Como afinar uma caldeira EcoForest?

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Caro Silva 73

Hoje fiz o teste que me sugeriu, e desliguei o andar de cima de minha casa, e ai a temperatura subiu muito mais rápido e atingi já valores de 60 e acima. Será que a caldeira tem algum problema ou deveria ter uma de 29kw ? O facto da minha casa ter 2 andares terá alguma coisa a haver?

Obrigado


Silva73
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 01, 2010 11:02 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Silva73 »

ca00592 Escreveu:Caro Silva 73

Hoje fiz o teste que me sugeriu, e desliguei o andar de cima de minha casa, e ai a temperatura subiu muito mais rápido e atingi já valores de 60 e acima. Será que a caldeira tem algum problema ou deveria ter uma de 29kw ? O facto da minha casa ter 2 andares terá alguma coisa a haver?

Obrigado

Boa noite
A minha casa tb tem 2 andares e tenho 110 elementos, por isso esse não deve ser o problema, quando adquiri a minha maquina o fornecedor disse que para a minha casa a de 24 KW chegava pois eu estava a pensar comprar a de 29. Eu tenho perto de 200 metros quadrados de area para aquecer.
Onde tem instalada a maquina? A minha está no 1º andar na sala, a garagem e arrumos da cave não teem aquecimento.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

ca00592 Escreveu:Bom dia

Em baixo coloco as suas perguntas e á frente as minhas respostas

Algumas questões adicionais:
- Qual a pressão de água que tem no circuito? Deve estar mais ou menos a 1.5bar a frio--> Sim está regulado a 1,5 bars

- Qual o modo de ar que tem programado (menu 1-7a)? O defeito é 1 que corresponde ao modo automático --> Sim está regulado no 1

- A temperatura programada está no menu 1-8 a 68º, certo? --> De inicio tinha a 68, mas alterei para mais e menos, para ver se mudava algua coisa, mas continuava tudo igual. Agora voltei a por nos 65º

- Qual a temperatura que tem no menu de standby 1-9? Aqui está nos 68º

- O fogo no interior da caldeira quando está no máximo é forte a ponto de só se conseguir ver as chamas? Sim a chama é forte
- Limpa diariamente o copo de queima para retirar a cinza e pedra acumulada e corre os varões? Nem sempre limpo diariamente, por vezes passa alguns dias, mas nos dias em que limpo, é verdade que ganho 2 ou graus, mas nunca mais que isso.. Quando fala nos varões, é o que ? É uma pequena alavanca metalica que está debaixo duma tampa na parte de cima da caldeira junta ao depósito de pellets?, que permite andar para a esquerda e direita ?
- Os radiadores têm torneiras termoestáticas? Se sim, qual o número em que estão? Neste momento tenho as torneiras no 4


No outro dia esteve lá o técnico e viu que havia uma torneira que estava desligada, e ligou-a, A partir dái melhorou um pouco já atingo tempertauras de 52, 53, mas chega lá com muita dificuldade.
Quando ligo a caldeira, ela para atingir os 47,48, atinge em cerca de 1 hora, mas depois para ir até as 52 53, demora algumas horas. Então 60 graus isso só com mais de 10 horas, e penso que só uma vez lá cheguei.

Para si é normal chegar acima dos 60º. Quanto tempo demora a lá chegar ?

Obrigado pela resposta

Boa noite,

Os varões que falo são acedidos abrindo a porta do lado esquerdo. Devem idealmente ser puxados para fora e para dentro todos os dias para que a cinza acumulada nos tubos de água seja retirada e assim permitir mais facilmente aquecer a mesma. Depois deverá ser retirada a cinza da câmara de combustão e copo de queima.

A alavanca na parte superior que fala diz respeito ao "trinco" da porta de acesso à área onde estão os tubos de água. Pode rodar para a esquerda e levantar a tampa para ver se tem muita cinza acumulada.

Sim, é normal chegar a 60, 65, 70. Já a tive no ano passado com temperatura de 68º e passados uns 40 min começava a "modular" entre o nível configurado e o mínimo.

Da suas respostas também não encontro grande razão para o que está a acontecer. Aparentemente está tudo bem configurado.

A questão do Silva 73 é pertinente. Tem a caldeira dentro de casa, ou nalgum anexo que justifique a existência de uma grande quebra de temperatura?

Outra questão. Quando fala que o técnico ligou uma torneira, que torneira é? Onde está localizada?

Melhores cumprimentos.


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Calitas »

ca00592 Escreveu:Bom dia

Em baixo coloco as suas perguntas e á frente as minhas respostas

Algumas questões adicionais:
- Qual a pressão de água que tem no circuito? Deve estar mais ou menos a 1.5bar a frio--> Sim está regulado a 1,5 bars

- Qual o modo de ar que tem programado (menu 1-7a)? O defeito é 1 que corresponde ao modo automático --> Sim está regulado no 1

- A temperatura programada está no menu 1-8 a 68º, certo? --> De inicio tinha a 68, mas alterei para mais e menos, para ver se mudava algua coisa, mas continuava tudo igual. Agora voltei a por nos 65º

- Qual a temperatura que tem no menu de standby 1-9? Aqui está nos 68º

- O fogo no interior da caldeira quando está no máximo é forte a ponto de só se conseguir ver as chamas? Sim a chama é forte
- Limpa diariamente o copo de queima para retirar a cinza e pedra acumulada e corre os varões? Nem sempre limpo diariamente, por vezes passa alguns dias, mas nos dias em que limpo, é verdade que ganho 2 ou graus, mas nunca mais que isso.. Quando fala nos varões, é o que ? É uma pequena alavanca metalica que está debaixo duma tampa na parte de cima da caldeira junta ao depósito de pellets?, que permite andar para a esquerda e direita ?
- Os radiadores têm torneiras termoestáticas? Se sim, qual o número em que estão? Neste momento tenho as torneiras no 4


No outro dia esteve lá o técnico e viu que havia uma torneira que estava desligada, e ligou-a, A partir dái melhorou um pouco já atingo tempertauras de 52, 53, mas chega lá com muita dificuldade.
Quando ligo a caldeira, ela para atingir os 47,48, atinge em cerca de 1 hora, mas depois para ir até as 52 53, demora algumas horas. Então 60 graus isso só com mais de 10 horas, e penso que só uma vez lá cheguei.

Para si é normal chegar acima dos 60º. Quanto tempo demora a lá chegar ?

Obrigado pela resposta
Olá, eu vejo aqui uma situação que me parece errada, a temperatura de standby ser de 68º, quando a temperatura de serviço é de 65º é muito pouca margem, na minha caldeira tenho como temperatura de standby 78º, na minha caldeira tenho tb como temperatura de serviço 65º, e esses 65º estão constantemente a serem ultrapassados, ora se tivesse 68º como stanby, julgo que a máquina iria ficar constantemente em standby, logo não é viável. Mas como referes que nem aos 65º chega, ñ sei que dizer.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Bom dia,

A minha máquina está instalada na rés do chão que é a garagem. Depois tenho o 1º andar e 2 andar que é onde estão os radiadores. Quanto á torneira que estava desligada, é um atorneira preta que está atrás da caldeira. Não lhe sei explicar qual a função dela. Quando fala nos varões que estão do lado esquerdo da caldeira, quer dizer lado esquerdo olhando de frente para a caldeira, ou o lado esquerdo da própria caldeira ?

Obrigado

Amândio Pina


Silva73
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda mar 01, 2010 11:02 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Silva73 »

ca00592 Escreveu:Bom dia,

A minha máquina está instalada na rés do chão que é a garagem. Depois tenho o 1º andar e 2 andar que é onde estão os radiadores. Quanto á torneira que estava desligada, é um atorneira preta que está atrás da caldeira. Não lhe sei explicar qual a função dela. Quando fala nos varões que estão do lado esquerdo da caldeira, quer dizer lado esquerdo olhando de frente para a caldeira, ou o lado esquerdo da própria caldeira ?

Obrigado

Amândio Pina
Boa tarde
Os varões são os do lado esquerdo olhando de frente para a maquina, estes varões ao serem corridos para a frente e para trás limpam os tubos pela parte exterior por onde circula a agua, se estiverem com cinza acomulada o aquecimento da agua que circula no seu interior vai ser muito mais lento.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

Silva73 Escreveu:
ca00592 Escreveu:Bom dia,

A minha máquina está instalada na rés do chão que é a garagem. Depois tenho o 1º andar e 2 andar que é onde estão os radiadores. Quanto á torneira que estava desligada, é um atorneira preta que está atrás da caldeira. Não lhe sei explicar qual a função dela. Quando fala nos varões que estão do lado esquerdo da caldeira, quer dizer lado esquerdo olhando de frente para a caldeira, ou o lado esquerdo da própria caldeira ?

Obrigado

Amândio Pina
Boa tarde
Os varões são os do lado esquerdo olhando de frente para a maquina, estes varões ao serem corridos para a frente e para trás limpam os tubos pela parte exterior por onde circula a agua, se estiverem com cinza acomulada o aquecimento da agua que circula no seu interior vai ser muito mais lento.
Amândio,

É abrir a porta e os varões estão no interior da caldeira. Junto foto

Melhores cumprimentos.
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG (41.04 KiB) Visto 16747 vezes


Calitas
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 16, 2010 12:58 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Calitas »

ca00592, já purgas-te a máquina? Esta purga é efectuada desapertando um parafuso do lado direito da máquina, tampa lateral, na parte de cima, tem um tubo por onde sai o ar. Faz isso, é muito importante.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Bom dia

Já fiz a purga. Também não é disso.
O gajo que vendeu a caldeira (loja) está agora a argumentar que deve ser do facto da tubagem ser em PEX, e não em cobre. Já falei com o Canalizador e ele disse que isso não tem nada a ver.
Eu continuo a achar que existe algum problema na caldeira. Estou a pessionar o vendedor para me colocar uma nova e testar se com essa aquece mais. Mas ele continua a arranjar causas para o problemas, menos da caldeira. Vou ter que me chatear a sério.

Obrigado


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

Amândio,

Alguma novidade? Resolveu o seu problema?

Lagastor.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Bom Dia Lagastor

Com o loja da caldeira não resolvi nada. O que ele argumenta é que a caldeir não tem potência suficiente para aquecer 107 radiadores e o cilindro de 200l. Como foi o canalizador que fez a encomenda diz que a culpa é do canalizador que não calculou bem qual a potência necessária para a minha casa.

Para já o que eu estou a fazer é ter desligada as torneiras que ligam ao cilindro e só ligá-las quando necessito de água quente aquecida pela caldeira. Outra alteração que fiz foi no Menu, parte Combustão, colocar um parametro a -9 (agora não me recordo do nome do parametro). Agora já estou a conseguir chegar a temperaturas acima dos 60º. Só quando alterei o parametro do Ar Combustao para -9 é que a caldeira atingiu esses valores. Agora nota-se que o lume arde mais moderadamente, antes parecia que havia muito ar a puxar e a chama esbatia-se.
Desligando as torneiras do cilindfro melhorei ainda mais.
Para já estou a conseguir aquecer a casa.

Uma questão.

Tenho sempre o nivel de pellets no Nivel 9, e ligou cerca de 6h30 por dia. Gasto cerca de pouco mais de 1 saco por dia para 6h30 de funcionamento. Acha que está bem o consumo ?

Obrigado


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Lagastor »

Boa noite Amândio,

Ainda não tinha referido o cilindro...

Como está montado?
Eu tenho uma instalação quase idêntica à sua, também com um depósito acumulador, no meu caso de 150L.

Tenho uma válvula eléctrica de 3 vias, comandada automaticamente pelo termostato do depósito. Quando a água está fria, ele dá ordem à válvula para comutar para o circuito do depósito e a caldeira a pellets arranca para aquecer a água (também já pode estar a trabalhar, se estiver dentro de um dos dois períodos de aquecimento que tenho definidos no relógio). Quando esta fica quente, a válvula comuta para o circuito de aquecimento central e a água circula novamente pelos radiadores.

Portanto não é radiadores mais depósito. Ou é uma coisa ou outra.

No seu caso também deve estar ligado assim, não? Se não, não percebo bem como está montado... não me diga que tem os dois circuitos a funcionar ao mesmo tempo e quando está a aquecer os radiadores também aquece a água dos banhos...

Quanto aos consumos, um saco e pouco digamos que são 20Kg de pellets. Em 6,5h dá uma média de 3Kg/h o que é normal (é o que estou a fazer este ano e o que fiz o ano passado).

Abraço,

Lagastor


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por pvtereceira »

Boa tarde.

Sou instalador e só me apercebo de um problema qual é o caudal de água? Qual a velocidade da bomba?

O instalador não afinou a máquina?

Cumprimentos.


ca00592
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta out 27, 2011 8:17 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ca00592 »

Boa tarde

Quanto ao caudal não lhe sei responder. Não sei como ver isso.
Quanto a velocidade, penso que existem 3 velocidades e está na máxima.
O que eu fiz foi alterar a parametrização, na parte da Ar Combustão e colocar a -9, e agora apesar de demorar algum tempo a chegar aos sessenta e tal graus (2 horas), já lá chega.

Obrigado


ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ffbento »

Boa tarde,

Há já 3 invernos que passei a usar uma estufa de pellets e "encostei" a poluente e cara caldeira a gasóleo que me deu bastantes problemas. Confesso que estou bastante satisfeito. Gasto bem menos e tenho a casa bem mais confortável.

Lendo este tópico e cruzando alguns relatos e comentários com a minha experiência, fiquei com uma dúvida. Quando os amigos baixam os parâmetros de entrada de ar não notam que na saída de gases sai um fumo escuro?

É que eu de facto reduzindo esses valores também consigo temperaturas superiores mas na saída noto fumo escuro o que não deve ser muito bom nem para a tubagem nem no meu caso para a parede lateral (onde a saída está colocada).

Já agora, a minha Hidrocopper de 24Kw se colocada no nível 9, ao fim de 1 hora ou hora e meia chega perto 60º (58º, 59º), para uma área de 280m2 (se bem que mantenho fechados os radiadores de 2 divisões actualmente sem uso portanto ficarão uns 230m2).

ffbento


lmnunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo fev 05, 2012 11:26 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por lmnunes »

Boa noite a todos.

Estive a ler com muito interesse o tópico já que comprei recentemente uma Caldeira Ecoforest Cantina de 29 KW.
Está instalada numa casa na Serra, utilizada normalmente nos fins de semana, tendo este sido o primeiro em que a caldeira funcionou.
A casa tem cerca de 220 m2 e o sistema é simples, a caldeira alimenta cerca de 120 elementos com tres toalheiros, mais um depósito de áqua de duas serpentinas em que as das estão em série, sendo usado como mais um radiador.
Programei a caldeira para dois periodos , de cinco horas cada, ao fim do segundo já não tinha pellets, não alterei a programação do nivel de alimentação de pellets.
Isto dá um consumo de 4 kg / hora , o que é mais do que esperava, além de que parte dos radiadores não aquecia, a água não circulava em todos os radiadores, estava regulada para 65 C e o termostato de ambiente desligado.
O que fiz de seguida foi fechar uma grande parte deles e assim consegui que esses aquecessem, mas esta não é uma solução práctica.
A programação e muito limitada, não vejo onde escolher o nível de potência a que quero arrancar, nem como aumentar a velocidade da bomba de circulação do fluido de aquecimento, aqui na serra não pode ser só água.
Alguém me pode ajudar com estes ajustes iniciais ?
Gostava também de poder colocar um módulo de comando remoto, por GSM, de modo a poder ligar a caldeira antes de ir para casa.
Obrigado

Luis


ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por ffbento »

Olá lmnunes,

Aqui vão algumas dicas que talvez ajudem:

- Quanto à água não circular em todos os radiadores pode devido à existência de ar em alguns deles. Sugiro que faça a purga dos mesmos. Normalmente faz-se usando uma "rosca" que se solta no topo do lado contrário à entrada de água fazendo sair o ar até sair só liquido. Nessa altura volta a apertar.

- Quando refere o nível de pontência com que quer arrancar, refere-se à velocidade de extracção de pellets para o copo de queima? Se sim, não tenho de cabeça todos os menus da Hidrocopper mas se a Cantina fôr igual decerteza que dá para regular. Posso ver qual é o menu e depois digo-lhe.

- Quanto à velocidade da bomba de circulação, de facto não me recordo que dê para regular (que me recordo temos sim a velocidade do extractor de gases), mas qual é o objectivo?

- Quanto à questão do comando remoto, pode pensar em várias soluções dependo dos equipamentos que já tenha em casa e também de acordo com o que queira gasta. Há uns tempos instalei um módulo de X10 num computador que tenho em casa (que tipicamente está sempre ligado) e um telemóvel (uns daqueles nokias antigos que já nem se usam) através de um cabo série. Depois fiz um script (linux) que lia as mensagens e de acordo com os comandos (que eu envio por sms) actua diversos equipamentos/luzes em casa. O custo do módulo X10 para o PC é na ordem das dezenas de euros (entre 30 e 40) e por exemplo um módulo para ligar/desligar um equipamento custa outro tanto. Depois é só pensar como quer programar a caldeira para articular com o actuador X10. Claro que haverá muitas outras soluções com vantagens e desvantagens e preços diferentes. Hoje em dia com a vulgarização dos smartphones e da banda larga (em casa) existem diversas alternativas (ex: ter uma "página" alojada no pc em casa - com autenticação :-) - que também por X10 pode actuar diversos equipamentos).

Boa sorte.


Ricardo F.
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 20, 2014 8:16 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Ricardo F. »

Boa noite.

Meu pai adquiriu uma ecoforest hidrocopper 29kw já alguns anos(>4anos)
No último ano a caldeira tem estado com problemas. Já ca passaram vários tecnicos mas o funcionamento da caldeira mantém-se com problemas.

O problema que acontece recorrentemente (quase diário) começa por surgir a mensagem " modulando nível do ar" é passado uns minutos surge a mensagem "porta abierta erro em depressão".

A caldeira está ao nível da cave e suporta um total de 120 elementos. É limpa praticamente todos os dias.

Não sei se há mais alguém que tem ou já teve este tipo de problemas. Se sim gostaria de saber qual foi a solução.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Celestino »

Ricardo F. Escreveu:...
O problema que acontece recorrentemente (quase diário) começa por surgir a mensagem " modulando nível do ar" é passado uns minutos surge a mensagem "porta abierta erro em depressão"...
Deves ter uma avaria no sensor que mede a depressão do ar ou a porta da fornalha não veda bem...
Algum dos "técnicos" trocou o sensor de depressão?
Depois de analisar a vedação da porta, seria a primeira coisa que eu faria caso me aparecesse esse erro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Ricardo F.
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 20, 2014 8:16 pm

Re: Como afinar uma caldeira EcoForest?

Mensagem por Ricardo F. »

Celestino Escreveu:
Ricardo F. Escreveu:...
O problema que acontece recorrentemente (quase diário) começa por surgir a mensagem " modulando nível do ar" é passado uns minutos surge a mensagem "porta abierta erro em depressão"...
Deves ter uma avaria no sensor que mede a depressão do ar ou a porta da fornalha não veda bem...
Algum dos "técnicos" trocou o sensor de depressão?
Depois de analisar a vedação da porta, seria a primeira coisa que eu faria caso me aparecesse esse erro...
Obrigado Celestino pela resposta.

Penso que a sonda de depressão já foi trocada o ano passado por um dos técnicos que cá passou( o cabo preto do lado direito da caldeira, que liga a fornalha a uma caixa lectronica preta. Penso que seja esta sonda de que estamos a falar).
Em relação à vedação da porta da fornalha, estive a verificar se havia vestígios de cinza no vidro e não detetei que haja uma fuga.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”