Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

srg
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por srg »

djgh Escreveu:caros amigos, srg,
a questão das tarifas pós 5º ano, está já esclarecida pelo srm. consultem a página 7 do "guia da microprodução (http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao). a evolução da tarifa qúe podem observar é considerando o cenário mais desfavorável (para a tarifa) que é a adesão maciça dos microprodutores, esgotanto todos os anos a cota disponível para esse ano, cenário que, a manterem-se as regras do jogo e dos seus "prémios" (as tarifas base) nunca se irá concretizar. ou melhor, daqui por 2/3 anos deixa de haver microprodutores interessados.
por esta razão vou fazer futurologia. ponho turbante e digo: daqui a 3/4 anos irá haver nova legislação que irá alterar o valor da remuneração, de forma a que se mantenha o interesse económico em instalar novas unidades de microprodução. a microprodução não pode parar. pode ficar mais restritiva na potência anual disponibilizada, mas a tarifa tem de manter o interesse em fazer novas instalações, todos os anos.
caro djgh,
concordo, a sua futurologia tem uma certa lógica.
das duas uma ou o governo daqui a 5 anos altera a tarifa ou o custo dos equipamentos terão que baixar e muito.
relativamente á tarifa após o 6.º ano é revista todos os anos até ao 15.º ano segundo o guia do micro produtor, mas já vi varias interpretações como a do juputz membro deste fórum, no 6.º ano define a tarifa p/ os próximos 10 sempre igual.
qual estará correcta?


vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Localização: TVD

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por vnamora »

na minha interpretação o preço a partir do 6º ano é fixado anualmente
artigo 11.º, alínea 3

3-após o período de 5 anos previsto no nº1 e durante o período adicional de 10 anos, aplica-se á instalação de microprodução, anualmente, a tarifa correspondente á que seja aplicável ........

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

a minha interpretação do artº 11º do d.l. 363/2007 é que a tarifa apartir do 6º ano inclusivé, varia todos os anos no dia 1 de janeiro e com tendência decrescente.
para tirar as dúvidas, o srm disponibilizou o já referido guia da microprodução (http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao) onde esta questão está bem esclarecida na página 7. é portanto um esclarecimento "oficial".
DJGH


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

srg escreveu:
mas já vi varias interpretações como a do juputz membro deste fórum, no 6.º ano define a tarifa p/ os próximos 10 sempre igual.

ola,

não é bem assim: só no meu meu caso “mais real” onde eu também penso que apartir do 6º ano não há entradas novas o tarifário é sempre igual. no caso mínimo ele altéra.
no anexo vou por uma (tentativa???) de uma explicação que também anexo no que dou aos meus clientes, talvéz assim fica mais claro.
e já agora para quem está interessado mais umas contas para região de evora com sístema móvel. acho que tem ser outra vez em mais dois mails.

não há aqui mais experiências com a última inscrição???

abraço

jürgen
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]



Red_Soul
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda fev 11, 2008 4:17 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Red_Soul »

djgh Escreveu:a minha interpretação do artº 11º do d.l. 363/2007 é que a tarifa apartir do 6º ano inclusivé, varia todos os anos no dia 1 de janeiro e com tendência decrescente.
para tirar as dúvidas, o srm disponibilizou o já referido guia da microprodução (http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao) onde esta questão está bem esclarecida na página 7. é portanto um esclarecimento "oficial".
a tua interpretação está correcta.

aliás como dizes, no guia da microprodução está lá bem explicito que a partir do 6ano a tarifa varia todos os anos no sentido decrescente. não percebo como há pessoal ainda com dúvidas quando o guia é bem explicito.

agora o que pode acontecer e que provavelmente vai acontecer é que a potência não vai ser esgotada todos os anos e por isso o tarifário não vai evoluir da forma que está escrita no guia. porque senão por exemplo em 2012 já não era rentável instalar uma unidade de microproduçao, porque uma instalação que fosse feita em 2012 e, se até esse ano a potência instalada tivesse esgotado todos os anos, no ano 6 ia ter um tarifário de 0,18€/kwh e no ano 8 já estava ao preço do regime geral, ou seja 0,10€/kwh, o que não é rentável.

o mais provável é que ao fim de 2/3anos a potência instalada não esgote a potência disponível para a microprodução e com isso se consigam tarifários mais rentáveis.

mas a hipótese que o user jujuputz apresenta está errada porque a partir do ano 15 o tarifário é o do regime geral, ou seja, 0,10€/kwh e não 0,17 ou 0,18 como refere. e também não me parece realista que o tarifário do ano 6 ao ano 15 se cifre constante em 0,4539.


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

ola todos, ola red_soul,

tu mesmo achas que o limite apartir do 3º ano já não vai ser atingida, então acho as minhas contas não são assim tão longe da verdade – vamos ver.
não sei onde vocês sempre vão buscar os 10 cents por kw – eu já pago 0.1132 ou fazem eles preçs especiis para almães.
se les bem os meus cálculos, no caso “mais real” eu inclui um aumento de preços de só 3 % por ano e assim chego aos 17 – 18 cent ou achas daqui em 11 anos pagamos ou mesmo como hoje – era muito bem mas acho os edp`s não são assim tão amigos...

outro coisa: que acham de um encontro pessol na tectónica – quinta feira, por exemplo 11:00 h não sei onde, vou lá amanha e vou ver o que era um bom ponte de encontro.

abraço

jürgen


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

desculpem estes erros todos, mas o meu teclado está totalmente maluco

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

não sei se é do teclado, ou se é um alemão a tentar falar português...
(estou a brincar. já é muito bom um alemão falar a difícil língua de camões como vc fáz.)
DJGH

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

juputz Escreveu:ola todos, ola red_soul,

outro coisa: que acham de um encontro pessol na tectónica – quinta feira, por exemplo 11:00 h não sei onde, vou lá amanha e vou ver o que era um bom ponte de encontro.
para mim acho uma boa ideia, e nada tenho a opor dar-me a conhecer e conhecer outros participantes deste fórum.
é só marcar data/hora e local.
DJGH


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

não sei se é do teclado, ou se é um alemão a tentar falar português...

– ok, foi metade - metade

para mim acho uma boa ideia, e nada tenho a opor dar-me a conhecer e conhecer outros participantes deste fórum.
é só marcar data/hora e local.

então (é só uma proposta) já agora ficamos um pouco mais europeus: como acho que aqui não se pode falar em nomes de empresas, no pavilhão 3 há uma que tem o nome do rio segundo mais longo ou comprido (???) da europa em alemão acrescido no fim de “er” – talvéz como e feriado ao meio dia, quem vem cola um ne (para nova energia) na camisa

que acham?

jürgen

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

é assim, como a divulgação do nome da empresa não tem por finalidade obter neste fórum vantagens comerciais (até porque ainda não tentou "vender" nada aqui), sou da opinião que divulgue o local onde estará, mesmo que isso implique divulgar o nome da empresa expositora onde estará de "serviço", porque a finalidade é só marcar um ponto de encontro.

pergunto à administração deste sítio se tal é possível sem ir de encontro às regras.

o ir com um "ne" colado no peito não acho exequivel, primeiro porque não sei onde arranjar essas letras, depois porque não gosto que olhem para mim com ar espantado. aqui o fórum é que podia ter uns autocolantes com o logo do novaenergia, ou uns badgets, para colocar ao peito, e que poderiam ser usados em ocasiões semelhantes. (hein... srs. administradores?)
proponho chegar ao pavilhão onde está, perguntar pelo sr. jurgen e pronto. chegue quem chegar, a que horas chegar, sem prejuízo de dar uma volta e aparecer outra vez, etc.
DJGH


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

ola,

eu não sou desta firma, talvez vou ser cliente deles, eu até ainda não trabalho neste ramo, mas estou a fazer os primeiros contactos.
mas também podemos encontrar na entrada, ainda arranjo 2 ou 3 convites, assim tinha que ser mesmo com algum papelinho - acho que não é assim tão dificil escrever num papel ne e colocar com um grampo - agrafo ou qualquer coisa assim.

pensam no assunto, tem me ir embora mas logo a noite vou dar uma espreitadela aqui para saber a vossa decição

abraço

jürgen

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por serges »

djgh Escreveu:é assim, como a divulgação do nome da empresa não tem por finalidade obter neste fórum vantagens comerciais (até porque ainda não tentou "vender" nada aqui), sou da opinião que divulgue o local onde estará, mesmo que isso implique divulgar o nome da empresa expositora onde estará de "serviço", porque a finalidade é só marcar um ponto de encontro.

pergunto à administração deste sítio se tal é possível sem ir de encontro às regras.

o ir com um "ne" colado no peito não acho exequivel, primeiro porque não sei onde arranjar essas letras, depois porque não gosto que olhem para mim com ar espantado. aqui o fórum é que podia ter uns autocolantes com o logo do novaenergia, ou uns badgets, para colocar ao peito, e que poderiam ser usados em ocasiões semelhantes. (hein... srs. administradores?)
proponho chegar ao pavilhão onde está, perguntar pelo sr. jurgen e pronto. chegue quem chegar, a que horas chegar, sem prejuízo de dar uma volta e aparecer outra vez, etc.

boas, já foi feito um pedido de orçamento para t-shirts com o logo nova energia!

autocolantes já existem, mas está se a pensar em canetas pins e outras coisas!

não existe qualquer inconveniente em encontros feitos no seio do fórum, todos são livres de o fazer!

assim que obtiver noticias faço um tópico nos classificados ou completo o que já se tem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por rui l castro »

juputz Escreveu:srg escreveu:
mas já vi varias interpretações como a do juputz membro deste fórum, no 6.º ano define a tarifa p/ os próximos 10 sempre igual.

ola,

não é bem assim: só no meu meu caso “mais real” onde eu também penso que apartir do 6º ano não há entradas novas o tarifário é sempre igual. no caso mínimo ele altéra.
no anexo vou por uma (tentativa???) de uma explicação que também anexo no que dou aos meus clientes, talvéz assim fica mais claro.
e já agora para quem está interessado mais umas contas para região de evora com sístema móvel. acho que tem ser outra vez em mais dois mails.

não há aqui mais experiências com a última inscrição???

abraço

jürgen
não consigo localizar o estudo com sistema fixo. também está nos ficheiros que colocou no forum ?
como vivo numa quinta tenho dois contadores e vou instalr duas mocroproduções fotovoltaicas. a 1ª inscrição já está feita. a 2ª vai ser feita até dia 9, penso eu. quem as faz é a empresa que eu contactei para a instalação.

devo dizer que apreciei bastante o seu estudo económico. também acho que a redução dos 5% á tarifa é feita em relação ao ano anterior e não à tarifa inicial. será mesmo assim ?

abraço
rui

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

caro rui,

não é caso para "achar". a lei é clara, e para quem mesmo assim tem dúvidas basta ler o guia da microprodução nas páginas 6 e 7:

"3.3 evolução da tarifa de referência
3.3.1 a tarifa de referência aplicável aos primeiros 10mw de potência de ligação registada, a nível nacional (continente e regiões autónomas), é de €0.65/kwh;
3.3.2 por cada 10mw adicionais de potência de ligação registada, a nível nacional, a tarifa de referência é sucessivamente reduzida de 5%;
3.3.3 no ano de ligação da instalação e nos cinco anos civis seguintes é garantida ao produtor a tarifa de referência em vigor na data de ligação;
3.3.4 após os cinco primeiros anos civis (excluído o ano de ligação da instalação) de aplicação da tarifa garantida ao produtor, a tarifa de referência a aplicar no período adicional de dez anos será a tarifa de referência que vigorar a 1 de janeiro, de cada ano, para as novas instalações a ligar à rede;
3.3.5 findo o período adicional de 10 anos referido no número anterior, aplica-se a tarifa do regime geral em vigor;"
DJGH


juputz
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm
Localização: Mucifal/Sintra

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por juputz »

não consigo localizar o estudo com sistema fixo. também está nos ficheiros que colocou no forum ?

ola forum, ola rui,

já tinha postos para sistema fixo antes, mas acho que era para lisboa ou mem martins, vou então anexar para evora.

abraço

jürgen
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]



vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Localização: TVD

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por vnamora »

ja que estamos numa de divulgar estudos, tambem ponho aki o meu. só há uma coisa que me fazconfusão durante os 15 anos os preços nunca são actualiazados, devido á taxa de inflação? se for actualizado daki a 15 anos o kwh custa qualquer coisa como 0,51€.
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]



Andre Nunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Andre Nunes »

ola a todos,

queria deixar uns alerta no estudo financeiro do vnamora a ter em atençao:

- os 20 mil euros de investimento inicial são razoaveis? tinha ideias de 21,22 mil euros.
- a taxa de actualzação é = (1+tx inflaçao)*(1+tx aplicações)*(1+premio de risco)-1
nota: neste caso o premio de risco deve der baixo, ou 0% ou 1%, isto é mais utilizado para avaliaçao de empresas, neste caso não existe muito risco de faltar o sol

- nos cash flows deves incluir a taxa de inflaçao nas tarifas e a 25 anos da-me 0.199€
- nos cash flow acho que falta retirar custos adicionais que tens, tais como necessitares de 2 contadores em vez de um e manutenção anual que é necessario.

- a tx de inflação no campo da energia, espera-se muito superior a 2.5%, isso nao esta contemplado, e favorece a opção.

bem, alterei o ficheiro e deixo com as alterações, podem alterar valores e verem o comportamento. duma maneira geral piorou o cenario, o val é praticamente zero.

a favor da instalação....
os preços da energia devem subir bastante mais
o periodo de vida util pode extender-se um bocado mais, basta serem 27 anos para melhorar
as tarifas nao sao conhecidas e so podem melhorar

abraços
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]


Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jmal »

na tabela tem um campo de manutenção, a que se refere essa manutenção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Localização: TVD

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por vnamora »

bem então os meus cálculos nao estavam tao maus quanto isso , infelizmente!!
então também és da opinião que o valor pago pela microgeração não é actualizado em função da inflação, é aquele valor é pronto.
sinceramente sinto-me desiludido com estes resultados. cada vez mais acho que estes governantes só se preocupam com as grandes empresas, em lhes dar receitas.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”