Uma ideia para quem quiser desenvolver

Energia Eléctrica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por ricardosa »

bom dia
esta é uma ideia que tenho na cabeça e já começa a dar cabelos brancos, de tanto pensar, mas acredito ter chegado, (pelo menos da minha parte de conhecimento) a um beco sem saída.

acredito que alguém possa pegar nela e adaptar para algo pessoal torna-la útil. se isso acontecer já vou dar por muito bem empregue todo o tempo que gastei nela, pois serviu a alguém.

talvez o pessoal dos ve's possa gostar para uma adaptação.

acredito que se eu não a partilhar serei egoísta mas assim, sempre pode ser que alguém consiga ir mais à frente.

pois bem início da ideia.
na actualidade qualquer pessoa tem o seu carrinho que até para ir ao café fundo da rua o leva.
são centenas de km que cada um faz em lazer ou mesmo em trabalho, em carros da empresa, etc.

o que idealizei foi aproveitar esses km que são feitos para aproveitar a energia que é produzida em excesso pelo alternador para reaproveitá-la ou mesmo vende-la à edp (esta última parte sei que é um pouco rebuscada, mas com desenvolvimento, talvez fosse possível).

como reaproveitar essa energia?
pois bem, fácil, armazena-la numa bateria, tão fácil como isso, (mas com muitas pontas soltas).

digo que isto talvez seja interessante ao pessoal dos ve’s e passo a explicar através do seguinte exemplo.

imaginem:
tenho uma casa com garagem e tenho uma mota eléctrica para usar aos fds ou para ir ao café.
o meu carro do dia a dia é um comercial, onde tenho instalado algumas baterias na bagageira (as características destas são umas das pontas soltas deste projecto). estas estão ligadas por sua vez ao alternador do carro.
então todos os dias quando vou trabalhar, quer eu faça 10km quer eu faça todos os dias 100km vou carregando as baterias a quantidade que o alternador conseguir enviar para elas. quer seja 100a quer seja apenas 10a.

(nas minhas investigações não consegui apurar quanto tempo demoraria a carregar uma bateria, se seria rápido ou não)

quando fosse avisado, quer por uma luzinha ou um som, que a bateria está cheia, chegava a casa e ligava a minha scooter ao carro, podendo assim carregar as baterias da mesma de um modo mais económico e de uma forma mais limpa.

ou podia ainda, caso as baterias sejam até uns 30kg cada uma, colocar em casa e bastar essa energia com a tv, luzes, etc.

a parte boa de serem baterias até uns 30kg é que permite quando vamos de férias ou algo parecido,”descarregar o carro” e deixar tudo na garagem até podermos voltar a por tudo lá dentro.

o facto de serem baterias pequenas também não dá muito peso ao carro, pois não vamos querer ter a traseira do carro a arrastar no cão.

fim de imagem.

isto aplicado ao particular, agora a ideia para a empresa é proporcionalmente maior.

imaginem:
têm uma frota de carros pesados, tipo até 15t com capacidade par (exemplo) 8t e o que costumam transportar é esferovite, logo dificilmente precisam das 8t de peso útil do carro, podendo usar espaços mortos nos chassis para carregarem com 200kg ou 400kg de baterias.

têm um parque fechado e ao fim do dia, quando os carros param, cada motorista puxa do cabo do seu carro e vai ligar a uma entrada da rede (edp) e durante a noite, toda a energia que foi acumulada sem esforço pelos carros, é descarregada para a rede e obter uns dinheiros extras com energias alternativas.

já para não falar da imagem ambiental da empresa.

fim de imagem:

como foi descrito, existem algumas pontas soltas como preço/ vantagens de baterias pequenas, pois isto obrigaria a boas baterias com capacidade de muitos ciclos e quanto mais energia ela conseguir acumular melhor.

segurança de uma bateria fechada dentro de um carro, pois de verão podemos facilmente contar com temperaturas superiores a 40º / 50º.

tempos de descarga e carga também teriam que ser estudados.

pois bem, se alguém quiser continuar a desenvolver este projecto podem contar com o mentor da ideia mesmo para algum investimento, pois juntamente com estas ideias veio outra que acredito funcionar (pelo menos na teoria).

já agora, gostava de saber a opinião de quem está mais dentro do assunto.
só de acrescentar que se alguém disser e provar que não funciona, eu agradeço, pois essa é a 1ª coisa que faço quando me vem uma ideia, procurar factos que me digam por a + b que não funciona ou que façam o contrário, dêem forças/ideias para continuar.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por RJSC »

bem, não funciona por uma razão:
o alternador ao ligares-lhe mais uma bateria para carregar fica mais pesado e trava mais o motor, resultando em mais consumo de combustível.

a única solução era um sistema automático que ligasse o alternador à bateria a carregar quando largasses o acelerador para perder velocidade... funcionaria então como uma travagem regenerativa.

às vezes para usar ar condicionado nos percursos pequenos no verão faço algo parecido com isso.
nas partes do caminho em que é preciso travar não muito rápido, em vez de travar, largo o acelerador, reduzo a mudança para que as rpm do motor vão sempre acima de 3000rpm e ligo o a/c.
assim vou a travar nas descidas sem gastar pastilhas de travão e desço 1 pouco a temperatura do carro na descida sem gastar mais combustível.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por ricardosa »

rjsc Escreveu:bem, não funciona por uma razão:
o alternador ao ligares-lhe mais uma bateria para carregar fica mais pesado e trava mais o motor, resultando em mais consumo de combustível.

a única solução era um sistema automático que ligasse o alternador à bateria a carregar quando largasses o acelerador para perder velocidade... funcionaria então como uma travagem regenerativa.

às vezes para usar ar condicionado nos percursos pequenos no verão faço algo parecido com isso.
nas partes do caminho em que é preciso travar não muito rápido, em vez de travar, largo o acelerador, reduzo a mudança para que as rpm do motor vão sempre acima de 3000rpm e ligo o a/c.
assim vou a travar nas descidas sem gastar pastilhas de travão e desço 1 pouco a temperatura do carro na descida sem gastar mais combustível.
o velho problema do ac
mas o prob é só esse ? electronicamente não podia fazer um baypass de modo a que apenas quando o alternador está a fornecer energia a mais permita carregar a 2º bateria?
a lem disso, não se pode ter tudo, ou uma energia extra ou o ac ligado

obrigado pela informação extra que acrescentaste
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


silva1962
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm
Localização: v.n. de mil fontes

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por silva1962 »

boa tarde ricardosa

o sistema que falou funciona sim senhor
eu já usei ersse sistema há máis de 30 anos não era num automovel mas sim num tractor agricola.
"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por RJSC »

voçês estão a fazer confusão aqui...

o alternador nunca produz energia a mais.

quando não está a fornecer energia ele roda mais solto, quando está a fornecer energia ele roda mais preso.
para carregar a bateria precisa travar mais o motor.

há uma experiência simples que podem fazer com uma daquelas lanternas de leds de manivela, com saída para carregar o telemóveis/etc.

liguem o cabo de carga na lanterna, mas nada na outra ponta e rodem a manivela, assim o gerador não estará a carregar a bateria interna da lanterna e parecerá muito solto.
em seguida liguem um telemóvel ou uma lâmpada ou outra coisa qualquer que funcione a pilhas entre 3 e 6 volts e vão reparar que ficou muito mais difícil rodar a manivela.

o mesmo acontece com o alternador do carro. quando ele carregar a bateria vai ficar mais preso e travar o motor, e o carro passa a consumir como se fosse numa subida mais inclinada do que na realidade é.

tenho experiência, pois já usei um inversor de 1500w ligado ao carro com o motor a trabalhar e quando se consomem de 1000w para cima o alternador prende tanto que a correia começa a escorregar da poli do alternador e a chiar, isto além do motor quase parar (com o acelerador solto) até que a centralina injecte mais combustível, isto num motor diesel.
num motor a gasolina sem injecção electrónica, provavelmente o motor pararia mesmo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por ricardosa »

bom dia caro amigo rjsc

a isto chamo partilhar ideias.
e a sua versão foi bastante esplicita e infeslimente para mim, esplicita de mais e a ela.

compreendi muito bem.

muito obrigado pela sua participação
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Uma ideia para quem quiser desenvolver

Mensagem por RJSC »

infelizmente não há maneira de dar a volta ao consumo extra a não ser o que eu falei anteriormente:

ter um sistema que só ligue a bateria para carregar quando se largar completamente o pedal do acelerador ao fazer a "travagem com o motor".

nesse caso, por exemplo, quem desce uma serra recupera muita energia, mas ela veio da descida, a vir do motor e não da descida/travagem significaria mais consumo de combustível.

basicamente esta é a ideia que os carros eléctricos e híbridos usam para carregar a sua bateria com a travagem regenerativa.

seria então uma travagem regenerativa que carregava uma bateria num automóvel convencional, para gastar em casa em vez de ser para consumo do motor eléctrico do automóvel.

a bmw já tem carros que fazem precisamente isso, só carregam a bateria do carro durante descidas/travagens e não a carregam quando o motor está a "puxar" o carro para evitar precisamente aplicar esse "peso" extra ao motor quando o alternador carrega a bateria.
claro que com a salvaguarda de que se a bateria estiver a ficar demasiado descarregada, aplica de novo o esforço extra do alternador ao motor para evitar ficar sem bateria.

ficam aqui as animações da bmw, que vos devem ajudar a perceber a ideia:

Link

Link

Link

já quem tiver um carro destes fica com a vida facilitada ao construir tal sistema.
mas atenção, meter em paralelo uma bateria completamente descarregada, iria fazer o alternador trabalhar travando o motor até a bateria carregar até "metade" (o nível opt das animações).
o sistema teria então que só ligar a bateria extra à principal quando a bateria principal excedesse o nível opt e então o sistema carregaria ambas com energia de travagem.

Responder

Voltar para “Energia Eléctrica”