Nova tecnologia na iluminação pública

Energia Eléctrica
Responder

Autor do tópico
Bobinador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 19, 2010 11:17 am

Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Bobinador »

nova tecnologia na iluminação pública

uma lâmpada com tecnologia led (light emitting diode), desenvolvida pela empresa arquiled em parceira com o instituto de sistemas e robótica da faculdade de ciências e tecnologia da universidade de coimbra (isr-fctuc) e a edp - direcção de tecnologia e inovação, permite reduzir os consumos em mais de 50%, com uma melhoria substancial da qualidade da iluminação.

a tecnologia já está em fase de experimentação nos pilotos definidos em coimbra (pólo ii da fctuc), no porto e, futuramente, em évora.

os investigadores da fctuc focam-se agora no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o controlo inteligente destas novas luminárias, o que vai permitir atingir uma redução em 75% dos consumos de iluminação pública, representando um potencial de poupança de cerca de 100 milhões de euros por ano.

actualmente, de acordo o coordenador do projecto, aníbal traça de almeida, “estima-se que 20% do consumo total de energia mundial esteja relacionado com sistemas de iluminação. com os preços da energia a subir vertiginosamente e os compromissos com programas estruturais para combater as alterações climáticas, urge encontrar novas formas de energia e utilizar mais eficientemente a energia que dispomos”.

cm

Avatar do Utilizador

Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Rios »

muito bom, lâmpada led ainda não vingou devido a falta de ajuda do governo sendo que esta tecnologia propicia numa economia muito grande como citado por exemplo em iluminação pública.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por sergiomms »

rios Escreveu:muito bom, lâmpada led ainda não vingou devido a falta de ajuda do governo sendo que esta tecnologia propicia numa economia muito grande como citado por exemplo em iluminação pública.
só se for o governo brasileiro, porque por estas bandas a tecnologia está bem encaminhada!
o que está a dificultar as vendas são os clientes, que ainda não têm "tomates" para se comprometerem (com dinheiros publicos) numa tecnologia que ainda tem algumas provas a dar!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Bluesky »

aqui em braga tem um novo conceito de iluminação publica: chama-se inverter o relogio, ligam de dia e apagam à noite. quando os moradores estiverem habituados nem de dia nem de noite.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
Bobinador
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 19, 2010 11:17 am

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Bobinador »

e o que é que isso tem a ver com a notícia do tópico?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Bluesky »

nada, mas a tecnologia led tambem não é nova, mesmo em iluminação publica... não é uma critica, acho optimo isso dos leds, força! o socrates tambem só descobriu os carros electricos o ano passado
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Master »

sim e até já existe um tópico aqui algures deste tema.
aqui perto de mim em vila franca de xira, já existe (há meses) uma avenida só iluminada a leds.
penso que nesse tópico se falou em muitos mais sitios.
acho muito bem as camaras investirem neste tipo de iluminação, pois com os gastos mensais que têm em iluminação, só têm a ganhar a medio/longo prazo.
pelo que dizes é uma tecnologia de leds nova, possivelmente mais económica ainda que os leds actuais.
Dos Fracos Não Reza a História...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por lrds »

master Escreveu:acho muito bem as camaras investirem neste tipo de iluminação, pois com os gastos mensais que têm em iluminação, só têm a ganhar a medio/longo prazo
boas

as camaras estão-se burrifando para a poupança na electricidade. vejo em alguns lugares, deste paraíso em que vivemos, centenas de lâmpadas acesas em pleno dia. em portugal inteiro devem se milhares. e por vezes, à noite quando mais necessitamos delas, estão apagadas.
Inté

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por Master »

pois...
e depois falta verbas para o resto.
è daqueles empregos que se devia arranjar nas câmaras, um responsável pelos gastos desnecessários, responsável por arranjar e implementar soluções de poupar em agua, luz, papel, etc...
imaginem a poupança que vão ter com este novo sistema de iluminação, ou num sistema de rega automático e auto-integrado nos jardins, por ex...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Nova tecnologia na iluminação pública

Mensagem por BondadeSua »

master Escreveu:pois...
e depois falta verbas para o resto.
è daqueles empregos que se devia arranjar nas câmaras, um responsável pelos gastos desnecessários, responsável por arranjar e implementar soluções de poupar em agua, luz, papel, etc...
imaginem a poupança que vão ter com este novo sistema de iluminação, ou num sistema de rega automático e auto-integrado nos jardins, por ex...

saudações verdes

economizar energia, precisa-se. tá bem visto e lembrado, que são imensos os postes a iluminar durante o dia.
mas creio que na noticia "principal", se falava da intenção de iluminar as ruas em função do movimento e/ou presença de pessoas e viaturas até. isso irá levar em meu entender a uma maior racionalização do consumo. isso sim me parece um pouco novo em termos de conceito, já que ter o ambiente, (rua ou praça), quase às escuras seria útil e bem notado no consumo. eu sinto falta do escuro quando quero ver as estrelas.
nesta situação, a poluição luminosa é mesmo imensa. acho injusto, ter que ir para longe das localidades, para "observar a noite".



bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”