Gerar energia através do caudal do rio

Energias das Marés
Responder

Autor do tópico
ferrungas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jul 15, 2008 11:38 pm

Gerar energia através do caudal do rio

Mensagem por ferrungas »

boas

estou a organizar um acampamento para jovens e gostava de incluir alguma temática acerca de energias renovaveis.
junto ao local passa um rio com bastante caudal e pensei utiliza-lo para gerar energia (para acender algumas lampadas 12v a titulo demonstrativo). ja alguem fez este tipo de experiencia? que aconselham? um alternador de automovel?, um motor de passo?

obrigado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerar energia através do caudal do rio

Mensagem por Ferra »

ferrungas Escreveu:boas

estou a organizar um acampamento para jovens e gostava de incluir alguma temática acerca de energias renovaveis.
junto ao local passa um rio com bastante caudal e pensei utiliza-lo para gerar energia (para acender algumas lampadas 12v a titulo demonstrativo). ja alguem fez este tipo de experiencia? que aconselham? um alternador de automovel?, um motor de passo?

obrigado
se calhar melhor que o caudal é melhor a velocidade da corrente. o caudal só tem interesse no caso de uma barragem, mesmo que pequena. mas tudo tem a ver com o sistema que se vai usar para retirar a energia cinetica da água...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Re: Gerar energia através do caudal do rio

Mensagem por Brandara »

um alternador de automóvel é uma boa solução, terás de utilizar um sistema em que colocando uma hélice no rio faça com que o alternador rode e produza energia. também tens que ter um sistema para passar de corrente alternada para contínua, caso seja exigido para o normal funcionamento das lâmpadas de 12v.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Gerar energia através do caudal do rio

Mensagem por RED BARON »

brandara Escreveu:um alternador de automóvel é uma boa solução, terás de utilizar um sistema em que colocando uma hélice no rio faça com que o alternador rode e produza energia. também tens que ter um sistema para passar de corrente alternada para contínua, caso seja exigido para o normal funcionamento das lâmpadas de 12v.
permita-me que discorde em dois pontos.

1-um alternador de automovel tem normalmente os diodos incorporados nele proprio não necessitando de rectificação, precisa isso sim de um circuito de controlo vulgarmente chamado de regulador.

2-se se tratarem de lampadas vulgares de automóvel (incandescência) acendem de igual modo com corrente contínua ou alterna.

Responder

Voltar para “Energias das Marés”