UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Boa tarde a todos,

Alguém sabe se existe mais alguma empresa além da EDP Serviço Universal a comprar o nosso excedente de Auto-consumo que vai para a rede?

Gostava de saber para poder contactá-las e saber se oferecem valores melhores do que a EDP SU.

Se alguém souber de mais alguma empresa agradeço a informação.
Obrigado :)


Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por serges »

Boas...

Aconselho a ler um pouco o que se escreveu por aqui pois não há da forma que pensa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Boa tarde a todos,

Depois de entrar em contacto com várias entidades, nomeadamente a DGEG (demorou 2 meses) e a EDP Distribuição cheguei à seguinte conclusão e partilho convosco as alternativas que existem.

- Tinha Microprodução instalada em 2010 a injetar na rede, com energia a ser comprada pela EDP SU este a ano a 8 cêntimos o kWh.

- Cancelei o contrato que tinha com a EDP SU, instalei um inversor trifásico para substituir o inversor monofásico e estou a injetar a energia produzida diretamente no meu Quadro Geral, com isto anulei 49% do meu consumo de energia (o qual compro já com IVA a 19 cêntimos o kWh) que era a volta de 350 kWh mensais e agora desceu para uns 180 kWh mensais.

- Sim é possível vender o excedente de energia que vai para a rede (quando não queremos ou não podemos ter baterias ), basta que o contador seja recente e digital para fazer essa mesma contagem de excedente de energia, os novos contadores digitais da Landis + Gyr já fazer isso.

- Existem atualmente 3 empresas a comprar o excedente de energia, são elas a Ecochoice, Simples Energia e a Aldro, sendo esta ultima disponível apenas para grandes parques de produção de excedente de energia.

Infelizmente a lista de empresas que compram excedente de energia parece que é tabu, tive de enviar email para todas as empresas disponíveis que faturam eletricidade disponíveis no site da ERSE, alguns responderam, mas muitos deles nem responderam ao email no qual perguntava se compram excedente.

Lamento a resposta do utilizador "serges" no dia 20 de maio, quando ainda pouca informação tinha sobre o assunto, mas disponibilizo esta informação que tantos dias e semanas que custou a reunir para que mais possam usufruir dela.

Neste momento tenho finalizada a adesão das compra de excedente pela empresa Ecochoice com TARIFA INDEXADA DIÁRIA (existem 3 tipos de tarifários: TARIFA INDEXADA HORÁRIA; TARIFA INDEXADA DIÁRIA e TARIFA FIXA), a qual está indexada ao Preço de mercado diário que pode ser consultado no site OMIE: https://www.omie.es/pt/market-results/d ... urly-price

A comissão da Ecochoice é de 10% sobre o valor da tarifa indexada e a Energia Simples cobra 4€ MWh sobre a tarifa ou seja 0,004 € o kWh.

A tarifa fixa da Ecochoice são 38 MWh ou seja 0,038€ o kWh já com comissão incluída, o Plano fixo da Energia simples já não me lembro mas não deve variar muito disso.

Estou apenas a aguardar a validação da REN e da EDP Distribuição para com a Ecochoice.

Para finalizar informo que a EDP SU só compra excedente de energia caso seja considerado como comercializador de ultimo recurso, ou seja caso não houvesse mais nenhuma empresa no mercado livre disponível para o fazer.

Cumprimentos a todos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Volt »

Viva.

Sendo assim, não sei se percebi bem: tem actualmente um contrato de MP em que recebe 8 cêntimos por kWh (eu estou na mesma situação) e vai passar a ter um de autoconsumo em que recebe 4 cêntimos pelo excedente (aproveitando para poupar cerca de 18 cêntimos, que é +/- o que custa o kWh do fora vazio).
Percebi bem?

E vai desviar alguns painéns da MP para o autoconsumo?

Tenho de pensar se isso seria uma opção para o meu caso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Bom dia,

Todos os painéis deixaram de estar no contrato, cancelei o contrato por completo, estou totalmente em autoconsumo com venda de excedente, sem baterias.

No verão estou a absorver da produção dos painéis cerca de 170 kWh e irei vender o excedente que neste momento é cerca de 430 kWh / 450 kWh, no inverno vamos ver.

Tenho 20 painéis de 215W que dá 20 x 215W = 4300W de pico de potência, comprei um inversor de 5000W mas um de 3400W chegava no meu caso, dado que só atinjo picos de 3400W.

(Montei também uma Wibeee Box trifásica de 100A para analisar o que o prédio estava a consumir e ver se valia a pena mudar já o tipo de sistema versus o que estava a produzir e vender tudo à rede pela EDP SU).

Mas apenas fiz já esta alteração porque os painéis estão a cargo do condomínio e alimentam as partes comuns, elevadores, luzes de escadas, bombas de água, que são coisas que gastam bastante energia durante o período solar.

Por isso fiz já esta alteração, porque os 8 cêntimos o kWh que tinha de venda ainda não era nada mau, mas anular os 19 cêntimos de consumo e vender o restante é muito equivalente, visto que para o ano já valeria mesmo a pena… dado que o valor de venda da EDP SU vai cair para 0,0554€ em 2021 e para 0,0315€ em 2022.

Guia de Enquadramento relativo às tarifas aplicáveis ao longo dos anos (para quem ainda vende tudo à EDP SU) ... - DGEG Ver página 8:

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q ... yTbELwfT7j

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por serges »

Pois o "serges" escreveu e bem para a informação que havia e se ler um pouco existe já outra empresa que também compra o excesso de produção mas não como pretende… estamos sempre a aprender e nada como ler um pouco!

Obrigado pela partilha para futuras situações mas cada caso é um caso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


icarus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta set 23, 2020 10:34 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por icarus »

Blue_wings obrigado por esclareceres este assunto. Muito util!

Para vendermos o excedente a uma das empresas que referiste é necessário passar todo o contrato de fornecimento de eletricidade para eles ou é possivel manter o contrato atual e vender a eles o excedente?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Boa tarde icarus,

É necessário dar baixa do contrato da Microprodução da EDP SU, enviando um email para [email protected] com uma minuta a referir isso mesmo, titulo da minuta "Declaração para alteração de regime de Microprodução para Autoconsumo", assinado pelo cliente.

A DGEG é que por sua vez entra em contacto com a EDP SU para confirmar e dar baixa do contrato de Microprodução atual.

Tens de fazer o registo da unidade de produção para autoconsumo através do portal eletrónico da DGEG, disponível em https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

No entanto tem de ser anexado o "esquema unifilar da instalação / modificação" assinado por um técnico credenciado que se responsabilize por isso.

Eu pedi ao técnico / engenheiro responsável para fazer o registo já que o esquema unifilar tem de ser anexado a este registo com a responsabilidade do mesmo.

Passos do registo:

Para efetuar o registo pretendido, deverá proceder do seguinte modo:

i) Efetuar o registo de produtor (com os dados do produtor), após o qual serão geradas credenciais de acesso à sua área pessoal e enviadas para o correio eletrónico fornecido no registo;

ii) No menu Entidades selecionar uma das seguintes opções:
- Nova entidade (UPAC) (para produtor de UPAC individual);
- Nova entidade Coletiva (para registar uma entidade gestora de autoconsumo coletivo);
- Nova Entidade CER (para registo de uma comunidade de energia renovável – CER);
- Nova entidade (UPP) (para registo de unidade de produção destinada à venda total de energia à RESP, com potência até 1 MW).

iii) Ao preencher os dados de inscrição de produtor irá receber um email para conclusão da inscrição sendo atribuído um nome de utilizador com definição de uma palavra-chave.

iv) Novamente na página inicial, clicar em Entrar (canto superior direito do ecrã) com as credenciais de acesso, nome de utilizador e palavra-chave selecionada;

v) Dentro da área pessoal, no menu AUTOCONSUMO/CER ou UPP (conforme aplicável), deve selecionar:
- Para autoconsumo, Nova MCP para Mera Comunicação Prévia (até 30 kW de potência instalada) ou Nova UPAC para registo (acima de 30 kW de potência instalada)
- Para UPP, Nova UPP

vi) Proceder à inserção da informação e gravar o registo.

Para mais informações consultar www.dgeg.gov.pt em Áreas Setoriais » Energia Elétrica » Unidades de produção para autoconsumo, CER e UPP.

Mais se informa que a declaração a solicitar enquadramento no regime jurídico do autoconsumo será enviada para a SU Eletricidade e EDP Distribuição para rescisão do contrato atual.

É importante notar que a conversão do registo implica a adaptação da unidade de microprodução/miniprodução para unidade de autoconsumo nos termos do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro e do Despacho n.º 46/2019, de 30 de Dezembro.


A minuta deve conter este texto:

Minuta de declaração para enquadramento de Microprodução ou Miniprodução no regime jurídico da produção para autoconsumo (UPAC)


(Nome do titular do contrato, cliente) , com n.º de CC __________, com NIF __________ , em representação do Condomínio, com sede em ___________________, contribuinte fiscal n.º _________, vem solicitar a rescisão da microprodução, com o registo n.º __________, associada ao CPE de Produção ____________________ e ao CPE de Consumo ____________________ para enquadramento no regime jurídico da produção para autoconsumo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro.





-----------------------------------------------------
(o titular atual do registo/ representante da entidade coletiva)




Data: ________/ ________/ ___________




No meu caso é para um condomínio, no teu caso adaptas a frase.

O contrato de eletricidade relacionado com a (venda de energia) é então terminado, estava na EDP SU e passas a vender o excedente às empresas que referi.

O contrato de abastecimento (compra de energia) nada tem a ver, esse manténs, caso estejas na EDP Comercial, Iberdrola, Galp, Endesa, Gold Energy ou outra qualquer.

Um abraço e boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Desde que dei estas informações pelos 475 pessoas já viram este Post, o que é um bom sinal.

Espero ter ajudado, já que no início do ano tive muita dificuldade em reunir estas informações, muitos telefonemas e mails :D pois ainda é algo desconhecido para muita gente :)


manecas13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 18, 2020 10:43 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por manecas13 »


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por serges »

Blue_Wings Escreveu:Desde que dei estas informações pelos 475 pessoas já viram este Post, o que é um bom sinal.

Espero ter ajudado, já que no início do ano tive muita dificuldade em reunir estas informações, muitos telefonemas e mails :D pois ainda é algo desconhecido para muita gente :)
Exactamente assim o é este fórum público e disponível para todos...

Obrigado pela partilha
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


manecas13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 18, 2020 10:43 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por manecas13 »

Blue_Wings boas.

EU vou colocar painéis para auto-consumo, por empresa especializada, registo na DGEG etc.

É preciso algo mais para poder vender à tal empresa que falas ou basta entrar em contacto com a mesma?

Obrigado

Cmpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Bom dia,

Despois do registo na DGEG, a mesma envia essa informação a EDP Distribuição (que demora… tens de ter a certeza que eles enviam essa informação e quando a enviam) depois disso a EDP Distribuição tem de fazer testes ao teu contador (que deverá ser digital e ter telecontagem activa e o mesmo tem de ser alterado para fazer contagens a cada 15 minutos, é de lei ser assim).

Alerto para isso porque a EDP Distribuição "atrasou-se" a fazer essa mudança de contagem a cada 15 minutos (e eu não sabia disso), já la vão 4 meses, e enquanto eles não fizerem essa programação no contador a empresa que contratares não consegue vender a energia excedente porque a REN não vai dar seguimento ao processo.

Então ando que nem um polícia a cada 7 dias a pressionar a EDP Distribuição a tratar disso (que ainda não tratou).

Infelizmente tens de supervisionar os serviços que deviam trabalhar em condições e nenhum deles trabalha.

Um abraço e boa sorte.


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por jmgsousa »

bom dia, alguma evolução?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Bom dia,

Foi enviado um email à EDP Distribuição ao cuidado do Departamento de Autoconsumo com o "Título de Reclamação" que terá resolução máxima de 15 dias úteis a contar da receção desse mesmo email, a explicar que o contador ainda não está a fazer a contagem de 15 em 15 minutos.

Caso não haja resolução o meu próximo passo é enviar uma reclamação no livro de reclamações digital da ERSE.

Estou a aguardar, o prazo acaba dia 8 de Janeiro.

Simplesmente ridícula toda esta situação (falta de comunicação entre departamentos da EDP).

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por serges »

Quanto mais atrasar melhor para eles e pior para o consumidor, produtor... é o que temos mas devias ter mandado logo para o regulador pois é inadmissível
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Lagastor »

Bom dia a todos,

Tenho uma UPAC de 1.5Kw instalada desde Outubro passado e um contador recente da Landis Gyr+ (ZCXe110), montado pela EDP Distribuição ainda antes, em Setembro, por avaria do anterior. Estive a ver os menus e este contador já tem totalizadores para a energia consumida e injectada.

Apesar disso, recebi ontem uma carta da EDP Distribuição onde me dizem que sou "obrigado" a adquirir um "Equipamento de medida bidirecional" e que o custo é a meu encargo (29,70€). E tenho de pagar até 21 deste mês...

Indica ainda que sem isto não terei o CPE de Produção que me permitrá vender os excedentes.

Qual a razão disto? Será porque o contador atual não contabiliza em periodos de 15m?
Há mais alguém na mesma situação?

Obrigado a todos os participantes neste fórum e um excelente 2021!

PS:Tenho aprendido imenso neste fórum, tendo sido as vossas experiencias a minha fonte de inspiração para aderir ao mundo das renováveis!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Quintas2 »

Não tenho bem a certeza disto, mas se o contador é recente tem que contabilizar em períodos de 15 minutos, o que não é o mesmo que contabilizar importação e exportação (bidirecional). Existe legislação com os requisitos técnicos dos contadores. Pesquisa-a (Google e ERSE), e confirma se também não é obrigatório fazerem contagem bidirecional, já que a de 15 minutos é obrigatória.
De qualquer forma, eu pensava que esse contador era bidirecional. Tenta confirmar isso.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Blue_Wings »

Lagastor Escreveu: terça jan 05, 2021 11:56 am Bom dia a todos,

Tenho uma UPAC de 1.5Kw instalada desde Outubro passado e um contador recente da Landis Gyr+ (ZCXe110), montado pela EDP Distribuição ainda antes, em Setembro, por avaria do anterior. Estive a ver os menus e este contador já tem totalizadores para a energia consumida e injectada.

Apesar disso, recebi ontem uma carta da EDP Distribuição onde me dizem que sou "obrigado" a adquirir um "Equipamento de medida bidirecional" e que o custo é a meu encargo (29,70€). E tenho de pagar até 21 deste mês...

Indica ainda que sem isto não terei o CPE de Produção que me permitrá vender os excedentes.

Qual a razão disto? Será porque o contador atual não contabiliza em periodos de 15m?
Há mais alguém na mesma situação?

Obrigado a todos os participantes neste fórum e um excelente 2021!

PS:Tenho aprendido imenso neste fórum, tendo sido as vossas experiencias a minha fonte de inspiração para aderir ao mundo das renováveis!
Boas, acho isso muito estranho! Tenho ideia que todos os contadores Landis Gyr+ são bidirecionais, pelo menos o meu é um Landis Gyr+ é bidirecional, a tecnologia / software contida nele faz isso automaticamente, pelo menos foi isso que me disseram na linha de apoio técnico da EDP Distribuição, na opção 4 do Autoconsumo… tenta confirmar essa informação.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: UPAC - Autoconsumo com venda de excedente a que empresas?

Mensagem por Lagastor »

Blue_Wings Escreveu: terça jan 05, 2021 11:23 pm
Lagastor Escreveu: terça jan 05, 2021 11:56 am Bom dia a todos,

Tenho uma UPAC de 1.5Kw instalada desde Outubro passado e um contador recente da Landis Gyr+ (ZCXe110), montado pela EDP Distribuição ainda antes, em Setembro, por avaria do anterior. Estive a ver os menus e este contador já tem totalizadores para a energia consumida e injectada.

Apesar disso, recebi ontem uma carta da EDP Distribuição onde me dizem que sou "obrigado" a adquirir um "Equipamento de medida bidirecional" e que o custo é a meu encargo (29,70€). E tenho de pagar até 21 deste mês...

Indica ainda que sem isto não terei o CPE de Produção que me permitrá vender os excedentes.

Qual a razão disto? Será porque o contador atual não contabiliza em periodos de 15m?
Há mais alguém na mesma situação?

Obrigado a todos os participantes neste fórum e um excelente 2021!

PS:Tenho aprendido imenso neste fórum, tendo sido as vossas experiencias a minha fonte de inspiração para aderir ao mundo das renováveis!
Boas, acho isso muito estranho! Tenho ideia que todos os contadores Landis Gyr+ são bidirecionais, pelo menos o meu é um Landis Gyr+ é bidirecional, a tecnologia / software contida nele faz isso automaticamente, pelo menos foi isso que me disseram na linha de apoio técnico da EDP Distribuição, na opção 4 do Autoconsumo… tenta confirmar essa informação.
Obrigado Quintas2 e Blue_Wings pela rápida resposta.
Liguei para a EDP Distribuição, para a tal opção 4 Autoconsumo, e a informação que me deram é que este contador faz contagem bidireccional (isso já eu sabia pois tinha acedido aos menus e vi os totalizadores de importação e exportação), mas que não faz a contagem de 15m e por isso tem de ser substituido para eu poder avançar com a venda de excedentes.
Cada vez a conversa é mais estranha...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”