Aumento de terras cultivadas, desflorestação e mais emissões

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Aumento de terras cultivadas, desflorestação e mais emissões

Mensagem por luimio »

agro-combustíveis: aumento de terras cultivadas, desflorestação e mais emissões
Imagem
16-jun-2007

são necessárias grandes áreas de superfície agrícola útil para a produção deste tipo de culturas energéticas. de acordo com um relatório da aea (aea, n.º 4/2004), tendo em conta as estruturas de preços actuais e a procura de alimentos na europa e no mundo, o aumento da procura de agro-combustíveis só pode ser satisfeito e, ainda assim, parcialmente, através da redução da produção de alimentos a partir das potenciais plantas energéticas. a superfície total do solo consagrado à produção de culturas, portanto, teria de aumentar.

de acordo com os cálculos do britânico george monbiot, para mover os carros e autocarros do reino unido com biodiesel seriam necessários 25,9 milhões de hectares, sendo que apenas existem nesse país 5,7 milhões de hectares.
o relatório da aea afirma ainda que: se as terras de pousio de longa duração forem utilizadas para a produção de culturas energética ou a produção intensiva de alimentos para satisfazer a procura acrescida de terras, as grandes quantidades de co2 que serão emitidas serão suficientes, possivelmente, para anular por muitos anos os benefícios em termos de redução das emissões de co2 decorrentes da mudança para os agro-combustíveis. isto explica-se pelo facto de os solos libertarem co2 durante a mineralização da matéria orgânica, um processo que é acelerado com a aragem. os solos que têm grandes quantidades de matéria orgânica, e estão neste caso os prados e as terras de pousio, libertam mais co2.

e também a desflorestação originada pela expansão destas culturas é uma importante fonte de emissões de co2 e perda de biodiversidade. por exemplo, calcula-se que a destruição de turfa na cultura do óleo de palma para biodiesel no sudoeste asiático (onde actualmente se cultiva a maior parte deste óleo) pode provocar um volume de emissões de co2 entre 2 a 8 vezes superior ao do gasóleo mineral que substitui (esta estimativa é muito moderada, e baseia-se nas informações científicas mais recentes).

a produção em massa do óleo de palma já causou a devastação de grandes extensões de florestas na colômbia, equador e indonésia. na malásia, maior produtor mundial de óleo de palma, 87% das florestas foram devastadas entre 1985 e 2000. em sumatra e em bornéu, desapareceram 4 milhões de hectares de florestas a favor do cultivo da palma; e está prevista a limpeza de mais 6 milhões de hectares na malásia e 16,5 milhões de hectares na indonésia.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

se os carros passassem utilizar água como combustível, aposto que aparecessem logo os estudos catastróficos a contrariar a tal tendência.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

como já aconteceu quando se pensou em por os carros a hidrogénio, lembro-me de um estudo que já previa o aumento de humidade do ar(como se os carros a gasolina também não a produzissem)... claro que foi refutado e os mais atrevidos propuseram um sistema de condensação para o tubo de escape

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

hynek Escreveu:se os carros passassem utilizar água como combustível, aposto que aparecessem logo os estudos catastróficos a contrariar a tal tendência.

temos que ser imparciais e objectivos nesta matéria tao delicada e ver quais são realmente as relações custo vs proveito para o ser humano e o meio ambiente.


"relatório da onu refreia entusiasmo sobre biocombustíveis
10.05.2007
lusa

biocombustíveis como o etanol podem ajudar a reduzir o sobre-aquecimento global e criar empregos nas regiões rurais, mas também causar problemas ambientais graves e provocar uma subida do preço dos alimentos nas zonas mais pobres, alertou a onu.

no primeiro grande relatório sobre bioenergia da organização das nações unidas (onu), divulgado terça-feira em nova iorque, o organismo tenta refrear o entusiasmo com os biocombustíveis, chamando a atenção para os seus possíveis efeitos prejudiciais.

o texto, conhecido poucos dias depois da conferência do painel intergovernamental para as alterações climáticas (ipcc, sigla em inglês), que se realizou na tailândia, reconhece a "oportunidade extraordinária" que os combustíveis alternativos representam para "a redução das emissões de gases com efeito de estufa", mas alerta para que o crescimento rápido da sua produção líquida vai "aumentar a pressão sobre os recursos naturais", num momento em que cresce também a procura de alimentos e recursos florestais.

o relatório constata ainda que a procura crescente por óleo de palmeira já levou à eliminação de florestas tropicais no sudeste asiático e que esta destruição "pode resultar em emissões de gases ainda maiores do que as criadas pela queima de combustíveis fósseis".


greenpeace preocupada com destruição das florestas da argentina

várias organizações ambientalistas também já advertiram que a "corrida do ouro" dos biocombustíveis poderá provocar mais danos ao ambiente do que os combustíveis fósseis e levar a uma subida do preço dos alimentos nas zonas mais pobres, preocupações também consideradas no relatório da onu.

dando como exemplo as florestas da argentina, a organização ecologista greenpeace questionou hoje, num relatório, as supostas vantagens para o ambiente dos biocombustíveis e afirma que a expansão das áreas de cultivo da soja e do milho para produzir os combustíveis alternativos provocará uma "destruição em massa" das florestas daquele país. de acordo com o relatório, as crescentes expectativas globais sobre o uso de biocombustíveis implicarão uma "nova pressão para expandir as actividades agrícolas sobre os ecossistemas naturais, provocando uma destruição em massa das florestas nativas no norte da argentina".

outro dos aspectos abordados no relatório da organização ambientalista é o possível impacto nos preços dos alimentos, resultado da alta do preço do petróleo e da maior procura de biocombustíveis.

segundo prevê a greenpeace, o rápido aumento na produção de biocombustíveis elevará os preços do milho em 20 por cento até 2010, e em 41 por cento para 2020.
europa quer dez por cento de biocombustíveis nos transportes até 2010

a comissão europeia lançou a 30 de abril uma consulta pública sobre biocombustíveis no âmbito da nova política energética que determina que os estados-membros utilizem dez por cento destes combustíveis no sector dos transportes até 2010.

a política energética europeia, anunciada em janeiro pelo presidente da comissão, josé manuel durão barroso, e aprovada formalmente em março pelos 27 estados-membros, prevê ainda que, até 2020, 20 por cento da energia consumida na união europeia seja produzida a partir de fontes renováveis.

por seu lado, os estados unidos estão a trabalhar numa proposta para multiplicar a produção de biocombustíveis por sete até 2022."´

em http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1293584

é preciso encontrar o ponto de equilíbrio.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

a origem destes problemas é a ganância humana. não os biocombustíveis. se aparecer qualquer outra coisa nas florestas destes países, um afrodisíaco ou um besouro, leva à destruição na mesma.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

hynek Escreveu:a origem destes problemas é a ganância humana. não os biocombustíveis. se aparecer qualquer outra coisa nas florestas destes países, um afrodisíaco ou um besouro, leva à destruição na mesma.
sim hynek, mas neste caso o problema mesmo são as culturas energéticas, e não propriamente os combustíveis.
pode-se continuar a fazer biocombustiveis a partir de detritos florestais de de resíduos da industria alimentar. mas também não estou a ver meio mundo semeado de oleaginosas....

toda a gente sabe que os biocombustíveis não podem ser a única solução para evitar o uso do pretroleo.
temos de usar todas as alternativas como moderação, assim como devia de ter sido feito até hoje o uso dos recursos todos que temos quase esgotados.

o tema do desenvolvimento sustentável nunca mais vai deixar de ser falado e discutido. veio para ficar....
Última edição por luimio em segunda jun 18, 2007 8:09 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

a origem destes problemas é a ganância humana
não só, simplesmente a capacidade de resposta do planeta terra ás solitações de âmbito alimentar/agricola/ambiental/pressão urbanística entre tantas outras começa a ser escassa.

e um estudo que se diga imparcial/objectivo irá sempre focar estes aspectos.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

luís, concordo. o problema é muito mais abrangente. passa sobretudo pela diminuição de desperdícios de tudo, não só de energia. o nosso bem estar é altamente exigente quanto a recursos e energia. temos é diversificar fontes de energia, aproveitar bem o que temos, reciclar. os governos têm de criar condições políticas e económicas para economizar todos os recursos e meios que temos. por exemplo os transportes públicos, onde funcionam bem e com dignidade, as pessoas usam-os. a vida na cidade não precisa de ser um pandemónio desde que coisas básicas funcionem.

quanto a países de terceiro mundo, temos exemplos de outras culturas: bananas, cereais, cana de açúcar, madeiras ..... etc..... por isso o problema não está ligado exclusivamente a oleaginosas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”