Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por amador98 »

Olá, adquiri recentemente uma caldeira a pellets Red Compact 24, ontem fui encher o depósito e o visor assinalava falta de pellets, então eu agitei um pouco a caldeira e ela começou a aquecer a casa, como estava bom tempo, desliguei-a e 5 minutos depois, a câmara de combustão explodiu, eu gostava de ter uma ideia do que se passou! Foi culpa minha?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por Celestino »

Bem, eu por mais que tente imaginar algo, não consigo conceber como é que a câmera de combustão de uma caldeira a pellets explode.
Só consigo imaginar o circuito e caldeira da água quente propriamente dita a rebentar caso aqueça desmesuradamente sem qualquer controlo e numa altura em que os equipamentos de protecção falhem todos ao mesmo tempo...
Tens que explicar melhor essa cena. Foi a câmera de combustão ou foi o depósito e/ou circuito da água quente que rebentou?
Umas fotos ajudavam a malta...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por amador98 »

Creio que tenha sido mesmo a câmara de combustão, porque a porta estava aberta e era muito fumo mesmo a sair! Depois, tem aquele tubo que tem por trás que no meu caso, está ligado à chaminé da lareira, tem uma tampa na caldeira, no tubo, em baixo isso saltou fora também. Verdade seja dita, ela já apresentava defeitos, porque a pressão da água que entrava na caldeira era superior a 3bar e por isso a caldeira ativava a válvula de segurança, largando alguma água no chão, mas não creio que tenha sido isso, a menos que esse sistema tenha falhado de alguma forma. Se esta informação for útil, a água quente vai para um cilindro elétrico, que está desligado, só serve mesmo para guardar a água quente que a caldeira aquece.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por RJSC »

Se calhar caiu pó de pellets do deposito para a câmara de combustão resultando nisto:

Link

Link

Pó de madeira (ou carvão) em suspensão no ar é extremamente inflamável.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por Celestino »

Se for isso RJSC (e parece ser), o amigo amador98 parece não estar a contar bem a história porque depois de abanar a caldeira, ele diz que ela aqueceu a casa (e numa caldeira a pellets isso demora) e que passados 5 minutos de desligar explodiu. É que passados 5 minutos de mandar desligar já não roda o sem-fim nem outras partes mecânicas que metam pó de pellets dentro da câmera de combustão...
Além disso, pó de pellets para rebentar com uma câmera de combustão de uma caldeira a pellets, tinham que ser em quantidades industriais já que ela tem escape da chaminé e da entrada de ar...
Ainda que mandasse um estoirozito, vá que não vá, agora daí até "explodir literalmente"...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por amador98 »

Celestino Escreveu:Se for isso RJSC (e parece ser), o amigo amador98 parece não estar a contar bem a história porque depois de abanar a caldeira, ele diz que ela aqueceu a casa (e numa caldeira a pellets isso demora) e que passados 5 minutos de desligar explodiu. É que passados 5 minutos de mandar desligar já não roda o sem-fim nem outras partes mecânicas que metam pó de pellets dentro da câmera de combustão...
Além disso, pó de pellets para rebentar com uma câmera de combustão de uma caldeira a pellets, tinham que ser em quantidades industriais já que ela tem escape da chaminé e da entrada de ar...
Ainda que mandasse um estoirozito, vá que não vá, agora daí até "explodir literalmente"...
Ok, não começou logo a aquecer a casa, mas depois de eu a ter abanado, o aviso desapareceu e apareceu no visor que já estava a trabalhar. Mas foi um estoirozito bem alto, como já disse a porta da câmara de combustão estava aberta e depois,(não sei se é útil), uma espécie de bacia com furos por baixo estava cheiinha de pellets que é onde as pellets caem, e depois de queimadas a cinza cai pelos buracos até ao cinzeiro, mas eu retirei essa bacia e estava cheia de pellets.


Autor do tópico
amador98
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 24, 2014 8:56 pm

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por amador98 »

Pessoal, sei a verdade, peço imensa desculpa, eu não estava lá, mas a minha mãe acabou de confirmar!
Bem, a porta da câmara de combustão afinal estava fechada, foi só mesmo a porta grande, aquela que tem a marca e isso. Bem, o estouro e o fumo foi porque a tampa do tubo de escape disparou mesmo. E hoje eu liguei a caldeira e sabem o que acontece? As pellets caem naquela espécie de cesto que tem na câmara de combustão e não passa disso, fica esse cesto cheio, e o visor assinala erro! Amanhã vou chamar o técnico que fez a instalação mas gostava de perceber o que se passou.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por Celestino »

Isso! Chama um técnico.
É melhor ele ver a verdade toda com os próprios olhos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por visitante1 »

Código: Selecionar todos

Moderado. 
Infringe a Regra nº. 1 do Fórum Nova Energia
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por accoelho »

Conheço uma situação em que não explodiu, mas pegou fogo mesmo.
Desde o queimador até ao fim da chaminé.


PRodrigues13
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda dez 30, 2019 9:50 am

Re: Caldeira pellets explodiu literalmente! Ajuda!

Mensagem por PRodrigues13 »

Amador98 Como ficou a situação resolvida?

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”