Testes a lote de Bio

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

Amigo G_card, em relação ao óleo directo, isto também não está para brincadeiras, uma vez que aqui há uns 2 ou 3 anos, toda a gente o usava pois as garrafas de óleo nos hipermercados estavam baratas, encontravam-se por vezes a menos de 1 €. Da última vez que ví, estavam quase a 2€ o litro, muito mais caro que o diesel. Agora se usar o óleo usado já é outra situação, mas aí não sei como proceder, pois o mesmo teria de estar super limpo e puro, isso já não sei. Por isso pense na situação antes de se meter nela.
O que acontece comigo, é que vou fazendo de vez enquando o BIO. Nada de grandes quantidades. Há medida que vou tendo e juntando óleo, faço o BIO. Vai dando para misturar com o Diesel e abatendo na conta. Tenho vizinhos que vão fornecendo o óleo, pouco de cada vez, pois as pessoas cada vez menos o usam. Mas como diz o ditado, grão a grão...
Depois diga aqui a sua experiência, ok.
Um abraço.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

o objectivo é mesmo arranjar oleo usado, tenho um amigo com uma petisqueira que em principio vai dar uma ajudinha!
ando a ver orçamentos para fazer um centrifugador em pequena escala, mesmo para o biodiesel aquilo consegue tirar as humidades e particulas que os filtros nao conseguem.

ainda esta tudo em aberto, ando a contablizar o oleo que consigo arranjar, as despesas de uma converçao para oleo directo, custo de fazer um reactor, custo de metanol e o po que nunca me lembro o nome para fazer o metadoxido.

por curiosidade onde é que se compra o tal pó e o metanol a preços decentes. pois ir ao aqui e comprar um 1l por mais de 2€, mais energia de converçao, acaba por ficar pouco lucro.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por Geogalhano »

O pó é barato, é soda caustica. O metanol eu consigo arranjar através da minha empresa, importado, mas neste momento não lhe sei dizer a cotação, mas deverá de rondar cerca de 1 € o litro. Isso do centrifugador gostava de ver, depois diga alguma coisa, pois os que conheço são de laboratório e levam pequenas quantidades, desconhecia a existência de coisas em grande, mas se conseguir é o melhor método sem dúvida.

Um abraço

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Testes a lote de Bio

Mensagem por g_card »

e onde devo procurar esses produtos?

neste topico que eu criei pode ver o funçionamento de um centrifugador para oleo, biodiesel e affins.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 71#p181971" onclick="window.open(this.href);return false;
o criador do centrifugador do segundo video postou uma vez uma noticia que conseguiu retirar algas microscopicas da agua de uma piscina em que os filtros nada conseguiam fazer.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”