BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá daniel

mencionas que utilizou as duas quantidades de naoh: 3,5g e 9g. podes relatar oque aconteceu com uma e com outra ?

quando fala que obstiveste 40%, à que se referes ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


daniel_rg
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado out 25, 2008 12:51 am

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por daniel_rg »

claro luciano =)
como disse, acho que o erro foi devido a agitação inadequada mesmo, porque a cada momento que acabavamos reduzindo um pouco a agitação a solução começava a formar um pouco de espuma, mas rapidamente corrigiamos a velocidade e tudo ficava certo, no entando no recipiente onde usamos 9g de naoh foi muito mais difícil manter a agitação e formou-se os grumos e sabão, bastante sabão, tive um bloco branco e sólido no fim do processo. já no de 3,5g de naoh/l tudo saiu bem, mas destaco que o erro acho que não foi devido a quantidade do catalisador. outro motivo pode ser a qualidade dos reagentes, o que estava disponível é fornecido por empresas de grande porte e internacionais, como a vetec, tendo altissima pureza, ele é somente naoh mesmo, contém teor muito baxo de impurezas, o que pode estar presente na soda cáustica de mercados

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por CarlosPoças »

luciano kaefer Escreveu:boas carlospoças!

o óleo de palma parece comportar-se da mesma forma que que o bio de gordura animal.

eu defendo a tese de que tanto o óleo de palma, como todos os demais ovu, que passaram por frituras, contém, dentro de si, muita gordura animal.


quanto à solidificação, estamos engenhando soluções no outro tópico, sobre liquefazer banha de porco, mas, por extensão, pode adaptar-se perfeitamente ao óleo de palma, por isso as atenções estão voltadas para esse tópico em especial.

lobão: ainda tenho os 80 kg de sebo. já o vinho e o capão, já foi no fim de semana...
-------------------------------------------------------------------------
olá luciano

tenho fabricado algumas dezenas de litros de oleo de palma.
achas normal em 60 litros de o. palma retirar 15 litros de glicerina
e utilizei 12 litros de metanol-e 660 de soda.?
os dias por cá estão a temperaturas baixas 5ºc e o bio de palma no dia seguite depois de lavado e seco, apresenta no fundo um depósito tipo algodão.
para resolver o problema passei a deixa-lo no reactor mais 4 dias
e dreno o bio saturado ,após isto sai transparente.
tenho-o utilizado a 100% com 5% de gasolina.

tens alguma dica a acrescentar.
grande abraço
carlospoças
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlos poças

é assim mesmo. o óleo de palma, mesmo depois de transformado em biodiesel, precisa passar por alguns "procedimentos".
o seu relato do "algodão" embaixo realmente procede.
experimente diluir o bio de palma com 50% de diesel comum. deixe-o no frio e depois escreva o que viu.
não esqueça de deixar ao lado uma garrafa sem a mistura ( bio de palma puro ).
a sua idéia de deixar mais tempo no reator é interessante. não tinha pensado nisso.

a quantidade de glicerina esperada, ronda a mesma quantidade de metanol utiizada.
se usou 12 litros de metanol e obteve 15 litros de glicerina, parece-me normal.

seguiu a receita das 11g/l de naoh conforme o protocolo que firmamos. és a comprovar que isso dá certo. parabéns! bem vindo ao clube!

e os testes de qualidade, como se comportaram ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlospoças Escreveu:tenho fabricado algumas dezenas de litros de oleo de palma.
achas normal em 60 litros de o. palma retirar 15 litros de glicerina
e utilizei 12 litros de metanol-e 660 de soda.?
os dias por cá estão a temperaturas baixas 5ºc e o bio de palma no dia seguite depois de lavado e seco, apresenta no fundo um depósito tipo algodão.
para resolver o problema passei a deixa-lo no reactor mais 4 dias
e dreno o bio saturado ,após isto sai transparente.
tenho-o utilizado a 100% com 5% de gasolina.
carlospoças, não tenho experiência com o óleo de palma, mas como sei que com o frio ele tende a ficar sólido, preste a atenção a temperatura pois essa parte que parece algodão, pode ser o bio começando a solidificar!

faça uma experiência se com uma temperatura mais alta, por volta dos 25ºc ela vai apresentar essa cristalização no fundo, senão apresentar você está descartando bio e não glicerina!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá luciano e demais colegas, espero que estejam bem. vi que um dos principais problemas da utilização da banha animal para fazer biodiesel é quanto ao endurecimento do bio em temperaturas baixas. será que a colocação de uma substância exotérmica (que libera calor para o bio) não poderia ser uma solução. só precisa ser observado o tipo de substância, a quantidade, se é viável e se não vai causar danos ao motor. pra isso temos que experimentar!!!
atenciosamente,
carlos filho.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlos filho Escreveu:olá luciano e demais colegas, espero que estejam bem. vi que um dos principais problemas da utilização da banha animal para fazer biodiesel é quanto ao endurecimento do bio em temperaturas baixas. será que a colocação de uma substância exotérmica (que libera calor para o bio) não poderia ser uma solução. só precisa ser observado o tipo de substância, a quantidade, se é viável e se não vai causar danos ao motor. pra isso temos que experimentar!!!
atenciosamente,
carlos filho que substâncias seriam essas?

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

é, que substâncias seriam essas ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá colegas, espero que estejam bem.
tenho algumas pequenas dúvidas com relação ao processo de produção, se estiver errado (acho que vou estar) me corrijam por favor:
1 - depois que se processa a reação, adiciono 5% de água ao bd dentro do reator:
- a função da água é parar a reação? (pra que, se ainda pode existir óleo sem reagir)
- essa água é retirada por decantação ou por aquecimento?
2 - depois de retirada a água (se é que vai ser retirada) e o glicerol adiciona-se silicato de magnésio na razão de 2% ao bd com 35º de temperatura, seguida de uma filtração com posterior adição de areia diatomácia para retirar partículas do silicato em suspenção e depois outra filtração. apenas o uso da areia diatomácia não é suficiente para retirar as impurezas do bio? quanto mais turva for a água melhor, já que indica que mais silicatos foram retirados do bd ou quanto mais cristalina melhor? se deus me ajudar (tenho certeza que vai) como posso adequar essas lavagens à seco a uma produção de aproximadamente 400 lts a cada 2 dias (colocando depósitos extras ou posso fazer tudo isso no reator?)
mais uma vez me desculpem por tantas dúvidas e agradeço se puderem me ajudar.
carlos filho


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá luciano e demais colegas, espero que estejam bem.
o próprio naoh é uma substância exotérmica (se jogar um pouco num copo com água vai perceber com copo fica quente), o hcl também, só não imagino qual é a quantidade utilizada por litro de biodiesel e se a mesma traz algum tipo de dano ao motor, pois não tenho tanta experiência com bio.
existe ainda uma outra substância (do grupo das silicas e pode até servir para limpar bio) que é a vermiculita, um silicato básico hidratado de alumínio, magnésio e ferro (mgfeal)3(alsi)4o10(oh)2.4h2o, mas desconheço a sua ação para com o biodiesel e infelizmente (ou felizmente) tudo depende da experimentação!
queria poder ajudar mais, mas tenho certeza que "vou chegar" e vou produzir com muita qualidade.
abraço
carlos filho.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlos filho Escreveu:1 - depois que se processa a reação, adiciono 5% de água ao bd dentro do reator:
- a função da água é parar a reação? (pra que, se ainda pode existir óleo sem reagir)
- essa água é retirada por decantação ou por aquecimento?
carlos filho, vamos por partes, essa água de parada fica retida na glicerina, pois essa é ávida por água!
carlos filho Escreveu:2 - depois de retirada a água (se é que vai ser retirada) e o glicerol adiciona-se silicato de magnésio na razão de 2% ao bd com 35º de temperatura, seguida de uma filtração com posterior adição de areia diatomácia para retirar partículas do silicato em suspenção e depois outra filtração. apenas o uso da areia diatomácia não é suficiente para retirar as impurezas do bio? quanto mais turva for a água melhor, já que indica que mais silicatos foram retirados do bd ou quanto mais cristalina melhor?
não o silicato faz a limpeza agarrando-se aos restos de soda,glicerina, e outras impurezas, mas como ele é fino as filtragens não são suficientes para deixar o bd claro pois sempre fica uma parte desse em suspensão, então entra a areia diatomácia para se agarrar o silicato!

existe um equivoco quando se lava com silicato e a diatomácia ( como o nome já diz lavagem a seco sem água)
carlos filho Escreveu:como posso adequar essas lavagens à seco a uma produção de aproximadamente 400 lts a cada 2 dias (colocando depósitos extras ou posso fazer tudo isso no reator?)


tudo depende da capacidade do reator!

um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

obrigado lobão
se possível, gostaria de tirar mais algumas dúvidas, pretendo fazer bd com óleo de frituras e banha animal, então procedo da seguinte maneira:
1 - deixo o óleo decantar (por quantos dias?) para retirar as partículas em suspensão (restos de comida, sal, água, etc e não preciso fazer nenhuma lavagem antes de processar esse óleo).
2 - encontro o ph do óleo e faço a titulação para saber a quantidade de soda a ser usada por litro de óleo (é necessário adicionar mais soda considerando-se o rendimento da reação)?
3 - passo o óleo para o reator e esquento através da resistência até chegar a 55º (70º não seria melhor considerando-se o óleo usado e etanol)?
4 - dissolvo o naoh em etanol. (posso abrir um orifício num recipiente de plástico, colocar o naoh e depois o álcool, misturar bem para dissolver completamente e em seguida bombear para o reator)?
5 - quando o óleo estiver a 55º (ou 70º!) passo o etóxido para o reator.(através da mesma bomba que transfere óleo vegetal para o reator)?
6 - depois de 1 (ou 2 horas) sob agitação constante através da bomba, adiciono 5% de água. deixo agitar por mais quanto tempo? como vou saber que a reação se processou completamente e que não existe óleo por reagir? (por que se ainda tiver óleo, este vai reagir com a soda e formará mais sabão)
7 - retiro a glicerina através da válvula de baixo do reator.
8 - com o biodiesel dentro do reator (ou transfiro para outro tanque?) adiciono 2% de silicato de magnésio, agito (por quanto tempo) e deixo decantar (por quanto tempo? se o tempo for longo, preciso tranferir para outro tanque para fazer mais bd!)
9 - adiciono areia diatomácia (quanto por litro de bd?) agito (por quanto tempo?) deixo decantar (por quanto tempo).
10 - filtro o bd (quantas vezes e qual a capacidade dos filtros)?
11 - faço os testes de qualidade (transparência, 3/27, densidade, ponto de fulgor, viscosidade, entre outros)
12 - finalmente o bd está pronto para ser utilizado!!!
você falou da capacidade do reator em litros ou da capacidade quanto a bomba, canos, fios, termostato, etc. qual seria o esquema desse reator?
o reator que o paulosga construiu possui um tubo transparente ligado a outro tubo branco, para que serve essa junção? como instalo um medidor de pressão no reator?
mais uma vez espero não estar abusando da boa vontade de vocês (desculpe aí por tantas dúvidas) e agradeço muito pelas informações.
meus conhecimentos nesse ramo são poucos mas se puder ajudar contem comigo.
abraço.
carlos filho.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

boas carlos filho!!
carlos filho Escreveu:- deixo o óleo decantar (por quantos dias?) para retirar as partículas em suspensão (restos de comida, sal, água, etc e não preciso fazer nenhuma lavagem antes de processar esse óleo).
aí depende da sujeira que o óleo contenha, as vezes até uma semana, mas para apressar o processo pode-se usar um filtro!
carlos filho Escreveu:encontro o ph do óleo e faço a titulação para saber a quantidade de soda a ser usada por litro de óleo (é necessário adicionar mais soda considerando-se o rendimento da reação)?


não, a titulação vai te dar a quantidade de soda para uma reção perfeita!
carlos filho Escreveu:3 - passo o óleo para o reator e esquento através da resistência até chegar a 55º (70º não seria melhor considerando-se o óleo usado e etanol)?
é bom esquentar o óleo até 100ºc, 110ºc para secar(até parar de dar uns estalos) ou então decantar até ter certeza que não contém água no material a ser transformado!
a 70ºc ( ou mais, dependendo do reator, sempre primando pela segurança) as reações se processam mais rapidamente!

quanto ao etanol nunca conseguimos fazer o bd, sempre conseguimos bons resultados com o metanol!!!
carlos filho Escreveu:4 - dissolvo o naoh em etanol. (posso abrir um orifício num recipiente de plástico, colocar o naoh e depois o álcool, misturar bem para dissolver completamente e em seguida bombear para o reator)?
sim desde que esse recipiente apresente segurança para o processo, os plásticos em geral não são muito seguros !!
carlos filho Escreveu:5 - quando o óleo estiver a 55º (ou 70º!) passo o etóxido para o reator.(através da mesma bomba que transfere óleo vegetal para o reator)?
sim só que nós usamos metóxico!!
carlos filho Escreveu:6 - depois de 1 (ou 2 horas) sob agitação constante através da bomba, adiciono 5% de água. deixo agitar por mais quanto tempo? como vou saber que a reação se processou completamente e que não existe óleo por reagir? (por que se ainda tiver óleo, este vai reagir com a soda e formará mais sabão)
retire uma pequena quantia e adicione os 5% de água de paragem para teste!
carlos filho Escreveu:7 - retiro a glicerina através da válvula de baixo do reator.
certo!!
carlos filho Escreveu:0 - filtro o bd (quantas vezes e qual a capacidade dos filtros)?
geralmente é usado 1 micron, e quantas vezes for necessário para o bd ficar bem limpo, sem materiais em suspensão!
carlos filho Escreveu:11 - faço os testes de qualidade (transparência, 3/27, densidade, ponto de fulgor, viscosidade, entre outros)
correto!!
carlos filho Escreveu:você falou da capacidade do reator em litros ou da capacidade quanto a bomba, canos, fios, termostato, etc. qual seria o esquema desse reator?
capacidade em litros!

Imagem

se você fala desse cano na vertical, é o nível!!

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

existem pessoas que quanto mais sabem, mais são egoístas, guardando o conhecimento pra si, achando que são melhores que os outros, mas uma hora ou outra nós descobrimos, pois a verdade suprema não é desse mundo e sempre existe a incansável busca pela perfeição (que também não é desse mundo, todos estamos sujeitos a errar). aqui sim é um verdadeiro fórum, por que por mais que os integrantes saibam,nunca tratam com desdém (a não ser uns espertinhos querendo vender apostilas com processos maravilhosos) os recem chegados e as dúvidas mais simples (que os mesmos já estão cansados de responder) sempre são tiradas. valeu lobão, muito obrigado.
infelizmente (ou felizmente) não tenho acesso a metanol. preciso adaptar um processo de produção com etanol e naoh, nem que para isso precise adicionar alguma substância para desidratar etanol (cao, c6h6, etan-1,2-diol, entre outro).
com todas as informações das minhas pesquisas e do fórum, esquematizei uma mini usina para produção do bio, mas tenho medo de construí-la e a mesma não dar certo, principalmente porque preciso usar etanol no processo.
a água de paragem é também necessária para o propan-1,2,3-triol não entupir a tubulação correto? depois de se adicionar silicato, a decantação aconteceria no reator, ou o bio seria transferido para outro tanque? fiz apenas algumas adaptações ao reator do paulosga, colocando os filtros na saída v5 para retirar silicato. o bio seria jogado num tanque com posterior adição de areia diatomácea para decantação.
na dissolução do naoh, vou seguir as recomendações do luciano: colocar um motor de ventilador para ajudar na dissolução (um tanto longe p/ evitar faíscas e explosões). poderia ainda jogar duas esferas metálicas dentro do tambor e com um ímã por baixo fazer a agitação, o que acha?
abraço! desculpem o texto!!!
carlos filho.
ps.: já ouviu falar em bd feito com borra de café usada?

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlos filho, obrigado pelas palavras, mas nosso fórum é assim, e espero que continue primando sempre pela partilha do conhecimento, da mesma forma que as vezes ensinamos, estamos todos os dias aprendendo!
carlos filho Escreveu:infelizmente (ou felizmente) não tenho acesso a metanol. preciso adaptar um processo de produção com etanol e naoh, nem que para isso precise adicionar alguma substância para desidratar etanol (cao, c6h6, etan-1,2-diol, entre outro).
tenho interesse na rota etílica, apenas as vezes que tentei não tive exito, espero que consigas, mas vai postando suas experiências, que sempre terá alguém com idéias ou conhecimento para dar apoio.

outra coisa, eu não uso mais água de parada nas minhas reações, principalmente com gordura animal!

mãos a obra, e não tenha medo de errar, porque foi com os erros que nós fomos aprendendo!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

tenho interesse na rota etílica


carlos, é assim mesmo. felizmente aqui nesse forum, conseguimos imprimir essa idéia da partilha, onde todos ajudam, todos aproveitam e todos se beneficiam.
ninguém sabe muito, mas muitos sabendo pouco, tornam-se muitos sabendo muito.
filosofia para o lobão apreciar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

quando o luciano fica filosofando é sinal que a safra que se aproxima vai ser boa!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

valeu, obrigado
muitas empresas que vendem as mini-usinas oferecem rotas metílicas e etílicas para produção, como eles conseguem esse feito (produzir com etanol?), aí tem um segredo que vou descobrir.
outro fator interessante é que muitas dessas empresas apenas fazem a reação, retiram a glicarina e dão o produto como pronto! em resumo, o biodiesel que vocês produzem tem mais qualidade que o deles.
lendo algumas mensagens vi que na lavagem à seco usa-se silicato de magnésio. encomendei uma amostra da brasilminas (encontrada através do fórum!) e vou tentar desidratar o etanol com esse reagente, espero que dê certo. de qualquer forma, coloco os resultados.
abraço
carlos filho.


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

já estava esquecendo, percebi que a dissolução do naoh em etanol/metanol é um tanto trabalhosa, o que vocês tem a dizer sobre a questão dos ímãs? pode ser considerada no processo de produção?
abraço
carlos filho

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlos filho Escreveu:já estava esquecendo, percebi que a dissolução do naoh em etanol/metanol é um tanto trabalhosa, o que vocês tem a dizer sobre a questão dos ímãs? pode ser considerada no processo de produção?
abraço
carlos filho
com toda a certeza, só que os bastões que entram em contato com o metóxico / etóxico tem de ser revestidos por causa da corrosão!
carlos filho Escreveu:muitas empresas que vendem as mini-usinas oferecem rotas metílicas e etílicas para produção, como eles conseguem esse feito (produzir com etanol?), aí tem um segredo que vou descobrir.
as poucas informações que consegui sobre a rota etílica, diz que é possível mas que muito poucas usinas usam, por ser bem mais trabalhosa e dispendiosa, mas mete bronca que estamos no aguardo de suas experiências!!

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”