Gasto vs Produção

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu no meu caso já instalei o painel de aquecimento de água à 3 anos e nunca usei a resistência. Nos dias de chuva e encobertos quando não tenho água quente, ligo um esquentador a gás.
Nos dias de chuva e encobertos também não irá haver produção suficiente para ligar a resistência. A ideia será aproveitar as alturas do dia em que haja excedente para dar mais um pouco de calor à água do painel.
Isto irá representar ganhos muito marginais e por isso não interessa gastar muito nisto. É muito mais uma questão de teimosia para tentar aproveitar os painéis fotovoltaicos ao máximo.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois no meu caso é apra aproveitar sol, senão vou gastar numa altura sem sol e vou gastar na mesma que cilindro tem de aquecer e tem....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Para já, o que estou a experimentar:ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Imagem
Última edição por CoolZeroFCP em quinta out 01, 2020 12:43 pm, editado 1 vez no total.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Instalei o shelly em para medir o consumo e o shelly 1 para acionar o regulador manual que tenho configurado para 300w
Podia ter instalado só o shelly EM, pois também tem uma fase output, mas é só de 2A.
No manual tem um esquema que aparentemente essa fase liga a uma espécie de disjuntor. Será que alguém me pode explicar que aparelho é esse? Será que é possível colocar esse disjuntor de 16A e utilizar só o shelly EM com 2A?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Imagem


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto já descobri que aparelho é aquele...
Está escrito na caixa
É um contactor e o output de 2A deverá ser o actuador.
Agora é mais um que tenho de procurar e mais uma coisa para estudar

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por warrior.1977 »

Esse regulador de potência agarrado ao plástico é que não me parece grande ideia.

Por norma isso vai aquecer, o plástico não deve gostar


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

warrior.1977 Escreveu:Esse regulador de potência agarrado ao plástico é que não me parece grande ideia.

Por norma isso vai aquecer, o plástico não deve gostar
Sim aquece um pouco e por isso é que se for para manter irei comprar o mesmo modelo com ventoinha já incluída.
Isso do plástico não me tinha lembrado, mas já me tinha lembrado de o tirar de dentro do quadro eléctrico fechado e mudá-lo para junto do painel da água, mas aí fica sem acesso fácil ao regulador.
Por isso é que continuo à procura de um dimmer com acesso remoto que também permita automaticamente aumentar e diminuir a potência.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Continuo com esta minha experiência mas hoje fiquei com uma dúvida e não consigo perceber (aliás de eletricidade percebo pouco)...
Ao fazer teste com os limites de activação da resistência através dos shelly, decidi ver que informação dava no contador da EDP...
No contador mostra quando estamos a receber da rede e quando estamos a injectar (excesso de produção).
Quando estou a receber da rede p+ (seta para a direita), quando estou a injectar p- (seta para a esquerda).
Também aparece o q+(seta para cima) e q- (seta para baixo), mas não sei que informação é esta... Fiz uns testes e quando recebo da rede tenho o p+ e o q+ e quando injeto tenho o p- e o q-, mas se tiver a injectar com o regulador da resistência ligado tenho o p- e o q+ conforme imagem.

Alguém me sabe indicar o que é que isto? Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto estive a pesquisar e parece que encontrei a razão deste q+... A conclusão a que cheguei é que isto tem a ver com a energia reativa.
Parece que a EDP cobra a energia activa e a energia reativa às empresas, não sei se isto também acontece com os particulares.
Ou seja o regulador que uso na resistência está a utilizar energia reativa da rede o que leva ao indicador q ficar positivo.
Acho que isto é um tipo de energia que é desperdiçada no funcionamento do equipamento mas que é necessária para este funcionar. Algo que penso que seja determinado pelo factor de potência que já tinha visto que varia nos equipamentos nos medidores de consumo (isto até faz medidores diferentes darem valores diferentes de consumo se não tiverem em conta esse factor).

Bom, parece que este problema simples está a ficar demasiado complexo para os conhecimentos que possuo. Acho que para os ganhos muito marginais que vou ter não irá compensar isto, ainda por cima sem ter a certeza de que estou a poupar alguma coisa ao meio ambiente.
Acho que vou ter de abandonar este projecto pois não vou ter disponibilidade nos próximos tempos para dedicar me a isto.
Se alguém entendido puder partilhar o seu conhecimento agradecia

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por rnlcarlov »

CoolZeroFCP Escreveu: terça out 06, 2020 7:58 am Entretanto estive a pesquisar e parece que encontrei a razão deste q+... A conclusão a que cheguei é que isto tem a ver com a energia reativa.
Parece que a EDP cobra a energia activa e a energia reativa às empresas, não sei se isto também acontece com os particulares.
Não é bem por ser empresa. É apenas quando se tem contratos em BTE, MT ou AT. Se for uma empresa com contrato em BTN, não se paga energia reativa.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »


rnlcarlov Escreveu:
Não é bem por ser empresa. É apenas quando se tem contratos em BTE, MT ou AT. Se for uma empresa com contrato em BTN, não se paga energia reativa.
OK, obrigado pela informação.
Para um leigo como eu que não pesco nada disto tenho de queimar as pestanas para conseguir compreender o que se está a passar ImagemImagemImagem
Então para o consumidor comum com contrato BTN isso não é cobrado certo?
Entretanto à custa do tal factor de potência e energia reativa ando para aqui às voltas para saber qual será o medidor de consumo que dará dados mais precisos.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por rnlcarlov »

CoolZeroFCP Escreveu: terça out 06, 2020 1:23 pm
OK, obrigado pela informação.
Para um leigo como eu que não pesco nada disto tenho de queimar as pestanas para conseguir compreender o que se está a passar ImagemImagemImagem
Então para o consumidor comum com contrato BTN isso não é cobrado certo?
Exacto. Por isso se alguma encontrar aqueles anúncios que circulavam há uns anos de uns aparelhos para a casa que economizavam energia com base em anular a energia reactiva, é treta :lol: . A energia reactiva não é facturada aos particulares

Avatar do Utilizador

robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por robertojorge »

CoolZeroFCP Escreveu: quinta set 24, 2020 10:42 pm
robertojorge Escreveu:
Em relação á gestão de excedentes existem alguns dispositivos mas na minha opinião caros, no entanto com alguma paciência e gosto por estas cenas :D conseguimos ir fazendo umas coisas

Deixo aqui um, exemplo de fazer com que a resistência de um termossifão / termoacumulador baixe para valores aproveitaveis pelo nosso sistema https://youtu.be/0OO6coNnBbo e em conjunto com dispositivos Sonoff / Shelly e usando Home Assistant consegues fazer o que estás a dizer https://youtu.be/5reJuT069sA
Na sequência deste post fui ver alguns vídeos pois era mesmo isto que andava à procura.
Os vídeos estão espectaculares mas como eu não percebo nada da matéria às vezes fico um pouco às aranhas. Imagem
Vou aumentar a minha produção solar com o objectivo de no futuro adquirir baterias mas até lá pretendo também rentabilizar a energia fornecida pelos painéis solares ao máximo.
Pretendo avançar com a aquisição dos medidores, mas será que eu percebi bem?
1. Devo instalar o shelly em para medir o consumo e o shelly 1PM para medir a produção.
2. Um regulador para a resistência do termossifão para lhe reduzir o consumo
3. Um interruptor tipo shelly 1 para ligar a resistência.
4. Utilizar o software Home assistant para coordenar tudo isto.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Boas pessoal apaixonado por "cenas" renováveis :D Já tenho o gestor de excedentes automático a bombar há umas semanas.
Li alguns posts mais abaixo e não é dificil implementar. Funciona 5 estrelas
Fica aí mais um videozito mas eu vou criar um tópico acerca do mesmo pois isso dá pano para mangas
https://youtu.be/XVnNuQ91S7Q

Espero que ajude (Y)

Em relação ás questões (minha p+opinião)
1- Sim, mas o ideal é Shelly EM para medir produção e consumo (é necessário para implementar gestor automático)
2- SIm dá para fazer usei durante mais de 1 ano e meio e sem stress, o ultimo video está aqui https://youtu.be/ZDgJW6hdMVQ
3- Sim está a ser usado no ponto 2
4- Sim mas se usares tudo com Shelly nem precisas de HA que no software consegues configurar para ligar a partir de x Watts de produção e desligar quando existe menos y de produção entre outras variáveis (Y)

Abraço
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por CoolZeroFCP »


robertojorge Escreveu:
Boas pessoal apaixonado por "cenas" renováveis :D Já tenho o gestor de excedentes automático a bombar há umas semanas.
Li alguns posts mais abaixo e não é dificil implementar. Funciona 5 estrelas
Fica aí mais um videozito mas eu vou criar um tópico acerca do mesmo pois isso dá pano para mangas
https://youtu.be/XVnNuQ91S7Q

Espero que ajude (Y)

Em relação ás questões (minha p+opinião)
1- Sim, mas o ideal é Shelly EM para medir produção e consumo (é necessário para implementar gestor automático)
2- SIm dá para fazer usei durante mais de 1 ano e meio e sem stress, o ultimo video está aqui https://youtu.be/ZDgJW6hdMVQ
3- Sim está a ser usado no ponto 2
4- Sim mas se usares tudo com Shelly nem precisas de HA que no software consegues configurar para ligar a partir de x Watts de produção e desligar quando existe menos y de produção entre outras variáveis (Y)

Abraço
Sim vá tinha visto o vídeo e estou a aguardar o próximo vídeo passo por passo Imagem

Entretanto já tenho tudo a funcionar com os shelly e tudo no software da shelly.
Pelo que percebi os cenários definidos no software da shelly só funcionam se tiver ligação à Internet. Caso por alguma razão a Internet falhe, as condições definidas por mim não funcionam. Pelo menos pelos testes que fiz, caso o shelly 1pm (que coloquei a controlar a resistência) perca a ligação à Internet ele passado uns minutos desliga a resistência.
Em relação ao HA ainda não experimentei pois já vi que irá ser preciso tirar outro curso para configurar tudo ImagemImagemImagem

Nos próximos tempos também não terei tempo para me dedicar a isto, mas logo que possa irei experimentar mais cenas destas Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por MRider »

https://www.immersun.co.uk/
Este sistema funciona sem internet
Live long and prosper!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por alexjp4 »

Boas
Vejam este vídeo que ensina a fazer e a programar um aparelho para desviar os excessos de produção fotovoltaico inclusivamente tem o preço e onde comprar o material necessário, o que acho bastante vantajoso escusa-se andar a procura.
https://www.youtube.com/watch?v=2QvLRHmJNRQ


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Gasto vs Produção

Mensagem por papacurvas »

LOL, tens esse mesmo vídeo mas em PT do "nosso" Roberto Jorge 2 post´s mais acima.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”