Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Estado: Desligado

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por rnlcarlov »

Bem, existe aqui outra opção que pode não resultar para todos, mas nalguns casos é interessante, que é ter o ciclo tri-horário. O vazio é às mesmas horas de sempre (mas pelo que vi ligeiramente mais barato que o vazio do bi-horário), e o fora do vazio divide-se em cheias (onde o preço é equivalente ao ciclo simples) e as de ponta, que essas sim são a doer (23-24 centimos). Para quem tem painéis no Verão é de caras. Só existe ponta das 9h15 às 12h15 (ciclo semanal). Os painéis devem cobrir grande parte disso. Na hora de Inverno é que há adicionalmente o período das 18h30 às 21h, onde dificilmente vai haver sol. Logo depende dos consumos da casa, mas para os banhos mais ao fim do dia se for necessário ir à rede é fazê-lo antes dessa hora.

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm

Mensagem por joaocunharamos »

claudiof Escreveu: sábado fev 06, 2021 6:24 pm Mas também por curiosidade, quanto é que gastarias em electricidade para aquecer esses 100L durante um mês? (assumo que de forma ponderada com relogio e assim)?
Grosso modo pode contar com 2kWh por banho.
Por mês, isso dá cerca de 10€/pessoa com banho diário.
Cumprimentos,
João Ramos

papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Mensagem por papacurvas »

claudiof Escreveu: sábado fev 06, 2021 6:24 pm Mas também por curiosidade, quanto é que gastarias em electricidade para aquelecer esses 100L durante um mês? (assumo que de forma ponderada com relogio e assim)?
Julgo ter um "dia a dia" semelhante ao teu e com um TA 100LTS.
Tinha esses dados todos no meu Broadlink SP3S mas não exportei nada e agora com o freeDS não tenho dados.

Neste momento com o que tenho visto estou convencido que com o freeDS auto nos meses de Verão não vou gastar nada de AQS.
Primavera/outono misto bi-horario e freeDS auto.
Inverno bi-horario e freeDS manual apos as 18H.

claudiof
Membro
Membro
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Mensagem por claudiof »

Thanks a todos pelo feedback.

Acho que já sei para onde vou quando isto der o "peido". Estar com um depósito à chuva e ao frio + manutenções que poucos as querem fazer (e que mesmo assim não impedem tudo) ou a simplicidade de ter um TA na garagem e ir compensar um pouco do consumo com uns simples FV é tentador e provavelmente vai ser o meu caminho.

Obrigado a todos (mais duvidas irão haver de certeza no futuro quando implementar isso)

papacurvas
Membro Silver
Membro Silver

Com estes dias de sol já se aquece a agua com os FV ;)
Com a versão 1.0.7 Rev1 temos uma visualização melhor do funcionamento do sistema.
Anexos
FreeDS.png

warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Mensagem por warrior.1977 »

Porque tens os valores de produção em negativos?

papacurvas
Membro Silver
Membro Silver

É assim que tenho configurado no Shelly 3EM.

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

já instalei o freeds no esp32, liguei o shelly em mas o freeds acha que a pinça 1 é o consumo da rede e a pinça 2 a produção.
Devia dar para escolhermos, tenho de trocar a ligação no shelly porque o consumo aparece no freeds com sendo produção solar

Jorge M
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mar 25, 2021 9:15 am

Mensagem por Jorge M »

Biod Escreveu: sexta mar 19, 2021 6:10 pm já instalei o freeds no esp32, liguei o shelly em mas o freeds acha que a pinça 1 é o consumo da rede e a pinça 2 a produção.
Devia dar para escolhermos, tenho de trocar a ligação no shelly porque o consumo aparece no freeds com sendo produção solar
Eu também tenho o Shelly EM com duas pinças e o FreeDS não me deu opção de escolha. Lê só a pinça 1.

papacurvas
Membro Silver
Membro Silver

Eu que tenho o 3EM( sistema monofásico) e a produção na B não tive qualquer problema.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”