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Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sexta fev 22, 2008 10:30 pm
por orbis
depois de cerca de 18 horas de trabalho quase contínuo desenvolvido pelo hynek e por mim, instalou-se o aquecedor eléctrico no dito cujo. a máquina já conta 300 000 km e nos últimos dois anos tem circulado usando percentagens várias de ov e ovu. até anteontem andava a 25% ovu.
cheguei a viseu por volta das 6 horas da tarde depois de 110 km percorridos e iniciou-se de imediato o trabalho que durou até cerca da meia noite, com uma pequena interrupção para jantar. nessa noite, colocaram-se novos tubos de combustível e fechou-se o retorno para junto do filtro de combustível. ficou também pré-esquematizado o circuito eléctrico, no dia seguinte (ontem) instalou-se o aquecedor, fez-se o isolamento térmico de toda a tubagem, dos filtros e do aquecedor e o hynek executou o circuito impresso de controlo do aquecedor. para o fim da tarde, ficaram prontas as ligações eléctricas. devido a alguns contratempos só foi possível fazer o teste de rodagem, já depois do jantar, por voltas das 10 da noite, nalgumas avenidas de viseu. verificamos que o termómetro chegou com alguma facilidade aos 70 graus e rapidamente os ultrapassou.
voltei para casa, já passava das onze e durante a cerca da hora e um quarto que durou a viagem, feita a cerca de 50% ovu, gostei imenso da suavidade do motor e da quase ausência de fumo provocada pela queima. quando cheguei a casa, a bateria apesar da solicitação eléctrica adicional, estava nos 13,3 volts.
hoje, fiz 56 km logo pela manhã, tendo o carro tido um comportamento excelente, desde o momento em que dei à chave. fiz outros tantos km no regresso ao fim da tarde, da mesma maneira. reparei que apesar da forte solicitação eléctrica, o alternador consegue restabelecer a carga da bateria. ao fim de um minuto, se colocarmos um dedo numa parte metálica do aquecedor, já se nota algum calor e no fim da viagem colocando o dedo no mesmo sítio, sente-se uma sensação ligeira de queimadura típica de temperaturas próximas dos 70ºc.
no meio disto tudo, esqueci-me de levar a máquina fotográfica. o hynek tirou umas fotos, que espero coloque aqui. só posso dizer que o trabalho está 5 estrelas.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sexta fev 22, 2008 11:12 pm
por Eletrico
ola "orbis"
no caso da solicitação da bateria por parte do aquecimento há vários factores a levar em conta, no meu carro fiz vários testes para obter o melhor do aquecimento eléctrico e evitando ao máximo a sobrecarga da bateria e do alternador.
como tal o que reporta em relação a carga da bateria normalmente 1 minuto depois do arranque esta carregada ,no entanto se isto for a noite pode contar com 2 por causa da iluminação exterior.
o maior problema que pude ver no caso do meu carro prendia-se com a sobrecarga do alternador após o arranque sendo que no caso o dito debita no máximo 45a e em testes que fiz na oficina de electricidade auto podia logo após o arranque ser sobrecarregado a 60a.
ao que julgo saber o hynek faz e muito bem um atraso ao arranque do aquecimento para compensar a descarga do arranque.
no caso do meu carro foi-me cedido um amperímetro para fazer alguns testes e ate deu um boa ajuda (estou a ultimar uns gráficos para explicar o assunto) para optimizar todo o sistema ,alem disso foi desenvolvido em parceria com o hynek um modulo para controle da carga da bateria que depois adaptei ao processador com que equipei o meu carro que entre outras coisas se a bateria estiver demasiado descarregada não permite fazer aquecimento eléctrico.
outra questão e os percursos curtos e arranques,isso pode efectivamente dar problemas ao nível do alternador ,por isso e por segurança aconselhava ver o consumo do equipamento logo após o arranque a frio (carga da bateria e aquecimento do ov) e comparar com o debito máximo do alternador e já agora ligue também os faróis.

uma nota:
não estou a contestar o trabalho do hynek , só estou a alertar para que não lhe aconteça o que me aconteceu a mim.

saúde da boa

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sexta fev 22, 2008 11:40 pm
por orbis
bem, a bateria dá 650 a instantâneos. o consumo do aquecedor é 40 a e não está permanentemente ligado. não me parece que isso provoque sobrecarga nenhuma. no meu entender só haveria sobrecarga do alternador, se houvesse descarga acentuada da bateria o que até ver não se está a verificar. tenho o kit de monitorização de carga e nota-se nos primeiros minutos que a tensão baixa um bocado, mas após cerca de 30 km a 50 km dependendo da velocidade e da temperatura ambiente, o led verde volta a acender, sinal de que a carga foi restabelecida. o multímetro confirma. de qualquer modo, tenho sempre um carregador a jeito, para o caso de ser necessário.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sexta fev 22, 2008 11:45 pm
por Eletrico
orbis Escreveu:bem, a bateria dá 650 a instantâneos. o consumo do aquecedor é 40 a e não está permanentemente ligado. não me parece que isso provoque sobrecarga nenhuma. no meu entender só haveria sobrecarga do alternador, se houvesse descarga acentuada da bateria o que até ver não se está a verificar. tenho o kit de monitorização de carga e nota-se nos primeiros minutos que a tensão baixa um bocado, mas após cerca de 30 km a 50 km dependendo da velocidade e da temperatura ambiente, o led verde volta a acender, sinal de que a carga foi restabelecida. o multímetro confirma. de qualquer modo, tenho sempre um carregador a jeito, para o caso de ser necessário.
a questão não e carregar ou não a bateria mas a sobrecarga no alternador .... mas se for demais ele depois diz ...

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sexta fev 22, 2008 11:48 pm
por orbis
desculpa...não estou aperceber. a bateria serve para dar apoio ao alternador. se o consumo não for reposto a bateria descarrega. não estou a ver o que pode acontecer além disso. se houver problemas depois reporto.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sábado fev 23, 2008 12:09 am
por visitante
vivam ...

...."...desculpa...não estou aperceber. a bateria serve para dar apoio ao alternador. se o consumo não for reposto a bateria descarrega. não estou a ver o que pode acontecer além disso. se houver problemas depois reporto...."....

por acaso creio que é exactamente ao contrario..imagino a bateria como uma conta bancaria e o alternador como depositante de créditos na conta...

abraço
[***************]

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sábado fev 23, 2008 12:19 am
por Eletrico
[***************] Escreveu:vivam ...

...."...desculpa...não estou aperceber. a bateria serve para dar apoio ao alternador. se o consumo não for reposto a bateria descarrega. não estou a ver o que pode acontecer além disso. se houver problemas depois reporto...."....

por acaso creio que é exactamente ao contrario..imagino a bateria como uma conta bancaria e o alternador como depositante de créditos na conta...

abraço
[***************]
orbis
faz algum sentido agora o que eu disse ...

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sábado fev 23, 2008 12:29 am
por klinzter


agora toca reciclar
se quizeres ajudo-te a reciclar

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: sábado fev 23, 2008 12:48 am
por orbis
estão a confirmar aquilo que disse mas por outras palavras. não estou aperceber o vosso ponto. quanto a conta bancária ficar a zero, o alternador lixa-se...qual o problema? acho que estamos a discutir gramática em vez de electricidade.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 12:00 am
por hynek
peço desculpa, mas nem tenho tempo para me coçar.... estou a tentar cumprir vários compromissos, até estou conseguir, mas tudo demora mais tempo que esperava....

logo que tiver algum vagar, posto aqui fotos e alguns esclarecimentos....

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 12:25 am
por Flamingo
orbis Escreveu:estão a confirmar aquilo que disse mas por outras palavras. não estou aperceber o vosso ponto. quanto a conta bancária ficar a zero, o alternador lixa-se...qual o problema? acho que estamos a discutir gramática em vez de electricidade.
em andamento, um carro a diesel como o teu e como a minha carrinha, basta que tenha corrente suficiente na bateria, na tal "conta bancária" para manter a valvula de corte aberta e é o suficiente para trabalhar.
a tal conta bancária nunca fica a zero ao ponto de deixar de ter corrente para manter a valvula de corte aberta, porque muito antes disso já deixou de ter força para alimentar o motor de arranque, e se ainda tinha alguma força para tal, as velas de incadescencia ficaram com ela...
logo se dás à chava e ele roda meia volta e ao fim de 2 ou 3 segundos a outra meia, então é sinal de que a conta está a ficar a descoberto...
nesta situação não sei bem que riscos o alternador corre, mas penso que será ele a alimentar diretamente aquilo que pode... e por esse motivo podem ocorrer problemas para o seu bom funcionamento, penso eu...( alguém de melhor conhecimento que dê uma ajuda...)
solução do problema: bateria a precisar de carga ou bateria nova...

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 12:33 am
por orbis
eu fazia monitorização semanal da bateria com multímetro e puxava-a com ao carregador de forma a que ficasse com a carga completa. agora faço monitorização diária a ver como evolui. nos últimos 3 dias tem-se mantido nos 12,8 a 12,9 volts sem carga adicional, só com funcionamento do alternador. a questão era se o alternador estava a ser esforçado. nada me diz que esteja, para já.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 12:41 am
por Flamingo
o carregador estar a ser esforçado não creio... ele repõe, ou vai repondo aquilo que a bateria vai precisando, penso que apenas isso.
já sobre o carregar da bateria, penso que isso apenas deve ser feito quando os sintomas o justificam. as baterias também não gostam muito de andar a sofrer sucessivos carregamentos...
mais imoportante que isso é manter a água nos niveis corretos, claro que se for uma bateria que tenha manutenção...

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 12:47 am
por orbis
grande parte das baterias "sem manutenção" podem levar água sem problemas desde que a gente as consiga abrir.
uso um carregador daqueles inteligentes c-teck que faz a gestão electrónica da carga, impedindo que a bateria liberte hidrogénio. estes carregadores podem estar meses inteiros ligados sem problema.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 5:26 pm
por hynek
finalmente as fotos....... peço desculpa pelo atraso.

quanto à bateria, estes aquecedores já trabalham cá, em portugal, em muitos carros. dos que eu montei ainda nenhum originou problemas ao nível da bateria. de qualquer modo passei a incluir nos kits um kit de bateria, para esta poder ser constantemente monitorizada. quando acende, por mais tempo, a led vermelha, é sinal que a bateria precisa de carregar.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 6:33 pm
por orbis
acho que não preciso de me preocupar muito com a bateria.
no sábado carreguei a bateria até esta dar 13,9 v. depois fiz cerca de 44 km com três paragens pelo caminho. resultado: 12,87 v. no domingo, esteve parado. ontem fez 15 km de manhã, esteve parado durante todo o dia e voltou a casa à noite: 12,88 v.
hoje repetiu a dose: 13,13v.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 8:10 pm
por Flamingo
orbis, o teu filtro de diesel está fixo à estrutura do motor? se está já vinha assim de fábrica ou colocaste lá tu?

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 9:52 pm
por orbis
o filtro de combustível está aparafusado ao motor. já veio assim de fábrica.

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 10:30 pm
por heitorf
boa noite..

para fazer o teste à bateria e ao alternador eu costumo fazer assim:

1º meço a tenção da bateria com o carro desligado (13,2 volt)
2º depois com as luzes de máximos acesos durante uns minutos (12,5 volt)
3º com o motor a trabalhar ao relati e com rotação, mantendo as luzes acesas (entre 13,0 e 14,5 volt)

está ok..

(valores só para exemplo, não fui medir agora : )

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Enviado: terça fev 26, 2008 10:37 pm
por hynek
heitorf Escreveu:boa noite..

para fazer o teste à bateria e ao alternador eu costumo fazer assim:

1º meço a tenção da bateria com o carro desligado (13,2 volt)
2º depois com as luzes de máximos acesos durante uns minutos (12,5 volt)
3º com o motor a trabalhar ao relati e com rotação, mantendo as luzes acesas (entre 13,0 e 14,5 volt)

está ok..

(valores só para exemplo, não fui medir agora : )
é isso que o kit de bateria está fazer constantemente