"Silicato de magnésio" a 20 centimos o Kilo.

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

"Silicato de magnésio" a 20 centimos o Kilo.

Mensagem por RED BARON »

boas pessoal.

na minha senda por encontrar soluções bem baratas para problemas dificeis de solucionar aqui vai uma dica que só estou já a partilhar porque ainda não tive tempo de testar por isso não sei se dá, mas é promissor.

primeiro vejam este link:

http://en.wikipedia.org/wiki/sepiolite

depois quem for curioso vá ao modelo (não sei se há em mais locais) e procure na prateleira dos produtos para absorver o chichi dos gatos o produto mais barato ( 5kg por menos de um euro) e leia a composição que está escrita de lado.

já tenho um saco de 5kg no carro. pena não poder ir hoje a casa senão era para deitar às tantas.

raios partam o vicio da investigação.

pelos menos é o que a minha maria deve pensar, eu é que não tenho coragem para lhe perguntar.

cumprimentos.


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Mensagem por Pmatos »

red baron,

no seguimento de outro post nos classificados, realmente a sepiolite é absorvente e pode ser adequado para filtrar, mas o tamanho da sepiolite e a sua absorção talvez não sejam adequados ao bd. e um barro especial que substitui a bentonite nalgums casos. já usei para fazer emulsões no passado, e ás vezes é um pouco caprichosa. mas boa sorte no teste, e depois dá novidades.
cumps.

pmatos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

pó de talco

saco de 50 kg= 30 euros

tem mais poder de absorção.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

pera la isso é importante....

se é um barro e tiver as mesmas propriedades do silicato então é mais fácil de filtar do que o pó

e isso pode ser "a" solução.

testa la isso baron fiquei curioso

abraço

barbas


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Mensagem por Pmatos »

caro barbas,

junto envio este link:http://www.visaconsultores.com/pdf/visa_com09.pdf , com um artigo muito interessante sobre este tipo de minerais. atenção,não usar bentonite para este fim, ou os resultados podem ser...complicados.
mas sou da opinião do fry, a absorção deve ser inferior ao silicato magnésio, vulgo talco. tem a ver com a superficie especifica, granulometria, e afinidade por compostos polares, etc. quanto á filtragem, não conheço, mas é uma questão de experimentarem...
abraços

pmatos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

já testei a sepiolite mas desisti de usar.

tal como o fry disse a capacidade de absorção é muito pequena em relação ao pó de talco.

alem disso perde-se muito bio para ensopar as pedras sem o resultado esperado.

outra hipotese seria reduzir a sepiolite a pó mas não sei se paga o trabalho.

comprei 25kg de pó talco industrial por 11 euros e ficou o problema resolvido.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

e a filtragem baron

como estas a fazer?

se fizeres uma lavagem com água no fim esta fica leitosa indicanto a presença de talco?

abraço

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

a lavagem com talco é benéfica quando se produz muito sabão no processo.

aqui a primeira lavagem torna-se um grande problema por a emulsão aparece sem ser chamada.

aplico 5kg de talco para 100l de bio a limpar.

aplico com o bio a 50ºc e mexo durante dez minutos.

ao fim de uma hora já está bem assente no fundo e completamente separado do bio.

deixo para o outro dia e faço a decantação.

o bio fica com uma suspenção de um pó de talco que lhe dá um aspecto nacarado.

este pó é uma percentagem muito pequena pois a quantidade de talco que assentou no fundo foi enorme. estas particulas devem ser de tamanho tão pequeno que não assentam mais.


depois fiz a lavagem com agua e não ocorreu emulsão, no entanto a emulsão ocorreu no teste de lavagem que fiz com cerca de meio litro numa garrafa.

o ph tambem desce depois de lavado com o pó de talco indicando que a soda caústica tambem foi arrastada com talco, pelos menos em parte.

depois de 3 lavagens com agua fica pronto para a secagem.

na primeira lavagem esta fica sempre leitosa quer use talco ou não.

por fim passo num filtro de 5 micron e 1 micron.

o talco que ainda possa restar é quase imperceptivel pois não se nota nada de sujudade nos filtros.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

lavas 3 vezes com água e usas talco...

terás problemas de conversão?
barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

sou muito cuidadoso com o biodiesel que vai para os motores.

para mim a lavagem é mais importante que a conversão, embora o meu bio passe todo no teste 3/27.

de cada lote de bio recolho uma amostra de 300ml que coloco numa garrafa de plástico com 100ml de agua destilada e agito com a máxima força até ficar emulsionado.

se passados no máximo 5 dias a agua não estiver transparente o bio volta a ser lavado com mais uma agua.



Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

baron, então o talco está só a garantir que não vai existir uma emulsão....

interessante...

eu sempre pensei que seria possivel eliminar as lavagens com o talco, ou pelo menos reduzi-las, em pequenas quantidades tipo 25 litros reduzi para uma lavagem...

há quem defenda como o fry que nem vale a pena, basta lavagens...

e tu utilizas só para garantir que a soda seja absorvida e evitar emulsões... (penso que os monogliceridos, digliceridos e ffa tambem o sejam no caso de uma conversão incompleta)...

e já agora baron tu que és quimico consegues arranjar amberlite?

isto parece que está a substituir o talco nos sistemas industriais de produção de bio...

consegues investigar isso?

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas
baron, então o talco está só a garantir que não vai existir uma emulsão....
o talco tambem vai "lavar" mas a quantidade que uso é insuficiente para uma boa e completa lavagem.

para lavar o bio com talco ao ponto do ph ficar em condições tenho que usar muito pó de talco e muito pó de talco ensopado é tambem muito bio a jogar ao lixo e a lavagem fica dispendiosa.

depois ainda há o problema já aqui referido no forum:
como é que analizo o bio se ainda contem substâncias indesejáveis ao motor e que não são detectadas só com o ph meter.

para mim a agua continua a ser o agente de limpeza preferido. sal, metanol, soda, ffas e glicerina, nada resiste a uma boa lavagem com agua. as particulas sólidas são removidas por filtragem ( 1 micron)no fim da secagem.
eu sempre pensei que seria possivel eliminar as lavagens com o talco, ou pelo menos reduzi-las, em pequenas quantidades tipo 25 litros reduzi para uma lavagem...
se com uma lavagem a agua sair muito clarinha e o ph estiver igual ao da agua para quê lavar com mais.

há quem defenda como o fry que nem vale a pena, basta lavagens...
concordo para o bio feito "by the book", mas no meu caso o bio é processado a 65ºc e depois de separado da glicerina é submetido até 110ºc para recuperar todo o metanol possivel e oxida um pouco dificultando a primeira lavagem que tem tendencia para fazer emulsão.
e já agora baron tu que és quimico consegues arranjar amberlite?

isto parece que está a substituir o talco nos sistemas industriais de produção de bio...

consegues investigar isso?
a amberlite é cara e não se pode comprar só 4 ou 5 kg.

obriga a utilização de equipamento adequado para fazer a lavagem.

obriga a um control de qualidade do produto final (não basta que esteja límpido, com ph neutro e seja filtrado) que só é viável para quem é um produtor e não um hobbysta.

por estas razãoes, para mim, amberlite é para esquecer.

cump.

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

lavagem sem SILITACO mais facil

Mensagem por toakiuai »

mensagem removida por não respeitar as regras de publicidade do fórum.

orbis
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

está chegando hoje aqui na fazenda uma amostra do produto trisyl, que, segundo o fabricante, está sendo utilizado pelas grandes indústrias de biodiesel para efetuar a lavagem sem água, tão estudada pelos foristas.
o fabricante concordou em analisar as amostras que vou enviar, à razão de 1, 3 e 5 kg/tonelada.
segundo as informações que recebi, o que determina o volume desta sílica é o nível de impurezas que o bio tiver, porisso os testes com 3 quantidades diferentes.
assim que tiver novidades, volto aqui para informar aos amigos.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

tenho em casa, à mais de 2 semanas, uma embalagem de silica gel de 1kg cujo grão é de +- 3mm para testar na lavagem do bio mas o tempo tem sido pouco.
o unico teste que fiz foi pegar numa pequena quantidade, cerca de 1g e esmaguei com uma colher de sopa obtendo um grão muito fino.
depois deitei num tubo de ensaio com bio 15ml.
agitei e depois passei por um filtro de papel. o teste com fita de ph deu neutro.
vou construir um dispositivo para teste com um tubo de pvc com capacidade para 10g de silica e tentar lavar entre 1 a 2 litros de bio fazendo a recirculação para ver os resultados.
pretendo fazer o teste com silica esmagada e com silica granular para comparar o poder de limpeza do gel em grão com gel triturado.


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: "Silicato de magnésio" a 20 centimos o Kilo.

Mensagem por Eron »

s

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”