Termoacomulador de apoio ao solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por CoolZeroFCP »

Boas pessoal,

Venho mais uma vez pedir a V/opinião em mais um dilema...

Tenho um sistema solar térmico composto por um termossifão Solcrafte Style plus 200l com 5 anos, painéis fotovoltaicos com um total de 2980w, sistema de aquecimento central com caldeira a pellets e um esquentador de backup a gás propano.
Estou satisfeito com o sistema Solcrafte, pois embora tenha grande perda de calor por o termossifão ficar no exterior e não ter grande isolamento, é um sistema sem manutenção (não tem ânodo nem glicol para substituir).
Como tenho o sistema de aquecimento central separado do AQS solar, custa-me não ver aproveitado o calor do aquecimento para aquecer a água durante o inverno.

Posto isto estava a pensar substituir o esquentador por um termoacumulador com serpentina para ligar ao aquecimento central.
1. Será que isto é boa ideia?
2. Tenho lido relatos de fugas de água em termoacomuladores... Isto é normal acontecer? Não é um sistema fiável?
3. Pelo que pesquisei os termoacomuladores mesmo em inox trazem ânodo de magnésio, não existem alternativas?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Última edição por CoolZeroFCP em terça jan 05, 2021 4:39 pm, editado 1 vez no total.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por Quintas2 »

1. Será uma boa ideia se usares o sistema de aquecimento diariamente no inverno e se precisares de um grande apoio para o Solcrafte, o que penso ser o caso. De qualquer forma, se já tens tudo a funcionar, porque não esperar que o Solcrafte ou o esquentador acabem a sua vida útil e mudar então? Talvez faça mais sentido, quer em €€€ quer do ponto de vista ambiental.
Eu tenho o que tu pretendes fazer. A AQS é aquecida pelo aquecimento central, no inverno, e por resistência elétrica com apoio fotovoltaico, no verão.
Analisa também se, duplicando o volume de água quente armazenada, ela é gasta com rapidez, por causa do risco de Legionella.
2. e 3. O meu primeiro termoacumulador, em aço vitrificado, durou +- 18 anos, 2 ânodos substituídos. Substituído quando furou a serpentina.
Agora é em cobre, sem ânodo.
Última edição por Quintas2 em terça jan 05, 2021 6:35 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por papacurvas »

Não estou a perceber bem a questão, o que afinal está mal aproveitado?

Um termoacumulador é um sistema de aquecimento com resistência elétrica, ainda quer mais um sistema em casa?

Ou está a falar de um deposito com serpentina ?


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por CoolZeroFCP »


Quintas2 Escreveu:1. Será uma boa ideia se usares o sistema de aquecimento diariamente no inverno e se precisares de um grande apoio para o Solcrafte, o que penso ser o caso. De qualquer forma, se já tens tudo a funcionar, porque não esperar que o Solcrafte ou o esquentador acabem a sua vida útil e mudar então? Talvez faça mais sentido, quer em €€€ quer do ponto de vista ambiental.
Eu tenho o que tu pretendes fazer. A AQS é aquecida pelo aquecimento central, no inverno, e por resistência elétrica com apoio fotovoltaico, no verão.
Analisa também se, duplicando o volume de água quente armazenada, ela é gasta com rapidez, por causa do risco de Legionella.
2. e 3. O meu primeiro termoacumulador, em aço vitrificado, durou +- 18 anos, 2 ânodos substituídos. Substituído quando furou a serpentina.
Agora é em cobre, sem ânodo.
Realmente não pensei nessas questões...
O esquentador funciona poucas vezes e só durante 4/5 meses no ano era só para aproveitar o aquecimento central através de um depósito com serpentina.
Mas realmente não faz muito sentido a água parada muito tempo no termoacomulador.
Também a nível ambiental, embora esta situação leve a que deixe de utilizar gás/electricidade, o custo ambiental do fabrico do termoacomulador/ânodos pode não compensar a troca.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por CoolZeroFCP »

papacurvas Escreveu:Não estou a perceber bem a questão, o que afinal está mal aproveitado?

Um termoacumulador é um sistema de aquecimento com resistência elétrica, ainda quer mais um sistema em casa?

Ou está a falar de um deposito com serpentina ?
Provavelmente o nome correcto será depósito com 1 ou 2 serpentinas e resistência para interligar aquecimento central e painel solar.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por APHenriques »

eu diria que a simplicidade é o melhor. Mas vejamos:

Em 1995 eu projectei e construi a minha primeira casa.
Primeira condição: tudo eléctrico...
aquecimento de água era feito com um sistema Energie... não recordo o modelo, mas era daqueles com um painel no telhado... era o melhor sistema que encontrei na época e tenho duvidas se não continua a ser o melhor.... ainda está lá a funcionar.

Uns anos depois quando sai dessa casa, estive numa com termosifão... em comparação com o sistema da Energie, um sistema termosifão é algo ridículo. E embora dando o desconto que a localização do equipamento não era a melhor.... a eficiência é mediocre... o consumo de energia era brutal...

Ainda passei por outra casa em que tinha gás natural canalizado, tanto para aquecimento de água como ambiente... obviamente a casa era arrendada e temporária... pois sou anti gás domestico. E aquecer uma casa com 3 pisos no inverno é caro mesmo a GN.

Entretanto mudei para a casa actual... tinha uma boa caldeira a gás (propano de garrafa) para aquecimento com radiadores e aquecimento de água.
Os radiadores foram desligados no primeiro inverno, substituídos por simples aquecedores eléctricos para desenrascar.... o aquecimento a gás é demasiado caro....
Aos poucos vou melhorando algumas coisas.... a melhor de todas foi a instalação de vários aparelhos de ar condicionado de alta eficiência Daikin.... tenho agora mais um encomendado de outra marca mas para um espaço menos utilizado.
Para mim, aquecimento é ar condicionado.... mesmo porque preciso de um bom sistema que controle a humidade.
Ainda mantive a caldeira a gás para aquecimento da água nos primeiros anos.... mas há muito que pretendia acabar com o gás.... pensei no sistema da Energie, mas rapidamente percebi que um bom termo acumulador resolvia o problema por muito menos dinheiro.... mesmo porque também instalei os primeiros painéis solares (750w). Era para ser mais, mas os preços ainda estavam muito elevados.

como exemplo posso dizer que gastei em 2020, em AQS 439,27 euros de energia, ou seja uma média de 36,61 euros mensais. É menos do que gastava em gás.... se considerarmos que uma parte veio dos painéis solares, resolvi o problema de forma mais simples e barata.
De inverno temos de ter algum cuidado pois a temperatura cai rapidamente.... os banhos tem de ser um pouco espaçados em tempo. Para contornar isso, ponderei recentemente colocar um termosifão sem ligação eléctrica para aproveitar alguma luz solar para aquecer um pouco a água antes de entrar no termoacumulador....
Mas foi apenas uma ideia parva.... mais simples, o que vou fazer é colocar um outro termo acumulador ligado em série.... neste caso um dos mais baratos. Este vai apenas usar energia do excesso fotovoltaico. O objectivo é fornecer água menos fria ao termoacumulador principal....
A diferença de custo (isto porque os termosifão continuam caros para o que é) vou investir em mais foto-voltaicos.

Ainda como exemplo, como tenho registo do consumo dos ar condicionado dos 3 quartos, posso dizer que a climatização dos mesmo durante todo o ano entre os 20 e os 23 graus custou, 239,75€ ou seja 19,98€ por mês (para 3 quartos).

Resumindo.... para mim, gás ou qualquer coisa que arda em casa é para esquecer....
Climatização: ar condicionado.
Aquecimento de agua deve ser eléctrico, mas com apoio de fotovoltaicos.
O aquecimento direto do sol, pode ser bom, mas implica um depósito interior.

Mas se o sistema actual funciona e o custo não é elevado... o melhor é manter.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por CoolZeroFCP »

O sistema actual funciona e tem um custo reduzido.
Geralmente são cerca de 150€ anuais de aquecimento e 90€ para gás para AQS e cozinhar.
A questão não seria pelo custo de aquecer a água (será um custo muito marginal 20/30€ anuais?).
Seria somente para aproveitar o aquecimento nos dias nublados e chuvosos, visto que nesses dias liga sempre o aquecimento, o que daria água quente todo o ano sem gasto energético e amigo do ambiente.
Mas como disse atrás, não estava a ver todas as questões...
Visto isto irei colocar isto de lado e só voltarei a ponderar caso fique sem esquentador.

Vou para já me focar noutras soluções que me levem a uma independência energética e redução de pegada de carbono.

Obrigado pela ajuda


Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por papacurvas »

Não tem excedente do FV ? O solcrafte não tem resistência? é colocar algum excedente para essa resistência..... de resto a minha opinião vai ao encontro dos outros foristas.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim tenho excedente e implementado um gestor de excedentes para a resistência (embora não seja de regulação automática).
Mas nos dias sem sol/frio/chuva não há milagres, não há água quente no Solcrafte mas também não há energia fotovoltaica excedente suficiente para aquecer a água.
Tudo isto pode mudar com implantação de baterias, mas isso será um projecto a longo prazo...

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Termoacomulador de apoio ao solar

Mensagem por warrior.1977 »

APHenriques Escreveu: terça jan 05, 2021 11:16 pm
Entretanto mudei para a casa actual... tinha uma boa caldeira a gás (propano de garrafa) para aquecimento com radiadores e aquecimento de água.
Os radiadores foram desligados no primeiro inverno, substituídos por simples aquecedores eléctricos para desenrascar.... o aquecimento a gás é demasiado caro....
Aos poucos vou melhorando algumas coisas.... a melhor de todas foi a instalação de vários aparelhos de ar condicionado de alta eficiência Daikin.... tenho agora mais um encomendado de outra marca mas para um espaço menos utilizado.
Para mim, aquecimento é ar condicionado.... mesmo porque preciso de um bom sistema que controle a humidade.
Ainda mantive a caldeira a gás para aquecimento da água nos primeiros anos.... mas há muito que pretendia acabar com o gás.... pensei no sistema da Energie, mas rapidamente percebi que um bom termo acumulador resolvia o problema por muito menos dinheiro.... mesmo porque também instalei os primeiros painéis solares (750w). Era para ser mais, mas os preços ainda estavam muito elevados.
Pois bem, essa afirmação não pode de modo algum ser tida como completamente correcta, a questão do ar condicionado tem de ser avaliada tendo em conta a localização.
Na zona de Viseu, por exemplo, agora em que as temperaturas não têm passado dos 6º durante o dia e temperaturas negativas durante a noite, o desempenho de um ar condicionado convencional é péssimo. Consumo elevado, e não consegue sequer manter a divisão a temperaturas aceitáveis.

Um ar condicionado apoia-se no principio do "transporte de calor", e com temperaturas demasiado baixas não "há calor para transportar", a eficiência do compressor é tremendamente baixa.
Para quem não saiba, as bombas de calor para aquecimento central têm na unidade exterior resistências electricas (sim, resistências) para que a bomba possa funcionar com temperaturas exteriores muito baixas.
Por isso há que adaptar também a nossa realidade às condições atmosféricas da nossa zona, e com temperaturas a rondar os 0ºC os equipamentos de ar condicionado simplesmente "não funcionam", e o pior é que consomem como se funcionassem.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”