Sistema Autoconsumo + dúvidas

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
Carnim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 13, 2021 8:58 am

Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Carnim »

Boa tarde a todos,

Quero iniciar-me agora no mundo da energia solar, para reduzir a minha fatura energética. Já agora agradecer a todos pela vossa disponibilidade.

Como tal, já comecei a pedir orçamentos ( quero aproveitar o plano de melhoria energética do governo com reembolso a 70% 1500€ max.):
- 3 painéis de 290 Wp
- Inversor 1500Wp
- Controlo de produção/ consumo
- instalação (monofásico)
Valor = 1550€ ( se for só o controlo de produção reduz 200€ )

Acham o preço aceitável?

Outro ponto que queria a vossa ajuda, era aproveitar para esclarecer se posso pedir à EDP para mudar o contador para um bidirecional, e como podemos fazer para sermos reembolsos do que devolvemos para a rede, da energia não consumida e quais os custos associados?

Obrigado pela ajuda!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por jmlflorencio »

Não estou a par dos preços atuais... Mas 1€ por Watt parece-me espetacular face ao que era prática.

De resto, a troca do contador costuma ser feita automaticamente com o registo da unidade de produção.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por t3lmo »

Podes somar 70€ pela troca do contador EDP após registo de MCP em regime de UPAC que é obrigatório fazer-se.
O netmetering dos 15min (de consumo/injeção) passa depois a ser automático.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Carnim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 13, 2021 8:58 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Carnim »

Ok ok obrigado! Pelas infos, a EDP então depois faz o acerto na fatura mensal?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por APHenriques »

jmlflorencio Escreveu: domingo jan 17, 2021 12:31 am Não estou a par dos preços atuais... Mas 1€ por Watt parece-me espetacular face ao que era prática.

De resto, a troca do contador costuma ser feita automaticamente com o registo da unidade de produção.
Pois... 1€ por 1W não é barato mas é o aceitável.... o problema é que não é isso que ele tem.
Um inversor de 1500w para quê se tem apenas tem 3 painéis de 290w
Ou seja, tem apenas 870w de paineis...

O que dá um preço de 1,78€/w é um preço elevado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por jmlflorencio »

É verdade. Li na diagonal, e vendo um inversor de 1500W pensei que tivesse painéis "a acompanhar"...

Actualmente já se consegue abaixo de 1€ por Watt, com instalação? Isso seria espetacular!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por APHenriques »

O material custa menos de 1€/w isso é certo.
Cabe a cada um procurar onde comprar.
O custo instalação depende quem contratas para instalar...
3 ou 4 painéis é trabalho para duas horas de electricista, salvo alguma situação com ligações mais longas e situações especiais.
A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.

Os primeiros painéis que instalei há 4 anos foi pela EDP.... caros, mas como tinha descontos na factura de energia associados e pagamento ao longo do tempo, não foi mau de todo.

Obviamente que só voltei a instalar com preços abaixo de 1€/w. Mas fui eu que instalei.

Já agora, tenho dois microinversores de 600w a mais, praticamente novos, que posso vender por bom preço e posso indicar onde comprar painéis.... por mensagem privada.

Atenção: eu não comercializo equipamentos nem os serviços relacionados, nem tenho relação com nenhuma empresa...


pedroj
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: sábado jan 16, 2021 10:13 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por pedroj »

APHenriques Escreveu:O material custa menos de 1€/w isso é certo.
Cabe a cada um procurar onde comprar.
O custo instalação depende quem contratas para instalar...
3 ou 4 painéis é trabalho para duas horas de electricista, salvo alguma situação com ligações mais longas e situações especiais.
A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.

Os primeiros painéis que instalei há 4 anos foi pela EDP.... caros, mas como tinha descontos na factura de energia associados e pagamento ao longo do tempo, não foi mau de todo.

Obviamente que só voltei a instalar com preços abaixo de 1€/w. Mas fui eu que instalei.

Já agora, tenho dois microinversores de 600w a mais, praticamente novos, que posso vender por bom preço e posso indicar onde comprar painéis.... por mensagem privada.

Atenção: eu não comercializo equipamentos nem os serviços relacionados, nem tenho relação com nenhuma empresa...
Podes dizer-me onde compras o material?

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk



bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por bicicleta »

t3lmo Escreveu: domingo jan 17, 2021 1:11 am Podes somar 70€ pela troca do contador EDP após registo de MCP em regime de UPAC que é obrigatório fazer-se.
O netmetering dos 15min (de consumo/injeção) passa depois a ser automático.
Tenho um sistema fotovooltaico com uns 2 anos onde trocaram o contador mas não paguei nada por isso, o netmetering já funciona no meu? ou só recentemente a edp passou a fazer isso?

Como posso verificar se está activo?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

A EDP Distribuição (atual E-Redes) começou a fazer isso em abril de 2020.

Contactando a E-Redes e perguntando se o teu contador está apto para a atual lei do Autoconsumo, com saldos quarto-horários, e se isso já está a ser aplicado no teu caso.

Ou

Lendo o teu contador no dia da faturação (de preferência tão perto das 24h quanto possível; ou ao deitar, ou logo que te levantares, para evitar grandes diferenças, isto admitindo que os consumos noturnos são baixos, sem EV's a carregar, ou similares) e comparando com as leituras que vão aparecer na fatura respeitante a essa data.
Se as leituras da fatura forem inferiores às do contador, tens NetMeeting a ser considerado.
Isto pressupõe que já tens telecontagem, ou seja, faturas com leituras reais e sem estimativas.

Podes registar-te na área de cliente da E-Redes, onde tens acesso às tuas leituras.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

Na verdade, se já tiveres o net metering a funcionar há algum tempo e tiveres normalmente exportações compensadas pelo netmetering, basta registares-te na E-Redes. No historial de leituras passadas deverás encontrar, no dia da faturação, uma leitura corrigida com o netmetering considerada como válida, leitura essa que deverá ser inferior às dos dias anterior e seguinte, não corrigidas para netmetering, ou seja, aquelas que aparecem no contador.

Outra coisa que deverás ver é todas as leituras consideradas como inválidas, exceto a do dia da faturação após correção com o netmetering, esta considerada como válida, aquela que te vai aparecer na fatura.
Cumprimentos,
Quintas2


pmcruz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 09, 2018 10:30 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por pmcruz »

APHenriques Escreveu: quarta jan 20, 2021 11:50 am O material custa menos de 1€/w isso é certo.
Cabe a cada um procurar onde comprar.
O custo instalação depende quem contratas para instalar...
3 ou 4 painéis é trabalho para duas horas de electricista, salvo alguma situação com ligações mais longas e situações especiais.
A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.

Os primeiros painéis que instalei há 4 anos foi pela EDP.... caros, mas como tinha descontos na factura de energia associados e pagamento ao longo do tempo, não foi mau de todo.

Obviamente que só voltei a instalar com preços abaixo de 1€/w. Mas fui eu que instalei.

Já agora, tenho dois microinversores de 600w a mais, praticamente novos, que posso vender por bom preço e posso indicar onde comprar painéis.... por mensagem privada.

Atenção: eu não comercializo equipamentos nem os serviços relacionados, nem tenho relação com nenhuma empresa...
Viva,
Pode partilhar mais detalhes por PM?
Obrigado


bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por bicicleta »

Quintas2 Escreveu: segunda mar 22, 2021 5:39 am A EDP Distribuição (atual E-Redes) começou a fazer isso em abril de 2020.

Contactando a E-Redes e perguntando se o teu contador está apto para a atual lei do Autoconsumo, com saldos quarto-horários, e se isso já está a ser aplicado no teu caso.

Ou

Lendo o teu contador no dia da faturação (de preferência tão perto das 24h quanto possível; ou ao deitar, ou logo que te levantares, para evitar grandes diferenças, isto admitindo que os consumos noturnos são baixos, sem EV's a carregar, ou similares) e comparando com as leituras que vão aparecer na fatura respeitante a essa data.
Se as leituras da fatura forem inferiores às do contador, tens NetMeeting a ser considerado.
Isto pressupõe que já tens telecontagem, ou seja, faturas com leituras reais e sem estimativas.

Podes registar-te na área de cliente da E-Redes, onde tens acesso às tuas leituras.
Obrigado pela resposta

Contactei a Eredes e disseram que estava activo e aproveitei para reclamar que o contador não está a enviar as leituras

Ficaram de fazer testes, mas tenho acedido ao portal e só vejo as contagens dadas por mim este mês


bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por bicicleta »

Quintas2 Escreveu: terça mar 23, 2021 1:52 pm Na verdade, se já tiveres o net metering a funcionar há algum tempo e tiveres normalmente exportações compensadas pelo netmetering, basta registares-te na E-Redes. No historial de leituras passadas deverás encontrar, no dia da faturação, uma leitura corrigida com o netmetering considerada como válida, leitura essa que deverá ser inferior às dos dias anterior e seguinte, não corrigidas para netmetering, ou seja, aquelas que aparecem no contador.

Outra coisa que deverás ver é todas as leituras consideradas como inválidas, exceto a do dia da faturação após correção com o netmetering, esta considerada como válida, aquela que te vai aparecer na fatura.
Enquanto o meu contador não enviar as leituras acho que não posso confirmar

E apesar de me terem informado que fazia netmetering, não me cheira :? só quando tiver as leituras posso confirmar


Nikolaura
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mar 28, 2021 2:53 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Nikolaura »

Alguém me pode orientar, vou por painéis na minha moradia que tem consumos de 70 euros mensais e queria aproveitar o fundo ambiental. Estou indeciso entre 4 painéis trina de 335 wp com conversor 1500 w da growatt ou 3 Paineis LG néon 2 de 350 wp com micro inversores enphase iq7+ mais Shelly EM (Monitorização sem fios consumo) c/ 3 Pinças 120A.
O que escolheriam?


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por papacurvas »

Veja bem se compensa esse fundo ambiental......
Já fez o estudo de consumos? Essa potencia a instalar adequa-se aos seus consumos médios?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

Não me parecem opções comparáveis, em nada: Qualidade/reputação da marca dos painéis e dos inversores; potência instalada; garantia dos inversores/microinversores; adaptabilidade ao local (microinversores melhor adaptáveis para zonas com algum sombreamento).

€70/mês nada dizem. Está gente em casa para consumir a produção ao longo do dia?
Mesmo estando gente em casa, arrisco dizer que, pelo menos os 4x335Wp, serão excessivos. Mesmo os 3x350Wp parecem excessivos.
Cumprimentos,
Quintas2


joaopedrogertrudes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 10, 2021 2:52 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por joaopedrogertrudes »

Boa tarde,
Sou novo por aqui bem como neste mundo das energias renováveis.
O que vou venho perguntar e se me puderem ajudar é o seguinte:
Recentemente recebi uma proposta da EDP para efetuar a instalação de um sistema de autoconsumo.
O que devo ter em conta para saber se o sistema será rentável no meu caso?
Cumprimentos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Quintas2 »

Para começar, pesquisar sobre o assunto e ver se já fizeste o máximo possível para uma maior eficiência energética. Não vale a pena produzir 1000W, se podes gastar só 800W com medidas simples de eficiência energética. O ambiente agradece.

Depois, pesquisar aqui no fórum sobre um bom levantamento da situação de consumos existentes, para saberes que consumos podes "cobrir" com um sistema fotovoltaico, ao longo das horas de sol. Um simples medidor de energia permite fazê-lo, mas há quem aposte em medidores mais complexos. Por €15, um Shelly 1PM com output ligado a uma ficha fêmea faz um ótimo medidor de consumos e é reaproveitável no sistema fotovoltaico (ter cuidado com os contactos dos bornes relativamente expostos, se houver crianças ou animais, mas a fita isoladora faz milagres). Lembrar que quanto maior o investimento nestas "coisinhas", maior o período para recuperação do investimento e maior a tua pegada.

Ter em conta consumos regulares ao longo do dia e não consumos de pico, se forem esporádicos.

Ter em conta se há gente em casa para usar a eletricidade produzida durante o dia, ou se há sistemas de programação/automação para esse efeito.
Ver tudo isso no contexto de tarifário que tens e eventual alteração (simples, bi ou tri-horario).

Usar simuladores de produção fotovoltaica, para ter uma ideia das tuas necessidades.

Pesquisar propostas alternativas. As da EDP são caras, logo, meio caminho andado para mais longínqua recuperação do investimento.

Para uma decisão consciente, muita leitura prévia.
Cumprimentos,
Quintas2


Magnussen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 27, 2021 11:25 am

Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas

Mensagem por Magnussen »

Boas Quintas2, "um Shelly 1PM com output ligado a uma ficha fêmea faz um ótimo medidor de consumos", dá-te consumo nesse ponto ou da rede toda?

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”