Solar Fotovoltaico + Solar Térmico + Bomba de Calor ou AC Multisplit

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luissilvestre72
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 15, 2021 7:02 pm

Solar Fotovoltaico + Solar Térmico + Bomba de Calor ou AC Multisplit

Mensagem por luissilvestre72 »

Bom Dia.

Sou o Luís Silvestre, sou da zona de Alcobaça mais propriamente na Cela Nova ( Sob influência Marítima, Zona pouco fria, onde raramente existem temperaturas muito baixas ).

Tenho um T4 Duplex de 2006 ( Cave --» Garagem (40m2), 1º piso --» Cozinha (25m2), sala (35m2), casa de banho (4m2) e despensa (3m2), 2 Hall, 1 de entrada (4m2) outro da ligação garagem (6m2), 2º Piso 3 quartos (15m2/17m2/13m2) e 1 escritório (11m2) Hall (10m2) , 2 casas de banho ( 5m2/cada ) / cobertura plana com seixo e 3 clarabóias horizontais 2 grandes e 1 pequena que dão conforto quando existe Sol no Inverno, mas que fazem aquecer o 2º piso no Verão ) embora sem capoto é bem isolado, tem pre-aquecimento central e um recuperador de calor a lenha simples. Tem certificação energética A, tirado no final de 2018.

Pretendo ajuda no sentido de aproveitar os apoios do Estado ( Programa Casas + Sustentáveis ) neste caso seria para Solar Fotovoltaico ( apoio de 2500€ ), Solar Térmico ( apoio de 2500€ ) e Bomba de Calor/AC ( apoio de 2500€ ) estes 2500€ em cada item fazem os 70% de máximo a ajudar, pelo que querendo aproveitar ao máximo estas verbas terei que gastar 3250€ em cada um destes items.
Procuro ajuda de técnicos e entendidos no sentido de encontrar a melhor solução para o meu caso, pretendo optimizar os gastos energéticos e dar mais conforto á minha casa sem ter que andar a perder tempo com lenha. O recuperador é bastante bom, mas, já estou farto de lenha e cinzas.

Obrigado pela ajuda que puderem dispensar.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Solar Fotovoltaico + Solar Térmico + Bomba de Calor ou AC Multisplit

Mensagem por jmlflorencio »

O objectivo é aquecer a casa, ou também arrefecer? Qual a prioridade?

O AC tem sempre a vantagem de ser tudo-em-um, e de grande conveniência. Além disso é económico. E pode aproveitar parte (ou toda) a energia dos painéis fotovoltaicos.

Seria a minha opção.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Solar Fotovoltaico + Solar Térmico + Bomba de Calor ou AC Multisplit

Mensagem por APHenriques »

Na minha opinião o solar térmico só se justifica para pré-aquecimento de água ... o mais barato possível... só colectores. E apenas por ser parcialmente subsidiado. Mas para mim, não vale nem os poucos tostões que se possa gastar nisso.
A não ser para aquecimento de piscinas...

Mais simples é investir o máximo em painéis fotovoltaico e num bom sistema de bomba de calor e ar condicionado. (por exemplo Daikin)
Os fotovoltaico podem alimentar a bomba de calor e ar condicionado e outros equipamentos domésticos....

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”