O MEU REACTOR

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

como é que vais fazer a incorporação do termoestato na cuba é que para já ainda estou numa fase inicial em que faço tudo artesanalmente e ainda não compreendi essa parte?
abrindo um orifício na lateral, não muito próximo da resistência e soldando uma polca compatível com a rosca do termostato.
teflon nele !
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

luciano kaefer Escreveu:
como é que vais fazer a incorporação do termoestato na cuba é que para já ainda estou numa fase inicial em que faço tudo artesanalmente e ainda não compreendi essa parte?
abrindo um orifício na lateral, não muito próximo da resistência e soldando uma polca compatível com a rosca do termostato.
teflon nele !
e por fora, por segurança, é só por um bocadinho de epoxy para isolar.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Chemistry »

paulo. explica melhor a bomba de circulação que eu ainda não percebi

o processo vai ocorrer em batch, certo? ou a bomba circuladora implica o produto circular também!!?


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Chemistry »

e já agora qual é a potência dela ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

mnunespt, preciso da tua ajuda, e tambem de alguem com experiência no que toca a resistências em cerâmica.

sei que no teu 1º reactor utilizaste-te este tipo de resistência, mas optaste agora por uma em inox, certo?

qual a diferença de rendimento entre elas
- tempo de aquecimento
- gasto energético

em relação à segurança é melhor, pois não existe contacto com o liquido, preços sei que fica +- igual (15€).
só é necessário arranjar 50cm de tubo inox de 35mm, para acolhe-la dentro do reactor.


red baron Escreveu:mas tenho uma boa noticia também, os tubos de inox que se compram para a canalização da agua podem ser soldados com toda a facilidade a estanho desde que se utilize como fluxo uma mistura de acido clorídrico e cloreto de zinco que se aplica com um pequeno pincel na zona da soldadura.
o fluxo pode ser arranjado num latoeiro ou feito em casa com acido e um bocado de chapa de zinco puro, retirado de pilhas de zinco carvão ou até com chapa galvanizada tendo o cuidado de remover a chapa logo que o zinco esteja "comido" pelo acido para não contaminar com demasiado cloreto de ferro.
depois é necessário um ferro de soldar com potência adequada para aquecer bem as peças que vão ser soldadas, eu tenho um martelo de latoeiro de 300w.
red baron, aproveito tambem para pedir-te que expliques com mais promenor a parte das soldaduras, que acho interessante.
acabei de comprar uma vareta de prata, que julgo ser tambem uma maneira prática de soldar com alguma qualidade.
fico a aguardar os teus comentários
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por RED BARON »

viva paulosga...
red baron, aproveito tambem para pedir-te que expliques com mais promenor a parte das soldaduras, que acho interessante.
acabei de comprar uma vareta de prata, que julgo ser tambem uma maneira prática de soldar com alguma qualidade.
fico a aguardar os teus comentários
a parte das soldaduras tem a ver com aquilo que se quer soldar e o que se pretende a nivel de resistência mecanica, e à temperatura, por isso sugiro que apresentes o que é realmente para soldar que eu respondo qual a soldadura mais adequada para o efeito.
a vareta de prata ( liga de prata) que compraste de nada servirá se não souberes soldar com ela e é necessário equipamento adequado, um maçarico de propano e fluxo apropriado serve para alguns trabalhos mas não para todos.
estás a pensar em utilizar tubagem em inox,certo? se for o caso podes fazer a canalização usando acessórios apropriados para o efeito, é necessário um acessório corta-tubos de disco que se pode comprar no mestre maco ou no aky ou em qualquer loja de ferragens.
como os acessórios para a tubagem em inox são um pouco carotes, pode-se usar material ( curvas, joelhos tês etc) em latão nomal e soldar os tubos directamente nos acessórios, embora em alguns sitios se tenha que recorrer a soldar um pedaço de rosca ( cortar um casquilho em dois) na ponta do tubo e depois fazer a ligação com teflon, aqui a soldadura deve ser a prata 5 ou 10% basta.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

na primeira cuba usei de facto uma resistencia ceramica de 3450w que foi introduzida num tubo inox soldado na cuba.
o custo desta resistencia foi de 65€ feita por encomenda na casa das resistencias do porto.
uma vez que o aquecimento é feito indirectamente, demora algum tempo a aquecer todo o oleo à temperatura necessaria ao processo. cerca de 2,5h sem a cuba isolada e cerca de 1,5h com a cuba isolada.

por isso, mudei para uma resistencia inox de imersão, que fica em contacto directo com o oleo.
esta resistencia tem 3500w e mandei fazer também por encomenda aqui perto da figueira da foz
a resistencia é especial para soluções acidas e por isso foi mais cara. ficou em 105€

a vantagem é que em 20 min no max. tens o oleo na temperatura desejada.

para mim que tenho o reactor em casa do meu sogro, é o ideial, uma vez que quando lá vou fazer bio, não tenho tempo de estar 3 horas à espera para fazer bio. além disso como o tempo de aquecimento é menor, gasta-se muito menos electricidade. ao fim de algum tempo acabará por compensar o custo mais elevado da resistencia.

deixo estes meus relatos á tua consideração.

no entanto também ainda não vi ninguem queixar-se de problemas de corrosão com as resistencias inox tipo a que tens. e o custo delas é muito inferior.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

olá red

o meu interesse em soldar, por um lado é a vontade de aprender, por outro, como vou construir o reactor, tenho que estudar a melhor forma de fazer as ligações á cuba inox.
no que toca às ligações entre tubos, torneiras, bomba, isso está resolvido pois comprei os acessórios próprios para essas ligações (conforme as fotos e legendas), o problema está na ligação à cuba onde terei de abrir vários buracos para colocar a resistência, termóstato e a entrada do óleo.

neste momento surgiu a ideia de mandar fazer a cuba de raiz, vou pedir orçamento, caso se concretize estará tudo resolvido, no caso de o orçamento não agradar, lá terei de meter mãos á obra.

resumindo o meu problema é soldar inox(tubo) com inox(cuba)
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

boas, marco
face á tua descrição, esclarecedora, não vou inventar mais. tenho é que estudar a melhor forma de aplicar o material que já tenho.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

acho que estás no optimo caminho
trocando ideias com o pessoal deste forum, vais fazer uma maquina porreira logo á primeira!
depois posta umas fotos da evolução da maquina.


abraço.

marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por RED BARON »

paulosga Escreveu:olá red

o meu interesse em soldar, por um lado é a vontade de aprender, por outro, como vou construir o reactor, tenho que estudar a melhor forma de fazer as ligações á cuba inox.
no que toca às ligações entre tubos, torneiras, bomba, isso está resolvido pois comprei os acessórios próprios para essas ligações (conforme as fotos e legendas), o problema está na ligação à cuba onde terei de abrir vários buracos para colocar a resistência, termóstato e a entrada do óleo.

neste momento surgiu a ideia de mandar fazer a cuba de raiz, vou pedir orçamento, caso se concretize estará tudo resolvido, no caso de o orçamento não agradar, lá terei de meter mãos á obra.

resumindo o meu problema é soldar inox(tubo) com inox(cuba)
soldar os tubos directamente na cuba não é opcção que eu recomende. sugiro que as ligações de tubos à cuba seja feito através de acessórios em latão ou melhor ainda em inox, mais dificeis de encontrar mas pode-se mandar fazer ao torno, e pode mandar aplicar logo na feitura da respectiva cuba, assim já vem prontinha. ex. a saida por baixo pode levar um falange com rosca interior ou uma porca.
as oficina que trabalham em inox (chapa) tem todo o material para soldadura e vai-te poupar de certeza alguns aborrecimentos. soldar inox com solda forte não é pera doce para quem não tem experiência, já cobre ou latão é uma brincadeira. aconselho que fales com pessoal que trabalha nesse ramo para obteres umas dicas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

sem dúvida que a melhor opção é entregar este trabalho a profissionais, mais vale gastar um pouco mais e ter uma cuba para durar um bons anos.

antes de ir pedir o orçamento, elaborei no excel uma folha para calcular o volumes e áreas da cuba.
deixo aqui o ficheiro para os entendidos analizarem e corrigirem possíveis erros.

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

obrigado.
Sócio Nº46


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Bruno Santos »

mais uma vez, a resistencia que apenas atinge os 90 º é suficiente? é que segundo auilo que li, o ideal para fazer a destilação são 100º, certo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

bruno, o problema não é a resistência, é o termóstato.
julgo que 90ºc é suficiente, embora caso haja necessidade, há sempre maneira de dar a volta, basta fazer uma ligação directa á resistência sem passar pelo termóstato (controlando manualmente a temperatura).
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

bruno santos Escreveu:mais uma vez, a resistencia que apenas atinge os 90 º é suficiente? é que segundo auilo que li, o ideal para fazer a destilação são 100º, certo?
bruno:

depende do que você quer destilar. tens que observar o ponto de ebulição do produto a ser destilado.

a água evapora com 100º. o metanol puro à 65º. metanol dentro da glicerina, à partir de 65º ( mas próximo à isso, dependendo do meio que ele está disperso ).

alcool, à 78º.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Chemistry »

então paulosaga a "máquina" já está a funcionar? em que fase se encontra de momento?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

está indo devagar, mas vai avançando

ontem já chegou a peça principal
Imagem
Imagem

agora só falta faltam umas pequenas adaptações na cuba para começar a montar tudo.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

...
esqueci-me de um promenor, esta é de 150l e não com estava previsto de 100l.
assim já posso processar 100l de óleo, pois temos de contar com mais 20 ou 22l de metanol
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas paulo

que reator fixe! não esqueça de tirar muitas fotos. vai ficar na posteridade. divida conosco essa emoção. prometemos retribuir com muitos comentários e opiniões.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”