BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

.

obrigado fry.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:
tenho indicado o site da http://www.verquimica.com.br para quem quer comprar metanol no brasil à preços de r$ 1,50 o litro.
surpreendentemente, consultando a verquimica sobre transportadoras que pudessem levar o metanol à uma amiga em sc, recebi o seguinte e-mail:
( observem que está em data decrescente )
bem explicado.
porém não existe nenhum indicador econômico que explique esse aumento.
dólar baixando, inflação de 2% ao ano....
somente a vontade de ganhar mais, de forma inescrupulosa.
agradeço, mas vou procurar outro fornecedor, além do que compro aqui em porto alegre, à r$ 1,90 o litro. preços, que à mais de ano mantem-se estáveis.
sds
luciano kaefer
fazenda bom jardim
triunfo-rs
----- original message -----
from: maria jose
to: 'luciano kaefer'
sent: tuesday, november 06, 2007 1:03 pm
subject: res: metanol


porque sofreu reajuste de 40% a partir do dia 01/11/2007.


-----mensagem original-----
de: luciano kaefer [mailto:[email protected]]
enviada em: terça-feira, 6 de novembro de 2007 08:57
para: [email protected]
assunto: re: metanol


maria josé:
confirme novamente o preço, pois o que eu tinha era de r$ 1,50 o litro fob.
se confirmado, porque aumento de 36% ...
sds
luciano kaefer
fazenda bom jardim
triunfo-rs

----- original message -----
from: maria jose
to: 'luciano kaefer'
sent: tuesday, november 06, 2007 8:07 am
subject: res: metanol


r$ 2,05lt a vista fob - verquimica

a transal faz o estado do rs.. 11 6438 4519 fernanda.

maria josé ramalho de carvalho
? verquimica desde 1.980
' : 55 11 6404 8805

' : 55 11 8571 6957
fax: 55 11 6404 8822
e-mail [email protected]

?um novo conceito, uma nova solução, um novo tempo.

-----mensagem original-----
de: luciano kaefer [mailto:[email protected]]
enviada em: segunda-feira, 5 de novembro de 2007 22:27
para: [email protected]
assunto: metanol


prezada maria josé:
temos procurado transportadoras que possam trazer os 200 litros de metanol, porém não temos tido sucesso.
certamente vc tem a relação de empresas que transportam os seus produtos aqui para o estado do rs.
poderia informas quais são essas empresas...
fico no aguardo.
tem mais pessoas aqui que gostariam de comprar metanol, mas enfrentam os mesmos problemas de transportes.
sds

luciano
eis aqui mais um caso brasileiro ( com "b" minúsculo ).
mais uma empresa inescrupulosa, que quer ganhar dinheiro fácil.
não há nenhum indicador econômico que permita um reajuste de 40%.
nem mesmo os árabes fazem isso com o petróleo.

atentem para essa empresa...

desculpem por te-la recomendado.

sds

luciano

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

bah luciano, tão logo agora que ia mandar vir!!!! se encontrares outro fornecedor me avisa mas não vamos publicar na net só por mp!!!!


abraços!!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá lobão!

onde tu andava achavamos que vc tinha entrado para dentro de um barril de cachaça

tava plantando, indio velho

essa verquimica é uma cara de pau. vc viu no penúltimo e-mail, onde eu pergunto porque o aumento e a cara de pau responde: porque aumentou 40% em 01/11.

é muito disparate. típico de empresa sanguessuga, que se aproveita da demanda do produto para aumentar seus lucros.

tem mais é que se ferrar e todo mundo deixar de comprar dela. deixa cair o faturamento, que eles esquecem o aumento e vendem mais barato.

em novo hamburgo, tem uma empresa quimica que me vende à r$ 2,20 o litro do metanol. e querem comprar a glicerina, desde que não tenha água. porisso parei de adicionar a água de paragem.
imagino que se eles comprarem a glicerina por r$ 1,00 o litro, o metanol acaba saindo por r$ 1,20. tudo s/n.

considerando que dá para destilar o metanol que sobrou na glicerina, a coisa pode ficar interessante.

se vc percebeu, estamos orbitando no tópico sobre lavar biodiesel, onde estamos resolvendo o problema da lavagem sem o uso de água. e está dando muito certo.

estou só esperando concluir os trabalhos sobre filtragem, para voltar à carga do sebo bovino, e continuar no tópico de gordura animal.

mas sinta-se em casa para posts em qualquer tópico.

só optei por mudar porque o tema de filtragem tem mais à ver com o outro tópico já aberto.
senão o tópico de gordura animal fica descaracterizado. não adianta ter 500 posts de tudo um pouco. acaba dispersando o trabalho.

melhor postar no tópico que mais corresponde ao questionamento.

e o teu reator não vai ficar pronto

resolveu abrir a mão e comprar um tanque usado

bom ver vc de volta.

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em domingo nov 11, 2007 11:19 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

bah amigo velho!!!!, não tive tempo de trabalhar no reator, como trabalho com semente de cebola estava aplicando fungicida na lavoura e dando manutenção aos equipamentos ( que são velhos) e tentando plantar mas o humor do tempo não deixou!!

infelizmente não pude nem passar perto da "canha".

li tudo o que vocês fizeram durante a semana!

mas sobre o metanol tenho outro contato, mas na época estava mais caro, amanhã vou entrar em contato com eles e depois conto como foi, só que agora vamos usar mp ou e-mail porque postando aqui no fórum estamos fazendo publicidade para eles e encarecendo nossos custos.
em novo hamburgo, tem uma empresa quimica que me vende à r$ 2,20 o litro do metanol. e querem comprar a glicerina, desde que não tenha água. poriso parei de adicionar a água de paragem.
imagino que se eles comprarem a glicerina por r$ 1,00 o litro, o metanol acaba saindo por r$ 1,20. tudo s/n.
tomara que o negócio prospere pois além de baixar o custo te livras da glicerina!

tenho uma idéia de um filtro que talvez funcione para nossos propósitos amanhã posto um esboço!!!

abraços!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá lobão:

amanhã vou fazer um novo batch de 60 litros, com óleo usado de frituras. desta vez vou usar, ao invés do trisyl, o talco industrial, na medida de 32g para depois avaliar os resultados.

espero com isso, encerrar as pesquisas de qualidade em purificação do biodiesel usando sílica. seja o trisyl, seja o talco.

mas de uma coisa estou convencido: água, nunca mais! os resultados, com os indicadores que estamos tendo, indica ser o uso da sílica a solução, não em caráter experimental ( pequenas quantidades ), mas para altas produções.

vc deve ter visto na foto o que está acontecendo.

com a indicação do fry, de utilizar uma medida de 5g/l de naoh + titulação, creio que aquele percentual de óleo não reagido vai diminuir ainda mais.

mas é impressionante a limpidez da água, após a agitação forte com o bio recém saído do filtro de areia. como vc pode ver na foto, absolutamente límpido, e com ph ligeiramente abaixo de 7.

atribuo ainda um certo grau de erro do medidor de ph. vou comprar as fitas para checar os resultados ( uma segunda opinião, talvez ).

tchê, bota logo a tua idéia do filtro. tu sabe que vários olhos vêem mais do que 2. relata o que tu está pensando e me comprometo a reproduzir a tua idéia e avaliar os resultados.

o que estamos querendo aqui é achar soluções cada vez mais fáceis.

para o meu caso, de necessidade de 60 litros diários, o filtro de areia por gravidade tem resultado positivo. mas penso mais adiante... quero achar soluções para lotes de maiores quantidades.

quando descobri o site que vendia metanol à r$ 1,50 fiquei tão empolgado que divulguei. porém, fico indignado quando vejo essas empresas, ainda mais sendo "brasileiras", achacarem o consumidor.
típico do brasil, típico desse pensamento da "lei de gerson" onde o importante é "levar vantagem em tudo, certo!!"

aos amigos lusos esclareço: havia, alguns anos atrás, uma propraganda de uma marca de cigarros, que usava um jogador de futebol, da seleção de 70, chamado gerson. e este, no final da propaganda de cigarro dizia: o importante é levar vantagem em tudo, certo!!.

essa propaganda foi associada à pessoas inescrupulosas, que querem levar vantagem em tudo, mesmo passando por cima das pessoas, porisso, foi chamada de "lei de gerson". e que, infelizmente, se aplica à maioria desse povo.

mas deixa essas coisas ruim prá lá. o importante é que a gente não pertence à essa classe, e estamos aqui, irmanados em objetivos e amizade.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Mensagem por Wilson »

luciano kaefer Escreveu:fry:
banha totalmente isenta de agua.
aqui na fazenda, produzimos porcos em larga quantidade. entretanto, a banha e' um subproduto de pouca utilidade comercial, pois sao poucas pessoas que apreciam sua utilidade na culinaria.
porisso nosso empenho em aproveitar essa produto, mas na literatura poucos sao os trabalhos sobre bd com gordura animal.
minha esperanca e' trocar ideias com os colegas e fazer experiencias e ir relatando no forum, para que em pouco tempo seja materia dominada por todos.
saudacoes
luciano
comtam os antigos que um enorme motor maritimo bolinder de um cilindro, funcionava até com banha de porco, com isso, pode-se incluir no cardapio banha de pinguins, oleo baleia etc.

lembrando, oleo de babosa que substitui oleo de baleia, também é muito abundante.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá wilson:
bio de banha de porco já é matéria consumada. aqui no tópico explica como fazer. bio de sebo, já fiz algumas vezes e sempre deu certo.
nesse intervalo, surgiu a possibilidade de purificar o bio com sílica, ao invés de água. estamos tratando disso no tópico específico.
porisso esse tópico da gordura animal está quase abandonado, mas prometo que assim que resolver o problema da purificação sem água, retorno aos trabalhos do sebo.
sem dúvida que pode entrar no tópico qualquer gordura animal. grandes possibilidades...

mas um passo depois do outro...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

luciano qual a % q vc obtem de glicerina no bio com banha de porco e no bio de oleo?
obrigada
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tiane:

uso sempre 20% de metanol. no caso da banha de porco, retiro em média 17% de glicerina.
no caso de bio de óleo usado, estou tirando 13%, mas estou a fazer algumas correções sugeridas pelo fry para aumentar esse valor.

se vc usar 25% de metanol, vai aumentar esse valor. se usar um destilador, vc recupera esse excesso.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

ola pessoal!!!!
passei aqui só para dar oi para todo mundo, ando desaparecido pela falta de tempo,( quando tenho tempo não tenho acesso a net) mas tenho lido quase tudo que o pessoal postou, notei que a purificação do bd anda meio em ritimo de espera !!!!

parabéns ao red baron e ao luciano pelo posto de moderador!

meu reator esta em testes de vazamentos, em seguida posto algumas fotos.

abraços!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas lobão!

é bom saber que vc está na ativa. embora sem resultados aparentes, estamos em off, testando os processos de purificação com sílica trisyl e com talco, usando como base um filtro de areia.
esse filtro, com o passar do tempo, vai acomodando as areias finas e bloqueando o filtro, até nada mais passar.
não pense que a moderação nos colocou de fora das experiências, pelo contrário. só que precisamos de resultados um pouco mais conclusivos para postar aqui no forum.
mas tenha certeza de uma coisa: nada vai ser omitido. mesmo depois que conseguirmos os objetivos, temos um compromisso de relatar tudo aqui no forum, o lugar em que nascemos, crescemos e multiplicamos.

o conhecimento, quando compartilhado, se multiplica.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

olá a todos os que postam neste assunto. levei três dias a ler tudo (nas horas vagas claro).
tenho que dar os meus parabéns a todos voçês pelo post mais interessante do fórum (na minha opinião).
este desbravamento em conjunto é saudável e consegue reunir várias pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes culturas o que é sempre salutar.

cumprimentos
Green fuel is the right choice

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

lobão Escreveu: ola pessoal!!!!
passei aqui só para dar oi para todo mundo, ando desaparecido pela falta de tempo,( quando tenho tempo não tenho acesso a net) mas tenho lido quase tudo que o pessoal postou, notei que a purificação do bd anda meio em ritimo de espera !!!!

parabéns ao red baron e ao luciano pelo posto de moderador!

meu reator esta em testes de vazamentos, em seguida posto algumas fotos.

abraços!!!


obrigado lobão. por vezes as palavras tem mais valor que qualquer outra recompensa.

quando tiveres o reactor pronto, ou quase, podes postar fotos disso aqui.
na minha opinião as fotos enriquecem sempre muito os posts e o forum de um modo geral.

abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas biopower:

fico satisfeito com sua leitura, embora tenha um pouco de dó de vc, lendo tantas bobagens e erros aqui cometidos.

mas uma coisa dá para constar: hoje sabemos como fazer biodiesel om sebo bovino e gordura de porco.

se vc comparar os escritos lá do início, com o do meio pro fim, vai achar que trata-se de pessoas diferentes, tamanha a evolução que obtivemos no decorrer dos trabalhos.

essa é a lógica do novaenergia. essa é a lógica do forum. aprender, pesquisar, fazer, divulgar e ensinar.

mas ainda não terminamos. o bio feito com banha de porco é brincadeira de criança. o de sebo, já passamos pela fase experimental e de testes em tratores. agora falta a parte de alta produção.

estamos ainda empacados na filtragem. queremos resolver isso para depois evoluir.

em breve recomeçamos os trabalhos e vc vai ver fumaça saindo de dentro do tópico

nunca esquecendo de citar o red baron nosso amigo e moderador. sem ele, ainda estaríamos empacados lá no meio.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Reator

Mensagem por lobão »

dizem que uma imagem vale por mil palavras!!!!!

Imagem

como podem ver a maioria das peças são usadas, algumas eu tinha outras garimpei pelos ferros velho. novo é o aquecedor de 4kw, algumas válvulas, a bomba e o termômetro que ainda não comprei!!

Imagem

após alguns litros de ácido para tirar o galvanizado e alguns quilos de solda já tem uma silhueta de reator!!??

Imagem

depois de fazer os testes de possíveis vazamentos, estudando como acoplar o filtro !!

Imagem

mas falta ainda a bomba,o condensador, uma pintura, revestir com lã de vidro que sairá de um refrigerador desativado etc... depois os testes de produção. ( que provavelmente só serão feitos em 2008 ).

bom pessoal era o que tinha no momento!!

um abraço a todos!!!!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá lobão!

isso é o que chamo de engenharia reversa!!!

não dê bola, o importante é ter saúde...

falando sério: o importante não é a beleza, mas sim a sua funcionalidade.
parabens pelo estágio inicial da engenhoca. é assim mesmo.

de nada adianta gastar dinheiro em torneiros mecânicos, fazer um equipamento sofisticado, se na prática não funcionar...

e o teu tem tudo pra funcionar por uma razão básica: você acredita no que faz! e quem acredita no que faz, vai muito mais longe do que os outros.

estou louco para "ver" os seus testes. não esqueça de não colocar água dentro do reator. faça a lavagem fora. e por falar em lavagem, pra que lavagem já estamos trabalhando em alternativas.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »



fantastico, dá-lhe solda amigo, é mesmo assim.

abraço

mtavares

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

força aí lobão.

estou desesperado para ver.

não tenho qualquer dúvida que vai sair bio desse reactor.

tenho uma dúvida, numa das fotos tu estás soldando de calção?

ou foi só para a foto.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

caros amigos desculpem a demora e obrigado pelo incentivo!!!

mtavares, por falta de solda não é que não vai funcionar já pelo excesso tenho minhas dúvidas

red baron obrigado por todas as dicas e pelo incentivo, mas ando meio sem tempo para o reator mas assim que terminar posto os resultados, quanto ao soldador da foto não sou eu é meu sobrinho que estava dando uns retoques na solda e eu tirei a foto!

abraços a todos!!!!!!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”