Lula da Silva insiste que biocombustíveis não ameaçam Amazón

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Lula da Silva insiste que biocombustíveis não ameaçam Amazón

Mensagem por luimio »

lula da silva insiste que biocombustíveis não ameaçam amazónia nem a produção de alimentos

presidente do brasil, luiz inácio lula da silva, voltou hoje a negar que a produção de biocombustíveis possa a ameaçar a amazónia e também reduzir as áreas actualmente destinadas ao cultivo de alimentos.

lula da silva salientou, no seu programa semanal de rádio, que o brasil deve estar preparado para defender os biocombustíveis, uma "matriz energética revolucionária já comprovada há 30 anos", das críticas "totalmente descabidas" dos seus adversários.

"temos adversários que vão levantar todo e qualquer tipo de calúnia contra a qualidade do etanol, contra a qualidade do biodiesel", disse lula da silva.

"não vamos aceitar outra vez o cartel dos poderosos do mundo tentando impedir que o brasil se desenvolva, tentando impedir que o brasil se transforme numa grande nação".

críticos da utilização de biocombustíveis afirmam que a produção de etanol e de biodiesel poderá reduzir a área destinada actualmente ao cultivo de alimentos, causando aumentos futuros de preços no mercado internacional.

outra crítica é a de que o aumento da área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar e de oleaginosas, utilizadas na produção de biocombustíveis, poderá acelerar a desflorestação da amazónia, na região norte do brasil.

"portugal chegou aqui em 1500 e há 470 anos introduziu a cana no brasil e a cana não chegou à amazónia por uma razão simples: os portugueses descobriram há muito tempo que a amazónia não é lugar de plantar cana porque a temperatura não é propícia para isso", salientou.

lula da silva sublinhou que a sua participação na conferência internacional sobre bicombustíveis, na semana passada, em bruxelas, teve também como objectivo defender a redução das tarifas de importação cobradas pelos países ricos ao biocombustível brasileiro.

"é engraçado porque eles cobram impostos do nosso etanol, cobram do nosso biodiesel, mas não cobram do petróleo. hoje nós temos 20 países que produzem petróleo por 200 países".

"com o biodiesel, nós vamos poder ter mais de cem países, ou seja, nós vamos democratizar a produção de combustível no mundo", disse lula da silva.

09.07.2007 - 16h48 lusa

Imagem
uma das críticas é a de que o aumento da área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar poderá acelerar a desflorestação

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1298967

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”