Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por rocker_pt »

Silva28 Escreveu: sábado fev 03, 2018 9:00 pm Eles disseram-me ainda que não era fácil arranjar resistências de cerâmica com potências "estranhas" (os tais 700W), mas que se arranjavam. ...
Se for no Porto existe 1 casa que faz resistências à medida para quase todo o tipo de aparelhos
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Silva28 »

A empresa é algures lá próximo, mas se calhar é isso, existe uma e pouco mais que faça isso à medida, daí terem dito ser difici arranjarl!!


ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por ramboiavzl »

Eu estou a pensar instalar na minha habitação 4 paineis de 250w. Segundo os meus registo de consumo com 1000w de autoconsumo prevejo ter 60% de auto consumo injectando os restantes 40% sem alteração de hábitos de consumos.
Como não gosto de alimentar pançudos, gostava de utilizar estes 40% de excendente, deixo aqui as minhas dúvidas:
1- Tenho um termoacumulador com uma resistencia de 1500w. O inversor consegue fazer a gestão do consumo/excedente e enviar para o termoacumulador o excedente?
2 - Estimando um excedente na ordem dos 300-400W, correspondendo a 1,3-1,7A a 230V, a resistência iria funciona na mesma e debitar a potência correspondente dos amperes que lhe são fornecidos,ou nem funcionava?
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por visitante1 »

A resistência aproveitará o excedente sem qualquer problema, apenas terás que instalar um desviador de energia tipo Immersun, aliás é o que utilizo.
Começo a achar que até será uma das melhores opções para fazer o aproveitamento energético com mais eficaz e mais barato. Claro que um sistema de aquecimento de águas com painel térmico tem um rendimento superior mas também tem um custo de instalação e manutenção superior.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por ramboiavzl »

visitante1 Escreveu: quinta mai 31, 2018 11:04 pm A resistência aproveitará o excedente sem qualquer problema, apenas terás que instalar um desviador de energia tipo Immersun, aliás é o que utilizo.
Começo a achar que até será uma das melhores opções para fazer o aproveitamento energético com mais eficaz e mais barato. Claro que um sistema de aquecimento de águas com painel térmico tem um rendimento superior mas também tem um custo de instalação e manutenção superior.
A questão é que eu tenho já painel térmico para aquecimento de água e ao preço que foram(oferecidos no qual os substituíram por mais recentes e tem muito bom rendimento e são tubos vácuos :P). Quanto custa um equipamento desses?
É que deduzo que seja caro e se for não vou para a frente com a ideia, por já ter energias renováveis a aquecer as AQS


ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por ramboiavzl »

Algo deste género seria o ideal:
http://mk2pvrouter.co.uk/
Um projecto DIY low cost, alguém tem conhecimento de alguém que tenha tenta implementar uma coisa dessas?
Obrigado


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Ligação Direta Painéis FV -> Resistência Elétrica

Mensagem por Quintas2 »

Acabo de mudar o termoacumulador e o novo vem com nova resistência elétrica, pelo que fiquei com um termo com outra resistência elétrica para "brincar", antes de ir para a sucata. Tenciono experimentar ligar os painéis FV em série e ligar diretamente à resistência, para ver quantos ºC a água aumenta num dia inteiro de céu limpo.

Sei que tenho que ter cabos de maior secção, pelo que usarei cabos com 4mm2 num curto troço, pois vou pôr o depósito ao lado dos painéis. A minha resistência não é a ideal, pois é de 750W, mas vamos ver o que dá.

Vou colocar o termostato incorporado na resistência no máximo, para evitar que os contactos estejam a abrir e fechar e evitar arco elétrico, mas penso que, mesmo assim, posso queimá-los, não? 750W a 230V dá 3,3A e tenciono ligar 4 painéis em série, logo vou ter cerca de 8A (Isc dos meus painéis = 8,92A).

Peço ideias/sugestões para fazer isto com o máximo de segurança possível e, de preferência, sem estragar nada.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por serges »

A minha ideia é que não compensa de todo esse tipo de utilização mas tenho muita curiosidade qual será o seu rendimento com a almientação fotovoltaica, quantos graus pode vir a aquecer...

Experimenta primeiro com um deposito preto no telhado ou num local sem sombras e a partir dái é somar os graus "extra"...

Vamos aguardar pelos resultados...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Vou aqui desenterrar este tópico que sempre me intrigou com um vídeo de um também participante neste fórum.

Esta discussão sempre esteve assente sobre o uso de uma resistência de menor potencia, aqui uma outra abordagem.

https://www.youtube.com/watch?v=0OO6coNnBbo&t=23s

Qual a vossa opinião ?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Não desvalorizando este tipo de aproveitamento de excedentes.
Existem dispositivos que fazem o encaminhamento do excedente pra resistência, automaticamente.
Seja o excedente de 100w ou + de 1000w.
Tudo o que for excedente vai pra resistência.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

accoelho exemplos e valores ? SFF


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Eu creio que nada disso vale a pena. Mais valerá trocar a resistência do termoacumulador por uma menos potente, e deixá-lo trabalhar à vontade no auge do sol e de noite (com tarifa bi-horária).

É que até recuperar as centenas de euros que custam esses equipamentos muita coisa pode acontecer...


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Jmlflorencio está a falar do accoelho ou do video do Roberto Jorge ?

A mim parece me uma excelente ideia do vídeo, mas gostaria de ter mais opiniões da malta da eletricidade.....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Estou a falar dos "desviadores de excedente"... O vídeo ainda não vi, confesso.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por gbento »

accoelho Escreveu:Não desvalorizando este tipo de aproveitamento de excedentes.
Existem dispositivos que fazem o encaminhamento do excedente pra resistência, automaticamente.
Seja o excedente de 100w ou + de 1000w.
Tudo o que for excedente vai pra resistência.
Consegue dizer alguma marca ou enviar link sff


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Os aparelhos comerciais para este fim (que desviam potência) custam 500-1000€ o que pode ser excessivo e difícil de justificar. Por outro lado, a grande vantagem destes é que a potência electronicamente desviada para a resistência é exactamente o valor do excedente.

Tenho algumas duvidas quanto à qualidade da energia, problemas de ruído e resultado na contagem com este produtos. Precisava de feedback de quem já os usou ou ainda usa.

Eu irei tentar replicar o efeito destes com resistências por escalões (200+400+800W) e aparelhos da marca Shelly (relés, dimmer, sensor de temperatura e medidor de produção e consumo) por cerca de 80€ (dos quais metade é o medidor).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Ligação Direta Painéis FV -> Resistência Elétrica

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: quarta jul 11, 2018 9:58 am Acabo de mudar o termoacumulador e o novo vem com nova resistência elétrica, pelo que fiquei com um termo com outra resistência elétrica para "brincar", antes de ir para a sucata. Tenciono experimentar ligar os painéis FV em série e ligar diretamente à resistência, para ver quantos ºC a água aumenta num dia inteiro de céu limpo.

Sei que tenho que ter cabos de maior secção, pelo que usarei cabos com 4mm2 num curto troço, pois vou pôr o depósito ao lado dos painéis. A minha resistência não é a ideal, pois é de 750W, mas vamos ver o que dá.

Vou colocar o termostato incorporado na resistência no máximo, para evitar que os contactos estejam a abrir e fechar e evitar arco elétrico, mas penso que, mesmo assim, posso queimá-los, não? 750W a 230V dá 3,3A e tenciono ligar 4 painéis em série, logo vou ter cerca de 8A (Isc dos meus painéis = 8,92A).

Peço ideias/sugestões para fazer isto com o máximo de segurança possível e, de preferência, sem estragar nada.
Caro Quintas,

se estiver extremamente preocupado com os arcos elétricos e se só estiver a pensar usar alimentação DC posso sugerir o seguinte: instalar um díodo de roda livre na resistência (de tensão certa e contra-polarizado depois do termostato) e um pequeno condensador de filtro (cerca de 1uF antes do termostato). Se possível tente minimizar o comprimento dos cabos e enrole-os um sobre o outro para minimizar o afastamento e a indutância que é a causa dos arcos eléctricos.

De qualquer maneira não sei se o problema será preocupante já que deverá estar a operar em baixa tensão DC e os contactos operam poucas vezes ao dia. Se for tentar esta solução entre em contacto comigo para que lhe possa explicar em mais detalhe para não incorrer em erro e para não danificar os seus aparelhos.
Cumprimentos,
João Ramos


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Para quem for capaz de o executar:
https://mk2pvrouter.co.uk/about.html

O que comprei a uns 7 anos e algo parecido mas de fabrico mais industrial nao diy como deste site, e custou 200€ e ainda está em funcionamento.
O site onde comprei já nao disponível há alguns anos.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

accoelho Escreveu: sexta jun 05, 2020 7:48 pm Para quem for capaz de o executar:
https://mk2pvrouter.co.uk/about.html
Interessante mas isso é um variador a Triacs/SCR e pode compra-se por 5-10€ na internet. É possível fazer um controlador barato também (10€ tmb). Como já manifestei preocupação antes, esta solução pode resultar em muito ruído, interferências e em contagens erradas. Queria saber os resultados de quem experimentou.
Cumprimentos,
João Ramos


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 05, 2020 2:27 am Os aparelhos comerciais para este fim (que desviam potência) custam 500-1000€ o que pode ser excessivo e difícil de justificar. Por outro lado, a grande vantagem destes é que a potência electronicamente desviada para a resistência é exactamente o valor do excedente.

Tenho algumas duvidas quanto à qualidade da energia, problemas de ruído e resultado na contagem com este produtos. Precisava de feedback de quem já os usou ou ainda usa.

Eu irei tentar replicar o efeito destes com resistências por escalões (200+400+800W) e aparelhos da marca Shelly (relés, dimmer, sensor de temperatura e medidor de produção e consumo) por cerca de 80€ (dos quais metade é o medidor).
Gostava de ver esse projeto.

Aqui em caso o termoacumulador está assim ligado.
Anexos
IMG_20200527_193830.jpg

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”