Alterações Corsa 1.5 D

Responder

pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

eléctrico estive a pensar na sua idéia da lã de vidro,o que acha se envolver o tubo do combustível em lã de vidro?o permutador,julgo eu não ser necessário isolar porque vai estar constantemente a ser aquecido pela água que arrefece o motor.também me aconselharam a trocar a parte de cima do filtro de combustível(onde encaicham as tubagens)por uma peça dos renaults,que ao que parece tem uma resistência,e que também ajuda no aquecimento do combustível.abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pinto Escreveu:eléctrico estive a pensar na sua idéia da lã de vidro,o que acha se envolver o tubo do combustível em lã de vidro?o permutador,julgo eu não ser necessário isolar porque vai estar constantemente a ser aquecido pela água que arrefece o motor.também me aconselharam a trocar a parte de cima do filtro de combustível(onde encaicham as tubagens)por uma peça dos renaults,que ao que parece tem uma resistência,e que também ajuda no aquecimento do combustível.abraço
ola

para o tubo não me parece muito funcional eu no inicio pensei em usar manga daquela que e usada para os tubos de agua quente no entanto não pus em pratica.

com respeito ao permutador ,se essa zona onde o vai montar não estiver protegida de correntes de ar (vulgo ....túnel de vento) e útil isolar para evitar percas de calor.

no entanto no meu carro como ainda esta em testes não esta isolado quero testar o máximo de temperatura sem protecção ,pois agora (inverno) e a altura mais critica.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

boa noite,eléctrico o permutador está aparafusado a meio do motor na parte de trás,ou seja junto ao habitaculo,a idéia da lá parece-me muito boa,já agora o que acha da resistência em cima do filtro do combustível?amanhã vou tentar editar umas fotos.abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pinto Escreveu:... o permutador está aparafusado a meio do motor na parte de trás,ou seja junto ao habitaculo....
pois foi exactamente o que fiz no entanto se pela parte de baixo do carro não tem nada que o tape logo por ai vai haver uma grande massa de ar a passar logo a utilidade do isolamento térmico


com respeito ao filtro veja o que fiz no inicio deste topico

comprimentos


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

eléctrico muito obrigado pelos conselhos e pela prontidão em ajudar.abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

pinto Escreveu:eléctrico muito obrigado pelos conselhos e pela prontidão em ajudar.abraço
naquilo que for possível sempre se da um jeito,pois também só me foi possivel fazer alguma coisa com a ajuda de muitos.

assim por isso era bom que também continuasse a expor as suas experiências quer as boas quer as más.

abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a diferença da temperatura medida num carro parado ou a funcionar é brutal. eu notei isso durante a inspecção onde o carro esteve parado ao ralenti durante mais de 15 minutos medi temperaturas acima dos 70º à entrada do filtro
agora no inverno as temperaturas com o carro em andamento são bastante inferiores(55º). a causa disto está na deslocação do ar dentro do compartimento do motor. estou em crer que um bom isolamento termico do filtro , dos tubos e do permutador são uma coisa muito razoável.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Mensagem por pinto »

ok manuelcar,vou seguir a sua idéia que também me foi recomendada pelo eléctrico.para os tubos,há um revestimento para canalizações de água quente e uma fita isoladora de alumínio para apertar o revestimento,e para o permutador e filtro,talvez um material que existe para proteção quando se fazem soldaduras,não deixa passar a alta temperatura.isto foram os únicos materiais que vi no leroy.obrigado pela idéia.abraços

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
hoje fiz com o carro um bom teste de estrada +/- 600 km
peguei na maria e rumamos a norte onde a hospitalidade e ***** (obrigado)

bem continuando.

fiz por aqui um percurso urbano de +/- 50 km e autoestrada com ele como estávamos a meio do dia (entre as 11h00 e as 15h00) altura mais quente .

por isso fui analisando o comportamento da temperatura do combustível (nada no kit tem isolamento ainda ) a media que observei foi na ordem de 22º c embora não notasse queixas no motor e manifestamente pouco.

numa analise mais pormenorizada que fiz com outra pessoa ao kit pareceu-nos que o problema podia residir na posição da sonda de temperatura.

assim o próximo passo e reposiciona-la para verificar qual a melhor posição para detectar a temperatura.

depois vou testar novamente e posto os resultados.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

hoje tive a grande honra conhecer pessoalmente o eléctrico e apreciar o trabalho desenvolvido por ele. simplesmente um grande trabalho e um grande contributo para o know-how colectivo deste fórum. o autómato em questão tem capacidades para ser usado nos sistemas sofisticados mais complexos como common-rail ou bomba-injector. todos os parâmetros poderão ser programados e "personalizados" para qualquer tipo de viatura. podemos dar um passo qualitativo em frente.

o eléctrico demonstrou uma capacidade notável de adaptação do sistema às necessidades do carro. aprendi novas coisas com ele e fiquei mais rico em conhecimentos.

um grande obrigado, eléctrico.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola

sempre da animo e vontade de continuar quando alguém nos reconhece capacidades (desculpem la a falta de modéstia).

assim também foi muito proveitoso para mim esta visita para exclarecer duvidas expor pontos de vista ,etc.

e principalmente estou muito grato quer pela disponibilidade quer pela hospitalidade do amigo "hynek" e restante família um muito obrigado a todos vocês.

um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola

na sequência dos testes que tenho vindo a fazer era notado uma temperatura demasiado baixa do combustível.

assim e por orientação do hynek fui rever a sonda.

alem de alterar a posição garantindo assim não haver nenhuma câmara de ar junto a sonda (o que poderia afectar a leitura)

foi notado que ao segurar no tubo junto a sonda acusou um aumento de temperatura na ordem de 8ºc.

significa isto portanto que temperatura exterior também afecta a sonda como tal assim foi devidamente isolada.

falta agora porem um teste de estrada o que não foi possivel ainda hoje(faço amanhã).

depois posto resultados.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

*****

Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
os testes ao corsa foram suspensos

o bicharoco e bom mas não dura sempre,um problema com os tirantes da caixa impedem que continue.

o pior e que para o corsa a de 88 a gm ja não arranja este tipo de peças

vou ter de ir visitar uns sucateiros ou inventar (mais um desafio)

no caso de por ai haver alguém com material deste diga pode ser útil.

vamos ver se consigo por o carro a andar. não tinha piada o projeto ficar a meio.

cumprimentos


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

se for caixa de 5 ainda te arranjava aqui uma nos batistas, não sei é o preço, mas o que se estragou foi a caixa ou os tirantes manhosos que vão da alavanca de mudanças até à própria caixa? se for isso não deve ser muito difícil de reparar, já reparei o da minha irmã à uns tempos, caixa de cinco a 3 e 5 não entravam e a solução foi refazer os casquilhos e por pernos maiores nas cruzetas que estão a agarrar os casquilhos, até hoje ainda não se queixou! se for necessario estou disponivel para te ajudar!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola rpl o que esta estragado e um casquilho em plástico no cabeçote mais junto a cruzeta da caixa aquilo ficou todo desfeito e aquele que fica dentro de um anilho. eu ja pedi a um torneiro amigo a ver se consegue fazer uma peça de subtituição. mas talvez ainda hoje de uma volta pelo sucateiro.de qualquer forma obrigado.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola.
o corsa já anda ,ainda não a 100% mas ja da para ir para o trabalho amanhã.

retomei os testes , depois das alterações fui ver as temperaturas.

sai de casa com o carro a pd a 18ºc e depois de 20 kl marcava 26ºc.
mais tarde voltei a sair agora com 26ºc e 8kl depois marcava 36ºc

embora todos os testes tenham sido feitos a noite parece me muito pouca temperatura (o.v.60)

em conclusão o kit da vecar e so para amornar o oleo ,para facilitar ate 30-50% de o.v.

o permutador da vecar não cumpre de todo as necessidades.
vou ter de arranjar outro para testar.

agradecia se alguem tivese algum que podesse disponibilizar para o efeito.




pois não dava jeito nenhum estar a investir noutro que sem ter a caeteza que cumpre os objectivos

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
mais uma entrada no diário de bordo
com respeito aos problemas da caixa assunto resolvido a 100% (peças da sucata)

no entanto e depois de uma analise mais pormenorizada continua a haver problemas no circuito de aquecimento.
parece que o circuito de agua não esta 100% e como tal e possível que a temperatura se esteja a escapar do permutador.

o corsa ja não se esta a aguentar muito ja começa a surgir vários problemas ja são 20 anitos e a idade não perdoa .
suspeito não venha a aguentar muito mais vamos a ver mas descansem os sépticos que não e por culpa do o.v.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola

com respeito ao circuito de refrigeração embora não esteja ainda reparado
já foi detectado o problema.

num circuito de agua em especial se não for usado um produto apropriado podem vir a acumular-se depósitos de oxido de ferro (ferrugem) enquanto não e mexido nas tubagem não se soltão.

o pior e quando se entrevem nas tubagens e solta pedaços e como aconteceu no meu carro depositam-se numa passagem mais estreita (no caso na entrada de agua para o motor)

logo assim não há aquecimento de agua e no caso havia também possibilidade de haver um escape de temperatura do permutador para a agua fria que por ele passava.

como por coincidência também rebentou a sofage e vou ter de mandar reparar ainda vai demorar mais uns dias ate o corsa voltar a estrada


saudações oleosas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
o velhinho corsa voltou a estrada.
ainda há dificuldades com o aquecimento do combustível.
mas sempre da para usar 30% de ovd

uma nota em jeito de conclusão a quem quer comprar permutadores.
muito cuidado na escolha dos mesmos pois este e o coração do sistema.
pois podem ser de boa aparência a bom preço mas se possível tentem saber se alguém já os testou e ainda assim por segurança só instalar com indicação de temperatura.

e que há coisas baratas que podem custar muito caro ...

pelos testes que fiz de todo não recomendo....
http://www.vecar.de/shpsr.php?c=&w=&c=g ... a=4&p1=304

saudações oleosas

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”