recuperadores a lenha e tubagem pex.

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

cumprimentos. li exaustivamente e exauridamente todo este fórum (e outros) no que diz respeito à colocação em minha casa de caldeira a pelletes para aquecimento central. ouvi com muita atenção e sentido crítico todos os técnicos das várias empresas que contactei aqui de viseu com o intuito de colocar estas máquinas.
depois de muito reflectir e pesando muito bem os prós (eficácia no aquecimento; baixo custo do combustível; relativa segurança do sistema - tenho tubagem pex e este sistema, pelo menos da informação que me foi possível adquirir, garantia uniformidade e certeza na temperatura da água; conforto) e os contra (elevadíssimo custo inicial; pouca experiência dos técnicos e das empresas nestas máquinas; possibilidade de ocorrência de problemas que não acontecem em outras máquinas), decidi colocar recuperador a lenha.
aliás, esta sempre foi a minha vontade desde o iníco quando adquiri a casa, mas o material usado levou-me a pensar (pelas razões já apontadas) nas máquinas a pelletes.
a máquina escolhida é uma edilkamin idro 50. parece-me boa. os técnicos sugeriram uma série de mecanismos que aumentam a segurança da máquina para se poder controlar melhor a temperatura de saída e assim evitar os picos nocivos para a tubagem pex.


a minha pergunta é a seguinte. que exigências devo fazer á empresa/ técnicos e que cuidados devo ter no uso quotidiano da máquina.
obrigado.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por pmonteiro1 »

tambem tenho pex , e com caldeira a lenha p30 de 7 elementos nao deixo as temperaturas subirem acima dos 60 70 gruas , normalmente anda nos 60 e nao é preciso mais, existem sistemas caros mas existem ,anti embalamento, valvulas de segurnaça termica a minha tem uma faz descarga a determinada temperatura e enche novamente o circuito, valvulas de descarga a determinada pressao, enfim fala ai com tecnicos alguns sao uns cagoes quando se fala no pex ,é so medo, hoje penso que nao era medo mas sim tipos com quem falei total desconhecimento da coisa montei á 5 anos uma a gasoleo e o ano passado uma a lenha fantastico mais horas de calor casa mais quente e tem um comportamento fantastico com lenha miuda e faz agua quente sanitaria. nao montei á primeira a lenha pk me apareceu um daqueles ...pex ???? epa isso nao. informa te mt bem e boa sorte


Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

obrigado. fiquei muito mais descansado depois de saber da tua experiência.
o tipo sugeriu-me uma válvula de temperatura, mas segundo ele esta só abre a 90º graus. eu perguntei-lhe se ela dava para regular e abrir a uma temperatura mais baixa (tipo 80 ou 75º) que era para não correr riscos, mas ele disse-me que estas válvulas já vêm formatadas de fábrica e não podem ser reguladas. isso é verdade?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por marcopns »

eu tenho pex na ligaçao aos radiadores, na saída do recuperador tenho tubos de cobre.
o recuperador tem um regulador de tiragem que não deixa a agua subir acima de uma determinada temperatura, no meu caso 60º. esta temperatura é regulavel. se por qualquer motivo, por ex falha de luz, a temperatura continuar a subir, este regulador de tiragem consegue apagar a fogueira.


pmonteiro1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por pmonteiro1 »

ai está uma boa temperatura aqui deste nosso amigo 60 graus nao é preciso mais. eu tb tenho ate chegar dentro de casa 15 metros de cobre o q tb ajuda a perderr um bocadinho temperatura mas essa caldeira que compras te ou queres comprar a pellets tem la uma valvula segurança termica que de repente desce dos 80 para 70 graus . isto para ja aqui anda a lenha mas qd me começarem a doer as costas vai passar a pellets ou bagaço de azeitona tenho um amigo q altera isto . ja vi a dele a funcionar espectaculo um relogio . boa sorte


Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

já tenho o mecanismo instalado. comprei uma edilkamin idro 50 e um termoacumulador com cerca de 200 litros. o dispositivo tem uma válvula de segurança que descarrega água a mais de 90º (sinto-me mais ou menos descansado). a verdade é que com a água a sair a 70º e 80º não consigo ter a minha casa com temperaturas que me satisfaçam (18º): ligeui ontem pela primeira vez o recuperador e esteve ontem todo o dia a trabalhar. hoje desde manhã e ainda tenho certas zonas da casa com 13º. estou extremamente frustrado.
convém dizer que a minha casa é relativamente bem isolada (tem 3 meses e foi classificada com b-) e possui 96 elementos (cerca de 340 m2 para aquecer).
que desilusão. hoje vai lá o técnico que me vendeu a máquina e vou refilar (e muito).


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por marcopns »

eu tenho 95+2 elementos para pouco mais de 200m2, penso que sao 230m2... com a agua a 60º sinto os radiadores a escaldar. nao sei qual a temperatura dentro de casa mas rondará os 20º, pois consigo andar com uma simples t-shirt. ligo entre as 17h e as 22h. a temperatura ideal atinge-se ao fim de 2h

o acumulador é apenas para os banhos?
se nao esta satisfeito faz muito bem em reclamar


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por sugarstorm »

eu tenho 88 elementos e 2 toalheiros de 80cm para cerca de 250m2.
sempre tive a minha ecoforest hidrocooper com a água a 65º e a casa aquece bem. nos dias mais frios chega sem problemas aos 20º. até mais, se eu ligar a caldeira desde manhã. normalmente só ligo entre as 16h e as 23h.
acho que o sistema de aquecimento central da sua casa está muito mal dimensionado.
provavelmente precisaria de mais uns 30 a 40, talvez até mais elementos...

agora... obras!!!

boa sorte.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por sugarstorm »

está aqui um caso do outro post (ecoforest vs extraflame) em que o nosso amigo magma tem 130 elementos + 4 toalheiros para 400m2 mas com a caldeira a aquecer uma boa parte da casa:

"tenho cerca de 130 elementos de radiador e quatro toalheiros instalados, o que está para além do recomendado pelo representante (120), no entanto, como a caldeira esta instalada numa sala da cave que comunica através das escadas com o hall do rés-do-chão e do primeiro andar, a caldeira aquece directamente toda esta zona. assim, os radiadores desta zona e do escritório adjacente a esta sala, só lá estão para feitio, porque sa torneiras termoestaticas dos radiadores fecham passado uma hora. ou menos. logo, a caldeira passa a trabalhar para aquecer apenas 90 elementos e quatro toalheiros (da cozinha, sala do rés do chão, quartos e casas de banho.

nos dias da semana opto por não utlizar a sala do rés do chão (menos 80 m2 e 34 elementos) e um dos quatro quartos que não utilizo, também não aqueço (menos 20m2 e 12 elementos). assim consigo o tal consumo de 1 saco dia. ao fim de semana, ou quando tenho visitas, utilizo a casa toda e aí o consumo pode chegar aos dois sacos por dia.

no início, deu a impressão que a caldeira não iria ter potência para aquecer toda a casa (o próprio técnico instalador duvidava), que me levou a ficar ansioso, dado o investimento avultado. no entanto após uma noite a trabalhar sem descanso, a casa começou a aquecer, e a caldeira começou a fazer modulação. a partir daí foi só manter a temperatura da casa, programando-a para ligar entre as 6 e as 8.30h e entre as 19 e as 23.30h. a partir deste momento, regra geral a caldeira começa a fazer modulação e a reduzir para o mínimo, periodicamente, ao fim de duas horas de funcionamento.

este tipo de caldeira é muito mais lenta a aquecer do que uma caldeira a gasóleo, mas ao fim de algum tempo aquece bem a casa."

acho que tem o sistema mesmo muito sub dimensionado.
o meu instalador a mim disse-me que normalmente estas caldeiras trabalham entre os 60º e 70º, sendo 65º o padrão. 90º acho uma loucura. deve demorar horas a levar a água dos 10º até aos 90º...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

eu tenho radiadores roca mec 70. segundo uma pesqueisa que efectuei, cada elemento debita cerca de 160 kcal hora. não sei se essa energia é adequada para a área que eu tenho e que já referi acima.

relativamente ao subdimensionamento. será que dá para acrescentar elementos aos radiadores que já possuo?

para além disso, (e depois de, curiosamente, ter lido neste fórum que as torneiras de caudal poderiam influenciar o desempenho dos radiadores) será que o facto de ter todas as torneiras de caudal dos radiadores completamente abertas influenciam o desempenho dos radiadores, e por isso a temperatura da casa?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por sugarstorm »

bom dia artujorge,

1- sim dá para acrescentar elementos. mas para isso é bom que haja espaço físico para isso. e depois é preciso saber se a caldeira aguenta aquecer água para mais x kw que vai instalar.

2- se as torneiras estão sempre abertas isso só quer dizer que não vão fechar mesmo que a divisão em questão chegue à temperatura que está pré-definida na torneira termoestática. não deve ser causa de mau aquecimento caso estejam todas abertas. bem pelo contrário. deve é ter a casa bem quente...

já agora, alguma melhoria no aquecimento da casa desde meados de dezembro?

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

segundo o técnico que me instalaou o sistema, este recuperador dá para até 150 elementos.

relativamente à melhoria. sim, melhorou. mas continuo um pouco insatisfeito pois não consigo os tais 20º na casa, mesmo com o recuperador a trabalhar a 70 e 80º.... como já aconteceu.

relativamente às torneiras. eu referi-me às torneiras de caudal, que são aquelas que estão em baixo do radiador.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por sugarstorm »

boas,

esqueça o nº 2 da minha resposta.
veja no outro tópico a resposta do membro tigre1973.
acho que poderá ser esse o seu problema.

e se a caldeira dá até 150 elementos e você tem espaço físico para os colocar, a meu ver é um caso a considerar, pois para mim o seu sistema está sub-dimensionado.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por artujorge »

obrigado. agora só preciso que o tigre1973 me explique como é que eu afino o meu sistema.


Vespita
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 124
Registado: segunda ago 03, 2009 11:39 am
Localização: Ílhavo

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por Vespita »

bom dia

estou a equacionar colocar uma caldeira roca p30 na minha habitação.

o que acontece é que a minha instalação está feita com ppr.

será que me podem enviar fotos das vossas instalações para poder aprender a efectuar a instalação a minha instalação?

desde já o meu muito obrigado

o meu email é: [email protected]

cumprimentos desde ilhavo


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por Ferra »

atenção que parece-me que o maximo de temperatura permitido pelo pex ronda os 90 graus...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por joedualmar »

boas.
graças a alguma pessoas deste forum alterei o meu sistema de aquecimento central. o ano passado tinha a trabalhar com a caldeira condensação a gás e comia literalmente 1 garrafa de 45 kg em 3 dias. como também tinha recuperador a ar com serpentina incorporado para aquecer a água para um deposito de 150 lts. entao alterei conforme esquema em anexo. a 1ª vez que experimentei ligar o recuperador por volta das 14 horas e apagava-se ás 2 da manha, uma garrafa deu para 3 semanas... é verdade que só tenho 4 compartimentos ligados, 3 quartos e sala r/c. melhorou bastante. alguém pode dar uma ideia para rentabilizar mais o meu esquema, ou que alterações faziam? obrigado a todos
esquemaaqcasa.JPG
esquemaaqcasa.JPG (24.41 KiB) Visto 16256 vezes


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por Ferra »

respeitando as cores e a posição dos tubos que entram no deposito acumulador as ligações devem ser invertidas, isto é, o tubo com a água mais quente (vermelho) deve entrar por cima e depois de a água ceder calor ao deposito acumulador deve sair por baixo (azul). isto respeitando as cores convencionadas e as leis da fisica.
quanto á água de retorno dos radiadores estar a entrar por baixo e a sair por cima em direcção á caldeira também me deixa algumas duvidas pois não respeita as leis da fisica, mas como não sou expert mais não digo...
de resto está ok, em minha modesta opinião...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por lrds »

uma pergunta para o joedualmar, ou para quem saiba.

o recuperador quando o compraste já trazia a serpentina ou fou aplicada depois? e por quem, ou como é que foi feita?

é que estou a pensar pôr uma no meu recuperador para me aquecer um depósito de 200l de inox que tenho em casa. mas não sei bem como a aplicar ou em que material construi-la.umas dicas vinham a calhar, sobre com que material foi feita, inox ou cobre? talvez umas fotos se pudesses..... agradeço imenso.....
Inté


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por joedualmar »

terei todo o gosto em colocar as fotos assim que possa. a serpentina interior é em cobre e foi colocada pela solzaima ainda na fábrica, porque estes recuperadores normalmente não têm serpentina.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”