Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
avieira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 04, 2007 8:11 pm

Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Mensagem por avieira »

Boa tarde caríssimos,

criei este tópico para tentar perceber se alguém está/esteve numa situação idêntica à minha.

Então é assim, o meu acumulador AQS, da marca Videira, modelo E-Renov Inox 316, com apenas 3 anos de utilização, rompeu e está com bastantes fugas de água.

Pedi a opinião a dois técnicos/instaladores, que foram verificar o sistema e ambos me disseram prontamente que aqueles depósitos estavam a dar bastantes problemas, dizendo que a solução seria substituir por um deposito novo, preferencialmente em cobre. A nível de vaso expansão e válvulas de segurança estava tudo a trabalhar 100%.

Contactei a marca numa tentativa de tentar perceber o que fazer, e foi me sugerido contactar o revendedor.

Contactei o revendedor, descartaram a possibilidade de accionar a garantia devido às rígidas clausulas que o fabricante exige nos termos de garantia, nomeadamente a qualidade da água. E foi-me novamente proposto a substituição por um deposito em cobre.

Alguém passou pela mesma situação?
Não será possível reparar aquele deposito?
Aceito opiniões.

Sinceramente, pondero a substituição para outro tipo de sistema. Acho que foi um investimento muito elevado para uma durabilidade tão curta.

Cumprimentos,
bem haja.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Mensagem por jmlflorencio »

Será possível reparar... O problema será encontrar o local exacto da fuga.

E se se gastarem muitas horas nisso, juntando deslocação, desmontagem, trabalho, nova deslocação, e montagem depois de reparado...se calhar um novo fica mesmo mais barato.

Por curiosidade, esse depósito tem ânodo de sacrifício? Teve a manutenção indicada (não sei se já devia ter tido)?

Edit: a Videira é (supostamente) uma marca de topo, certamente assumiria a garantia. Por que motivo o revendedor não fez a instalação de modo a poder reclamar a troca em garantia?


Autor do tópico
avieira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 04, 2007 8:11 pm

Re: Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Mensagem por avieira »

jmlflorencio grato pela sua resposta.

Em relação ao ânodo de sacrifício, verifiquei e este modelo não tem.
A manutenção foi feita anualmente pelo instalador, mas creio que a única coisa que fez foi verificar pressão dos vasos expansão, verificou pressão no circuito primário e secundário e accionou as válvulas de segurança 2 ou vezes.

Também pensava o mesmo sobre a marca, mas em conversa com um dos técnicos que veio verificar o problema, deu-me a entender que os acumuladores que ele teve na mesma situação nunca conseguiu resolver na garantia e desejo-me boa sorte. :roll:

Em relação ao revendedor, o mesmo foi à obra antes de dar orçamento, mas não fez qualquer medição à qualidade da água.

Aproveito ainda para perguntar se alguém tem conhecimento se os seguros multi risco habitação cobrem estes problemas?

cumprimentos,
bem haja


claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Mensagem por claudiof »

Por curiosidade (que estou numa situação quase semelhante), quanto pedem só pelo depósito novo?

Tenho um depósito com 5 anos que também está com mau aspecto...


Autor do tópico
avieira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 04, 2007 8:11 pm

Re: Acumulador Videira E-RENOV2 Inox - Problemas

Mensagem por avieira »

Boa tarde,
peço desculpa a demora na resposta.

Ronda os 1800€ num instalador. Aguardo a proposta da Videira para a substituição por um deposito em cobre.
Enquanto aguardo tenho o anexo onde se encontra o deposito sempre inundado, numa obra relativamente recente.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”