Potência certa Contador electricidade

Energia Eléctrica
Responder

Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ScRuMbLe »

olá, moro numa vivenda com algum equipamento eléctrico. o contador é trifásico 20,7, mas numa tentativa de baixar a conta da luz , e por achar que a potência é demasiada, vou pedir baixa de escalão. vou fazer por tentativa e erro, visto a alteração ser possível e gratuita. mas um pouco de aconselhamento, visto que não percebo nada de electricidade, é sempre bom.

alguns de vocês dirão que para baixar a conta da electricidade há que começar pelos aparelhos mais gastadores. mas de facto, tirando as lâmpadas que já estou a tratar disso, não vejo outras coisas que se possa substituir sem ter custos elevados, como frigorífios, máquinas de lavar, ar condicionado, etc.

aqui vai a lista dos principais equipamentos, que julgo serem os mais gastadores:

- 2 portões garagem, um de braços que é usados pelo menos 2 vezes por dia, e outro de portão de fibra que raramente é usado. nunca são activados em simultâneo.

- 6 ar condicionados, 3 motores, só 2 motores sao inverter, em simultâneo no maximo funcionam os 3 motores, 4 inverters e 4 aparelhos. aqui estou a exagerar um pouco, mas por questões de folga

- máqua lavar louça e roupa, algumas poucas vezes em simultâneo

- aspirador a vapor dakeles grandes tipo da televisao :p nunca em simultâneo com ferro nem com ar condicionado

- ferro de engomar, tipo caldeira a vapor, usado 1 vez por semana, nunca em simultâneo com os ar condicionados

- aparador de relva (não cortador, aparador para as pontas)

- cortador de arbustos, tipo moto-serra mas nao e bem moto-serra :p

- motor de tirar agua do poço, isto sim gasta imenso. acho que mais valia meter um a combustível, não acham? muito usado no verão para regar a relva, todos os dias practicamente.

- muita iluminação, e ainda por cima o que está ligado mais tempo e em simultâneo são os focos.

e é tudo

-----------

além disso, tenho caldeira aquecimento pa aguas sanitarias, com resistencia electrica. tem um relógio de programação, não é muito comum estar em simultâneo com nada, pois costuma funcionar entre as 5:30-7:30 para aquecer os banhos. nesse espaço de tempo consegue aquecer 1000 litros, que depois não são totalmente aproveitados, pois essa quantidade não é gasta nos banhos (acho eu) e a água perde temperatura. no resto do dia entra o gás.

eu neste momento pago o gás 55kg a 70€ a botija. pelas minhas contas não compensa usar o modo eléctrico, nem no inverno com o aquecimento central que é sempre a gás (o modo eléctrico só aquece banhos).

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Eletrico »

ola
o contador e biorario?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ScRuMbLe »

eletrico Escreveu:ola
o contador e biorario?
não, nem me compensa. quanto mais alta a potência menos compensa o bi-horário. é edp 5d, mas já estou em mudança para a universal porque é mais caro.

a union fenosa do espanhois já não está aí no mercado, ou é so de negócios?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Eletrico »

ola
em que te baseias para dizer não compensa?
ha que ver algumas coisas:
das maquinas que usas podes fazer que funcionem dentro das horas de vazio?
por exemplo se tiveres rega automática não poderia ser feita de noite?
no ano passado fiz algumas alterações aqui por casa,por causa dos consumos.instalei equipamento de controle e comando para gerir as tomadas das maquinas de maior consumo.
troquei algumas lâmpadas em alguns locais reduzi o uso de electricidade ao mínimo.com a poupança de um ano amortisei praticamente o que investi.
embora use trifasica estou pela metade 11 e qualquer coisa 15a linha.
um bom estudo entre baixa de escalão ,bi-horario e boa gestão podem te por uns bons € ao bolso.e tudo uma questão de gestão e estar disposto a abdicar de alguma coisa.
mesmo em termos de ar condicionado,pode-se ter bons ganhos com -2ºc que o normal.
pensa um pouco mais e tenta fazer algumas contas. podes cortar a relva ao fim de semana?
pois se o fizeres ao fim de semana a poupança em relação a ser durante a semana e igual a cortares a a relva na próxima vez de borla.mas mesmo que já faças assim não tendo contador bi-horário não notaras a diferença.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Luciano Kaefer »

se intencionas economizar, atente para as recomendações do elétrico. são altamente pertinentes.
não se pode economizar, se não se abrir mão de algo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ScRuMbLe »

não sei se referi, temos empregada em casa e portanto aspirador e ferro de engomar (que consomem brutalmente), têm de ser feitos obrigatoriamente em hora de ponta.

a relva é sempre cortada ao fim de semana. de facto, a relva é regada à noite. com o bi-horário, já compensa aquecer as águas electricamente.

tudo isto é muito bonito se os meus pais tivessem alguma consciência ambiental. agora tentem explicar isso à vestuta geração antes do 25 de abril

mas vou tentar. no entanto, se for o caso de ter potência a mais, é sempre bom reduzir uns bons euros no termo fixo.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Luciano Kaefer »

tudo isto é muito bonito se os meus pais tivessem alguma consciência ambiental. agora tentem explicar isso à vestuta geração antes do 25 de abril
o que houve antes de 25 de abril ? ( perdão, estou em outro hemisfério... )
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ScRuMbLe »

luciano kaefer Escreveu:
tudo isto é muito bonito se os meus pais tivessem alguma consciência ambiental. agora tentem explicar isso à vestuta geração antes do 25 de abril
o que houve antes de 25 de abril ? ( perdão, estou em outro hemisfério... )
quis dizer uma metáfora e saiu rasca. resumindo, os meus pais não ligam boia a isto do ambiente, e reduzir o consumo de energia blah blah blah. julgam que eu sou forreta só quando estas gerações se forem é que o mundo vai começar a mudar. para o bem e para o mal.

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por MacSousa »

scrumble Escreveu:...
tudo isto é muito bonito se os meus pais tivessem alguma consciência ambiental. agora tentem explicar isso à vestuta geração antes do 25 de abril
jovem, na geração que nasceu antes do 25 de abril há muita gente com consciencialização ecológica. se tiver alguma atenção não tarda a reparar isso aqui no fórum.
só mais uma coisita sem importância: "vestuta" está mal escrito
cumprimentos


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por itisix »

bem, vou deixar aqui as minhas "visões" sobre o assunto:

o ar condicionado não há grande volta a dar, mas de facto baixar qq coisa a temperatura, nem se dá por ela e pode poupar mesmo muito.
quais são as potências dos "bichos"?

fazes muito bem trocar as lâmpadas. se não for por led troca por fluorescente que já é uma grande ajuda. e com as "amarelas" a luz é menos fria.

as máquinas podes ligar tudo em horários de vazio com a tarifa biorária. além disso, frigorificos, arcas, ar condicionado e outros equipamentos que estejam sempre ligados tb vão beneficiar do desconto no horário mais barato e sem teres trabalho com isso. eu gasto cerca de 60 a 70 euros por mês e com a bi-horária e sem grande esforço poupei 6 euros por mês. e assim tb podes ligar a resistência da água só de noite.

podes ainda fazer alguns cortes. desligar (em vez de deixar em stand by) os aparelhos (tv, dvd, etc...), evitar deixar luzes acesas, evitar fazer pratos culinários daquelesq que precisam de 3 horas de panela ou forno.

a relva pode, e deve, ser regada na altura mais barata, mas de manha e não à noite. faz mt melhor à relva ser regada de manha (às 6 da manha por exemplo). se for regada de noite, mais facilmente pode ganhar musgos. de manha, a humidade não fica tanto tempo à superfície.
outra maneira de poupar energia é ter uma relva que precise de pouca água, tipo grama rústica.

ah, eu tenho 1 pc sempre ligado e de noite fica mais barato

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ajosemor »

não pretendo uma "guerra" de gerações mas ... dizer apenas que todas as ideias preconcebidas são normalmente falsas no meu caso por ex, sempre fui dos mais conscientes, informado e activo, tanto no local de trabalho como na família que é grande. os meus filhos, por ex, são muito menos activos no que temos de fazer para alterar a situação, do que eu.
e se não o dizem, olham-me como sendo motivado por razões económicas, o que não é verdade como se prova pelo simples facto de ter uma tarifa especial mais barata. mesmo assim, tenho painel solar, e máquinas de lavar a ir buscar a água quente á aquecida pelo sol e tantas outras coisas...
aflige-me ver muitos jovens indiferentes á situação global quando, muitas vezes, já sofrem mais do que os mais velhos, de numerosas alergias e outros males que têm a ver com a qualidade ambiental.

bom, voltando ao mais importante. parece-me pouco provável que a tarifa bi-horária não seja vantajosa. a redução de potência contratada pode não ser a melhor solução mas, a avaliação só pode ser feita conhecendo as potências dos aparelhos instalados. há no sítio da edp um simulador para verificar essa situação.
em simulador de potências tarifas e consumos
http://www.servicos.edp.pt
contratação > simulador > entrar
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Autor do tópico
ScRuMbLe
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 29, 2008 7:33 pm

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por ScRuMbLe »

certo.

em relação a regar a relva à noite, de facto foi o que sempre fizemos e não sabia disso. e realmente ela têm muitas ervas daninhas.

bom, assim que tiver o contrato da edp universal activo, vou mudar para bi-horário. o contador indica o consumo em vazio e cheio, portanto facilmente vemos se compensa certo?
o problema é que há certas coisas que têm de ser feitas sempre durante a semana e de dia, como a aspiração e o passar a ferro.

o ar condicionado são 3 motores:

- 1 daikin inverter com 9000 e 11000 btu's
- 1 motor daikin inverter com 9000 e 9000/11000, not sure
- 1 motor mais roskoff não inverter, com 9000 e 9000.

os daikin são os mais usados, optou-se por meter um roskof porque as respectivas divisões usam-no poquíssimas vezes por ano. e o investimento foi muito grande.

de qualquer forma, quando foram comprados nem eu estava muito dentro disto, e portanto foi às cegas. mas acho que os daikin devem ter um consumo mt razoável.

em relação à regulação do a/c, vão explicar isso à minha mãe, que usa sempre a temperatura no máximo. são este tipo de dificuldades que eu tenho. e depois ainda sou acusado de ser forreta.

em relação aos aparelhos para ligar/desligar no bi-horário, eu tenho alguns digitais, será que eles aguentam a hora com uma falha de luz de alguns minutos. é que a luz aqui tem bastantes dessas falhas. e no caso da máquina de levar, que é encrastada, é um bocado chato ter que me enfiar dentro do móvel para tar a regular aquilo.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Eletrico »

scrumble Escreveu: em relação aos aparelhos para ligar/desligar no bi-horário, eu tenho alguns digitais, será que eles aguentam a hora com uma falha de luz de alguns minutos. é que a luz aqui tem bastantes dessas falhas. e no caso da máquina de levar, que é encrastada, é um bocado chato ter que me enfiar dentro do móvel para tar a regular aquilo.
tenta por um interruptor horário no circuito dentro do quadro.
outra coisa se conseguíres convencer a empregada a passar a ferro no sábado de manha talvez poupes que chegue para lhe pagar esse meio dia
ainda com respeito ao ar condicionado,tens algum local que possas abdicar do mesmo e trocar por um daqueles aquecedores de tijolos refractários que se liga de noite e da para todo o dia? por exemplo quartos
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por itisix »

scrumble Escreveu:em relação aos aparelhos para ligar/desligar no bi-horário, eu tenho alguns digitais, será que eles aguentam a hora com uma falha de luz de alguns minutos. é que a luz aqui tem bastantes dessas falhas. e no caso da máquina de levar, que é encrastada, é um bocado chato ter que me enfiar dentro do móvel para tar a regular aquilo.
eu tenho 2 digitais já há algum tempo, e tem iguais à venda no bricomarché a 8 ou 9 euros ou qq coisa assim. aguentam dias. tive um desligado mais de uma semana e ainda estava com as horas certas. um está a programar a minha rega. além de já o ter, fica bem mais barato que um programador para quadro eléctrico que anda pelos 50 euros. gaster 2 euros numa tomada e pronto.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por itisix »

eletrico Escreveu:
scrumble Escreveu:ainda com respeito ao ar condicionado,tens algum local que possas abdicar do mesmo e trocar por um daqueles aquecedores de tijolos refractários que se liga de noite e da para todo o dia? por exemplo quartos
cumprimentos
não estás a falar dos acumuladores, pois não? isso de ligar à noite é verdade, mas não dá para o dia todo nem para temperaturas mais quentes. dará no máximo para 17 ou 18º.
e um ar condicionado de categoria b ou a, com uma utilização minimamente cuidada, gasta menos que isso.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por celsomenaia »

quanto aos ares condicionados, são uma boa escolha, a daikin tem cop e eer bastante elevados os de 3,6 kw (~12000btu), tem um cop de 5,14 e um eer de 5 , portanto não consome muito se tiverm todos ligados em fases diferentes não há crise por esse lado, falta ver o resto!

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Potência certa Contador electricidade

Mensagem por Eletrico »

celsomenaia Escreveu:quanto aos ares condicionados, são uma boa escolha, a daikin tem cop e eer bastante elevados os de 3,6 kw (~12000btu), tem um cop de 5,14 e um eer de 5 , portanto não consome muito se tiverm todos ligados em fases diferentes não há crise por esse lado, falta ver o resto!

cumprimentos
ola
uma das coisas a ter em conta e uma boa distribuição das fases isso so por si ajuda muito no qu se refere a calcular qual o valor correcto para a potencia contratada.o motor para a agua da rega tem muita influencia no consumo se for monofasico se for o caso a troca por um trifasico pode ajudar a poupar mais alguma coisa
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”