas se a circulação for numa cidade se calhar o caso muda de figura porque a tendencia dos actuais motores ci é o de pararem quando se esta parado! o motor a vapor é muito melhor para este serviço! a caldeira tambem para de consumir e o arranque é instantaneo!
existiu um carro feito por um australiano que arrancava de manha com um aquecimento de 30 segundos e para paragens de ate 2 horas o arranque era instantaneo! paragens um pouco mais prolongadas exigiam 15 segundos de arranque. o carro consumia 10 litros aos 100 mas podia ser cachaça, petroleo, enfim algo que arda! não era necesario ser carvão!

fernando repare que um metro quadrado de superficie so recebe 1kw de energia solar na melhor das hipoteses! e estamos num carro! mas sim, era posivel embora na practica...
se tivessemos energia electrica era melhor aplica-la num motor electrico mas, eu penso que se referiu a que era possivel aquecer a água depressa, devido ás cafeteiras electricas, daí a comparação...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por orbis »

os automóveis a vapor não usavam carvão, até porque isso não é prático.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

acho que voce não entenderam o "x" da questão...
a questão é que se houvessemos aplicado os esforços de aprimoramento tecnologico em cima do carro a vapor, certamente ele seria muito superior ao carro de combustão interna de hoje em todos os sentidos, pois mesmo sendo antigo ele a até pouco tempo era superior em velocidade, em potencia ainda é superior.
a maioria, assim como eu fazia, quando falam em carro a vapor, logo vem a mente as locomotivas...esqueçam a coisa é muitissimo superior!
os carros a vapor eram movidos basicamente a querosene...mas podem ser movidos a qualquer coisa que queime...vai desde parafina até oleo vegetal.
e quanto as teorias da conspiração...pesquisei e achei a fonte!
vejam é um excelente site e em portugues!!!

www.geocities.com/wernervana

aproveitem
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

matéria excepcional. não li à fundo, mas o pouco que vi, gostei. vai para os favoritos.
esse site vai despertar muitas idéias mirabolantes.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

ué luciano, pelo jeito o pessoal só queria falar em conspirações...agora que tem a fonte, ninguem comenta mais nada?
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

pra você ver como funciona a cabeça humana. já li bastante sobre o link último indicado. e gostei do que vi.
parece que a humanidade forma paradigmas caracterizando que as soluções de outrora, e se perderam no tempo, são obsoletas. é um grande engano abdicar de soluções que foram colocadas de lado pelos interesses primeiros dos produtores de petróleo, de forma propositada.
nada devia ser deixado de lado. nada. até que se chegue ao consenso de que a solução ( ou reinvenção) não é viável.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

luciano, voce tocou no ponto certo...
qualquer um fica admirado ao estudar as civilizações antigas, pois se descobre que tecnologias atuais eram triviais na antiquidade...apenas se perderam e estão sendo redescobertas...especialmente algumas areas como a astronomia, que tudo indica que antigamente era mais avançada que a atual...nem "floid" explica...he he he.
no caso do carro a vapor...é que a maioria que se manisfestou aqui, tinha uma visão contraria e como o link só fez mostrar que estavam errados...silencio...
o ser humano não gosta de ser contrariado.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por serges »

olá , sempre considerei o uma alternativa já que não tem qualquer interesses económicos de outras grandes empresas...

uma alternativa como outras...

vamos aguardar para que se comece a falar e mexer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Bluesky »

no caso do carro a vapor...é que a maioria que se manisfestou aqui, tinha uma visão contraria e como o link só fez mostrar que estavam errados...silencio...
o ser humano não gosta de ser contrariado.
eu nao penso que esta seja uma forma adequada de se dirigir aos outros foristas, e quem nao gostou de se sentir contrariado aqui nao penso ter sido eu. li o site que mencionou e nao encontrei rigorosamente nada que altera-se a minha opinião, logo nao tinha nada a escrever.

depois da sua insistencia posso acrescentar algo só para nao pensar que sou mal-educado, que é: os automoveis a vapor sao obsoletos e não fazem sentido no quadro actual.

se quizer os pormenores posso dizer que são maquinas pesadas, com uma manutenção cara e altamente poluentes (que me lembre de imediato, mas existem mais razoes). a vantagem é que o seu combustivel é flexivel - pode queimar qualquer coisa para andar - mas isso gera tambem veiculos sujos (se vivesse no tempo dos seus avós iria compreender melhor)

claro que pode vir falar em vapor induzido pelo nuclear, e este sim, limpo. mas quem gera vapor a partir do nuclear tambem poderia gerar hidrogenio, e em vez de vapor teria um veiculo a hidrogenio. muito mais poderiamos dizer, mas seria tudo uma perda de tempo. penso tambem nao existir para o vapor nenhuma conspiração institucionalizada, foram sinais dos tempos devido à necessidade de massificaçao nos transportes. chamaram-lhe progresso. obrigado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

estou de certa maneira dentro da linha de pensamento do bluesky..o estremar de posições (com umas indirectas á mistura) em relação a um ou outro assunto é a meu ver uma forma de dispersar a focagem sobre o assunto..além de outros riscos associados para a sã convivencia..

tenho a certeza de que na sua larguissima maioria todos os participantes e visitantes deste forum estão irmanados por designios comuns na busca de soluções para diversos problemas com os quais nos confrontamos na actualidade e não faz sentido cercear ou minar a busca e o desenvolvimento das formas resolutivas..

no caso presente..o do motor a vapor..o meu interesse assenta basicamente no desafio técnico da sua aplicação e forma de o alimentar e gerir..o que depreendi é insipiente mas já deu para aquilatar da sua viabilidade (através de alguns exemplos praticos que ligeiramente vi no site que o sandro ventania indicou www.geocities.com/wernervana )..

como em qualquer outro topico sobre qualquer outra materia acho que as intervenções se deveriam cingir á sua progressão e não para qualquer outro efeito pernicioso..

abraços
[***************]

p.s.- a não continuidade de intervenções de um ou mais users que tenha(m) exposto uma opinião contraria ao assunto em debate num topico não significa que tenham sido "batidos aos pontos" pelas intervenções dos que manteem o debate..apenas lhes estão a dar espaço objectivo..e a isso chama-se respeito..

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

...e também, liberdade de expressão, pilares desse forum.

tenho aqui na fazenda, a necessidade de bombear água para dentro de uma lavoura de arroz. com diesel, gasto 200 litros ao dia. imaginem o tamanho da conta.

quando vi o site indicado, pensei logo na possibilidade da biomassa disponível alimentar uma caldeira estacionária, bombeando água sem o uso do diesel.

já não me vejo dentro de um automóvel à colocar lenha para queimar, num trânsito de uma grande cidade.

as soluções são adaptadas caso a caso. por isso parto do princípio que todas as idéias devem evoluir. e isso não significa curvar-se à elas. apenas adequa-la à nossa vida cotidiana, ou não, dependendo do caso.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”