Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
sierramike
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 18, 2012 5:24 pm

Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por sierramike »

Olá, bom dia a todos!

Tenho duas casa com sistema de autoconsumo instalado pela edp a cerca de 5 / 6 Anos
Na casa A tenho 3 painéis de 265W com 3 Micro-inversores enphase ligados a um cabo Trunk e na casa B tenho 2 painéis de 250W com 2 micro inversores APS.

A minha ideia, até porque já não estou a enviar nada de energia para a rede e o consumo em casa aumentou muito...  bem a ideia seria levar os painéis da casa B para a casa A e na casa B instalar uma nova solução com o apoio do fundo ambiental ...

Agora sobre a mudança e instalação dos painéis da casa B para a casa A... gostava de ligá-los entre si de forma a ficar apenas um array de 5 painéis ( 3x 265W + 2x 250W ) , mas como os inversores são diferentes e não quero perder a garantia não sei se é possível interligá-los sem cortar as fichas e refazer as mesmas.
ou o melhor seria pedir a EDP para fazer a migração dos painéis de uma casa para a outra e realizar uma nova instalação?

Ou seja invalidando a ideia de cima tenho dois / três outros possiveis cenários :

Cenário I) Ter duas unidades independentes a produzir ou seja manter a de 3 painéis e simplesmente instalar a de 2 painéis a parte e ligar a outro disjuntor?

Questões :
Este cenário é possível, ou existe algum problema em ter duas unidades independentes a injectar energia em casa deve pode ser no mesmo disjuntor actualmente a solução está ligada a uma tomada na garagem poderia ter os dois ligados a tomadas na garagem ?

ou devo ter em disjuntores diferentes?

Cenário II) Comprar um novo inversor básico para trabalhar com os 5 painéis ligados todos a um inversor.

Cenário III) Recorrendo também ao fundo ambiental,
Retirar os inversores existentes, comprar um novo inversor híbrido e adicionar mais alguns painéis suficientes para o inversor arrancar.

Com este plano ficaria preparado para mais tarde adicionar uma bateria. possibilidade de usar também o fundo ambiental aqui, desvantagem, até que seja instalada uma bateria vou ter produção de energia e vou estar a oferecer a mesma à rede sem ter retorno disso, além de que o retorno vai ser mais demorado

Questões

Podem ajudar a perceber as vantagens e desvantagens dos cenários acima?

Para a casa B, recorrendo ao fundo ambiental, a ideia será:
Instalar 6X ~415W/ 7X 340W painel + inversor híbrido + bateria ( sendo que a bateria deverá ser instalada aquando o retorno do fundo ambiental )
Para já estou a equacionar uma solução solax inversor híbrido + bateria solar triple power de 5,8 kw para fazer a gestão do sistema todos e poder no limite usar a bateria quer carregando com energia solar quer com energia da rede com a tarifa mais econômica para poder utilizar quando a tarifa for mais cara e ainda não tenho produção suficiente dos painéis...  é que neste momento tenho um gasto de 1,7 kw/h .

obrigado 

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por rnlcarlov »

Eu tenho dois sistemas independentes a injectar na mesma habitação. São apenas de 250W, mas o princípio é o mesmo. No meu caso é porque tenho dois contadores, um para cada piso, e para poder mudar a produção dos painéis de um piso para o outro, conforme as necessidades. Ultimamente tenho tido sempre os dois ligados numa tomada dupla, ligado a um medidor de tomada. Funciona bem. Fui agora ver no telemóvel e estão a produzir 400W combinados enquanto escrevo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por serges »

Acho que o mlcarlov respondeu a tudo!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
sierramike
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 18, 2012 5:24 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por sierramike »

Olá!

E não existe problema em estarem os dois conjuntos a injectarem na mesma tomada ?
Pensava que tinham que estar em disjuntores diferentes...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

O princípio de funcionamento da injeção é subir a tensão da produção fotovoltaica para obrigar esta a "entrar" na rede. Se ligares os dois sistemas na mesma tomada, um deles vai ter que subir a tensão um pouco mais do que o outro, mas ambos vão injetar.
Qual sobe mais a tensão depende de qual começou a injetar primeiro e isso depende das características de cada sistema.
Cuidados a ter: que a tomada, fiação e disjuntor (neste caso o mesmo disjuntor para o mesmo circuito) estejam dimensionados para a corrente acumulada pelos dois sistemas de injeção + outros usos (cargas) ligadas nesse circuito.

Quanto às tuas outras questões, são extensas mas sugiro as analises com maior profundidade. Rapidamente, vêm-me à cabeça alguns aspetos:
- Perda de garantia aos mexeres nos sistemas para os mudar de um lado para outro.
- Custos com a mudança, em particular se for a EDP a fazê-lo. Se montar pela EDP já é caro, remontar mais caro ficará. O retorno do investimento será posto em causa?
- Não ligas duas séries distintas de painéis a um qualquer inversor. Tem que ter dois inputs ou, com apenas um, terias que ter duas séries de painéis com características muito similares, o que não parece ser o caso.
Deverás ter painéis muito similares, iguais mesmo, para os juntares na mesma cadeia. Mesmo painéis iguais, mas provenientes de instalações diferentes, logo degradados e com envelhecimento diferentes, poderiam prejudicar o resultado.
- Creio que há qualquer coisa na alteração do regulamento do Autoconsumo ligada ao carregamento de baterias com energia proveniente da rede pública para utilização posterior. Não prestei muita atenção quando o li, não me recordo de detalhes.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
sierramike
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 18, 2012 5:24 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por sierramike »

Obrigado Quintas2!

Sim já falei com a EDP, actualmente eles nem sequer fazem esse serviço, mas sendo dois painéis apenas eu consigo fazer isso.

A minha questão de fundo é se poderia ligar os painéis para formar um array único ou então manter os dois separados como estão actualmente.
Mas tendo em consideração as respostas que aqui apareceram eu posso manter os dois sistemas a injectar em tomadas diferentes penso que será a melhor solução assim só tenho que instalar os dois painéis que vou transportar.

Recomendações a seguir.. conforme dizes :
Cuidados a ter: que a tomada, fiação e disjuntor (neste caso o mesmo disjuntor para o mesmo circuito) estejam dimensionados para a corrente acumulada pelos dois sistemas de injeção + outros usos (cargas) ligadas nesse circuito.


Para a outra Moradia ainda estou indeciso se coloco ou não o sistema com a Bateria ou apenas os painéis e um inversor híbrido para mais tarde adicionar a bateria.

 
Obrigado 


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

De qualquer forma, a atual legislação permite teres uma UPAC num local e usar a energia produzida numa IU (Instalação de Utilização) noutro local, pagando os custos de utilização da rede.
Mas não sei responder à tua questão em concreto, pois envolveria duas UPACs para uma só IU e, normalmente, uma UPAC está associada a uma IU, com o respetivo contrato de fornecimento, quando ligada à RESP. Não sei sequer se a DGEG e a E-Redes saberão responder-te de chofre.

Quanto a seres tu a mudar, certamente perderás a garantia e ficas inibido de efetuar a MCP, que neste caso deveria passar por duas alterações de duas MCPs já existentes. A menos que tenhas perfil de entidade instaladora certificada.

Tenta também apurar quais a regras de acesso ao programa de incentivos, uma vez que já havia uma UPAC no local para o qual queres fazer uma candidatura.
Última edição por Quintas2 em terça abr 06, 2021 7:14 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

Com alguma perda de eficiência podes sempre acrescentar um novo inversor híbrido com aproveitamento do sistema existente.
Penso que ainda não está no mercado e não é uma marca barata, mas a Fronius estava para lançar um inversor híbrido que tem a função de carregar baterias bloqueada. Compras por um preço de inversor grid-tie e, mais tarde, podes acrescentar baterias e desbloquear essa função via web, pagando um adicional.
Penso que é da gama gen24 plus https://www.fronius.com/en/solar-energy ... ckup-power
que ainda permite uma tomada de back-up até 3kW.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
sierramike
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 18, 2012 5:24 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por sierramike »

Quintas2, explica lá isso melhor
"De qualquer forma, a atual legislação permite teres uma UPAC num local e usar a energia produzida numa IU (Instalação de Utilização) noutro local, pagando os custos de utilização da rede."

ou seja eu tenho duas moradias ambas com uma solução fotovoltaica, uma produz mais e eu posso contabilizá-la para usar na segunda moradia pagando um fee a rede como compensação de usar a rede para transportar a energia ? 

É isso?


--
Sérgio Mendes


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

Tens razão. Isto está errado, por enquanto. É ainda uma proposta do novo regulamento, que já esteve em consulta pública e que deverá sair em breve.

É a proposta 3.9.1 do Doc. Justificativo

"3.9.1 AUTOCONSUMO INDIVIDUAL ATRAVÉS DA RESP
O ACI através da RESP apresenta à partida uma complexidade adicional ao funcionamento do autoconsumo
individual. Para o seu funcionamento é necessário garantir que os sistemas do ORD e o Portal do
Autoconsumo se encontram adaptados para o permitir. Ainda que possa, eventualmente, carecer de
alteração ao licenciamento nos termos das regras existentes, é clarificado no artigo 6.º do RAC a
possibilidade de um autoconsumo individual poder existir com uma UPAC fora da IU e ligada à RESP."

proposta essa que se refere ao art.º 6.º do novo regulamento

"Artigo 6.º
Modalidades de autoconsumo
(...)
3 - Quando um autoconsumo individual utilize a RESP ou uma rede interna não pertencente à IU
para veicular a energia de autoconsumo, aplicam-se, salvo expressamente disposto em contrário,
as regras do autoconsumo coletivo definidas no presente regulamento, considerando que o
próprio autoconsumidor, ou uma entidade por si designada, assume as funções de EGAC e que a
energia produzida pela UPAC é integralmente imputada à única IU associada
."

Mas, repara, menciona uma única IU associada. Ou seja, como caso exemplo, seria habitares numa IU sem condições de produção de energia FV, por exemplo, um prédio, e teres um terreno algures onde instalarias a tua UPAC, com ou sem armazenamento, ligadas à tua IU pela RESP, IU essa onde se concretizaria o autoconsumo.

O melhor é esperar que o regulamento saia cá para fora.

NOTA: Este post e o meu post das 12h56 foram reeditados pois fiz aqui uma asneira qualquer e postei este post em cima do outro, apagando-o. Penso que agora ficou tudo certo.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

sierramike Escreveu: terça abr 06, 2021 3:38 pm Quintas2, explica lá isso melhor
"De qualquer forma, a atual legislação permite teres uma UPAC num local e usar a energia produzida numa IU (Instalação de Utilização) noutro local, pagando os custos de utilização da rede."

ou seja eu tenho duas moradias ambas com uma solução fotovoltaica, uma produz mais e eu posso contabilizá-la para usar na segunda moradia pagando um fee a rede como compensação de usar a rede para transportar a energia ? 

É isso?


--
Sérgio Mendes
Sérgio, o esclarecimento veio rápido.

Vê este tópico viewtopic.php?p=11291747#p11291747. Aparentemente, caiu a única instalação de utilização associada a uma UPAC e parece que podes mesmo fazer o que pretendias. Tenta esclarecer com a ERSE.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por alexjp4 »

Eu tenho um painel de 195w com um inversor involar e entretanto instalei 7 paineis de 295w com um inversor goodwe GW3648D-ES (que por sinal é um fiasco e não aconselho a ninguem) e bateria para armazenar o excesso de produção e dar até as 22h altura em que o kw fica mais barato, tudo na mesma instalação.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Duvida, é possivel ter dois sistemas independentes a injectar energia na mesma casa

Mensagem por Quintas2 »

Pois, mas na mesma instalação, nada te impede de ter vários inversores, desde que cumpras os critérios de limite de potência instalada/Mera Comunicação Prévia ou Registo.
Eu também tenho duas linhas diferentes (trifásica), apesar de agora estarem na mesma fase.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”