BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder
Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

concordo com, escalavardo, mnunespt e o luciano, se fosse você não gastava essa grana deixava para os experimentos e compra de material, e além do mais aprender aqui no fórum é muito mais divertido, digo por experiência própria, quando entrei no novaenergia não sabia nada. hoje já da pro gasto!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


TAI II
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta abr 03, 2008 8:07 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por TAI II »

olá pessoal, é a minha primeira vez aki no fórum....
sou estudante de engenharia de energia (segundo período) e, juntamente com mais 4 colegas, estou "desenvolvendo" um projeto de produção de biodiesel de gordura animal, mas esbarramos em alguns problemas técnicos. um deles é como realizar a lavagem do biodiesel e como retirar a água dele depois e qual o ph ideal....
se vcs puderem nos ajudar, agradecemos muito!
aproveito a oportunidade para parabenizar a todos pelo belo trabalho de ajuda e cooperação que realizam através do fórum! meu grupo mesmo já aprendeu bastande lendo os tópicos postados!
vlw, mesmo!!!
até mais!!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

tai iibem vinda ao fórum, aqui mesmo neste tópico,voce terá todas as respostas, sei que dará um pouco de trabalho, mas sugiro que o leia, mesmo assim se ainda restarem dúvidas o pessoal terá prazer em responde-las!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

tai ii Escreveu:olá pessoal, é a minha primeira vez aki no fórum....
sou estudante de engenharia de energia (segundo período) e, juntamente com mais 4 colegas, estou "desenvolvendo" um projeto de produção de biodiesel de gordura animal, mas esbarramos em alguns problemas técnicos. um deles é como realizar a lavagem do biodiesel e como retirar a água dele depois e qual o ph ideal....
se vcs puderem nos ajudar, agradecemos muito!
aproveito a oportunidade para parabenizar a todos pelo belo trabalho de ajuda e cooperação que realizam através do fórum! meu grupo mesmo já aprendeu bastande lendo os tópicos postados!
vlw, mesmo!!!
até mais!!!!
aqui mesmo nesse tópico você encontrará as soluções que necessita para realizar a lavagem e secagem do bio de gordura animal.
além disso, temos tópicos específicos sobre lavagem e secagem, e todos seguem o mesmo padrão.
demanda um pouco de tempo, pois o tópico é longo é já vão mais de 400 posts acerca do mesmo assunto.
boas pesquisas. tendo dúvidas específicas, cite o que não entenderes que a gente te ajuda.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Amiga Anjo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
Localização: Açores

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Amiga Anjo »

bem-vindo tai ii!
é bom saber que o novas energias tem vos ajudado.
a mim também, muito se aprende aqui.
beijinhos e voltem sempre!

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por paulosga »

boas,

depois de ler este tópico do principio ao fim, com grande interesse, surgiu a seguinte dúvida:

- qual será o resultado em utilizar a mistura de sebo bovino com banha de porco e outras gorduras, no processamento ? haverá algum inconveniente ?
faço esta pergunta, porque no caso de obter esta gordura nos talhos, vem tudo misturado.

- e a mistura dos vários tipos de bd, de origem vegetal (novo e usado), animal, etc?

na qualidade de novato nesta casa, aproveito para agradecer a todos os users e em especial aos moderadores o excelente trabalho que têm desenvolvido. para mim é sem dúvida o melhor fórum neste universo da internet.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas paulosga:

em primeiro lugar receba meu abraço pelos elogios. a associação forum novaenergia, mantenedora do forum, através de sua direcção e seus moderadores, agradece suas palavras. nosso trabalho objetiva sempre dar ao forum, um carater educativo, de partilha, onde todos que aqui adentram tenham um só objetivo: compartilhar conhecimento.

já atacando expecificamente sua pergunta, à respeito de mistura de gorduras animais:

tive a honra de iniciar esse tópico, o único sobre gorduras animais para fabrico de biodiesel e um dos mais visitados do forum, e posso lhe dizer com toda a certeza: misturar todos os tipos de gorduras animais é absolutamente possível.

já ocorreu-me de não ter banha de porco suficiente para preencher o reator. daí surgiu aquela pergunta na cabeça: por que não adicionar sebo ?

misturei sebo e banha de porco. fiz a titulação, e por incrível que pareça, a necessidade de naoh foi mínima, em virtude de serem gorduras limpas, nunca usadas.

nunca tentei colocar vegetal junto, mas deve dar. é só que questão de tentar e titular.

vá em frente, e relate aqui os resultados.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por paulosga »

olá luciano

ainda não cheguei á fase das experiências, estou primeiro a assimilar todo o vasto conhecimento aqui exposto.
misturei sebo e banha de porco. fiz a titulação, e por incrível que pareça, a necessidade de naoh foi mínima, em virtude de serem gorduras limpas, nunca usadas.
ainda fazes titulação na gordura animal?
pensei que não fosse necessário, estando estabelecido 11gr de soda e 75ºc como protocolo.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas paulo

tratando-se de gordura animal, já não faço mais. banha ou sebo, ambas revelaram na titulação pouca necessidade de naoh. depois de muito quebrar a cabeça, descobrimos que colocando 11g/l de naoh é o necessário para transformar gordura animal em biodiesel com bom resultado.

só fiz a titulação quando misturei as duas gorduras diferentes, mas não é necessário. foi apenas um excesso de zelo.

essas gorduras animais tem que ser feitas sem misturar oleos vegetais, pois vegetal necessita uma carga de naoh e a gordura animal outra.

recomendo nunca misturar essas duas matérias.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por paulosga »

essas gorduras animais tem que ser feitas sem misturar oleos vegetais, pois vegetal necessita uma carga de naoh e a gordura animal outra.

recomendo nunca misturar essas duas matérias.
completamente de acordo, mas quando coloquei a questão da mistura dos vários tipos de óleos, referia-me ao bio já prontinho para queimar.
no caso de não haver incompatibilidades julgo ser uma boa solução para evitar o uso do gasóleo/gasolina a fim de evitar problemas da viscosidade e solidificação com temperaturas baixas.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

paulosga sem problemas depois do bd pronto pode misturar tudo, cuidado apenas com a temperatura pois o bd de sebo abaixo de 20ºc ele começa já a ficar mais grosso e esbranquiçado indicando que começa o processo de solidificação!!.

parabéns vi que você leu realmente leu com atenção, agora é só por em prática!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

nada à acrescentar ao post do lobão. concordo em tudo, especialmente aos parabéns ao paulo por ter tido a paciência de ler tudo escrito aqui, inclusive as besteiras cometidas.

fico extremamente envaidecido por ter dado início ao tópico, sem nada para me agarrar, senão a paciência do fry em explicar coisas básicas e ao red baron, pois sem eles esse tópico nada seria, só um amontoado de erros.

depois foram surgindo os demais talentos, que hoje a gente vê pela qualidade dos posts, incremento de perguntas e leitura atenta. estamos todos de parabéns.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por CarlosPoças »

[ainda fazes titulação na gordura animal?
pensei que não fosse necessário, estando estabelecido 11gr de soda e 75ºc como protocolo.[/quote]


amigo paulosga


temperatura de processamento 70ºc
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

correção perfeita carlospoças.

11g/naoh e 70ºc

passou despercebido. ainda bem que temos colegas atentos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por paulosga »

carlos, agradeço a correcção.
quando coloquei o post tive dúvida se seria 70º ou 75ºc, mas por culpa da preguiça em pesquisar, coloquei o valor mais alto.

luciano, acho que os interessados nestes assuntos deveriam ler os tópicos na íntegra, pois só assim se evitam erros já cometidos, e depois há pormenores que parecem insignificantes e no final fazem a diferença.

paulosga sem problemas depois do bd pronto pode misturar tudo, cuidado apenas com a temperatura pois o bd de sebo abaixo de 20ºc ele começa já a ficar mais grosso e esbranquiçado indicando que começa o processo de solidificação!!.
lobão, por exemplo se misturarmos 50/50 de bd vegetal com bd de sebo, o processo de solidificação inicia também a 20ºc ?
obrigado
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

paulosga Escreveu:obão, por exemplo se misturarmos 50/50 de bd vegetal com bd de sebo, o processo de solidificação inicia também a 20ºc ?
obrigado
teoricamente não, mas não foi feita essa experiência, porque aqui no sul do brasil, agora que começa a esfriar, mas se você tem temperaturas baixas pode iniciar os experimentos, colocando diversas porcentagens e observando.

quando o inverno chegar para valer é nosso projeto (meu e do luciano) fazer misturas do bd de sebo,desde bd10 até bd 90 para ver qual mistura é melhor em que temperatura?

se você já tem o bd de sebo e tem frio pode ir antecipando as pesquisas!!!

mãos a obra e não tenha medo de errar, porque isso faz parte do aprendizado!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por mnunespt »

se quiserem frio para testes, coloquem o bio dentro do frigorifico (geladeira).
eu fiz alguns testes assim.

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por paulosga »

neste momento ainda não posso fazer experiências com gordura animal, pois ainda estou a construir o reactor para poder processar a temperaturas elevadas.

o meu interesse neste tópico, tal como aqui já foi dito, é pelo facto da gordura animal ser uma fonte inesgotável e ser fácil obte-la nos talhos (comerciantes de carne).

quando tiver novidades, vou ter todo o gosto em partilha-las com todos vocês, afinal de contas são os principais responsáveis pelo entusiasmo que estou a ter para avançar neste projecto.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas paulo

dependendo do talho, o volume pode atender suas necessidades. eu prefiro buscar nos frigoríficos pequenos, que fazem abates diários e possuem uma quantidade grande de gordura animal.
você tem razão. è uma fonte inesgotável.

marco: já tentei colocar numa geladeira, e ficou quase como um leite.
a mistura ideal é aquela em que na parte da manhã, não ofereça problemas para a partida dos motores. com o passar do dia, o sol esquenta e o motor ajuda a retirar o frio da noite gelada.

estamos só esperando o frio chegar para começar os testes.

aqui na fazenda, os tratores usam b40. e é engraçado ver os funcionários dizerem que o trator tem um cheiro estranho, cheiro de torresmo...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Amiga Anjo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
Localização: Açores

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Amiga Anjo »

vocês assim dá fome, que mauzinhos.
estive dias sem poder vir no computador, deu-me uma gripe que só vomitava e não podia comer. estou com os ossos deloridos. imaginem eu de adieta e voces a falar de terresmo... ai que fome danada
isso não se faz meninos, ate chegou o cheirinho.
beijinhos a todos e saudades!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”