BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Bloqueado

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por hmgp »

monty Escreveu:
eucurto Escreveu:mas sabes que o facto de no livrete da thunder dizer "efun" significa muita coisa que não te sei dizer exactamente o quê, porque também não me disseram.
com esta agora é que me lixaram
pensava eu que ia ter uma mota que tinha no livrete thunder
afinal qual a marca que temos de indicar por exemplo quando vamos fazer o seguro para a menina?
isso é realmente um problema com algumas seguradoras.

na minha ficou o nome do registo, que eu contrapus que se houvesse necessidade de repor a mota não seria a que está no registo. e garantiram-me que isso seria depois facilmente comprovável, mas para andar na lei tem que ser a marca do registo/livrete.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois é, tem sempre que ser o fabricante, podiam sempre batizar com outro nome no livrete mas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

esse é o fabricante chinês, é com esse nome que foi homologada na ce, é esse nome que tem de constar no livrete. para as seguradoras tenta os 2, o mais certo é que nenhum conste na base de dados.

ainda sobre a comparação... 2 células a mais significam quase 10%, que deve abater nos 50% a mais de capacidade.
http://www.efun-ev.com/home.html

bereco
http://www.tisong.cn/product.asp?smalltype_id=6

predator
http://eu.jonway.com/portugal/index.asp

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

eucurto Escreveu:
hmgp Escreveu:
barrocas Escreveu:muito gostam de baralhar... se lessem os diários de bordo, ja sabiam as respostas...

a bluethunder tem 22células de 90ah, e na ida para évora não esgotou a carga, ainda fazia mais km's
barrocas, eu leio e sabia que tinhas 22 células, e não tenho, nem a intenção de baralhar nem de entrar em discussões de "a minha é melhor/maior que a tua".
a minha postura tanto aqui como na vida, não é de conflito, bem pelo contrário...
fez-me espécie na altura o teu post sobre a ida a évora, porque o uggabugga tinha feito, na mesma altura, uma viagem a lisboa com distancia similar e a vossa diferença de kmh era pouca para motas com 50% de diferença na capacidade das baterias.

sou sincero, e não querendo alongar/continuar esta discussão que já vi que pode facilmente deturpada e levada para outros domínios que não são os que tenho como intenção, ainda hoje e depois de o 2wheelfun ter relatado que o vosso velocímetro também tem um erro ainda considerável, essa estranheza reforçou-se.
repara, não é o mesmo que querer dizer que uma predator vai fazer com 60ah mais que uma thunder com 90ah isso era ser, quanto a mim um lírico no mínimo e estúpido no máximo.
não sou parvo, sei que existem imensos factores a contribuir para a autonomia, mas há o factor de 50% de diferença na capacidade das baterias que é muito, para mim claro.

só quero que fique bem claro que a minha estranheza é de:
haver o relato de uma predator 60ah fazer a 60/70kmh 135km e o teu relato ser de uma thunder de 90ah ter feito 135km a 70/80kmh. ambos vocês relataram ainda ter bateria no fim destas viagens. para mais 50% de capacidade é-me estranho, só isso, mais nada.
<hmgp>,

tu és um gajo porreiro pá! não te deixes influenciar!

</hmgp>

sabes q a thunder do barrocas é uma mota que "anda segura por fita colas e abraçadeiras", é um "prototipo" e mais estranho ainda, é uma "efun"!?!
portanto não pode competir de igual modo com uma mota que está no mercado na versão definitiva e que tem nome próprio.
já agora faço-te uma pergunta pertinente: "qual é o nome que aparece no livrete da tua mota?"
se for tipo "ling long", "shopsoy" ou "taypé" eu não vou achar estranho... elas vêm todas de lá do país dos crepes! mas sabes que o facto de no livrete da thunder dizer "efun" significa muita coisa que não te sei dizer exactamente o quê, porque também não me disseram. esta coisa das motas eléctricas é cheia de mistérios e gambozinos!

i just fucking love this game...........
não tem mistério nenhum, está escrito efun no livrete, porque são eles que as fabricam. no livrete das sw deve estar jonway. o que faz todo o sentido, no livrete deve estar o nome dado pelo fabricante, e não um inventado por uma empresa que os vende. olha o que era comprares um carro e não saberes quem o fabricou, não sabias se era opel, fiat, audi, etc, porque cada vendedor inventava um nome qualquer e metia-o no livrete.

isto tudo é derivado da mentalidade retrograda, que "o segredo é a alma do negócio".

eu e cada vez mais pessoas, achamos que é o contrário. a informação é a alma do negócio, não o segredo. porque se vejo que o vendedor está-me a esconder factos relevantes, não consigo confiar nele, e vou pensar o pior.

dou um exemplo prático, quando estava à procura de casa encontrei 2 tipos distintos de agentes imobiliários, o típico vendedor de banha da cobra, só apontava as qualidades das casas que mostrava, escondendo todos os defeitos, e outro tipo mais raro, vendedores que mostravam as qualidades e defeitos de cada casa, adivinha quem é que ganhou a minha confiança e a quem comprei a casa...

esta mentalidade, é triste, principalmente nos ves, acho que deveria haver mais troca e partilha de informação entre quem vende este tipo de veículos, até porque, se as pessoas ganharem confiança neste tipo de veículos, todos ganham com isso, principalmente os vendedores.

olha o que originou a discussão sobre os bms de cada vendedor, cada um a dizer que o seu era melhor do que o outro, porque o dele tinha uma característica super secreta, que nem sequer estava disposto a falar nela.

para mim este tipo de atitudes é nojento, muito mais quando devíamos estar unidos por uma boa causa e um mundo melhor. desculpem la o desabafo.
PushEVs.com

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

2wheelfun Escreveu:olá.
hoje montei a câmara outra vez na blackhoover mas agora num outro local, mas estável à vibração. utilizei também um pda/gps, uma vez que na filmagem anterior, a utilização de um gps de menores dimensões revelou-se de difícil leitura. com o novo local onde coloquei a câmara, passei a ser eu que tive dificuldade de aferir em realtime a diferença velocimetro/gps mas se a câmara cumpriu a sua função, vai ser fácil tirar conclusões.
...não cumpriu, ou melhor cumpriu mas o reflexo no pda e no painel impossibilitaram a leitura.
para a semana volto a tentar. como diz o outro não há 2 sem 3...

abr.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

serges Escreveu:pois é, tem sempre que ser o fabricante, podiam sempre batizar com outro nome no livrete mas...
...por falar em livrete, vim agora de uma loja do cidadão onde tentei fazer o documento único automóvel. após pesquisar pela matrícula a funcionária da conservatória diz-me que o veículo não está ainda no sistema ao que eu estranhei pois passaram 2 meses e 4 dias desde que a dav (declaração aduaneira) foi emitida e quase 1 mês e meio desde que o veículo foi matriculado. supostamente, desde que o veículo é matriculado, uns dias depois entra no sistema informático e o comprador poderá fazer depois o livrete ou documento único automóvel. não me conseguiram resolver o problema e mandaram-me ver no imtt porquê é que o registo informático não consta no sistema. isto aconteceu a alguém? creio que o comprador tem 60 dias para ir à conservatória desde que o veículo é matriculado. burocracias...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

be-cool Escreveu: esta mentalidade, é triste, principalmente nos ves, acho que deveria haver mais troca e partilha de informação entre quem vende este tipo de veículos, até porque, se as pessoas ganharem confiança neste tipo de veículos, todos ganham com isso, principalmente os vendedores.

olha o que originou a discussão sobre os bms de cada vendedor, cada um a dizer que o seu era melhor do que o outro, porque o dele tinha uma característica super secreta, que nem sequer estava disposto a falar nela.

para mim este tipo de atitudes é nojento, muito mais quando devíamos estar unidos por uma boa causa e um mundo melhor. desculpem la o desabafo.
concordo completamente
imaginem que as 3 principais marcas colaboravam na resolução de problemas, hoje teríamos motas super fiáveis. o que acontece hoje é que quem com começa a importar motas, não aproveita o conhecimento adquirido pelos importadores ha mais tempo no mercado pois não existe partilha de informação.
imaginem se uma marca vendesse também motas da concorrência!! a sw, por exemplo, vender a thunder... quem ganhava com tudo isso eram os cliente, pois existiam mais postos de venda e assistência e consequentemente os importadores e vendedores... o objectivo é impedir que os potenciais clientes fujam para as motas ci... estas sim, são a verdadeira concorrência.

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

marcopns espero que os vendedores cheguem às mesmas conclusões, e deixem-se de mentalidades retrogradas, do tipo "orgulhosamente sós" e "o segredo é a alma do negócio", só quem é desonesto, é que precisa de segredos para vingar na vida. discutam abertamente os problemas, soluções e estratégias. juntos podem irem mais longe, e todos ficam a ganhar.

2wheelfun cá esperamos pelas leituras do gps
PushEVs.com

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

quanto aos registos doc unico automovel, são devido a atrasos nas burocracias do imtt, porque os processos foram entregues, mas ficaram na "gaveta"do imtt à espera de serem inseridos no sistema informático...

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

barrocas Escreveu:quanto aos registos doc unico automovel, são devido a atrasos nas burocracias do imtt, porque os processos foram entregues, mas ficaram na "gaveta"do imtt à espera de serem inseridos no sistema informático...
olá.
só espero não ter problemas no registo pois o comprador tem 60 dias para o efectuar, sem penalização, desde a data da matrícula e segundo esta já lá vão 2 meses e 1 semana. espero que conte a partir da altura em que o imtt aceitou ou registou informaticamente os processos.
já me esquecia que a culpa é sempre dos informáticos. esses tipos estragam tudo...

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am

Mensagem por Monty »

edu_rod Escreveu:estamos um bocado mas eu sou designer industrial...
sim, é verdade. peço desculpa ao dono do db pela destabilização

alguém podia mover isto para um tópico sobre este tema?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

monty Escreveu:
edu_rod Escreveu:estamos um bocado mas eu sou designer industrial...
sim, é verdade. peço desculpa ao dono do db pela destabilização

alguém podia mover isto para um tópico sobre este tema?

feito, profissões dos donos de ve's (informáticos ???)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am

Mensagem por J.G. »

2wheelfun Escreveu:
barrocas Escreveu:quanto aos registos doc unico automovel, são devido a atrasos nas burocracias do imtt, porque os processos foram entregues, mas ficaram na "gaveta"do imtt à espera de serem inseridos no sistema informático...
olá.
só espero não ter problemas no registo pois o comprador tem 60 dias para o efectuar, sem penalização, desde a data da matrícula e segundo esta já lá vão 2 meses e 1 semana. espero que conte a partir da altura em que o imtt aceitou ou registou informaticamente os processos.
já me esquecia que a culpa é sempre dos informáticos. esses tipos estragam tudo...
seria injusto. antes de serem autoridade, são também cidadãos que sabem bem como estes organismos funcionam. numa situação destas só se espera o bom senso.

em certos organismos, o problema é que mesmo com software as coisas dão trabalho a fazer.. é uma chatice..

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

algum dia tinha de ser! só não esperava era que fosse depois de 22km a correr…

é verdade, ontem fiquei apeado por falta de energia na blackhoover a 6km da minha casa. quando isto acontece especialmente porque não saímos de casa com as baterias totalmente carregadas, a culpa é sempre nossa e foi o que sucedeu. saíra cedo, bem cedo para ir fazer uma corridinha que começava em oeiras. 12km depois de sair de casa estacionei em oeiras, junto às bombas de gasolina que ficam em frente ao macdonalds. de casa a oeiras foi uma viagem tranquila em ritmo lento, que incluiu a subida de leceia e tudo. para quem não conhece é uma subida bem inclinada…

duas horas depois pego na blackhoover para regressar a casa. a nível de energia, pensei que a mota estava muito melhor do que na realidade se encontrava e comecei a prestar mais atenção ao voltímetro. cerca de 6km depois de arrancar e já em ritmo lento para esticar a autonomia, o bms corta-me a corrente e sou obrigado a parar, conseguindo regressar à estrada instantes depois. mais umas centenas de metros a velocidade baixa e de novo o bms. desta vez, desmontei e empurrei. estava em recta pelo que empurrar a mota não era muito difícil. enquanto empurrava, a luz do bms tardava em desligar-se mas… desligou-se, o que deu para voltar a ligar a mota ajudando-me a vencer uma pequena subida.

equacionei pedir auxílio mas nem me apetecia chamar a assistência nem me apetecia andar à procura de energia e ainda teria de espera para as baterias carregarem alguma coisa. ao morar num ponto alto, ía estudando os melhores declives, enquanto continuava a empurrar. consegui levar a mota até casa mas não me safei de algumas subidas à ‘mão’. felizmente, na última subida, consegui que a mota tivesse alguma energia (o bms baixou novamente a guarda) e lá me safei.

então e porquê é que eu “caí” na armadilha da autonomia? não sei! na sexta-feira tinha feito 18km com a mota, transportando a minha esposa (50kg). como as baterias estavam totalmente carregadas puxei um bocadinho pela blackhoover na ic19 (de realçar também o vento forte que se fazia sentir), andando a espaços para além dos 90km/h. ontem, não tinha a mota carregada mas como tinha 24km pela frente e podia ir em ritmo de passeio achei que dava. fiquei-me pelos cerca de 36km sem bateria, o que me surpreendeu pois o meu recorde de autonomia com os 40ah na blackhoover são 51km, 20 deles com pendura mas sempre a velocidades que não ultrapassaram os 70km/h.

outra coisa que me espanta é os dados de carregamento. quando fiz 51km gastei 2.8kw/h e a mota esteve à carga 3:23:00. nesse dia o bms actuou uma só vez na última subida para casa. ontem quando esgotei a carga, a mota esteve à carga 3:05:00 e gastei 2.5kw/h. menos energia carregada para baterias ‘secas’. estranho, no meu entender.

hoje voltou a ser uma utilização normal. aparentemente nada se passa com a blackhoover. atribuo a reduzida autonomia verificada ontem às condições descritas atrás. algum dia tinha de ser…

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

litio não conheço...

mas vais acabar por conhecer a tua montada, eu já conheço a minha vectrix de cor!!
sei mesmo quando ela diz que dá para x kms e tem x traços sei que não é verdade pois só quando faço uma descarga completa é que se torna real tudo isso!

eu já conheço o comportamento da mesma mas o litio creio ser diferente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

com vento forte a autonomia diminui, ja que é necessário mais esforço para fazer o mesmo percurso.

de qualquer forma devia dar para mais.

deve haver alguma célula que está com menos carga, e outra que carrega +depressa, e essas estão a accionar o corte de protecção por baixa e alta voltagem, enquanto as restantes ficam pelos valores normais, mas não se consegue aproveitar a sua energia.

estamos a trabalhar nesse assunto, no próximo mês vamos ter novidades para resolver estas situações.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

barrocas Escreveu:com vento forte a autonomia diminui, ja que é necessário mais esforço para fazer o mesmo percurso.

de qualquer forma devia dar para mais.

deve haver alguma célula que está com menos carga, e outra que carrega +depressa, e essas estão a accionar o corte de protecção por baixa e alta voltagem, enquanto as restantes ficam pelos valores normais, mas não se consegue aproveitar a sua energia.

estamos a trabalhar nesse assunto, no próximo mês vamos ter novidades para resolver estas situações.

olá.

barrocas, aproveito para fazer algumas questões.

1. tenho a sensação que em velocidades mais elevadas o voltímetro começa novamente a aproximar-se dos 63, 64v quando antes não me recordo deste baixar os 67v, isto com as baterias a 100%. este comportamento vai em linha de conta com a tua explicação?
2. quando o bms ‘corta’, o led 1 e o led 2 acendem em simultâneo. quando o bms cortou na segunda vez e mesmo depois de desligar a mota o led 2 permaneceu aceso durante bastante tempo. felizmente quando este se desligou estava perante uma subida e consegui vencê-la na mota, muito ddeevvaaggaarriinnhhoo. o que significa quando só este led 2 está aceso?
3. reparo que quando a mota está ligada à corrente o cabo aquece um pouco, embora não seja um aquecimento exagerado. como me começa a chatear estar a enrolar e a desenrolar a totalidade do cabo, por vezes deixo parte deste dentro da mota. na tua opinião e sabendo que um cabo eléctrico enrolado cria uma resistência adicional, ainda assim vês algum problema em retirar apenas o cabo necessário para chegar à tomada, deixando o restante ‘arrumado’ ou existe aqui algum perigo?
4. andei a fazer umas pesquisas sobre baterias e percebi que estas têm parâmetros máximos que definem a quantidade de energia instantânea de descarga a que podem ser sujeitas. quando se enrola o punho numa aceleração forte, o débito de energia ‘sugada’ às baterias é controlado de forma a não ultrapassar os valores do fabricante ou não corremos esse risco com os nossos motores 5kw?
5. a regeneração de energia na batlight como está a funcionar? sempre que a mota anda sem o punho estar accionado está a recuperar energia? ou seja, se iniciar uma descida e largar o punho, até voltar a acelerar a mota, enquanto estiver em movimento está a carregar as baterias?
6. por último, dizes que no “próximo mês vamos ter novidades para resolver estas situações” (uniformização da carga das baterias). até essa altura há algum problema em utilizar normalmente a mota ou estarei a prejudicar as baterias?

peço desculpa pelo número exagerado de questões mas são dúvidas que persistem.

obrigado.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

boas,

r1 - correcto, quando ha um desiquilibrio, tem tendencia a acentuar-se com o passar do tempo.

r2 - o led 1 é do corte do controlador, se desligas a chave, deixa de funcionar.
o led 2 é o aviso de protecção do bms por baixa voltagem, quando uma célula atingiu 2,5v e só reactiva se ela conseguir recuperar acima dos 2,8v. este funciona constantemente, mesmo com a chave desligada.

r3 - isso é uma pergunta armadilhada depende sempre das circunstâncias, é comum não se usarem extensões longas quando estão enroladas, porque podem sobreaquecer.

r4 - os valores são controlados pelo... controlador mas estão dentro dos valores normais.

r5 - actualmente a regeneração tem um valor insignificante, não tem expressão para carregamento.

r6 - utilize normalmente, não prejudica porque o bms não deixa apenas pode ter menos autonomia (até ao upgrade).

haverá sempre dúvidas, até porque são tecnologias em fervorosa evolução

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

não há duas sem três. maldito sejas ditado...

é isso mesmo. já andava a adivinhar. apeado pela segunda vez, desta a cerca de 5km de casa mas ainda com mais subidas para vencer.
se da outra vez tinha percorrida 36km, alguns dos quais com pendura, desta vez fiquei pelos 25km. cheio de energia, mais do que a mota, lá venci sozinho as subidas até casa mas quando cheguei não sei quem estava pior, se eu se ela...

quando a blackhoover se desligou acusou 67v no voltímetro. o led apenas tinha piscado um vez e não terei conseguido percorrer mais do que 2 ou 3km. ao contrário da outra vez que a mota ressuscitava quando as baterias recuperavam alguma carga o que me permitia vencer alguns metros de asfalto, desta vez a mota morreu por completo. nem um sinal de vida...

em casa, e com a mota sem energia, peguei num voltímetro e medi cada célula. apesar do meu voltímetro não ser nenhuma espingarda (analógico e com produção num país onde também se fabricam motas eléctricas) consegui perceber que as células ligadas ao banco da esquerda se encontram todas com o mesmo nível de energia. o mesmo não se passa relativamente ao banco da direita onde as primeiras 4 células (da esquerda para a direita) se encontram niveladas entre si mas com menos energia. as restantes células deste banco, estão niveladas ao "nível" de descarga apresentado no primeiro banco.

resumindo, tenho 4 células que desta vez não estão mortas mas que descarregam mais depressa do que as suas irmãs. ainda não as medi depois de carregadas totalmente mas aqui acredito que todas fiquem niveladas pois o voltímetro acusa 73v. 600km depois a blackhoover necessita de nova intervenção. a confiança é algo que demora muito tempo a conquistar mas bastam uns segundos para a destruir. vai ser difícil voltar a andar descansado...

help...

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

barrocas Escreveu: r6 - utilize normalmente, não prejudica porque o bms não deixa apenas pode ter menos autonomia (até ao upgrade).
olá.
a autonomia tem-se vindo a reduzir desde a última intervenção. pouco tempo depois da substituição do bms e das 2 células com problemas, cheguei a fazer 51km com uma carga. há 1 semana fiquei apeado fazendo 35km e hoje o mesmo com 25km. não vou arriscar e amanhã quero ver se deixo (vamos a ver se chega lá pelas suas rodas...) a blackhoover na batlight para verem o que se passa.

cumps.

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”