Página 1 de 1

Ajuda para pré-instalação de Painéis Fotovoltaicos

Enviado: segunda out 29, 2007 11:34 pm
por jepetto
boas!

andei a fazer uma pesquisa rápida neste fórum e não encontrei resposta às minhas dúvidas, por isso cá vai.

estou a construir uma moradia e gostava de a deixar preparada para mais tarde instalar painéis fotovoltaicos (com possibilidade de vender a electricidade excedente à edp).

as minhas questões são:
que tubagem devo ter desde os painéis até aos acumuladores?
que tubagem devo ter desde os acumuladores até ao inversor?
que tubagem devo ter desde o inversor até ao quadro geral da moradia?
onde fica o contador da electricidade injectada na rede?

se estas perguntas não estúpidas, agradecia que me explicassem os aspectos técnicos das instalações de abastecimento de electricidade por painéis fotovoltaicos. tipos de tubagem e cablagem, principalmente.
na net não encontro respostas a estas questões.


obrigado

Enviado: terça out 30, 2007 9:27 am
por ztxnew
caro jepetto.
não sou especialista na matéria (fotovoltaica), mas ao que conheço, os regulamentos de instalações de baixa tensão não destinguem as tubagens pela proveniência da energia que lá vai passar, mas sim pela intensidade de corrente e respectiva secção dos condutores.
assim, deve saber qual o valor da intensidade de corrente máximo que poderá vir desde o telhado até ao inversor, por exemplo. com esse valor facilmente o técnico define o condutor a utilizar. em função da secção do condutor e do numero de condutores a fazer passar pelo tubo, se define também o diâmetro do tubo utilizado.
pode sempre "pecar" por ter diâmetro exagerado, mas poderá ser penalizado pelo inverso em termos de vistoria.

se por exemplo associar os painéis em serie, obtém menor corrente e maior tensão. se o fizer com painéis em paralelo terá maior corrente e menor tensão.
quanto maior a corrente, maior a secção dos condutores, e também maiores as perdas. dai que seja mais vantajoso associar os painéis em serie.

dou-lhe um exemplo que talvez ajude:
- vai colocar no seu telhado, no máximo, 1kw de potência fotovoltaica, numa associação de painéis em serie de onde obtém cerca de 230v. o valor da sua corrente máximo será de 4,34 a (1000w/230v=4,34a).
este valor de corrente pode passar com toda a segurança num fio de 2,5 mm2 de secção. como em principio deverá fazer passar positivo e negativo (vermelho e preto respectivamente porque estamos a falar de corrente continua), e sinceramente não sei se um fio que ligue a estrutura dos painéis á massa, terá três condutores de 2,5 mm2 de secção. esses três condutores podem por norma passar num tubo de 16 mm, mas também podem passar num de 20mm, deixando “folgada” a instalação para futuras alterações que se venham a verificar.

acabei também eu á poucos meses de construir a minha moradia e lhe garanto que por “pecar” em exagero (relativo), não tive qualquer problema. “pecar” por defeito, pode vir a dar alguns problemas no futuro.

resumindo. primeiro que tudo é necessário saber qual a potência fotovoltaica que pretende instalar. depois disso pode definir a instalação com maior segurança.

espero ter ajudado.
um abraço,

Enviado: terça out 30, 2007 5:34 pm
por jepetto
obrigado pela ajuda.
ztxnew Escreveu:primeiro que tudo é necessário saber qual a potência fotovoltaica que pretende instalar.
pois, não sei. como é que se calcula? é pelo n.º de divisões da casa, é pelo n.º de pessoas a viver nela? estou mesmo à nora.
ztxnew Escreveu:no máximo, 1kw de potência fotovoltaica, numa associação de painéis em serie de onde obtém cerca de 230v.
estes 230v são de corrente contínua, que vai ao inversor passar a corrente alterna. certo?
ztxnew Escreveu:assim, deve saber qual o valor da intensidade de corrente máximo que poderá vir desde o telhado até ao inversor, por exemplo.
por exemplo? depois do inversor (ou seja, já com corrente alterna) também tenho que ter em conta a intensidade de corrente máxima?


só uma dúvida mais.
neste fórum li que se poupa bastante tendo lâmpadas a funcionar a 12v em corrente contínua. é possível ter corrente contínua nas instalações feitas para trabalhar com corrente alterna 230v?
ao pesquisar pela net encontrei uma tabela que relaciona a intensidade de corrente, com o diâmetro dos condutores e com a distância máxima para perdas inferiores a 5%, para circuitos a 12v (http://alagador.tripod.com/7.htm).
se bem entendo a tabela, são necessário condutores com uma grande secção para uma instalação deste tipo. ou estou completamente a leste?

mais uma vez, obrigado.

Enviado: terça out 30, 2007 10:02 pm
por ztxnew
por partes.
pois, não sei. como é que se calcula? é pelo n.º de divisões da casa, é pelo n.º de pessoas a viver nela? estou mesmo à nora.
em primeiro lugar tem que saber qual a potência máxima que pode instalar com entrega de excedente á edp, sem que necessite de um projecto específico. essa informação tem que a procurar na lei, a menos que um dos confrades lhe possa dar. eu não tenho certeza mas penso que sejam 5 kw.
estes 230v são de corrente contínua, que vai ao inversor passar a corrente alterna. certo?
estes 230v são de corrente continua imediatamente á saída dos painéis, ou seja será o tubo onde passarão os condutores que ligam os painéis ao inversor.
para o exemplo de 5kw de potência instalada e com saída a 220v teria que colocar um condutor que possa conduzir cerca de 23a. deverá ser um condutor de 4mm2 de secção, no minimo. o tubo deverá ser tal que possa transportar pelo menos três condutores deste diâmetro. o electricista responsável da obra deverá saber qual o diâmetro apropriado.
chegada a corrente ao inversor, este transforma-a em corrente alternada, mas o valor da corrente em jogo é o mesmo, logo e até ao barramento do quadro principal deverá também contar com estas secções para os condutores (isto sempre pensando no exemplo de 5 kw).
neste fórum li que se poupa bastante tendo lâmpadas a funcionar a 12v em corrente contínua. é possível ter corrente contínua nas instalações feitas para trabalhar com corrente alterna 230v?
não é permitido fazer passar corrente contínua por condutores instalados para corrente alternada. nunca misture nada disso na sua instalação, jamais será aprovada. e mesmo depois de aprovada, se o fizer é um grande risco, pois um curto-circuito entre estes dois sistemas poderá facilmente provocar um incêndio em casa.
quanto a instalações com lâmpadas de 12v, não tenho experiência para comentar a poupança que se pode obter.

espero ter ajudado. mas fique também com a noção que a instalação fotovoltaica fica sempre com um custo superior a 5 € por w, significa isto que no mínimo uma instalação de 5kw lhe custa sempre para cima de 25 mil euros, com um retorno prolongado. se for esta a sua ideia de investimento, faça-o com a colaboração de uma empresa da especialidade, pois que para valores desses eles deverão ser parte integrante do projecto inicial.

um abraço,

Enviado: terça out 30, 2007 10:49 pm
por jepetto
obrigado.

estava indeciso entre uma tubagem de 25mm e de 32mm. mas pelo que me disse, será melhor instalar a tubagem de 32mm e ainda fico com margem de manobra para alguma eventualidade futura.

uma última questão (espero que seja mesmo a última):
terei que deixar 2 tubos? um dos paineis para o inversor e outro para fechar o circuito? ou os condutores passam todos pelo mesmo tubo?

muito obrigado pelas respostas às minhas questões.
tem-me ajudado imenso!
bem haja

Enviado: quarta out 31, 2007 9:42 am
por ztxnew
penso que dos painéis para o inversor deva ser apenas um. o outro do inverso até ao quadro geral. apenas se pensar em colocar algum sistema de corrente continua a 12v ou algo similar deverá contar com outras tubagens.
há um site onde tem vários tipos de instalações para que possa verificar os aparelhos envolvidos. já sabe que entre aparelhos e caso estejam em sítios diferentes tem que haver tubos!

http://www.ffsolar.com/index_pt.html
neste site tem os vários sistemas com uns módulos que demonstram bem as varias possibilidades. dependentemente do que quer aplicar vê as hipóteses. também vende materiais, mas isso é outra fase.
http://www.ws-energia.com
este também mostra alguns sistemas interessantes.

um abraço,

Enviado: quinta nov 08, 2007 6:05 pm
por Oinq
eu na casa que vou fazer vou passar 2 tubos de 25 pa essas coisas todas, ao invés de 1 de 32... ou ate 2 x 32... o preço do tubo é irrisorio...