Motor Sterling

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Autor do tópico
flyboy_____
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 07, 2010 11:57 am

Motor Sterling

Mensagem por flyboy_____ »

a funcionar com o calor da mão:
http://www.youtube.com/watch?v=xep5lsfw05w

a funcionar com energia solar:
http://www.youtube.com/watch?v=-7yk3gd0thg

a funcionar com o calor dos electrodomésticos:
http://www.youtube.com/watch?v=jlkthozmeu8

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Motor Sterling

Mensagem por mauri »

interessantes vídeos, mas devido à fraca potencia gerada, talvez tenha pouca viabilidade de funcionamento.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Re: Motor Sterling

Mensagem por lopesviii »

mauri Escreveu:interessantes vídeos, mas devido à fraca potencia gerada, talvez tenha pouca viabilidade de funcionamento.
pois, também me parece.
mas que fale quem sabe
Imagem


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Motor Sterling

Mensagem por CrOhN »

existem videos no youtube com concentradores solares e geradores de 12kw em funcionamento. portanto, para a mesma área exposta, muito mais rendimento que os fotovoltaicos.

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Motor Sterling

Mensagem por _cls_ »

muito ou pouco rendimento, o certo é que não existe ainda outra tecnologia que tire tanto rendimento de uma fonte térmica como o motor stirling (pequenos volumes) e motor a vapor (grandes volumes).
nos painéis fotovoltaicos, os protótipos apresentam bons rendimentos 30% (tecnologia espacial) mas na pratica é impensável conseguir comprar um painel com rendimento superior a 12%, existem também os de origem vegetal (na verdade de vegetal já não têm nada, têm nano-polímeros sintéticos) são baratos mas com rendimentos na ordem dos 5%.

quanto aos bimetais, o melhor exemplo disso são as placas de peltier, inventadas há décadas, mas com rendimentos também nos 5%.

...bem, não sei porque reclamo, as barragens também só tiram proveito de 5% da energia potencial da água! mas aí podemos-se dar a luxo de esbanjar água!
fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/motor_stirling
motor stirling - é um motor de combustão externa.

teoricamente, o motor stirling é a máquina térmica mais eficiente possível. alguns protótipos construídos pela empresa holandesa phillips nos anos 50 e 60 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 30%).
eu tenho dois desenhos feitos em cad para duas células solares hexagonais, já desde o verão passado.
uma com 3 pares* de cilindros (diâmetro de 70cm);
outra só com um par* (diâmetro de 48cm)

* um par de cilindros é constituído por um cilindro motriz e um cilindro de convecção, no motor striling tipo gama.

o objectivo é gerar electricidade com um diferencial de temperatura de 40ºc, o restante excesso activa uma electroválvula que abre um circuito de água para um termo-acumulador.
em suma, electricidade e águas quentes sanitárias (usando um painel com 7 células de 3 pares de cilindros).
vai funcionar->sim
vai ter o rendimento esperado->matematicamente foi previsto, na prática iremos ver!

o motor stirling usa uma mecânica super simples, faz-se com latas de coca-cola, fita cola, arames e membranas retiradas de balões (ou preservativos hahahahahah), a fonte de calor pode ser uma vela daquelas vermelhas da avozinha. obviamente que quem quiser avançar com uma coisa mais séria o melhor é ter um torno mecânico ou conhecer alguém que tenha.

quem quiser ideias eu compartilho, porém ainda não tenho nada materializado para mostrar.
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Motor Sterling

Mensagem por mauri »

_cls_ Escreveu:as barragens também só tiram proveito de 5% da energia potencial da água! mas aí podemos-se dar a luxo de esbanjar água!
a água não se perde; ela segue seu caminho...
então e o projeto? há mais novidades?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”