Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Nuno_pt »

@joãocunharamos, o que eu tinha na ideia era usar o esquema de baixo com um 3SPT ou similar, mas apenas um relé com 3 posicões, ou está a pensar usar 3 relés?

Há pouco vi isto para controlo de temperatura, não sei se erá util, visto wue não perdi tempo a ver as especificações < http://www.avel.eu/411rctd1.html >


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Nuno_pt Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:34 pm ... ou está a pensar usar 3 relés?
Estava, de facto, a pensar usar três relés.

Depois de descobrir hoje que o cálculo é feito por períodos de 15min estou a pensar se vale a pena. Um único relé dá para ligar e desligar dentro dos 15min para conseguir a potência média certa. Dois também bastam (1000W e 500W) e dariam quatro combinações (0, 500, 1000, 1500W). Os três relés (1A, 2A, 4A) dão mais combinações (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7A ou 0-1600W) e mais resolução o que permitiria manter os relés ligados e não ter de estar a ligar/desligar repetidamente mas tenho de pensar melhor.

Eu vejo alguma elegância na solução que não tem de ligar e desligar repetidamente, evitando pulsos de corrente e resultando num diagrama de carga mais limpo e numa potência de pico mais baixa, mas tecnicamente não é necessário para maximizar o auto-consumo dado o método de contabilização para a fatura a cada 15min.

Tinha pensado usar um Shelly 2.5 e um Shelly 1 PM (para ter sensor de temperatura do cilindro) mas também há placas com vários relés boas para o efeito, como esta: https://pt.aliexpress.com/item/32969285 ... 69-Y7bAZbY
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Nuno_pt Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:34 pm ...não sei se erá util, visto que não perdi tempo a ver as especificações
< http://www.avel.eu/411rctd1.html >
Isso é para painéis solares térmicos de circulação forçada.
Pelo que me parece, assim de repente, não é muito útil nesta aplicação.
Cumprimentos,
João Ramos


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Parece-me esta a melhor opção para o meu caso.
http://www.freeds.es/

https://www.youtube.com/watch?v=fc3on8L9A2E

https://www.youtube.com/watch?v=P4JfZy1lACQ&t=852s

https://www.youtube.com/watch?v=oX_hFpjBmqY

Todos os casos apresentados parecem-me baseados neste freeds , contudo não percebo algumas coisas:

Como é que p dispositivo sabe o que se está a produzir? é através do contador digital?
E se eu quiser ligar o TE sem ser com excedentes? e de uma forma remota?


claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por claudiof »

Não encontrando sub-forum aqui relacionado directamente com termoacumuladores e aproveitando este tópico já que no futuro a ideia será de facto combinar com uma combinação de paineis fotovoltaicos, que TA aconselham para 100L?

É que a oferta no mercado é tanta que sinceramente, eu não sei para onde olhar.
Em parte "sei" que queria o menos electrónico possível para dar o menos problemas possível (programar, faria por uma tomada relógio inteligente por ex), mas além disso, estou a zeros.

PS: Desculpem aos mods se aqui é o local errado.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

claudiof Escreveu: quarta out 07, 2020 3:41 pm (...) combinar com (...) paineis fotovoltaicos, que TA aconselham para 100L?
Eu estou na mesma situação. Estou a remodelar um T3 e quero instalar painéis fotovoltaicos para alimentar a resistência eléctrica do termoacumulador.

Quanto à seleção deste último também considerei que não preciso de electrónica e inteligência porque vou instalar por fora (domótica). Se não for considerar painéis solares térmicos nem recirculação de calor de caldeiras ou piso radiante hidráulico pode ignorar os modelos com serpentinas/permutadores de calor. Os modelos de gama industrial não interessam pois não só são grandes e caros como também poderão ter potências excessivas para a sua instalação eléctrica.

Dito isso e quanto ao mercado, eu estive principalmente a olhar para a composição do tanque. Existem as gamas mais baratas, o cobre esmaltado e o aço inoxidável (ex: AISI 316L). Os tanques mais baratos tipicamente levam ânodo de sacrifício para evitar a corrosão que tem de ser trocado a cada dois anos. Eu gostaria de evitar essa necessidade sem me preocupar com a longevidade do tanque pelo que estava a olhar para as composições melhores (nomeadamente cobre e inox da marca Videira).

Já recebi vários relatos de familiares, amigos e utilizadores aqui do NovaEnergia a dizer que os tanques baratos até duram 15-18anos antes de dar problemas (no caso dos vitrificados é mais sensível pois o tanque não pode ser mal tratado no transporte e instalação). Por outro lado, dar problemas significou rebentar ou ter fugas, o que não quer dizer que o tanque estivesse em condições até esse momento - simplesmente não se nota. Eu não estou muito confortável com a oxidação interna e libertação de eventuais substancias nocivas durante a degradação do equipamento e por isso estava a olhar para os modelos mais caros.

No que respeita à eficiência acho que é tudo igual ou semelhante. Eu recomendo que escolha uma potência à medida da habitação (1.5kW será sensato). Quanto ao material do tanque, cabe a si pensar para quanto tempo é o investimento - se 5 anos ou 30 anos.
Cumprimentos,
João Ramos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Há termoacumuladores que vêm de fábrica com duas resistências, que podem ser ligadas isoladamente ou em conjunto.

Falo em específico da marca Tesy, à venda na JOM, com duas resistências de 800W. Podem ser uma boa ajuda nesta questão do aproveitamento da energia dos painéis, uma vez que é mais fácil instalar painéis para 800W do que para 1600... E em caso de não haver produção, o prejuízo é menor também.
Isto para manter o sistema mais simples (e barato!) possível, sem mecanismos de desvio de energia e afins. Os termoacumuladores em si também são baratos, não chegavam aos 200 eur...

O contra é que só têm capacidade até 80 litros (ou pelo menos assim era quando andei a ver disso). Dá para 3 duches no máximo, e têm que ser rápidos...


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

Para uma instalação de autoconsumo de baixa potência (habitação normal) penso também que 1,5kW poderão ser excessivos. Para além de 2 resistências, há com 2 compartimentos, cada um com a sua resistência. Penso que o segundo compartimento, que alimenta o primeiro, só aquece quando a temperatura neste desce abaixo de determinado valor. É um sistema mais flexível para resistência ligada a FV.
Neste momento, tenho um Videira em cobre com a resistência mais fraca que eles fabricam, 1kW, mas é cedo para atestar a sua longevidade. Funciona bem com 1500Wp.
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu cá tenho um delta (mais barato que consegui arranjar em 2013) de 100l por 99 EUR.... na altura era para uma casa velha e fdsemana - agora é a casa antiga de todos os dias e com todas as comodidades...
Estava a ver se termoacumulador dava indicações de avaria ou desgaste, mas até ver tudo funciona bem... :( a ideia é meter depois uma bomba de calor se houver orçamento...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: sexta out 09, 2020 7:08 am Para uma instalação de autoconsumo de baixa potência (habitação normal) penso também que 1,5kW poderão ser excessivos. (...)
De facto, no que respeita ao aproveitamento fotovoltáico, o meu comentário deixou algo a desejar. A análise que fiz dos termoacumuladores foi um pouco mais geral e não fiz a adaptação para o caso específico uso de fotovoltáico.

Antes de prosseguir com comentários adicionais deixo uma curta análise... Por norma, o consumo de água quente sanitária é assumido como cerca de 2kWh/pessoa.dia. Os dias de inverno duram das 8am-5pm e os de verão das 6am-9pm. Se quisermos absorver a potência solar ao longo do dia então, digamos para 10h de sol, isso representa 200W de potência por pessoa (2kWh/10h). Para uma pequena familia (3-4 pessoas) e um sistema de autoconsumo com 2-3 paneis (600-1000W) de facto os 800W poderão ser mais adequados (4x200W em linha com o consumo e com a potência dos painéis).

No que respeita à escolha da potência deixo o seguinte alerta: uma potência menor é mais adequada para aproveitar a produção solar ao longo do dia já que o termoacumulador demora o dia todo a aquecer (pode até reduzir-se a potência em 50-100W de acordo com o consumo de base/stand-by) mas esse atraso de aquecimento pode ser excessivo noutras circunstâncias. O que recomendo será um sistema com duas resistências ou uma resistência de maior potência e um sistema de redução de potência. A operação com relógio também é essencial para activar o termoacumulador durante o dia se os banhos ocorrerem à noite e não de manhã.

Eu ando ainda à volta desta questão (tenho até ao fim do ano e das obras para decidir como vou fazer) e creio que vou usar domótica e um duplo smart-switch. A primeira saída activa um redutor de potência que porá o sistema a operar pelos 400-600W durante o dia (regulável de acordo com o consumo e número de pessoas) e a segunda saída activa directamente a resistência do cilindro para aquecimento rápido quando necessário. A vantagem do regulador de potência é que é mais flexível do que uma dupla resistência e vai-me permitir ajustar a potência com facilidade. O ideal seria ter um regulador com ajuste automático ao longo do dia mas acho que não vou tão longe,
Última edição por joaocunharamos em domingo out 11, 2020 12:37 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 09, 2020 8:02 am Estava a ver se termoacumulador dava indicações de avaria ou desgaste, mas até ver tudo funciona bem... :(
Pois... esse é o comentário que tenho recebido de vários sítios. Vão durando... Por curiosidade, tem trocado o ânodo de sacrifício? Não sei se dá para notar na qualidade da água mas suponho que não. Talvez só mesmo fazendo a purga e inspecionando por dentro mas parece-me muito trabalho.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q



Link
Cumprimentos,
João Ramos


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q



Link
Mas alguém viu os vídeos que coloquei mais acima :cry:

Para mim este é o melhor sistema "lowcost" para sistemas FV para AQS.
Falta ali o bypass programável para aqueles dias/semanas sem sol em que é preferível usar o bi-horario.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 12, 2020 6:40 pm Fantástico! Seguir a produção com precisão. (...) Obrigado pela partilha.
papacurvas Escreveu: domingo out 11, 2020 7:33 pm Mas alguém viu os vídeos que coloquei mais acima? :cry:
:idea: (Y)

Sim, vi! E comentei também. Até passei a seguir o Barnabé no YouTube! Só estava a acrescentar este vídeo porque o FreeDS não exige motores e peças móveis e é simples de construir. Eu ainda não creio que vá ser esta a solução para mim mas também ainda não decidi qual será.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

papacurvas Escreveu: terça set 29, 2020 8:48 pm Parece-me esta a melhor opção para o meu caso.
http://www.freeds.es/
Ah!! Este post confesso que ainda não tinha analisado com cuidado... :oops:
O FreeDS pareceu interessante, sim. Vou considerando nos próximos meses...
Última edição por joaocunharamos em domingo out 11, 2020 9:41 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Papacurvas, da próxima vez que publicares vídeos usa a tag do YouTube para aparecerem directamente no fórum como fiz acima. Eu também costumo incluir o título do vídeo para referência - dá um pouco mais de trabalho mas fica melhor.

Para isso tens de usar o editor completo (vê ao lado do botão “Enviar”). Já agora experimenta editar a publicação anterior que fica mais acessível: clicas no lápis para editar; depois selecionas cada link e clicas em YOUTUBE.

No meu caso acima ficou assim (incluindo título):

Código: Selecionar todos

[size=85][b]Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦[/b]
[url=https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q]https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q[/url][/size]
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q[/youtube]
Cumprimentos,
João Ramos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

papacurvas Escreveu: domingo out 11, 2020 7:33 pm
joaocunharamos Escreveu: sábado out 10, 2020 4:18 pm O Roberto Jorge acabou de publicar um vídeo novo sobre as experiências dele e como fez um gestor automático de excedente.

Gestor Automático de EXCEDENTES Fotovoltaico ... Aquecimento de Àgua 💦
https://www.youtube.com/watch?v=XVnNuQ91S7Q



Link
Mas alguém viu os vídeos que coloquei mais acima :cry:

Para mim este é o melhor sistema "lowcost" para sistemas FV para AQS.
Falta ali o bypass programável para aqueles dias/semanas sem sol em que é preferível usar o bi-horario.
Eu também vi esse vídeo e sou dos interessados mas pouco conhecimento elétrico... ando a aprender no youtube fora minha minuscula experiência de 2 anos eletrotecnia no 7º e 8º ano (na altura gostava e até tirei 5 :) ). a ver se faço uns projectos mais simples primeiro para ganhar experiência e algum à vontade na coisa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

joaocunharamos Escreveu: sexta out 09, 2020 11:14 pm
Freddy_krueger Escreveu: sexta out 09, 2020 8:02 am Estava a ver se termoacumulador dava indicações de avaria ou desgaste, mas até ver tudo funciona bem... :(
Pois... esse é o comentário que tenho recebido de vários sítios. Vão durando... Por curiosidade, tem trocado o ânodo de sacrifício? Não sei se dá para notar na qualidade da água mas suponho que não. Talvez só mesmo fazendo a purga e inspecionando por dentro mas parece-me muito trabalho.
Nops...manutenção zero.
Na água não noto nada nem inpurezas nos filtros dos chuveiros por exemplo....
a inspeccionar por dentro, vai ser logo para pôr o sensor temperatura do shelly tipo Roberto Jorge...mas ainda não é para já que tenho muita pouca prática dessas coisas....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:05 pm Eu também vi esse vídeo e sou dos interessados mas pouco conhecimento elétrico... ando a aprender no youtube fora minha minuscula experiência de 2 anos eletrotecnia no 7º e 8º ano (na altura gostava e até tirei 5 :) ). a ver se faço uns projectos mais simples primeiro para ganhar experiência e algum à vontade na coisa...
Eu sou Eng. Electrotécnico. Se houver alguma dúvida que possa esclarecer (tendo tempo) estou aqui para isso.
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:07 pm Nops...manutenção zero.
Na água não noto nada nem inpurezas nos filtros dos chuveiros por exemplo....
a inspeccionar por dentro, vai ser logo para pôr o sensor temperatura do shelly tipo Roberto Jorge...mas ainda não é para já que tenho muita pouca prática dessas coisas....
Atenção que ele não pôs o sensor dentro da cuba!! Isso implicaria um furo para sair o cabo e levaria a fugas de água. Ele pôs, se não me engano, por dentro do isolamento e encostado ao exterior do corpo metálico da cuba.
Cumprimentos,
João Ramos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

joaocunharamos Escreveu: segunda out 12, 2020 2:19 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:05 pm Eu também vi esse vídeo e sou dos interessados mas pouco conhecimento elétrico... ando a aprender no youtube fora minha minuscula experiência de 2 anos eletrotecnia no 7º e 8º ano (na altura gostava e até tirei 5 :) ). a ver se faço uns projectos mais simples primeiro para ganhar experiência e algum à vontade na coisa...
Eu sou Eng. Electrotécnico. Se houver alguma dúvida que possa esclarecer (tendo tempo) estou aqui para isso.
Thanks! ainda não é para já...por agora vou treinar coisas bem mais básicas...só agora mandei vir 1º multimetro (neste caso pinça amperimétrica acho :P )
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 12, 2020 2:07 pm Nops...manutenção zero.
Na água não noto nada nem inpurezas nos filtros dos chuveiros por exemplo....
a inspeccionar por dentro, vai ser logo para pôr o sensor temperatura do shelly tipo Roberto Jorge...mas ainda não é para já que tenho muita pouca prática dessas coisas....
Atenção que ele não pôs o sensor dentro da cuba!! Isso implicaria um furo para sair o cabo e levaria a fugas de água. Ele pôs, se não me engano, por dentro do isolamento e encostado ao exterior do corpo metálico da cuba.
Tem lógica... qualquer buraco mais cedo ou mais tarde... se bem que eu sou perito em selante natural (entenda-se cortiça eheheh)
Ainda não vi a totalidade do video DIY explicativo...acho que só vi o video introdução...quando tiver mais à vontade vou ver "a sério" e antes de fazer barraca, também vou colocar muitas questões :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”