Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
Chris
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 26, 2009 10:44 am

Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Chris »

oi pessoal:

achei este foro interessante. estou começando a produzir biodiesel com óleo de fritura e etanol, teve problemas ao começo mas agora está dando certo... mas infelizmente ainda tenho problemas na lavagem, se forma mto sabão... algumas sugestões?...
abs

chris

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por jmal »

chris Escreveu:oi pessoal:

achei este foro interessante. estou começando a produzir biodiesel com óleo de fritura e etanol, teve problemas ao começo mas agora está dando certo... mas infelizmente ainda tenho problemas na lavagem, se forma mto sabão... algumas sugestões?...
abs

chris
oi, acho que o problema será o uso de etanol na reacção, segundo sei deve ser etanol anidro, existe por aqui pessoal com conhecimentos sobre isso, é uma questão de aguardares pela resposta.

de qualquer maneira ajudava em muito começares por explicar os passos e quantidades que usas-te na reacção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

olá, estou iniciando pesquisa a cerca do biodiesel de oleo de fritura e oleo de pinhao manso, com rota etilica e catalizador naoh, e sei q o etanol a ser utilizado deve ser anidro com no minimo 99,5% de pureza, e a quantidade de naoh de no maximo 2%m/m em relacao ao alcool.

abracos


Autor do tópico
Chris
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 26, 2009 10:44 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Chris »

valeu pela resposta:

utilizei etanol (99,7%) de pureza, eu segui o metodo acido-base, trabalhei com acido sulfurico na etapa acida e depois com koh na etapa alcalina. a reação foi em 120 min a 700 rpm e una relação molar aprox de 8/1 (etanol/óleo de fritura). a separação acho que foi boa, consegui mas de 11% em glicerina.

eu fiz tbm biodiesel com óleo refinado (rapessed oil) e etanol, na lavagem, eu fiz no max 6 lavagem com agua e não ficou restos de sabão (a agua ficou transparante), mas com o biodeisel de óleo de fritura, eu lavei 10 vezes e ainda tinha restos de sabão.

queria saber para o pessoal que ja leva mais tempo que eu fazendo biodiesel, o que eu posso fazer para que na lavagem não tenha mto sabão???

abs

chris


Autor do tópico
Chris
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 26, 2009 10:44 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Chris »

para phenrique:

eu recomendo utilizar koh,.. eu tentei com naoh e tardava mto em dissolver no etanol. ao final não consegui a separação. procura que o koh não pegue mta umidade tbm.

abs

chris


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

entao, esotou pesquisando com naoh pois minha pesquisa visa o desenvolvimento de um reator para produçao de biodiesel com o menor gasto possivel !!! sendo que naoh e o etanolq aqui no brasil sao muito mais baratos que o koh e o metanol.

para resover o problema da dissloluçao do naoh em etanol é so preparar a mistura no dia anterior à reaçao!!

grato pela sujestao !!!


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

cris


queria saber para o pessoal que ja leva mais tempo que eu fazendo biodiesel, o que eu posso fazer para que na lavagem não tenha mto sabão???


o sabao é formado durante a reaçao de produçao de biodiesel, para que nao haja muito sabao no biodiesel deves eliminar ao maximo a agua do oleo a ser usado e como ja disse antes utilizar etanol anidro. alem disso, quanto menos catalizador, melhor, entao deves achar uma relaçao entre estes fatores para que haja a minima formaçao possivel e um bom rendimento de formaçao de biodiesel.

alem disso quanto mais lavagem mais caro e trabalhoso ficara seu biodiesel.

abraço

pedro


Luiz Pedroso
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por Luiz Pedroso »

chris,

o pedro falou a coisa certa mas tenho alguma coisa mais a acrescentrar, prepara a solução de álccol anidro + naoh um dia antes e mantenha a solução na geladeira. após feita a reação e a separação faça a primeira lavagem com agitação bem lenta e por pouco tempo. deixe decantar e faça a separação, a partir dai vá aumentando lentamente o tempo de agitação. com isso deve resolver o seu problema de formação de sabão.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por lobão »

chris Escreveu:utilizei etanol (99,7%) de pureza, eu segui o metodo acido-base, trabalhei com acido sulfurico na etapa acida e depois com koh na etapa alcalina. a reação foi em 120 min a 700 rpm e una relação molar aprox de 8/1 (etanol/óleo de fritura). a separação acho que foi boa, consegui mas de 11% em glicerina.
a que temperatura????

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

tenho feito biodiesel com gordura vegetal hidrogenada de fritura (usada) e etanol. não uso etanol anidro, uso o hidratado (de posto de abastecimento veícular) e por isso também tenho problema de sabão. faço 6 lavagens, a primeira com pouca agitação, e vou aumentando gradativamente a agitação. no final do processo tenho um bio bom. perco um pouco no rendimento, mas ganho no preço do etanol. também sou do brasil, de novo hamburgo, rs, e por isso sai mais barato para eu fazer bio de etanol.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

emanuel, fazer biodiesel com etanol hidratado nao é uma boa opçao exatamente pelo do sabao formado por causa da agua. já terminei alguns experimentos feitos com oleo residual de fritura, etanol anidro (99,5% de etanol) e naoh comercial, marca bufalo. sendo necessário apenas uma lavagem com agitaçao nao muito vigorosa de apenas 20 segundos e neutralizaçao de naoh com acido muriático (hcl comercial). espero q ja em janeiro ou fevereiro tenha os resultados de todas as analises, e entao postarei aqui os melhores resultados, pois obtive muito conhecimento para o meu trabalho aqui neste fórum, e acredito q devo tbm compartilhar meus resultados. de todos os reagentes usados, apenas o etanol anidro é um pouco mais dificil de adquirir, porém é de extrema importancia a utilizaçao deste, pois o excesso de formaçao de sabão, alem de exigir mais lavagens, o sabão nao sai totalmente do óleo, danificando o motor apos uso prolongado.
ai vai uma dica, caso vc continue fazendo bio com etanol anidro: tente reduzir ao maximo a quantidade de naoh ou koh utilizado, pois assim diminuirá tbm a formaçao de sabão.

abraços, pedro


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

pedro, a neutralização da soda com ácido (muriatico, acético etc) gera um sal, que deve ser retirado com lavagens. o sal é tão ou mais prejudicial ao motor quanto o sabão. faço as 6 lavagens, não pelo problema do sabão, mas sim para a retirada de todo alcool e soda. mandei analisar uma amostra do meu biodiesel e superou as especificações da anp brasileira. devido ao alcool ser hidratado, e perco um pouco no rendimento, mas mesmo assim vale a pena devido ao custo reduzido, e a dificuldade que eu tenho de encontrar alcool anidro para venda.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por lobão »

emanuel,posta umas fotos do bio recém feito antes de lavar, pois sempre que tentei com alcool que continha um pouco de água acoisa não evoluio, virou uma gosma (sabão)!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

vou tirar fotos, creio que hoje farei mais bio. colocarei um pouco em uma garrafa pet para melhor visualização. como uso gordura vegetal hidrogenada de fritura, a diferença de cor entre o bio e a glicerina é pequena, mas a glicerina é um pouco mais escura.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

exato, o sal formado sai com a ou as lavagens, sendo q o bio é primeiro neutralizado e depois lavado. estou achando muito interessante sua experiencia, pois todos os bio q fiz com etanol hidratado formaram muita emulsao e a lavagem praticamente nao foi possivel.gostaria de saber algumas informaçoes, tais como: qual catalizador vc usa e qual a %, bem como quanto de excesso de etanol!!

grato


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

pessoal, acabei fazendo errado, acho que criei um novo tópico com a resposta

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &view=next

há, eu uso a soda da lipon, alcool do posto "mundo novo" (bandeira branca)


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

emanuel, o mais interessante do seu bio é q nao forma emulsao !!! muito legal suas imagens !!!

tenho feito meus experimetos, nas seguintes proporçoes estequiometricas: 1oleo, (1,25etanol, 1,50etanol, 2etanol), (1%naoh,1,3%naoh,1,6%naoh)em relaçao ao proporçao estequiometrica do etanol. e as temperaturas sao de 30ºc, 40ºc, 50ºc e os tempos de reaçao sao de 20min, 40min, 60min. ou seja: se pegarmos por exemplo: 1oleo, 1,25etanol, 1,3%naoh, para cada 5 litros de oleo (residual de fritura) teremos1,280l(1,005kg) de etanol (anidro)e 16,08g de naoh,

nesses experimentos obtive rendimentos proximos de 100% em varios deles, sem formaçao de sabao, por causa do alcool anidro, porém acredito q se vc diminuisse a quantidade de naoh, haveria menos formaçao de sabão e nao prejudicaria o rendimento da reaçao, pois é a naoh em presença de agua que provoca a formaçao de sabão. assim talvez, com menor formaçao de sabao seja necessario menos lavagens diminuindo ainda mais os gastos!!!

parabéns pela reaçao!!! realmente me interessei pelo seu processo, acredito q talvez seja ate uma das opçoes para o produtor caseiro de bio aqui no brasil, q nao tem acesso ao etanol anidro !!!!


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por emanuel »

obrigado, minha reação tem alcool em excesso e soda em excesso porque faço um processo artesanal (sem muitos equipamentos), mas vou experimentar reduzir a soda como sugeriste. uma coisa que eu percebi é que se eu não dissolver toda a soda no alcool (não pode ficar nenhum grão), a reação vira emulsão. e a temperatura também. se tiver abaixo de 60° também forma emulsão. quero "automatizar" minha produção, comprando um daqueles "tanquinhos" (maquina de lavar roupas não automática), e colocar uma resistencia com termostato(claro que terei que banhar em inox ou cromo as partes metálicas que entram em contato com a reação(ex.: eixo do motor). creio que custará algo em torno de r$ 500,00. uma boa alternativa para produção caseira. acho que dará uma produção de 60 litros em 4 horas.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

hehehe vai ficar um reator bem interessante!!!! estou desenvolvendo um tbm, porém o meu é feito com aquelas bombonas de 200l nas quais adaptei um fundo cônico, meu objetivo é a produçao de 200l por batelada!!!! vai ficar bem barato tbm, o maior custo é a bomba (r$800 reais) e os tubos sao de pvc termico.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Biodiesel con Oleo de fritura e etanol

Mensagem por PHenrique »

aaaaaaa desculpe a intromissão mas ai vai mais uma dica: vc pode tbm diminuir por exemplo o tempo de reação para até uma hora q certamente terá os mesmos resultados, ja é comprovado que 90% da reaçao de transesterificaçao ocorre nos primeiros 5 minutos (quando se observa aquela mudança de cor). caso nao tenha como comprovar os resultados melhor nao mudar, pq como diz o ditado: em time q esta ganhando nao se mexe !!! hehe

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”