Quantidade de metanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
scanferr
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 20, 2009 6:28 pm

Quantidade de metanol

Mensagem por scanferr »

boa tarde!


pesquisei pelo fórum, e vi que a quantidade de soda deve ser 5g + o que der na titulação. o que me falta encontrar é a quantidade de metanol necessária para processar o óleo. já procurei bastante e não encontrei... (se calhar vi mal).

podem-me ajudar?




cumprimentos,

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

viu mal.

mínimo 15% de metanol, desejável 25%, mas a maioria usa 20% de metanol sobre o volume de óleo à ser transesterificado.
lembrando que o etanol pode ser recuperado e reutilizado quase que 100%.
vai encontrar nos tópicos abertos o caminho à seguir.
boa pesquisa.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
scanferr
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 20, 2009 6:28 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por scanferr »

muito obrigado!


então, por exemplo, se processar 50l de óleo, devo usar 10l de metóxido? 10l de metanol mais a quantidade de soda dada pela titulação?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por Luciano Kaefer »

exato.

não esqueça que o protocolo de 5g/l de naoh é baseado em óleo usado. se for óleo novo ( testes ), use 3,5g/l, + o resultado da titulação.
outro ponto importante: se o óleo usado, tiver sido usado em fritos de gordura animal (costeletas de porco, por ex.), leia os tópicos sobre bio de gordura animal. são diferentes os usos. leia bastante, tudo que procura está lá dentro, escrito por quem já passou por essas dificuldades e partilhou conosco.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
scanferr
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 20, 2009 6:28 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por scanferr »

obrigado!


havia aqui um tópico que dizia que se tinha de multiplicar ou dividir o número de gotas na titulação por 18 ou assim. só que não tenho a certeza se é multiplicar ou dividir e já não o encontro... podem-me ajudar?


azimute
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por azimute »

boas;
eu sou um principiante. eu usei ovu com 20% de metanol + 5g/litro de soda caustica + 3g/litro (3 gotas do resultado da titulação) e tive um resultado explendido no final com ph 7, apenas com a pre-lavagem. nao necessitei nem de fazer a lavagem, secagem nem a neutralizaçao. a cor do bio depois de aquecido a 90º c, ficou limpido e translucido, com a mesma tonalidade que o diesel fossil.
Daniel Melo


Autor do tópico
scanferr
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 20, 2009 6:28 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por scanferr »

a solução para titular deve ser água destilada a 1% de naoh, certo? ou seja, 1g/l?

no seu caso precisou de 54 gotas para fazer descer o ph em 7? é a parte da titulação que eu não percebo muito bem...


azimute
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por azimute »

scanferr Escreveu:a solução para titular deve ser água destilada a 1% de naoh, certo? ou seja, 1g/l? correcto

no seu caso precisou de 54 gotas para fazer descer o ph em 7? é a parte da titulação que eu não percebo muito bem...
54 gotas para fazer descer o ph em 7? nao sei como chegou a conclusao das 54 gotas.
eu parti do seguinte principio: oleo vegetal novo, necessita de 5 gramas de soda caustica por cada litro, se for oleo usado, vai devagar adicionando 1 gota de oleo de cada vez a água destilada a 1% de naoh, agitando continuamente a agua destilada, até que fique cor de rosa durante 20 segundos, com o ovu por norma a 3ª gota ja obtem esse resultado.
ao obter por hipotese a 3ª gota, isto significa que tem de calcular os 5 g (estabelecidas para o oleo vegetal novo + as 3 gotas = 3 gramas) 5+3 = 8 gramas de naoh por cada litro de ovu para processar, misturadocom 20 % do volume de oleo .

o ph voce so deve medir quando ja tiver o biodiesel formado, pode experimentar na pre-lavagem a ver qual o resultado, se estiver entre o 6-8, nao precisa mais nada, caso contrario, tera´de usar vinacre de malt ou acido cidrico a rarzao de 50 ml/litro para adquirir o ph entre o 6-8.

espero ter sido claro, caso contrario exponha as suas duvidas...
Daniel Melo


Autor do tópico
scanferr
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 20, 2009 6:28 pm

Re: Quantidade de metanol

Mensagem por scanferr »

acho que já percebi mais ou menos... se tiver alguma dúvida postarei aqui :p

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”