BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder
Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

ok brandara!!!!! só q eu não tenho acesso a laboratório com esses recursos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

de fato esbarramos no problema financeiro! se em cada batch formos fazer os testes indicados, temos que preparar algo em torno de us$ 2.000 para cada teste. isso só é viável para grandes produtores de bd, o que não é o nosso caso...

alguém conhece algum teste laboratorial com custo baixo que revele a investigação que o brandara sugere ?

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

o preço para os referidos testes não deve ser assim tão caro, e os mesmos serão mais indicados para o processo de desenvolvimento inicial, não sendo necessários quando a produção e todos os procedimentos de fabrico estiverem bem definidos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a vantagem de um teste completo dessa natureza é de conferir um diagnóstico preciso sobre o que estamos produzindo.
mas os preços aqui no brasil são caros mesmo. um absurdo.

um amigo produtor de bd, indicou-me um outro teste para conferir a qualidade do bd produzido:

100 ml alcool isopropilico
10 ml do bd produzido.
10 gotas de lugol forte 5%

a tonalidade não poderia ficar rosa.
nos testes que fiz sempre ficou amarelada, igual cor de gasolina.

já teve colegas do forum que disseram ser este tipo de teste totalmente inócuo, sem nenhuma utilidade prática.

ainda estou devendo os resultados dos testes.
preparei tudo, porém quando fui abrir o galão do metanol, descobri que o que havia dentro não era metanol.... grrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!! ( coisas do brasil...)

mas vou trocar o produto e em seguida faço o teste e publico os resultados.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

conforme o programado, tentei hoje mais uma vez transformar 1 litro de sebo em 1 litro de bd.
aqueci o óleo á 70ºc, mantive-o sob agitação durante 1 hora e tudo parecia igual á banha de porco.
ao introduzir o metóxido, produzido com 16g de koh em 250 ml de metanol, ocorreu uma reação instantânea, que não tinha ocorrido quando testei com 3,5g de naoh.

Imagem

após o término da agitação, transferi tudo para uma garrafa pet de 2 litros.

tudo começou a ocorrer conforme o esperado, decantação da glicerina, sendo esta de cor bastante escura.

agitava levemente a garrafa e percebia a viscosidade do bd.

porém, para desencanto, hoje cedo o produto ficou assim:

Imagem
by lucianokaefer

ocorreu uma falha no meu misturador, que ficou inativo por uns 10 minutos e corrigido depois, porém acredito que isso não deva ter representado dano á reação química.

vou testar novamente, mas desta vez mantendo a temperatura á 55ºc.

o que me chamou a atenção, foi de que uma dose elevada de koh não criou nenhuma emulsão.

em breve posto aqui novas informações.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

red e lobão:
preciso de uma preciosa informação acerca de procedência do sebo que vocês testaram.
o que tenho aqui é proveniente de um matadouro, com gorduras retiradas de reses recém abatidas.
separei a gordura da carne, moí bem e coloquei num tacho para esquentar. após transformar em óleo, passei por um coador de pano e no final ficou um bloco branco solidificado.
o tacho que uso possui um motor com pás giratórias, que não deixam o sebo "pegar" no fundo.

informem como vocês obtiveram o sebo que testaram...
sds
Última edição por Luciano Kaefer em quarta ago 29, 2007 8:40 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

o sebo que testei foi obtido atravéz da "cozedura" com agua e sal.

já tenho aqui mais 0,5l de sebo obtido pelo processo de aquecer até derreter mas ainda não testei.

ambas as gorduras foram gentilmente oferecidas por um talho aqui da zona.

penso que o método de obtenção não terá grande importância.

os teste logo dirão.

um abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red:
o que seria um talho ?

estou levantando essa possibilidade da qualidade do sebo porque existem empresas que vendem o sebo pronto, e não sei o processo que eles fazem para extração deste sebo.
temo que pelo fato de eu ter usado tudo que encontrei de gordura animal nas vísceras, possa ter colocado lá dentro ítens que não se prestariam á fabricação de bd.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

aqui em portugal talho ou charcutaria é o mesmo que açougue aí no brasil.

o meu sebo é só de gordura de bovino.

no teu teste o bio ficou com um aspecto esquisito terá sido dos 5% de agua no final ou não adicionaste nada no final da reacção, no entanto a glicerina está lá, bem separada do bio.

miuta atenção com o uso da koh esta deve ser guardada numa embalagem hermética e só removida no momento de fazer o metóxido senão enche-se de agua em poucos minutos.

deixei uma colherada de sopa de koh dentro de um copo de vidro, ao fim de 24 horas o copo esta quase meio de agua.

um abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red:
a carne quando chega no açougue ou no talho, já vem sem os rejeitos do matadouro.
o açougueiro faz uma limpeza tirando aquelas gorduras firmes, que chamamos de sebo.
na fase de abate dos bovinos, existe muita graxa, que revestem figado, rins etc., que são descartados por não serem comestíveis.
esses rejeitos são vendidos á preço quase zero para os fabricantes de sabão.
foi exatamente essa gordura que utilizei, tomando o cuidado de não colocar na panela pedaços de carne que bem junto com esses rejeitos.

pois a separação aconteceu da melhor maneira possível. tudo perfeito. vinha para a sede da fazenda com a garrafa pet e já com uma quantidade de glicerina no fundo, após alguns minutos depois de envasa-la.

o processo ocorreu completamente diferente do que tinha sido no outro teste.

mas, para decepção geral, hoje pela manhã estava tudo solidificado.
só para recordar: o biodiesel feito com banha de porco permanece inalterado, mesmo com baixas temperaturas ( 6ºc ). a glicerina até fica dura, mas não perde a cor original, que acabou ocorrendo com o sebo.

o duro disso tudo é que sei que dá certo, porque tem gente fazendo em larga quantidade.

aquele estudo que falamos, pregava o aumento da temperatura á 70ºc. e a evaporação do metanol, ocorre com 65ºc...

conversando com o funcionário que lhe mencionei, ele falou que na fazenda que trabalhava, o óleo era aquecido á 55ºc e colocado 50 kg de koh em 3.000 litros de sebo...

isso era a produção diária...

não usei água de paragem. achei que não precisava... e creio estar certo, pois a glicerina separou-se quase que instantaneamente...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

o bio de sebo começa a soldificar pelos 15ºc e a 10ºc está completamente sólido (manteiga).

a percentagem de conversão tambem afecta muito a temperatura a que o bio soldifica.

está na net e foi o que eu constatei aqui em casa.

o sebo é uma gordura mais saturada que a banha de porco.

quanto mais saturada for a gordura maior é a temperatura de "fusão" do bio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red:
então vc está dizendo que existe a possibilidade de que o produto que está lá dentro daquela garrafa pet seja bd + glicerina...
e que depois que a temperatura aumentar, ela vai voltar a ser o bio que esperamos...

dessa forma, não vou poder lavar agora, pois a temperatura ainda está baixa.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

sem dúvida luciano.

o que está na garrafa é bio só que está soldificado.

só tem aquela cor porque o sebo contem sempre alguma impureza, mais ainda se foi obtido por aquecimento da gordura.

o meu ficou totalmente transparente pois a temperatura de obtenção do sebo nunca ultrapassou os 100ºc.

quando soldifica fica branquinho que nem banha.

se meteres durante algum tempo dentro de um tacho com agua quente, digo por aí uns 50ºc, volta tudo ao estado liquido e depois é só meter agua e agitar e deixar descansar dentro de agua quente em poucas horas está lavado.

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:
nem tudo está perdido!!
acertou na mosca o red baron. esquentou e aquela placa de sebo sólido, está tornando-se líquida. estamos agora com 30ºc.
abaixo uma foto para ilustrar o que está acontecendo.
sds

luciano


Imagem
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.


o teu bio de sebo está a ficar com óptimo aspecto.

o segredo é ...... persistência e troca de conhecimentos.

parabéns.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

red baron!
após 2 dias de calor o biodiesel feito com sebo bovino tornou-se totalmente líquido. está faltando somente a glicerina tornar-se líquida.
coloquei a garrafa pet no sol e percebo que embaixo a glicerina já está voltando ao normal. após tudo virar líquido, vou lavar e secar para depois testar nos motores.

abaixo a foto tirada agora:

saudações

luciano

Imagem
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

finalmente a coisa resultou.


para o bio de sebo deve ser importante o teste do metanol tambem conhecido pelo teste 3/27.

o sebo não reagido não deve ir para o motor ao contrário do oleo vegetal que é bem tolerado em pequenas percentagens.

tambem o bio de sebo queima pior que o bio de oleo vegetal pelo que deve ser usado mais diluido com petrodiesel.

um abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

red baron Escreveu: para o bio de sebo deve ser importante o teste do metanol tambem conhecido pelo teste 3/27.
red:
explique um pouco melhor esse teste do metanol (3/27). creio que faltei á essa aula

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

no teste que fiz comprei no super as pelancas descartadas das carnes, que são usadas para comida de cachorro, piquei coloquei em uma panela com água e derreti sem muito controle, inclusive meio q pegou no fundo. não usei sal nem nada, coei e só.
realmente a glicerina sem adição d'agua fica bastante dura, peço desculpa luciano por não ter respondido antes, mas estava para fora e lá não tem net! o teste dos 3/27, é pegar 27 partes de metanol e 3 partes de bio agitar bem, se o bio for bom fica homogênio, não separa quando fica no repouso, (vai o link)http://www.youtube.com/watch?v=r3jgvefa ... ed&search=
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá lobão:
a foto do bio que bati ontem mudou completamente hoje, devido á nova onda de frio aqui do sul do brasil.
tenho aqui na rua, 2 litros de bio, sendo 1 deles com banha de porco e o outro com sebo bovino.
os 2, lado á lado, expostos á mesma temperatura, dá para notar o seguinte:
o bio feito com banha de porco mantem-se estável, não altera a sua viscosidade, embora fique um pouco turvo. a sua glicerina também mantem-se líquida.
já o de sebo bovino, volta tudo a ficar sólido, até com um pouco de resistência ao tocar na garrafa.
isso me leva a crer que o uso de bio á partir de sebo, só é possível nos períodos mais quentes do ano, onde a temperatura não tenha possibilidade de grandes variações.
imagine o trator, abastecido com bio de sebo, sofra uma baixa da temperatura ambiente. isso vai fazer com que o que está acontecendo na garrafa de teste, se reproduza no trator, entupindo filtros e o sistema de ignição, comprometendo o seu funcionamento.

demais, só me resta aguardar o aquecimento da temperatura para seguir na labagem e secagem do bio.

daí vou fazer o teste dos 27/3, já que hoje eu estava presente na aula...

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em quinta set 06, 2007 5:46 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”