Construir Fogão a lenha

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Construir Fogão a lenha

Mensagem por itisix »

boas,

estou a pensar construir um fogão a lenha

qualquer coisa nesta linha

http://www.motherearthnews.com/diy/1978 ... -less.aspx

http://www.stormfront.org/forum/printth ... =10&page=3

basicamente é um bidão ou corpo de um acumulador eléctrico ou termoacumulador e uns pequenos toques. o meu pai tem equipamento de soldadura logo tb não gasto aí.

além disso, gostaria de ligar isto ao meu aquecimento central. estava a pensar usar um conjunto de serpentinas ou mesmo um sistema de tubos feito à mão.

agora as dúvidas:

posso usar tubos (inox?) directamente na câmara da combustão?

devo usar sistema sob pressão ou sistema aberto (sistema sob pressão pode ser muito perigoso)?

e para já é só que ainda estou a recolher ideias. se alguém tiver mais, mande.

e na onda da lenha, máquinas para briquettes:

http://www.echotech.org/technical/techn ... iquete.pdf

http://www.fao.org/docrep/p2070e/p2070e0k.jpg

o pricipio dos biquettes pode ser adaptado aos pellets, mas se fazer briquettes à mão deve ser chato e demorado, pellets nem se fala

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

itixis escreveo/
estou a pensar construir um fogão a lenha
ventoinhas pergunta mas é para aqueçer o ar ou tambem agua?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

depende.

a ideia inicial era para aquecer ar e água, mas como a parte da água me parece bem mais complexa, começo por um para aquecer ar e conforme o que for aprendendo vou para um a água.

ou seja, quero construir os 2, mas não sei se tenho arte para o de aquecer água.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

nesse caso boa coragem para o sistema a ar . para aquecer a agua em circuito fechado e sob pressão ja sao necessarios conhecimentos tecnicos mais profundos . presentemente tambem se tivesse tempo disponivel ensaiava de fazzer uma lareira com dois tubos de chemine um para o fumo outro para recuperar o ar quente junto a ele .claro com uma ventinha para aspirar o ar aquecido . tentaria tambem de o enviar as diferentes pecas da casa mas faze-lo chegar pela parte inferior para cima vai ele sozinho.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

não me posso meter mt nessas coisas pq a maria mata-me se andar com buracos dentro de casa. ela já olha de lado para o facto de eu fazer o fogão "lá atrás". tenho um cozinha nas traseiras e queria uma "salamandra" ou algo do género para aquecer o ambiente e de futuro fazer uma caldeira a lenha para ligar ao aquecimento. uma coisa de cada vez e com tempo. o fogãozito parece fácil de fazer e o meu pai é serralheiro e ajuda

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

pois primeiro faca a lareira ensai e vera no que da .os buracos nas paredes é so se foncionar .algures por ai nos meos postes esta um cite de lareiras com o sistema que se fazem no canada para um seralheiro nao sera muito dificil ter susseço

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Re:

Mensagem por itisix »

ventoinhas Escreveu:pois primeiro faca a lareira ensai e vera no que da .os buracos nas paredes é so se foncionar .algures por ai nos meos postes esta um cite de lareiras com o sistema que se fazem no canada para um seralheiro nao sera muito dificil ter susseço
eu não preciso de fazer buracos porque já tenho aquecimento. é só substituir a caldeira. para já ando a tirar ideias.

no sábado passei no brico e andei a micar as salamandras e recuperadores que lá tinham. eu não percebo nada disto, mas pareceram-me que eram péssimas. basicamente são uma caixa com uma porta na frente e um buraco atrás para sair os gases de combustão.
uma delas tinha um vidro na porta que não era estanque. tinha buracos entre o vidro e a porta.
algumas não tinham sistema de regular o ar e o tubo de saída de gases era directo da cámara de combustão (o que permite que as chamas vão directas pelo tudo e que o calor se pire todo).
algumas lá tinham tijolinho, ventilação mecanica, etc.
vamos a ver o me vou lembrando. estou a procurar esquemas na net.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Re: Construir Fogão a lenha

Mensagem por katzilla »

cuidado, vé lá se a jeringonça não rebenta

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

katzilla Escreveu:cuidado, vé lá se a jeringonça não rebenta
kabummmmmmmmmmmmmmmmmm

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Re: Re:

Mensagem por Flamingo »

itisix Escreveu: eu não preciso de fazer buracos porque já tenho aquecimento. é só substituir a caldeira. para já ando a tirar ideias.
no sábado passei no brico e andei a micar as salamandras e recuperadores que lá tinham. eu não percebo nada disto, mas pareceram-me que eram péssimas. basicamente são uma caixa com uma porta na frente e um buraco atrás para sair os gases de combustão.
uma delas tinha um vidro na porta que não era estanque. tinha buracos entre o vidro e a porta.
algumas não tinham sistema de regular o ar e o tubo de saída de gases era directo da cámara de combustão (o que permite que as chamas vão directas pelo tudo e que o calor se pire todo).
algumas lá tinham tijolinho, ventilação mecanica, etc.
vamos a ver o me vou lembrando. estou a procurar esquemas na net.
se fizeres alguma coisa faz para aquecer água, mas não ligues a pressão alguma, ou então fala com um canalizador antes e expõe-lhe o caso. agora há valvulas reguladoras de pressão que são uma optima ajuda para essas coisas.
a canalização que colocares na fonte de calor não a deixes diretamente exposta à chama. protejea com uma chapa entre a chama e a canalização.
um abraço...

toneca9
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 12:30 pm

Mensagem por toneca9 »

atençao que os buracos junto ao vidro servem para afastar a chama do vidro com a finalidade de o fumo nao escurecer o vidro , e a falta de isolamento nao é relevante pois nunca podes cortar o ar a 100 por cento , se assim fosse o lume extinguia-se... digamos que as fugas são o que mantem o fogo no relantim.

toneca9
Membro
Membro

Mensagem por toneca9 »

quanto a aquecer agua nunca esquecer valvula de segurança (igual á montada nos termoacumuladores para aliviar a pressão antes do ponto de rebentamento

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

a ideia seria de fazer um sistema sem ser sob pressão. como não percebo muito da coisa acho que não me vou esticar tanto por aí.
mas tb levando uma válvula de pressão com descarga para o esgoto deve ser +/- seguro. o problema é que para ficar bem teria de levar um acumulador. vamos vendo aos poucos o projecto a ver se sai do papel rápido.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

itisix Escreveu:a ideia seria de fazer um sistema sem ser sob pressão. como não percebo muito da coisa acho que não me vou esticar tanto por aí.
mas tb levando uma válvula de pressão com descarga para o esgoto deve ser +/- seguro. o problema é que para ficar bem teria de levar um acumulador. vamos vendo aos poucos o projecto a ver se sai do papel rápido.
tem calma... há coisas que levam tempo a pensar e a estudar mas depois colhe-se o fruto daquilo que se perdeu tempo a estudar. certamente já ouviste dizer o preverbio popular que diz: "cadelas apressadas parem os cachorros cegos" (sem ofensa...). vai com calma!
em primeiro lugar, o que fizeres se for ligado à pressão da rede tem que levar as respectivas valvulas de segurança. sem elas nada feito! a pressão da água tem que ser limitada a um determinado valor antes de entrar na fonte de calor, e vai funcionar com essa pressão a partir daí. como limite de pressão de aquecimento leva uma outra valvula.
se falarmos em valores será mais facil entender. ex: a água da rede é fornecida com uma pressão de 8 kg. à entrada da fonte de calor colocamos uma valvula que reduz a pressão para 3 kg e para descarga desta mesma pressão em caso de aquecimento em demasia, colocamos uma valvula que descarrega a uma pressão de 3,5 kg. ora se a água ferver, a pressão dela a essa temperatura vai ter que sair para algum lado, não sairá pela alimentação porque a pressão lá é superior, sairá por esta de 3,5 kg que existe mesmo para descarga, ao sair água quente vai entrar água fria, que vai reduzir a temperatura e por consequencia a pressão... (os valores não são reais, serviram apenas para exemplo)

mais simples e seguro é a ação da gravidade. um depósito colocado num ponto alto, mas sem ser fechado para poder estár sempre à pressão atomosferica, (se bem estudado pode até servir como acumulador), e a partir daí faz-se a alimentação do sistema. a descarga de segurança fica sempre aberta, e com um tubo na vertical a um nivel mais alto que o nivel maximo da água do depósito. esse tubo pode e deve até colocar-se a fazer descarga diretamente no dito depósito, assim convém que o depósito não seja muito pequeno, mas não há desperdicio de água. esse tubo de descarga não deve ser de dimensões muito reduzidas para evitar que a acumulação de calcário obstrua a passagem dá água, ficando assim o sistema em risco elevado!!! diria que pelo menos deve ser de 3/4 de polgada.
um abraço...

toneca9
Membro
Membro

Mensagem por toneca9 »

ha outra soluçao (infelizmente mais trabalhosa) em que a água (desminarilizada pois a circulaçao de agua nao tratada na serpentina de aquecimento provoca incrustaçoes que inibem a troca de calor ) circula independente da rede com uma pressão superior á que vai ser aquecida (entre a serpentina de aquecimento e um permutador que aquece a agua sanitaria sem se misturar, penso que ainda existe no mercado termoacumuladores com permutador)........alguem que contraponha

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

a completar o meu poste anterior,... e ainda melhor e mais completo do que aquilo que descrevi é a utilização de um fogão a lenha!...
isso em meu pensamento e em minha ideologia ainda é o melhor. eu tenho um mas está a ser mal aproveitado, e onde está instalado não vou desenvolver mais o proveito que dele posso tirar uma vez que voltei a ser menino, (divórcio...), mas é um objeto que ficou para mim, a minha ex nunca lhe deu o devido valor, e logo que volte a comprar casa irei instala-lo mas de uma forma mais eficaz e mais proveitosa. nele dá para cozinhar sem por forretes nos tachos, tem forno, e uma pequena caldeira incorporada onde irei fazer umas modificações com ajuda de um canalizador e dai tirar partido seja para aquecimento central, seja para aquecimento de água para uso domestico e serviços. além disso, quando está aceso o calor que o ferro fundido (de que ele é feito) liberta, é só por si de um proveito agora no inverno bastante confortante... caso alguém queira ver fotos do fogão a que me refiro é só pedir.
um abraço...

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

flamingo Escreveu: uma vez que voltei a ser menino, (divórcio...)
os meus pêsames.. ou não, depende do ponto de vista. seja como for, aproveita agora que está solteiro outra vez.
flamingo Escreveu:caso alguém queira ver fotos do fogão a que me refiro é só pedir.
se não for pedir muito eu agradeço.

um abraço

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

Imagem
aqui podes ver o dito fogão aceso. dá para ver em cima dele duas panelas a cozinhar. panelas desse tipo (aluminio normal) é só assentar em cima do tampo do fogão, que quando aceso fica a uma temperatura enorme...(quantos graus, não sei...)
Imagem
aqui uma imagem geral do fogão.
Imagem
alguns apetrechos dele... podes ver também uma panela de ferro fundido encaixada num "bico". um bico neste fogão não é mais que uma cavidade no proprio tampo, composto por uns discos que o tapam para que a chama não saia para o exterior. essa panela/tacho, é própria para este tipo de fogões. o fundo é oval e encaixa perfeitamente bem neste tipo de cavidade/bico, ficando assim em contacto direto com a chama, mas apesar disso, quando perto da fonte de calor não fica carbonizado/enfurretado.
Imagem
a fornalha onde se poe a lenha aberta. podes ver também o forno.
Imagem
a dita panela encaixada no fogão. ao lado os discos que tapam o lugar onde a panela se encontra. igual a essa panela tenho mais duas. são no total 3, todas de tamanhos diferentes mas de formato exatamente igual.
Imagem
aqui o dito bico/cavidade. este é o maior, podes ver que está diretamente por cima da fonte de calor. tem mais dois identicos a este, apenas mais pequenos. e na zona onde estão tem uma temperatura ligeiramente mais baixa...
Imagem
o bico fechado com os discos correspondentes...
Imagem
aqui podes ver um baldito pendurado na torneira da caldeira que falei e que eu tenciono aproveitar/remodelar para utilizar no aquecimento central e nos serviços. dá também pra ver a pouca estimação que tem tido. onde está pendurado o pano é um varão em latão que quando devidamente limpo fica com uma cor bonita, não só ele como também as puchadeiras das portas que tem. forno, fornalha, etc...
enfin, é um objeto que agora no inverno tem um valor incalculável. poupa gaz, aquece a casa, depois de bem aproveitado aquece também a casa atravez do sistema de aquecimento central, do mesmo jeito pode fornecer água quente para cozinha e casa de banho, tem forno, a fornalha admite cavacos com aproximadamente 40 cm, tem ainda uma parte no fundo também com uma porta com um espaço que serve para secar alguma lenha ou em dias de grandes refeições (quando se recebem visitas) serve também para arrumar e manter algum comer quente... não faz fumo dentro de casa, acende-se facil, por isso tenho intenção de o aproveitar e explorar ao máximo...
algo mais em que te possa ajudar ou esclarecer, desde que eu saiba é so perguntares.
um abraço...
Última edição por Flamingo em sexta jan 18, 2008 10:00 pm, editado 2 vezes no total.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

um rolls-royce a biomassa.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

podes crer. não tenhas duvida nenhuma!... tal como disse está a ser mal aproveitado. mas a curto prazo, (assim espero eu) será diferente...

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”