Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Autor do tópico
carl123
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 18, 2010 9:15 pm

Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por carl123 »

muito boa noite a todos.

sou um aluno do 12º ano na escola básica e secundária padre antónio de andrade e faço parte de um grupo que pretende desenvolver um projecto relacionado com a construção de um carro movido a hidrogénio.
já fizemos algumas pesquisas sobre o tema a fim de obter um motor adequado para o carro e o género de motores que me pareceram mais adequados foram os de explosão usados em modelismo. gostava, por isso, que me dessem uma opinião sobre a escolha.
gostava também que me aconselhassem quanto a uma maneira fácil e rentável de armazenar hidrogénio que não requeresse grandes pressões nem altas temperaturas.

fico à espera de respostas.
obrigado pelo apoio.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por mauri »

parece que essa ideia do projecto do carro movido a hidrogénio e a maneira fácil e rentável de armazenar hidrogénio não houve respostas até agora.
se esse projecto for para a frente não esqueça de colocar aqui teu projecto.
entretanto há que aguardar respostas.
se possível passar pelas apresentações.
cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
carl123
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 18, 2010 9:15 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por carl123 »

olá a todos!
enquanto esperava por algumas respostas dos membros deste fórum continuei a minha investigação sobre o tema e já consegui alguns progressos. ao que consegui apurar é possível transformar soda caustica em hidreto de sódio pela adição de calor, sendo necessária uma temperatura de 390ºc, sendo o hidreto colocado em água para formar h2.
por isso tive a ideia de colocar um pequeno extintor a bordo do carro em que fizesse ocorrer a reacção acima descrita.
pedia, então, opiniões sobre este método e que me corrigissem se disse algo mal.
fico à espera de respostas.

com os melhores cumprimentos.

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por _cls_ »

carl123 Escreveu:olá a todos!
enquanto esperava por algumas respostas dos membros deste fórum continuei a minha investigação sobre o tema e já consegui alguns progressos. ao que consegui apurar é possível transformar soda caustica em hidreto de sódio pela adição de calor, sendo necessária uma temperatura de 390ºc, sendo o hidreto colocado em água para formar h2.
por isso tive a ideia de colocar um pequeno extintor a bordo do carro em que fizesse ocorrer a reacção acima descrita.
pedia, então, opiniões sobre este método e que me corrigissem se disse algo mal.
fico à espera de respostas.

com os melhores cumprimentos.
podes faze-lo de forma mais simples, porém tens de criar uma bom mecanismo de controle. combustível sólido como foi usado nos foguetões: alumínio + soda caustica + água + oxigénio.
óbvio que tu não queres ir à lua, por isso aproveitas o oxigénio do ar.
o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
porquê criar um bom mecanismo de controle, porque se colocares para lá uma jante de alumínio ela vai reagir toda enquanto houver água e o hidrogénio é altamente explosivo.

outra coisa, se estás a pensar de futuro usar alumínio, para obter hidrogénio -> para obter termo-dinamicamente electricidade, ...esquece, podes usar alumínio + sal (nacl) + "oxigénio do ar" para fazeres uma célula de combustível sólido (ou pilha de alumínio-ar), sem perigo, sem queima e muito boa para desintegrar as cápsulas da nespresso. lol
porém não é um trabalho relacionado com hidrogénio e muito menos com reciclagem de alumínio, o que estás a fazer é retirar do alumínio a energia que ele levou para se transformar de alumina para alumínio(metal), o alumínio sendo o 3º metal mais abundante na natureza não deveria ser tão caro, mas 40% do seu custo é em energia(electricidade) para converter a alumina em alumínio.

abraço.
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.


Autor do tópico
carl123
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 18, 2010 9:15 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por carl123 »

boa noite!

obrigado pela resposta, _cls_.
parece-me um bom método de produção de h2. estou a ponderar usar este mesmo método.
agora espero que tudo dê certo e consiga pôr o carro a andar.

abraço.

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por _cls_ »

carl123 Escreveu:boa noite!

obrigado pela resposta, _cls_.
parece-me um bom método de produção de h2. estou a ponderar usar este mesmo método.
agora espero que tudo dê certo e consiga pôr o carro a andar.

abraço.
olá carl123
que motor vais usar? aviso-te já que motores a dois tempos não dão para hidrogénio, aliás dão mas tens de lhe adicionar uma bomba de lubrificação. os motores de modelismo geralmente são a dois tempos, excepto alguns de aviões e helicópteros de elevadas dimensões.
mas há uma segunda solução, plano b, o combustível para o modelismo (nitro como alguns lhe chamam) na sua forma mais tradicional é feito de metanol ou etanol a 15~25%, o restante é óleo de rícino, actualmente usam-se óleos sintéticos ou minerais equivalentes de mais baixo custo.
como fazer? metes óleo de rícino no deposito do combustível e o h2 pela entrada de ar (juntamente com o ar).
assim já evitas de gripar o motor em 10 segundos, ...pode ser que dure 5 minutos até lhe saltar a cabeça! ...o hidrogénio dá coice a sério.

abraço.
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por Ferra »

_cls_ Escreveu: o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
será que percebi bem? a soda não se perde? então quer dizer que adicionando apenas água e aluminio vou gerar hidrogénio indefinidamente? e o volume de gás será mesmo esse? é que se for vou deixar de esvaziar os bolsos da bata no trabalho e vou é trazer a limalha para casa e por o meu esquentador a hidrogénio!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
carl123
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 18, 2010 9:15 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por carl123 »

boa noite _cls_.

bem, a minha ideia é a de usar um motor de modelismo a dois tempos em que injecto hidrogénio pela admissão de combustível e depois acrescento um pequeno reservatório de lubrificante ligado à admissão de ar que vai injectando óleo aos poucos para a câmara de combustão. esta ideia foi-me dada por um vendedor de motores deste genéro que afirmou já ter tido contacto com alguns casos semelhantes ao meu e em que se procedeu desta forma.

parece-me uma maneira fácil e adequada; se não o for, corrija-me por favor.

abraço.

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por _cls_ »

ferra Escreveu:
_cls_ Escreveu: o que precisas então, 1l de água destilada (podes reduzir na água), 10g de soda caustica (naoh) e 1ª grama de alumínio puro (metal, sem oxidação e sem ligas a outros metais), vais obter 2~2,6 litros de h2 (hidrogénio).
obtens também alumina hidratada (aquosa), ou até mesmo deposito sólido, a água vai desaparecendo e a soda caustica supostamente não se perde.
será que percebi bem? a soda não se perde? então quer dizer que adicionando apenas água e aluminio vou gerar hidrogénio indefinidamente? e o volume de gás será mesmo esse? é que se for vou deixar de esvaziar os bolsos da bata no trabalho e vou é trazer a limalha para casa e por o meu esquentador a hidrogénio!
erro meu, também perdes a soda caustica

2al + 2naoh + 6h2o = 2naal(oh)4 + 3h2

com calor separas a alumina hidratada do sódio
2na+ + 2[al(oh)4]-

e com muito mais calor, acima de 800ºc eliminas o hidrogénio e ficas com alumina branca (penso eu)
se deres nessa alumina cerca de 2000ºc ficas com alumina metálica
se continuares a dar temperatura até perder de vista e alta pressão, com tempo de arrefecimento longo sempre sobre alta pressão, fazes rubis e safiras, ...e quem me dera ter uma máquina dessas...

a minha confusão foi por causa da pilha de alumínio, aí é que não se perde o sal, por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por mauri »

_cls_ Escreveu: por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.
mas isso é outro projeto, não? merece outro tópico.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
carl123
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta nov 18, 2010 9:15 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por carl123 »

bom dia a todos.
comecei agora a fazer os testes do motor, mas antes fiz uma pequena pesquisa sobre velas glow plug, que é o género de vela que adquiri para construir o carro.
verifiquei que não era adequada para usar com gasolina e surgiu-me então uma dúvida: será que estas velas provocam a combustão do hidrogénio?
se alguém me souber explicar isso, responda rapidamente.

com os melhores cumprimentos.
fernando bento


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por Ferra »

segundo a wiki o hidrogenio inicia a combustão aos 560ºc. se essas velas atingirem essa temperatura dá para utilizar mas será dificil acertar o ponto de ignição se o hidrogénio for admitido no estado gasoso no tempo de admissão do motor. para se ter algum controlo é possivel injecta-lo no estado liquido ou usar velas como os motores a gasolina!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por orbis »

hidrogénio no estado líquido deve ser muito dífícil de obter. a pressão para isso acontecer deve ser elevadíssima.

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por _cls_ »

mauri Escreveu:
_cls_ Escreveu: por falar nisso daqui a pouco vou colocar fotos de uma experiência que fiz esta tarde, fiz uma célula de combustível alumínio-ar e funciona.
mas isso é outro projeto, não? merece outro tópico.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=14016
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

A forma mais segura de se utilizar o h2 seria consumindo tudo no ato em que é gerado. Muitas pessoas já estão utilizando este sistema em seus carros, o que dá uma economia de até 60%. Para quem ainda não conhece segue um link de um brasileiro que está no Canadá e explica como funciona.

"http://www.youtube.com/watch?v=2i4bef33 ... re=related"
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2i4bef33 ... re=related[/youtube]

Código: Selecionar todos

recolocado:mauri
O sistema utiliza a eletrolise com a sobra de energia que existe nos carros.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por Njay »

"Sobra de energia que existe nos carros"? Que sobra? Nunca ouvi falar de nenhuma sobra.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Njay!

Será que falei bobagem?

Acredito que o alternador gere bastante energia e não tem tanta coisa em um carro para gastar tudo, penso que se não fosse sobra, as pessoas que utilizam esse kit de hidrogênio não teriam de onde tirar energia para mante-lo.

Se eu estou errado agradeço que me esclareçam.

Abraço.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por Njay »

Essa é uma ideia completamente errada, mas infelizmente muito comum. O alternador de um veiculo (na verdade, qualquer gerador eléctrico) apenas produz a energia necessária para atender ao consumo "pedido" no momento. E toda essa energia vem do combustível fóssil, com uma eficiência não muito alta (tipicamente 60% a 70%).

Mais detalhado aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... dor#p63553
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por Njay »

reply1s.png
reply1s.png (6.96 KiB) Visto 12764 vezes
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Maneira rentável de armazenar hidrogénio

Mensagem por fgsouza68 »

Tens razão, havia me esquecido deste detalhe, se não há carga o alternador ficará leve e, consequentemente, consumindo menos combustível. :?

Então seria viável se carregássemos a bateria externamente (com algum gerador de energia renovável) para em seguida coloca-la no veículo, mas acredito que a autonomia seria pequena.

Grato pela explicação Njay.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”