Dificuldades em lavar biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

cigano
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 10, 2017 11:33 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por cigano »

agradeço as dicas acima, hoje fiz minha primeira experiencia e os problemas que estou tendo, creio que sera possivel resolver com as orientações descritas, obrigado a todos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por serges »

Boa sorte e vai nos contanto as novidades!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Eduardo.Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça abr 11, 2017 2:44 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Eduardo.Nunes »

Bom dia a todos !
Sou novo por aqui e após ler este tópico inteiro resolvi me registrar e tentar sanar algumas dúvidas a respeito do biodiesel, vamos lá então.
1º - Lendo o tópico, vi que o mesmo se trata do óleo vegetal direto no tanque sem qualquer tratamento, no meu caso, estou querendo utilizar o óleo após a trasesterificação (biodiesel).
2º - Qual a proporção em % de biodiesel/diesel ? Ou se posso usar 100% de biodiesel em uma caminhonete L200 motor 4d56 2.5 turbo ano 2005/2005 com velas aquecedoras, não sei a marca da bomba injetora mas lendo outro tópico vi esta recomendação para ovd.
mitsubishi l200-2,5 d turbo/1997-05/4d56t/4cyl./2477ccm/73kw/99,28ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
mitsubishi l200-2,5 d turbo/1997-05/4d56t/4cyl./2477ccm/85kw/115ps /bhp/4000min-1/zexel/rp opção1
3º - Se sim para 100% quais danos ao motor podem vir a ocorrer ?
4º - O óleo após passar pelo processo de trasesterificação tem que receber algum tipo de aditivo ou antioxidante, quais eu poderia estar usando ?
5º - Como faço para medir a alcalinidade/acidez do biodiesel processado ?
6º - Como efetuar o teste 3/27 comentado neste tópico ?

Me desculpem a quantidade de perguntas mas é que realmente estou interessado em produzir biodiesel a partir de óleo vegetal usado e não consegui muitos avanços a não ser na produção do mesmo, mas realmente ficaram estas dúvidas que julgo serem muito importantes para mim e para quem quer começar a economizar em combustível.

Desde já agradeço.
Renovar é nunca deixar de ter !

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por serges »

Boas com muita pena esta parte do forum foi cada vez menos participada, aguardemos a ver se tens resposta mas aconselho te a ler muito do que aqui se fez!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Eduardo.Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça abr 11, 2017 2:44 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Eduardo.Nunes »

Bom dia !
Fiz meu primeiro teste em trasesterificação porém não fui muito feliz, segui a receita a risca mas após a mistura o (glicerina) ao invés de decantar para o fundo do recipiente ela ficou em cima (boiando). O que fiz de errado ?
Renovar é nunca deixar de ter !

Avatar do Utilizador

Eduardo.Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça abr 11, 2017 2:44 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Eduardo.Nunes »

Olá serges !
Já li bastante coisa por aqui, mas realmente tenho estas dúvidas, tudo a respeito de biodiesel comentado nas conversas aqui na novaenergia já li, mas por ser um assunto que gerou muita discussão e vasto, as vezes fica meio vago por se tratar de terem várias conclusões e eu não ter experiência no assunto ainda.
Renovar é nunca deixar de ter !

Avatar do Utilizador

cigano
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 10, 2017 11:33 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por cigano »

Eduardo.Nunes Escreveu: segunda abr 24, 2017 12:53 pm Bom dia !
Fiz meu primeiro teste em trasesterificação porém não fui muito feliz, segui a receita a risca mas após a mistura o (glicerina) ao invés de decantar para o fundo do recipiente ela ficou em cima (boiando). O que fiz de errado ?
ola amigo. tb sou novato, porem seguindo a receita aqui do forum consegui bons resultados, o metanol e a soda tem boa procedencia? pois tive alguns problema no inicio, mas percebi ser qualidade ser principalmente da soda, pois aqui no brasil mesmo sendo de pureza 70% ja dizem ser soda caustica.
estou colhendo bons resultados seguindo as orientações do forum e recomento insistir pois é perfeitamente viavel.

Avatar do Utilizador

cigano
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 10, 2017 11:33 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por cigano »

amigo eduardo nunes

segui a receita abaixo e funcionou,
como fiz com oleo usado fiz a titulação do oleo considerando como base 3,5g/litro + resultado da titulação e nao adicionei agua no final

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... f=6&t=1044

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por serges »

E aqui está...

Obrigado #cigano assim torna se mais fácil...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”