nissan vanette

Local para construir o diário de bordo da sua viatura ecológica!
Responder

Autor do tópico
biohn
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta mai 23, 2012 12:40 am

nissan vanette

Mensagem por biohn »

bom, vou começar o meu primeiro tópico aqui no forum.

No inicio deste ano decidi aventurar-me nas andanças do bio, e para tal comecei a pesquisar qual a melhor opção em termos de viatura, e entre as viaturas com bomba bosch ou denso descobri uma vanette á venda barata, visto que sendo japonesa e da decada de 80 tinha bomba japonesa(penso que é denso).
entretanto fui pesquisando, e juntando o material necessário para fazer o bio de uma forma caseira e o mais ecologico possivel, ate pq estou desempregado.

faço entao o bio de uma maneira bastante artesanal, usando um bidao de 100 lt em plastico preto, filtro o oleo com uma simples toalha turca, aqueço o oleo com 2 resistencias retiradas de grelhadores, uso um termometro graduado ate aos 100 graus, utilizo um berbequim com uma ponteira de mistura de tintas das obras.
tambem uso um conjunto de bidons de 5,10 e 30l para transporte do bio e do oleo recolhido.
todos estes materiais estavam ao abandono ou iam para o lixo , o que me permitiu ser amigo do ambiente :D .

faço o bio com todo o tipo de oleo que vou recolhendo de particulares, portanto acaba por ser um blend.
o bio é feito com 20 % metanol e 6 gr de soda caustica por litro/oleo.

em termos de percentagens: bio 97% mais 3% de gasolina.

resultados a circular:

noto que em termos de consumo mantém-se na mesma, 10 l/100km.
a pegar custa mais, e como eu nao tenho ainda a possibilidade de lavar o bio, quanto menos tempo ele ficar a repousar pior vai custando a pegar!
em termos de prestações mantém-se a mesma carrinha lenta! também pudera só tem 60 cv para 1300 kg de peso vazia!
nota muito positiva para a fiabilidade pois depois de pegar nunca me deu problemas, e ja la vao 3 meses e 5000km.

para finalizar este topico fica aqui um Muito obrigado a todos os que vem disponibilizando a maior riqueza deste forum, o Conhecimento!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: nissan vanette

Mensagem por mauri »

Agora passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
biohn
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta mai 23, 2012 12:40 am

Re: nissan vanette

Mensagem por biohn »

nota: mais uma coisa que me lembrei agora, o nivel de conbustivel tambem fica menos certo quando coloco bio, tipo se eu meter 25 lts o manometro indica 45 lits!
e consoante a carrinha anda, o manometro sobe e desce um pouco!
penso que seja do bio ter uma densidade diferente do petrodiesel, visto que com o petro o manometro conporta-se normalmente.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a biodiesel”