Alterações Corsa 1.5 D

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
já deve vir a caminho comprei no principio da semana exactamente num sitio desses.tanque 22l
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


o maquinista
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta out 03, 2007 4:44 pm

viva

Mensagem por o maquinista »

ora vivam meus senhores, como n sou mt expert nisto vou mandar ai os meus esquemas outra vez , e esperoque agora saiam visiveis.
depois mando fotos do material usado e montado
abraço,
1 descrição esquematica do sistema de 2t
Imagem
descrição da solução para a problemática do ar e armazenamento de fluido de lavagem
Imagem
agora é que vái

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola boas
ao que me parece isto e para um carro chernobil 96
agora a sério simplifique la um bocado os esquemas talvez separando por circuitos senão nem vale a pena tentar perceber um cadinho de trabalho adicional não lhe fará mal nenhum em comparação com a ajudo que pode obter
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

pelo que consegui entender, parece-me um esquema funcional. cuidado com temperatura do ov, deve manter-se em 75 ºc. a ideia do armazenamento do ov purgado é excelente, mas para aproveitar as capacidades deste sistema, deves impedir que volta para depósito do ov. senão um temporizador até cumpre melhor e mais barato a função pretendida. depois da purga o sistema deve ficar em gasóleo, para não haver misturas desnecessárias.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

olá
depois de uns dias em metamorfose o corsa já esta equipado para o o.v.
falta ainda alguns pormenores mas já da para ver o efeito

aqui temos a parte do comando do equipamento (aguarda que se termine a programação)
Imagem

com respeito as adaptações do motor ficou assim:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

todo o equipamento e desmontável para reparação desapertando alguns parafusos ,fichas e tubos sai inteiro

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

só tenho a dizer uma coisa.

se isso trabalhar, os meu parabéns.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

estou a concluir o programa conto para a semana fazer alguns últimos testes e já estar a trabalhar com 2 tanques por enquanto só trabalha com 1
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

altamente, parabéns.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

parabéns ! estás a andar bem, quando estiver tudo ok conta aqui ao pessoal os valores de temperatura, e se não tas a ter problemas com a bt .
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

vejo lá um préfiltro de 200 micron, para que serve??? não filtras o ov antes de o enfiares no carro? e as impurezas que ainda circulem, o filtro para ov não as segura, não é o suficiente? desculpa se é uma critica ou um comentário parvo, mas prefiro fazelo/a do que ficar na duvida. é que para mim, quanto menos impecilhos houver no caminho do ov menos esforço faz a bi e restantes componentes, e melhor funciona a maquina. para mim basta só o indispensável e imprescindivel...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola flamingo
o pré-filtro serve de protecção a bt e o circuito de o.v. equipa com um filtro com aquecedor igual ao do diesel que veio de um carro igual para quando mudar filtros e sempre um filtro para este carro (e só mostrar o livrete) com respeito a filtragem ainda tenho que melhorar assim que acabar o carro vou debruçar me sobre o assunto pois já tentei lavagem e não correu muito bem mas serviu para ver o que e preciso melhorar depois mais tarde exponho a ideia

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

flamingo Escreveu:vejo lá um préfiltro de 200 micron, para que serve??? não filtras o ov antes de o enfiares no carro? e as impurezas que ainda circulem, o filtro para ov não as segura, não é o suficiente? desculpa se é uma critica ou um comentário parvo, mas prefiro fazelo/a do que ficar na duvida. é que para mim, quanto menos impecilhos houver no caminho do ov menos esforço faz a bi e restantes componentes, e melhor funciona a maquina. para mim basta só o indispensável e imprescindivel...
só com pré-filtro deste é possível verificar que porcarias andam no circuito do ov e ajuda poupar o filtro principal. acredita que são muitas as porcarias, pois tenho um pré-filtro lavável que tenho de limpar cada 3.000 km.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola.

entre trabalho e testes e noites mal dormidas arranjei um tempinho para fazer o ponto da situação.

fiz agora o primeiro teste de estrada com o corsa a 60% o.v no 2º tanque.
(para o caso de correr mal não ficar pendurado)

embora não desse para ver a temperatura atingida deu para perceber que o permutador aqueceu.

só não sei se a temperatura foi suficiente.pois tenho aqui um problema técnico o termómetro de combustível não e iluminado.

de qualquer forma em relação ao desempenho do carro não notei diferença continua com força e genica.

ainda tenho algumas afinações a fazer ate concluir , vou tentando manter as informações o mais actualizadas possível .

cumprimentos a todos

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

ola! não é necessário colocar uma válvula à saída da bi?
obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pedroalves Escreveu:ola! não é necessário colocar uma válvula à saída da bi?
obrigado
ola.
tal como esta na entrada também deve levar na saída para poder aproveitar mais percurso a o.v. no entanto pode também não o fazer
para ter melhor noção veja aqui

http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... depos.html
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
com respeito ao suposto "kit" da vecar que como o site descreve e um "kit" nonotanque

http://www.vecar.de/shpsr.php?c=&w=&c=g ... a=4&p1=304

ainda não me foi possível averiguar exactamente o máximo de temperatura possível que pode atingir pois existem algum factores que limitam em muito a sua prestação que ainda não resolvi.

a temperatura mais alta que pude obter ate aqui na entrada da bi foi na ordem dos 30º (já sei que e claramente insuficiente) no entanto a localização deste equipamento bem como todo o resto do circuito em nada o favorece pois esta na zona mais fria do compartimento do motor mais sujeito ao ja por aqui mencionado corredor de vento.

alem disso o dispositivo não tem nenhum isolamento térmico para alem do que pus na sua fixação como e alumínio facilmente dissipa o calor a tubagem também e extensa .

outro problema que ocorreu e que o retorno do tanque de gasóleo que tinha em principio pensado servir para purga de ar como era caminho mais fácil serviu a bi para por o retorno ao tanque e não voltou a bt assim fechando o circuito e potenciando o aquecimento.

por tudo isto ainda vou ter de melhorar alguns pontos do sistema

mais tarde informo quais.

cumprimentos a todos


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

boas,sábado decidi por um permutador no corsa(quer dizer pedi para porém pois eu não percebo nada de mecânica),assim que puder coloco umas fotos para o pessoal ver,e comentar.a peça é bastante simples,um retangulo em alumínio com 2 furos em todo o comprimento da peça.o de cima mais grosso onde passa a água de arrefecimento do motor,que passa quente e aquece a peça,o segundo buraco que está em baixo é um pouco mais fino e é onde passa o gasoleo,que ao passar pela peça aquece e torna o combustível mais fluido e não força tanto a bi.e é só,está colocado atrás do motor,aparafusado,e as únicas alterações foram só uns cortes nos tubos de água e gasoleo.por enquanto tou 50/50 ov/gasoleo.com estas temperaturas não devo aumentar mais,mas no verão estou a pensar em 75/25,e sempre os 2 a 3/ de gasolina com óleo a 2t.abraços.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pinto Escreveu:boas,sábado decidi por um permutador no corsa(quer dizer pedi para porém pois eu não percebo nada de mecânica),assim que puder coloco umas fotos para o pessoal ver,e comentar.a peça é bastante simples,um retangulo em alumínio com 2 furos em todo o comprimento da peça.o de cima mais grosso onde passa a água de arrefecimento do motor,que passa quente e aquece a peça,o segundo buraco que está em baixo é um pouco mais fino e é onde passa o gasoleo,que ao passar pela peça aquece e torna o combustível mais fluido e não força tanto a bi.e é só,está colocado atrás do motor,aparafusado,e as únicas alterações foram só uns cortes nos tubos de água e gasoleo.por enquanto tou 50/50 ov/gasoleo.com estas temperaturas não devo aumentar mais,mas no verão estou a pensar em 75/25,e sempre os 2 a 3/ de gasolina com óleo a 2t.abraços.
ola da minha parte aconselhava por segurança uma coisa destas

http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... -em-t.html

pois só assim pode ter plena certeza de quão seguro e ou não a utilização das percentagens a que se propõe .

pois desde o disser que da a temperatura correcta ate dar (mesmo sem duvidar dos equipamentos) pode haver uma grande diferença .

a posição que e colocado o permutador e o seu bom isolamento são factores cruciais em especial no inverno.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

ok obrigado pelos conselhos,já agora como é que eu poderei isolar o permutador?tem alguma idéia?mais uma vez obrigado.abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pinto Escreveu:ok obrigado pelos conselhos,já agora como é que eu poderei isolar o permutador?tem alguma idéia?mais uma vez obrigado.abraço.
existe vários materiais possíveis mas talvez lã de vidro
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”