Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por robertojorge »

papacurvas Escreveu: domingo out 11, 2020 7:33 pm
joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q



Link
Mas alguém viu os vídeos que coloquei mais acima :cry:

Para mim este é o melhor sistema "lowcost" para sistemas FV para AQS.
Falta ali o bypass programável para aqueles dias/semanas sem sol em que é preferível usar o bi-horario.
Não precisas bypass, consegues controlar manualmente no software (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q



Link
Hehe!! Eu por acaso passei por cá e ia criar um tópico com o video mas cheguei uns dias atrasado ahah!! Acho que secalhar não vale a pena.

João tu deves ter sido dos 1ºs a ver o video :lol: (Y)
Abraço

PS: João, durante o verão ainda ensaei outro sistema mas desisti e fui para este que me pareceu melhor e mais eficiente para o que eu queria.
Próximo passo é colocar outro em serie para funcionar 1 para termoacumulador e outro termossifão (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por MRider »

Este sistema também faz isso .
https://www.immersun.co.uk/
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: sábado out 17, 2020 10:48 pm Este sistema também faz isso .
https://www.immersun.co.uk/
Sim... mas custa 600€ :o

O FreeDS com Shelly EM custa 120€ ou pouco mais.

Eu estava a tentar fazer gestão de dois termoacumuladores em simultâneo (cozinha e banhos) e a pensar se um dimmer e dois reles me bastavam (20€ Shelly Dimmer + 20€ Shelly 2.5 + 60€ Shelly EM). Talvez use Fibaro para ficar a automação toda igual mas Shelly é claramente mais barato (3x). Queria evitar a placa de PWM por não ter garantia, assistência ou suporte a longo prazo e por ser difícil de passar a outro proprietário no futuro. Estava a pensar numa solução que pudesse recomendar à comunidade.
Última edição por joaocunharamos em domingo out 18, 2020 1:19 am, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

robertojorge Escreveu: sábado out 17, 2020 9:46 pm João tu deves ter sido dos 1ºs a ver o video :lol: (Y)
Abraço
O YouTube sugere logo ;) Eu recomendo que abras o tópico na mesma se for para explicar como fizeste. Pode haver outros interessados. Tinhas aqui outro fã também a pensar replicar as tuas experiências...

Eu ainda ando à volta com o sistema que vou usar mas esse parece interessante. Estava a pensar se fazia o meu próprio software por causa da métrica dos 15min. Também queria assegurar um tempo mínimo de serviço para assegurar água quente. Creio que era isso que o papacurvas queria dizer quando falava de bypass. Se souberes como fazer isso no software ou se quiseres fazer uma apresentação rápida da interface agradeço/agradecemos. Falta-me inspecionar o software com um pouco mais de cuidado.

Como ainda ando em obras intensivas e os painéis só vêm depois isto ainda é prospeção.
Cumprimentos,
João Ramos


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

joaocunharamos Escreveu: domingo out 18, 2020 1:07 am
ambém queria assegurar um tempo mínimo de serviço para assegurar água quente. Creio que era isso que o papacurvas queria dizer quando falava de bypass.
Tempo mínimo de serviço á noite em bio horário. Se o gestor durante o dia não conseguir aquecer a agua, o TA vai sempre ligar em bio horário e aquecer. A sonda vai sempre garantir que tenho a agua quente que quero.


gu3tavo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 05, 2020 10:41 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por gu3tavo »

joaocunharamos Escreveu: domingo out 18, 2020 1:01 am
MRider Escreveu: sábado out 17, 2020 10:48 pm Este sistema também faz isso .
https://www.immersun.co.uk/
Sim... mas custa 600€ :o

O FreeDS com Shelly EM custa 120€ ou pouco mais.

Eu estava a tentar fazer gestão de dois termoacumuladores em simultâneo (cozinha e banhos) e a pensar se um dimmer e dois reles me bastavam (20€ Shelly Dimmer + 20€ Shelly 2.5 + 60€ Shelly EM). Talvez use Fibaro para ficar a automação toda igual mas Shelly é claramente mais barato (3x). Queria evitar a placa de PWM por não ter garantia, assistência ou suporte a longo prazo e por ser difícil de passar a outro proprietário no futuro. Estava a pensar numa solução que pudesse recomendar à comunidade.

Bom dia.

Estou em fase de finalizar orçamento para uma avançar com moradia de cerca de 210m2 de área construída, no Baixo Alentejo. Somos dois adultos e um menino de 2 anos e meio e esperamos vir a ser 4 no próximo ano ou no seguinte. Pesquisando por casas inteligentes, encontrei este fórum e pelo que tenho visto, dou-vos os parabéns por esta partilha de ideias e informações fantásticas.

Para um leigo em quase todas as matérias e inexperiente na construção de uma casa, é fantástico ver este trabalho. Queria fazer algumas perguntas e se puderem depois tirar-me essas dúvidas ou aconselhar, fico muito grato.

- Estou a pensar integrar e colocar em muitas tomadas versões da Shelly para as tornar inteligentes e controladas remotamente via wifi. Assim como integrar a versão da Shelly para os interruptores e sistemas elétricos como estores, portão. Não fiquei com a certeza é quais são cada um das versões para cada tipo de situação, se há diferenças. Shelly porque do que vi e li por aqui parece ser uma solução excelente em termos de qualidade/serviço/preço. E depois também gostaria de entender se será simples e como integrar tudo no Home Assistant ou semelhante.

- Também me parece interessante a peça que simula o contacto físico, para controlar remotamente os aparelhos em que o toque tem que existir. Não tenho é a certeza de como funcionaria essa solução no caso de se ter que acionar diferentes botões pelo toque, remotamente.

- Sem painéis fotovoltaicos, ter painel solar com termosifão para aquecer a água em exclusivo e uma resistência para salvaguardar será a melhor solução e a mais económica a longo prazo? Ou a alternativa do gás em vez de resistência?
Eu vou ter uma salamandra a pelletes e falaram-me na hipótese de usar a mesma como complemento de aquecimento das águas ao painel solar. Não sei se têm algum conselho em relação a esta situação. Justificará? Pelo que me indicaram entre uma salamandra normal e o sistema que serve para aquecer as águas também ( e tb para fazer aquecimento central se quiser instalar ) pode ir até 3000€ de diferença.

Neste campo, também gostava de saber quantos litros deveria ter o termosifão para estar tranquilo, para uns 4 banhos por dia e para todos os efeitos, incluindo a hipótese, se se justificar, de ter os elecrodomésticos (maq lavar loiça e roupa) com entrada para águas quentes.

O nosso perfil de consumidor de electricidade da EDP comercial, neste diferente e com confinamentos à mistura, andará em média nos entre os 175-200kwh/mês. Um mês ou outro com maior consumo, já próximo dos 300kwh. Mas a moda até é mais baixa.

No quadro atual não fazemos utilização de energias renováveis, temos ar condicionado ( 4 máquinas inverter que posso transportar para a nova moradia, por exemplo) e a água é aquecida por gás normal. Sem carros elétricos ou outros. Talvez gastemos 5/6 garrafas grandes de gás por ano.

Estou mesmo com muitas dúvidas em relação ao aquecimento das águas. A ideia inicial como disse seria colocar apenas painel solar e termosifão para o efeito ( é o que tenho no projecto da casa, uma vez que seria obrigatório ter painel solar ). Agora fiquei bastante empolgado com tudo o que fui vendo por aqui, os vídeos do Roberto, e estou a pensar, a tentar, seguir alguns conselhos e ideias. Tenho algum receio é que não consiga ninguém para fazer a parte elétrica, uma vez que eu estou mesmo fora do assunto.

Por exemplo, se conseguisse adquerir o "apetrecho" para fazer a gestão da eletricidade produzida em excedente por painéis fotovoltaicos, para injetar nos aparelhos elétricos correspondentes, quase que parece um erro não apostar no autoconsumo e talvez até abdicar do painel solar e termosifão (talvez não se justificasse o investimento no painel solar só para aqs?), e ao invés utilizar em exclusivo um termoacumulador, ou dois, com capacidade suficiente para não ter problemas com o aquecimento das águas. Ou arranjar outras estratégias como ter duas resistências diferentes, uma mais baixa ( não sei se tem que ser de origem ou se um electricista pode mudar o aparelho ), programar a máquina para ligar só nos períodos mais baratos...

Aqui também tinha a questão de saber quantos litros deveria ter o termoacumulador, ou os dois, e como ligar, para estar tranquilo, para os banhos e se justificava a entrada para águas quentes nos electrodomésticos.

- Em relação aos fotovoltaicos estou mesmo na duvida em relação à quantidade de painéis vs kwh produzidos. Isto para depois fazer um cálculo da necessidade que poderia ter sem ter que perder muito do consumo dos mesmos. Isto com a ideia de ter (quase) tudo elétrico.

- Com estes sistemas, qual a exequibilidade e viabilidade de conseguir aquecer as casas de banho de alguma forma?
Por exemplo, pensando também na salamandra a pellets?

Tenho muitas outras dúvidas e um entusiasmo grande em ver as suas soluções e ideias fenomenais. Espero conseguir acompanhar e antes de iniciar as instalações, conseguir preparar as coisas de forma a ter a casa o mais inteligente e eficiente possível.

Se puderem ajudar-me, fico-vos muito agradecido.

Muitas Parabéns pelos conteúdos e continuem o excelente trabalho com ainda mais força!

Grande abraço.

Peço desculpa se o tópico para colocar as questões não era o correcto.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Alguém avançou com este sistema do FreeDS ?

Já montei o meu de forma provisória e tenho algumas duvidas no software ..... fico um bocado perdido no Telegram Espanhol.
Anexos
FREEDS.jpg


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Parece que ando por estas "aguas" sozinho :cry:
Se alguém tiver o TRIAC da Letónia veja sff se tem a placa a 3.3V.
A minha não vem com botão, vem com uma espécie de "tampa" que se coloca no pino dos 3.3V e acende o led de 3.3V.
Anexos
3.3V.jpg


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Como não arranjei ainda uma caixa de jeito roubei um Tupperware da cozinha e bota lá para dentro :mrgreen:
Anexos
Tup.jpg


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Para quem quer configurações manuais o fuzo horário está com mais uma hora, hora de Espanha.
A solução esta em trocar o fuzo horário nos comandos, eu infelizmente não percebo nada disso, se alguém puder explicar assim de forma bem básica agradecia.
Na pasta que descarregamos tem um TXT com os fuzos, vem o de Madrid:"Europe/Madrid","CET-1CEST,M3.5.0,M10.5.0/3"
o nosso "Europe/Lisbon","WET0WEST,M3.5.0/1,M10.5.0"
Anexos
HORA.png


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

gu3tavo Escreveu: domingo dez 06, 2020 11:41 am Tenho muitas outras dúvidas e um entusiasmo grande em ver as suas soluções e ideias fenomenais. Espero conseguir acompanhar e antes de iniciar as instalações, conseguir preparar as coisas de forma a ter a casa o mais inteligente e eficiente possível.
Deixei este paragrafo pois vai de encontro as minhas sugestões.

Se vai construir deverá conseguir um equilibro entre isolamento, ventilação e climatização.

Falar com o responsável do estudo térmico e não poupar nesse campo e depois os pormenores como por exemplo o isolamento das tubagens de agua quente.
Prever uma boa ventilação da casa seja natural ou mecânica e a melhor forma de a climatizar.
Hoje o que mais de fala é bomba de calor com apoio FV.

Agora o meu maior conselho e deixar de pesquisar as coisas "micro" e concentra-se no macro, ou seja deixar as coisas preparadas para. Seja shelly ou outra coisa o importante é deixar as pré instalações feitas.
Caixas fundas em tomadas e interruptores, tubos grossos para cabos de i para todo o lado, um quadro elétrico enorme, varão roscado no telhado para uns futuros painéis.......

São muitos perguntas num único tópico é melhor separar pelas diferentes discussões ou abrir um tópico proprio.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

papacurvas Escreveu: sexta dez 18, 2020 9:54 pm Parece que ando por estas "aguas" sozinho :cry:
Se alguém tiver o TRIAC da Letónia veja sff se tem a placa a 3.3V.
A minha não vem com botão, vem com uma espécie de "tampa" que se coloca no pino dos 3.3V e acende o led de 3.3V.
Essa tampa será um shunt que ativa esse circuito.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

papacurvas Escreveu: sexta dez 18, 2020 9:56 pm Como não arranjei ainda uma caixa de jeito roubei um Tupperware da cozinha e bota lá para dentro :mrgreen:
Vejo um furo grande no topo da caixa, que deduzo ser para arrefecimento.
Se assim é, havendo essa necessidade de arrefecimento, não seria de abrir outro furo em baixo para criar uma corrente ascendente e melhorar o arrefecimento?
Eu em tempos tive um comunicador GSM instalado dentro de uma caixa de bolachas, de lata. Sendo metal, podia ter a caixa fechada que o arrefecimento fazia-se pela lata inteira.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Bons trabalhos. Infelizmente não conheço os materiais para poder ajudar, mas é um tópico que sigo com interesse!


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

[/quote]

Essa tampa será um shunt que ativa esse circuito.
[/quote]

É isso mesmo :D nota-se logo que não percebo nada disto.

Não há necessidade de mais furos, aquela caixa já está "ordenaria" que chegue.... o buraco foi mais por descargo de consciência pois nunca vai aquecer muito, tenho o TA limitado a 1000W


blackibiza
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 01, 2016 7:28 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por blackibiza »

papacurvas Escreveu: sexta dez 18, 2020 9:54 pm Parece que ando por estas "aguas" sozinho :cry:
Em breve deverás deixar de estar sozinho.
Recentemente instalei na minha moradia paineis LG NeON BI com microinversores Enphase IQ7A.
O que está a acontecer e já era expectável, em determinadas alturas do dia tenho excesso de produção.

Andei a pesquisar e cheguei até este ponto, onde vi vários espanhóis (existem vários videos no youtube) a partilhar a instalar desse equipamento para termosifoes. O "solaresTv" neste momento até tem um kit mais "poderoso" numa versão mais compacto e mais economica.

Contudo, a minha dúvida reside no investimento.
Neste momento tenho Shelly EM para controlar consumos e produção e também tenho o Enphase Envoy para controlar o consumo de cada painél.

Na meu caso não tenho termosifoes nem termoacumuladores para água. No meu caso é uma bomba de calor de 300L da Midea ligada a painéis solares. Ela por si só já é muito economica. Regulando o aquecimento para 40º, o compressor não activa acima disso e basta ter um bocado de sol que a água começa a aquecer.
Pelo que li, esse sistema da FreeDS trabalha com Shelly EM e pode-se ligar a um equipamento que tenho resistência (a minha bomba calor tem, mas essa resistência electrica só funciona quando as temperaturas estão muito baixas).

Nesse sentido, e onde ainda não consegui encontrar resposta, esse sistema é útil para o meu caso?
Encaminhar esse excesso para a bomba, significa que ela (compressor) irá trabalhar quando tiver excesso de produção? O que significa que deixando de haver excesso, a corrente é cortada ao compressor de forma abrutada?

Posso partilhar o desenho da placa PCB, pois parece-me que tem lá um ponto para fazer ligar a resistência de forma manual. Acho que seria o mais correcto no meu caso, mas o meu conhecimento é parco na área.

Alguém por aqui enfrentou os mesmos desafios?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Eu sugiro sempre que se façam bem essas contas... Às vezes para aproveitar "meia dúzia" de kWh (que iriam para a rede com benefício ambiental) gastam-se centenas de eur... E depois nunca se amortiza esse investimento.


blackibiza
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 01, 2016 7:28 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por blackibiza »

É verdade, no meu caso, parece ser um esforço que irá trazer pouco beneficio.

Este é o desenho do circuito da placa. Ainda possuo duas posições livres na resistência.
Imagem

Será que no meu caso é ainda mais simples?
Com a monitorização do Shelly EM, dar ordem ao E_HEAT para ligar/desligar?

Em termos de investimento significaria apenas a passagem de dois cabos...


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

blackibiza Escreveu: terça dez 29, 2020 11:02 am pode-se ligar a um equipamento que tenho resistência (a minha bomba calor tem, mas essa resistência electrica só funciona quando as temperaturas estão muito baixas).
Eu julgo que não vai dar ou vai confundir a PCB, mas não sou entendido em eletronica.

Julgo respondeste as tuas próprias perguntas, essa resistência da BC serve só mesmo para fazer um pré-aquecimento ou anti congelamento. A PCB é que sabe quando deve ou não deve ligar. Se tu a forçares a ligar através do FreeDS vais confundir a PCB.

Para garantir que não existe nenhum problema só consultando o fabricante mas duvido que concordem.

Se prosseguires com a ideia pelo menos deixa aqui um feedback.

Em que é que o "Solares TV" tem de mais poderoso no FreeDS ?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”