Como controlar o PH do BD

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Como controlar o PH do BD

Mensagem por CarlosPoças »

olá

tendo a minha água das lavagens 6 de ph como consigo elevala

para os 7 ou 8 de ph recomendavel.

com sal!

com soda caustica!

ou ?

abraço
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas:

explica melhor, a agua que vais usar para lavar é agua da torneira e tem o ph de 6 é isso?

se for o caso, essa agua serve perfeitamente para lavar o bio.

cumpts.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

penso que ele esteja a dizer que a agua que sai da lavagem vem com ph 6.
se for esse o caso, está mais do que lavado, uma vez que já está a tender para o ácido
convem medir o ph da agua antes de efectuar a lavagem, se já for 6 então a lavagem está boa.

objectivamente, o interesse será medir o ph da agua da torneira, e ao fazer as lavagens tentar obter novamente esse valor, o que implica que a água já não está a tirar mais residuos de sabão e soda.
Última edição por mnunespt em domingo dez 30, 2007 3:02 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

peço desculpas, mas existe aqui alguma confusão:

1º se a água da torneira tem ph 6 então é muito boa para lavar o biodiesel, alias uma certa acidez só faz é bem, mas porrá diz-lá de onde essa água vem para eu não a beber, que isso esta mais que improprio para consumo.

2º se a água de lavagem vem com ph 6 então ainda é mais esquesito pois não faz sentido, assim agradecia que nós explicasses como estas a fazer o biodiesel e as lavagens.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

rui de carvalho Escreveu:mas porrá diz-lá de onde essa água vem para eu não a beber, que isso esta mais que improprio para consumo.
água com ph 6 é imprópria para consumo? desde quando?

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

rui de carvalho Escreveu: ... se a água de lavagem vem com ph 6 então ainda é mais esquesito pois não faz sentido, assim agradecia que nós explicasses como estas a fazer o biodiesel e as lavagens.
lá está!
se a agua da torneira tiver ph 6, e na ultima lavagem a agua sair com ph 6, significa que a agua está livre de soda e sabão, ou seja o bd está lavado.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

ei pessoal, só uma coisa.

o ph da água deve variar entre 6,5 e 7,5. e mesmo assim é muito mau sinal quando ela esta fora do 7. para terem uma ideia o ph 6 é mais proximo do ph do vinagre que da água.


assim se tens água da rede publica com ph 6 esta a ver o problema que tens.


não é pelo ph em si mas sim por todas as porcarias que ele esta a indicar ter. além disso se a água tem ph 6 vais começar a ter problemas graves de dentes e isso é só para começar.

fora isso sim, se o ph da água original for 6 e de saida da também então deves ter uma boa lavagem.

mas, espera ai, como estas a determinar o ph da água? é que tenho muitas duvidas que a rede publica tenha esse ph 6 assim peço-te que me verifiques uma coisa. usa água destilada e mede-lhe o ph se for 6 então tens um problema na tua medição se for 7 tens um problema na tua água de consumo.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

tolerancia de ph da agua:
cavalos - 7.0
boi - 6.5-7.0
porco - 6.5-7.5
aves - 7.0

por lei o ph tem de estar entre 6.5-8.5 para consumo humano.

ph optimo para bacterias (temperatura optima média 35-37):
escherichia coli - 6.5-7.5
salmonela - 6.5-7.5
vibrio cholerae - 7.6-8.6
clostridium botulinum - 4.5-8.0
clostridium perfringens - 5.5-8.0
staphylococcus aureus - 7.0-7.5

o ph ideal é que esteja próximo da faixa de neutralidade (ph 7,0), valores acima de 7,6 indicam alcalinidade, podendo apresentar níveis elevados de cálcio e magnésio: a dureza diz respeito a presença de níveis elevados de sais de cálcio e magnésio, tornando a água imprópria para consumo.
Última edição por katzilla em terça jan 01, 2008 11:28 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a dureza também pode ser obtida graças à concentração de outros sais, em embora normalmente seja como dizes.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

então reparem na maioria da água que compram no supermercado.. tenho uma aqui em casa que tem ph 5,9. e existe outra, a água de monchique, em que o ph é 8 e qualquer coisa. e se não estou em erro já vi água com ph 5,5 (não me lembro é qual foi ). e todas estas águas estão à venda no supermercado, sem quaisquer restrições..

bem, mas perdoem-me estar a desviar do tópico..

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

escalavardo tens razão, é a asae a fechar os olhos aos grandes ou então falta de queixas apresentadas.
lembras-te de agua da coca-cola que saí para o mercado há uns anos?
foi um escandalo, após a morte de 2 espanhois descobriram que era agua da espanha tirada directamente da canalizaçao sem qualquer tratamento anticloro ou outros.
retiraram a marca do mercado e ao fim de uns meses voltaram a lançar com outro nome (se não estou em erro passou de aquabona para bonaqua, ou vice-versa).
as empresas de abastecimento dos bebedouros em empresas e escritorios é outro caso flagrante, são obrigados a enviar juntamente com cada lote de agua uma copia das analises efectuadas a esse lote. o resultado é que os clientes se compararem as copias das analises de varios meses ou anos, descobrem que a unica coisa que eles mudam é a data.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a própria água do luso tem ph 5,3.. e a água de monchique quero rectificar, tem 9,3, fui verificar novamente..

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

escalavardo tens de dar um desconto á agua luso
penso que foi no inicio do ano que ardeu tudo em luso, é claro que com as chuvas, os contaminantes atingiram os lençois freáticos daquelas paragens contaminando aquilo tudo, daí os valores da agua luso naturalmente ficarem afectadas.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

acho que a variação do ph da água não tem de ser tão restrita como dizem.
já agora, a asae não é responsável pela fiscalização em espanha.
é curioso como uma das poucas instituições que mostram serviço é sistematicamente atacada.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

orbis Escreveu:acho que a variação do ph da água não tem de ser tão restrita como dizem.
lei é para todos e se os parametros do ph é de 6,5-8,5 tudo que está acima ou abaixo desses valores é considerada imprópria para consumo.
orbis Escreveu:já agora, a asae não é responsável pela fiscalização em espanha.
a referencia á asae era apenas para as nossas empresas portuguesas, sobre a coca-cola é apenas um exemplo para demonstrar até que ponto que os "grandes" chegam.
eu deveria ter desenvolvido a frase para evitar estes mal entendidos, na altura parecia certo.
Última edição por katzilla em terça jan 01, 2008 11:28 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

já agora, quem diz qual é a lei?

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

decreto-lei n.º 236/98 de 01-08-1998

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Mensagem por CarlosPoças »

olá e obrigado a todos

o que disse foi a água da ultima lavagem ficar com um ph 6

a água com que lavo é extraida de um poço, mede ph 6

também tenho agua canalizada e medi e tem ph 7

medições feitas com ( fita )

pelas respostas expostas não tenho que me preocupar com o ph da àgua

após as lavagens.

bom ano para todos

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

devido ao facto de ter poço e pelos vistos utilizar essa agua, aconselho que analise á agua pelo menos uma vez por ano. se utilizar esse agua para outros fins além da lavagem do bio, terá de ter em atenção a possibilidade de bacterias, nitratos e outros.
agua canalizada tambem não é garante de agua pura (bem pelo contrário). o distribuidor de água canalizada é obrigado em afixar resultados das analises tiradas á saida da eta para consulta publica, na eta e camaras servidas por ela, diáriamente (normalmente enviam uma copia para as camaras ao fim de 3-5 meses), peça a copia da analise mais recente no departamento de aguas da sua camara.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”