Termoacumulador com serpentina furada

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por man »

Boa tarde forum
Tenho um sistema solar de aquecimento de águas com um depósito de circulação forçada (termoacumulador de 300 L) que comprei em 2009. O sistema avariou e dizem-me que a serpentina está furada.
Posso passar a usar a segunda serpentina do termoacumulador pressupondo que ela está intacta?
Caso a pergunta anterior seja negativa, posso aproveitar a parte eletrónica incorporada no termoacumulador (O modelo é Solahart, / 300 L 2hx ps4 exp.)?
Se comparar um novo termoacumulador posso usar o danificado como um segundo termoacumulador ligado ao principal para ser usado quando a temperatura do primeiro sobe para valores elevados?
Como posso comprovar se o termoacumulador tem mesmo o sifão furado? O técnico disse-me isso, mas eu gostava de testar para ver se a informação é correta.
Desde já agradecido


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por RJSC »

É muito simples testar:
1 - Cortas a alimentação de àgua fria
2 - Desapertas os tubos da serepentina (vai sair de lá 1 ou 2 litros do fluído de circulação se não estiver furada)
3 - Ligas a alimentação de água fria de novo. Se começar a sair mais água pelas entradas da serepentina, está furada.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por serges »

Obrigado pela ajuda RJSC

Dito isto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por man »

Bom dia Fórum
Agradeço o esclarecimento.
Já liguei o circuito à segunda serpentina, e está a funcionar bem. Como a segunda serpentina está apenas na metade superior do termoacumulador, precisava de recircular a água quando a temperatura fosse elevada.
Sugerem algum processo de fazer essa recirculação?
Apesar de não perceber nada do assunto parece-me que uma possibilidade era fazer uma derivação entre a saída e a entrada do termoacumulador, devidamente protegida com torneiras de corte, e um motor de circulação de água que ligaria apenas em situação de elevada temperatura.
Outra possibilidade era utilizar a abertura da resistência elétrica que nunca utilizei. De certeza que na China deve haver um adaptador que faz essa recirculação (agitação) a partir do orifício da resistência elétrica.
Alguém pode-me ajudar?
Desde já agradecido


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por jmlflorencio »

De certeza que vale a pena esse trabalho, só para a recirculação?

O depósito é usado a 100% muito frequentemente?


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por man »

Se for uma coisa barata penso que sim. No verão a temperatura na parte superior do termoacumulador chega perto dos 80 ºC. Eu tenho o cuidado de cobrir os painéis quando vou de férias para evitar essas temperaturas extremas. Quanto custará um motor com a finalidade de recircular água da parte superior do termoacumulador para a parte inferior?
Desde já agradecido


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por RJSC »

Bombas de circulação para àgua quente começam entre 100 e 200€ compradas em Portugal.
As mais baratas são as de aquecimento central e depois tens ainda que juntar um termostato.
Mas não compres as de ferro senão ficas com a água castanha.


jocorl
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 26, 2022 9:50 am

Re: Termoacumulador com serpentina furada

Mensagem por jocorl »

Tenho um termoacumalador vertical com 3 serpentinas (Solar, Caldeira a peletts e recuperador). A do solar furou e perdeu o liquido, mas continua a aquecer a água. Pode continuar a aquecer até resolver a situação? Dará para colocar um T para funcionar numa das outras serpentinas (Caldeira ou recuperador)?Obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”