Governo aprova zona piloto p/ exploração d energia das ondas

Energias das Marés
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Governo aprova zona piloto p/ exploração d energia das ondas

Mensagem por luimio »

governo aprova zona piloto de exploração de energia a partir das ondas
-------------------------------------------------------------------------
o ministro da defesa, nuno severiano teixeira, anunciou hoje a aprovação de um decreto que estabelece a criação de uma zona piloto a oeste de são pedro de moel, com o objectivo de levar a cabo a produção da energia eléctrica a partir da energia das ondas.

segundo noticia a agência lusa, que cita um comunicado do conselho de ministros, a zona piloto ficará situada a cerca de 30 metros de profundidade, a oeste de são pedro de moel, perto da marinha grande.

nuno severiano teixeira considera que este projecto “é uma aposta que o governo tem no campo das energias renováveis e que agora dá mais um passo”.

o ministro da defesa acrescentou ainda que se trata “da criação de uma zona piloto, onde, quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista científico, poderão desenvolver-se actividades de produção eléctrica a partir das ondas”.
diário económico

Imagem


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Zona piloto privilegia tecnologia Pelamis

Mensagem por luimio »

zona piloto para projectos de energia das ondas privilegia tecnologia pelamis
__________________________________________________
Imagem

apesar de o governo ter aprovado, em conselho de ministros, o decreto-lei que estabelece o regime jurídico de acesso e exercício das actividades de produção de energia eléctrica a partir da energia das ondas, essa decisão poderá não ser suficiente para impulsionar esta fonte de energia renovável. «a definição de uma zona-piloto é meritória, no entanto, essa zona tem características de ondulação boas para quando as tecnologias tiverem atingido outra fase de evolução», lembra joão bártolo, presidente da comissão executiva da generg, empresa que tem atribuída uma potência de 3 mw para a instalação de equipamentos para aproveitamento da energia das ondas.

situada a oeste de são pedro de moel, «para uma fase preliminar a zona piloto definida tem uma ondulação excessivamente forte. apesar do empenho do governo, se não forem criadas condições para acolher equipamentos de escalas mais pequenas, corremos o risco de perder a fase de maior criatividade no desenvolvimento das tecnologias. neste momento há uma sensibilização para esta questão, mas até se passar à criação das condições necessárias ainda vai uma grande diferença».

a solução poderá passar, de acordo com o responsável, por uma «extensão» da legislação. «a criação da zona piloto foi importante para a facilitação do processo. mas nada disso impede que seja criada outra zona. se não for encontrada uma solução, provavelmente, apenas a tecnologia pelamis terá condições para ali se instalar», avisa.

esta tecnologia vai ser utilizada na instalação do primeiro parque de produção de energia a partir das ondas, situado ao largo da póvoa do varzim. a iniciativa da enersis, que envolve um investimento de nove milhões de euros, será enquadrada na nova legislação.
portal ambiente

podem ver ainda estes tópicos acerca do pelamis:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2230
Imagem

Responder

Voltar para “Energias das Marés”