Fumo preto


Autor do tópico
tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Fumo preto

Mensagem por tarzan993 »

mais ao menos a uma semana o meu carro começou a fazer uma fumarada um pouco enorme.

costumo usar ov/ovu em percentagens de 40%/45%, e ate ao momento nunca tive problemas o carro sempre andou bem, tanto a frio como a quente, pega normalmente de primeira, consome um pouco menos e tambem perdeu um pouco do rendimento para alem do cheiro :p.

gostava que me explicassem qual sera o porque do fumo :s, foi depois de fazer uma troca de oleo (nao troquei o filtro), pode ter sido coincidencia mas nao sei ...

diariamente fasso medias de 140km, ainda nao testei fazer ums kilometros so com gasoleo, mas vou fazer mal possa.
è que faz mesmo muito fumo, se carrego ao fundo no acelerador em segunda, para tras fica de noite (lol).

aguardo respostas ; )

«abraço»

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Fumo preto

Mensagem por Eletrico »

ola
era bom primeiro saber de que carro estamos a falar
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por visitante »

vivam ....

de facto é necessario que saibamos de que tipo de motor se trata..

contudo..apesar de não crer que o motivo para a ocorrencia da anomalia esteja aí..uma asneira está feita..depois de fazer uma troca de oleo (nao troquei o filtro), nunca se deverá proceder á substituição do lubrificante sem se proceder á substituição do filtro..aliás com certos tipos de lubrificantes de longa duração..ex. de alguns com a duração de 60.000kms..deverá ser feita a substituição do filtro cada 20.000kms com acerto do nivel..

comparo a substituição do lubrificante mantendo o mesmo filtro a tomar banho e voltar a vestir a mesma roupa..é "jabardice"..

mas uma verificação do nivel de lubrificante..após funcionamento do motor durante pelo menos 3 minutos deverá situar-se a 3/4 da linha entre o minimo e o maximo..e uma vista de olhos ás condições do filtro de ar tambem são aconselhaveis..

abraços
[***************]


Autor do tópico
tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por tarzan993 »

pois, jabardice por acaso.

entao vou trocar o filtro o mais rapido possivel para eliminar essa hipotse.

o carro é um corsa 1.7 di

eu relaçao ao filtro do ar tambem vou dar uma olhadela. até que ponto o filtro do ar pode fazer com que o carro fassa muito fumo? desculpem a ignorancia.

obrigado pela atençao

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Fumo preto

Mensagem por Eletrico »

uma outra questão tens algum permutador montado foi feito alguma adaptação?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Fumo preto

Mensagem por pinto »

boas,o meu corsa também faz um exagero de fumo preto,mas só quando o puxo lá para as 4 mil rotações(muito,muito raramente).como todas as semanas faço muita auto-estrada,de vez em quando à saída da portagem estico a terceira e a quarta e é uma fumarada incrível.o ovu também anda perto dos 45%,mas eu tenho um permutador,não tem aquecimento eléctrico,mas quando aquece,aquece mesmo.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Fumo preto

Mensagem por Flamingo »

tarzan993 Escreveu:pois, jabardice por acaso.

entao vou trocar o filtro o mais rapido possivel para eliminar essa hipotse.

o carro é um corsa 1.7 di

eu relaçao ao filtro do ar tambem vou dar uma olhadela. até que ponto o filtro do ar pode fazer com que o carro fassa muito fumo? desculpem a ignorancia.

obrigado pela atençao
segundo o que eu conheço, a sujidade no filtro do ar prejudica a admissão do ar que o motor necessita para trabalhar devidamente, fica de certa forma alterada a relação da mistura ar-combustivel, como tal, o motor não tem uma combustão tão eficaz por falta/dificiencia de oxigéneo. com uma combustão mais pobre, o motor perde potencia, levando o condutor a pisar mais o acelarador e por consequencia a consumos mais elevados... esta é a minha opinião e o meu conhecimento sobre a "coisa"...


Autor do tópico
tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por tarzan993 »

eletrico Escreveu:uma outra questão tens algum permutador montado foi feito alguma adaptação?
nao, nao tenho nada montado é ov directo

flamingo Escreveu:segundo o que eu conheço, a sujidade no filtro do ar prejudica a admissão do ar que o motor necessita para trabalhar devidamente, fica de certa forma alterada a relação da mistura ar-combustivel, como tal, o motor não tem uma combustão tão eficaz por falta/dificiencia de oxigéneo. com uma combustão mais pobre, o motor perde potencia, levando o condutor a pisar mais o acelarador e por consequencia a consumos mais elevados... esta é a minha opinião e o meu conhecimento sobre a "coisa"...
obrigado pelo esclarecimento

o meu faz fumo por qualquer coisa, se for a subir e carregar mais um pouco no acelerador ja se nota o fumo. agora ele faz mais em 2a e 3a mudanças, isto pra cima das 2500/3000. se for a subir ja é menos.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por visitante »

vivam ...

a pureza do ar para a admissão é fundamental..num motor diesel ainda mais..já que por obstrução..mesmo que parcial do filtro de ar..o motor não deixará de aspirar..em casos extremos poderá mesmo aspirar oleo do carter para a admissão..e aí é o bom e o bonito..
nunca ouviram falar de um motor diesel a entrar em auto-combustão ?...aquele caso em que até se desliga a chave e ele continua a trabalhar em alta rotação..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Fumo preto

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

a pureza do ar para a admissão é fundamental..num motor diesel ainda mais..já que por obstrução..mesmo que parcial do filtro de ar..o motor não deixará de aspirar..em casos extremos poderá mesmo aspirar oleo do carter para a admissão..e aí é o bom e o bonito..
nunca ouviram falar de um motor diesel a entrar em auto-combustão ?...aquele caso em que até se desliga a chave e ele continua a trabalhar em alta rotação..

abraços
[***************]
embora que por outros motivos, isso já zumbiu as minhas orelhas, mas já agora se quiser dar uma ajuda no enriquecimento da minha cultura... eu agradeço....
tarzan993 Escreveu:
eletrico Escreveu:uma outra questão tens algum permutador montado foi feito alguma adaptação?
nao, nao tenho nada montado é ov directo
se não tens nada montado devias baixar as percentagens, isso pode sair-te caro, recomendo-te uma leitura mais cuidada deste forum, e deste tópico:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Fumo preto

Mensagem por Eletrico »

ola
a razão das perguntas e que a dias também notei o mesmo no meu carro.
embora não seja a pessoa mais indicada para dizer alguma coisa sobre o assunto.(aguardemos uma opinião do [***************] )
o que aconteceu no caso do meu carro penso ter sido por descuido,pois devia ter parado com ov75 ainda na bi e quando pus a trabalhar como estava frio queimou mal.passado algum tempo passou a estado normal.não voltou a acontecer,porem conto de por qualquer coisa no combustível para limpar os injectores e entretanto vou tirar as velas para ver se tem muita goma agarrada.concordo com a recomendação do flamingo.ja agora estas a adicionar gasolina?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por visitante »

vivam ....

flamingo..um motor diesel..depois de estar a funcionar..tem de fazer admissão..se a admissão de ar estiver bastante obstruida, por excesso de impurezas no filtro de ar..corpo estranho no tubo de admissão ou outra causa..o que vai acontecer..e mais provavelmente ainda se o nivel de lubrificante estiver alto..é começar a admitir oleo do carter pela admissão..sendo este oleo combustivel...mesmo que se desligue a valvula de fornecimento á bomba injectora..ele continuará a funcionar e a aumentar a rotação exponencialmente até á ruptura do motor ou por excesso de rotação ou por falta de lubrificação...

a unica coisa que o fará parar é engrenar uma mudança e com a viatura travada desembraiar..

mas experimenta meter umas gotas de oleo do motor pela admissão e logo verás o que é um motor aumentar de rotação sem se ter acelerado o mesmo...

abraços
[***************]


Autor do tópico
tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por tarzan993 »

ja agora estas a adicionar gasolina?
sim estou a adicionar os 2%, amas por acaso ja tinha ouvido falar do motor entrar em auto combustao.

ja agora o filtro do ar do motor e habitaculo estao separados ou é o mesmo?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por visitante »

vivam ...

são filtros diferentes..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Fumo preto

Mensagem por lobão »

tarzan993, só mais algumas perguntas, o fumo é preto ou azulado meio esbranquiçado?

realmente como falou o flamingo, se o filtro de ar estiver com deficiência, com a menor entrada do ar no motor, e a bomba injetando a mesma contidade de combustível teremos uma mistura mais rica em combustível dai a fumaça preta!

quanto ao filtro de óleo lubrificante se tiver saturado, vai haver uma menor lubrificação causando com isso ao longo do tempo menor vida útil do motor, nesse caso a fumaça será mais azulada, ou esbranquiçada, e o nível do óleo do cárter baixará obrigando reposição.

entre inúmeros defeitos do motor que poderão estar acontecendo eu olharia com mais atenção:
  • 1° o filtro de ar e sua substituição se for necessária!
  • 2° bicos injetores que podem estar sujos desregulados ou desgastados!
  • 3° a bomba de combustível que pode estar desregulada ou também desgastada! (no caso de bomba mecânica)
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Fumo preto

Mensagem por hynek »

verifique a tubagem de admissão do ar, se não existe algum rombo..... pode haver algum tubinho entupido (ou desligado) que serve para indicar ao sistema a quantidade do ar admitido.... se tiver turbo, pode estar com problemas (com percentagens elevadas do ov pode haver contaminação do óleo do motor e uma lubrificação deficiente do turbo....)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
tarzan993
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça mai 27, 2008 7:53 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por tarzan993 »

lobão Escreveu:entre inúmeros defeitos do motor que poderão estar acontecendo eu olharia com mais atenção:

1° o filtro de ar e sua substituição se for necessária!

2° bicos injetores que podem estar sujos desregulados ou desgastados!

3° a bomba de combustível que pode estar desregulada ou também desgastada! (no caso de bomba mecânica)
sim eu vou dar prioridade a isto, ja hoje se possivel!
hynek Escreveu:se tiver turbo, pode estar com problemas (com percentagens elevadas do ov pode haver contaminação do óleo do motor e uma lubrificação deficiente do turbo....)
o carro nao tem turbo, é por isso que ando com ov40 /ov45, com turbo ja reparei que nao pode levar muito, se bem que o corsa com turbo acho que nem esta incluido na lista dos carros que podem usar ov

o fumo é escuro mesmo, nao me parece azulado nem branco, fica uma boa marca no chao se o carro tiver parado!

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Fumo preto

Mensagem por klinzter »

até poderá ser que esteja haver uma deficiência na queima
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Fumo preto

Mensagem por klinzter »

[***************] Escreveu:vivam ...

a pureza do ar para a admissão é fundamental..num motor diesel ainda mais..já que por obstrução..mesmo que parcial do filtro de ar..o motor não deixará de aspirar..em casos extremos poderá mesmo aspirar oleo do carter para a admissão..e aí é o bom e o bonito..
nunca ouviram falar de um motor diesel a entrar em auto-combustão ?...aquele caso em que até se desliga a chave e ele continua a trabalhar em alta rotação..

abraços
[***************]
fernando,

durante o lés-a-lés, e como sabes fiquei com o filtro totalmente entupido, isto é, não passava combustível.
conseguia por o carro a trabalhar (possivelmente iria buscar combustível no retorno) mas se acelera-se daí saia fumo azulado, e novata-se a queima de óleo de motor.

ao relantim não fazia muito fumo, e não acelerava...... mas sempre se cheirava a óleo queimado. (óleo do motor)

agora uma dúvida que ainda não consegui perceber...
se não entra combustível pelo lado normal, é possível obter combustível pelo retorno?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Fumo preto

Mensagem por visitante »

vivam ....

klintzer...

fernando,

durante o lés-a-lés, e como sabes fiquei com o filtro totalmente entupido, isto é, não passava combustível.
conseguia por o carro a trabalhar (possivelmente iria buscar combustível no retorno) mas se acelera-se daí saia fumo azulado, e novata-se a queima de óleo de motor.

ao relantim não fazia muito fumo, e não acelerava...... mas sempre se cheirava a óleo queimado. (óleo do motor)

agora uma dúvida que ainda não consegui perceber...
se não entra combustível pelo lado normal, é possível obter combustível pelo retorno?


ena pá..são questões complexas que impõem certa complexidade nas respostas..mas vou tentar ser breve..

o filtro não deveria estar completamente obstruido, pelo menos o suficiente para fornecer o débito para o regime de relantim deixava passar..

por outro lado só poderia consumir algum oleo do carter..nas condições em que o motor estava..depreendidas pelo que fui informado..durante o regime de rotação descendente..por falta do efeito vedante da combustão..

abastecimento á bomba pelo retorno afigura-se-me mais que improvavel..a não ser que houvesse troca de posição dos tubos..e mesmo assim teria o deposito de estar longe do nivel de reserva..na propria bi esses circuitos só teem um sentido..ou seja o retorno pode ligar..actualmente é o mais comum e não só por nossa iniciativa..á entrada do sector de transferencia..mas sugar combustivel do deposito pelo circuito de retorno..não..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”